Avaliação diagnóstica de 3º, 4º e 5º anos
Para os anos de 3º, 4º e 5º anos a avaliação diagnóstica deve apresentar um texto para leitura e interpretação e uma produção de texto. Também pode-se apresentar vários textos tipo Prova Saeb
Exemplos:
1. Leitura e Interpretação de texto:
Era uma vez uma árvore que amava um menino.
E todos os dias
o menino
vinha,
juntava
suas
folhas
e com elas fazia
coroas de rei;
com elas brincava
de rei da floresta.
Subia em seu grosso tronco,
balançava-se em seus galhos,
comia suas maçãs.
E brincavam
de esconder.
quando ficava cansado,
o menino repousava
à sua sombra fresquinha.
O menino amava a árvore...
profundamente.
e a árvore era feliz.
Shel Silverstein ( tradução Fernando Sabino)
1. De que fala o texto?
_______________________________________________________
2. Quem o escreveu?
_______________________________________________________
3. Quem o traduziu para nossa língua?
______________________________________________________
4. Onde o menino repousava?
_____________________________________________________
5. Por que a árvore era feliz?
_____________________________________________________
6. É possível um ser humano ser amigo da Natureza? Como podemos fazer isso?
_________________________________________________________
7. Por que é importante cuidarmos da Natureza?
_________________________________________________________
2. Produção de texto
OBSERVE O DESENHO E ESCREVA UMA HISTÓRIA:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Exemplos:
1. Leitura e Interpretação de texto:
Era uma vez uma árvore que amava um menino.
E todos os dias
o menino
vinha,
juntava
suas
folhas
e com elas fazia
coroas de rei;
com elas brincava
de rei da floresta.
Subia em seu grosso tronco,
balançava-se em seus galhos,
comia suas maçãs.
E brincavam
de esconder.
quando ficava cansado,
o menino repousava
à sua sombra fresquinha.
O menino amava a árvore...
profundamente.
e a árvore era feliz.
Shel Silverstein ( tradução Fernando Sabino)
1. De que fala o texto?
_______________________________________________________
2. Quem o escreveu?
_______________________________________________________
3. Quem o traduziu para nossa língua?
______________________________________________________
4. Onde o menino repousava?
_____________________________________________________
5. Por que a árvore era feliz?
_____________________________________________________
6. É possível um ser humano ser amigo da Natureza? Como podemos fazer isso?
_________________________________________________________
7. Por que é importante cuidarmos da Natureza?
_________________________________________________________
2. Produção de texto
OBSERVE O DESENHO E ESCREVA UMA HISTÓRIA:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Avaliação diagnóstica
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE PORTUGUÊS - 2º ANO
1. DITADO DE UMA LISTA DE PALAVRAS:
Os alunos da nossa escola trouxeram os materiais escolares e junto com a professora fizeram uma lista. escreva as palavras que a professora disser.
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
2. ESCRITA DE UMA CANTIGA CONHECIDA:
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
3. LEITURA DE TEXTO
PRAIAS LIMPAS
VOCÊ JÁ SABE QUE LUGAR DE LIXO É NO LIXO? PARA FACILITAR AS COISAS QUANDO FOR À PRAIA, LEVE UM SAQUINHO PLÁSTICO PARA JOGAR NELE LIXO, RESTOS DE COMIDA, PAPEL.
O ASSUNTO DO TEXTO É:
( ) BRINCADEIRAS NA PRAIA
( ) LIMPEZA NAS PRAIAS
( ) PASSEIO DE CARRO
( ) RESTOS DE COMIDA
COMO APLICAR A SONDAGEM:
Exemplos:
QUESTÃO 1 (VERIFICAR A ESCRITA)
A PROFESSORA DITA A PALAVRA INTEIRA, NÃO EM SÍLABAS.
LAPISEIRA
CADERNO
LÁPIS
GIZ
O LÁPIS CAIU NO CHÃO.
QUESTÃO 2 (VERIFICAR A ESCRITA)
O ALUNO ESCREVE DO SEU JEITO, SEM A PROFESSORA DITAR UMA PARLENDA CONHECIDA, COMO POR EXEMPLO:
LÁ EM CIMA DO PIANO
TINHA UM COPO DE VENENO
QUEM BEBEU MORREU
O CULPADO NÃO FUI EU.
QUESTÃO 3 (VERIFICAR A LEITURA)
O ALUNO LÊ SOZINHO O TEXTO PARA RESPONDÊ-LO.
Avaliação diagnóstica
É fundamental que no início das aulas seja realizada uma avaliação diagnóstica ou sondagem, para partirmos do que nossos alunos já sabem, tornando assim, nosso ensino muito mais significativo e coerente.
Para iniciar o trabalho, logo nas primeiras semanas de aula, os professores devem realizar “a sondagem” nas classes de alfabetização.
Organizar uma lista de palavras com o mesmo tema. A lista deve ser iniciada com as palavras polissílabas, depois as trissílabas, dissílabas e monossílabas, por último uma frase referente a lista utilizada.
Como realizar a sondagem:
1- Deve ser realizada individualmente.
2- O aluno escreve com letra bastão
3- Com a lista de 04 palavras, iniciar sempre na polissílaba para a monossílaba.
5- As palavras devem ser escritas uma embaixo da outra.
6- Após o ditado das quatro palavras, deve-se ditar a frase .
7- Evitar palavras com letras contíguas (Ex: CASA – AA)
8- Não soletrar, não silabar.
9- Ditar cada palavra, pedindo a leitura imediata a cada uma delas, o aluno vai indicando com o dedo a leitura (anotar marcas de leitura).
10- O sulfite é o recurso mais indicado para realização desta atividade.
11- O aluno escreve do jeito que sabe, sem interferência do professor.
Ao término da sondagem, o professor registra no ditado, a forma como o aluno leu (global e/ou silabicamente), a fase de escrita em que se encontra e outras informações importantes. A cada bimestre deve ser realizada uma nova sondagem para verificar os avanços dos alunos.
Exemplos:
Lista de animais
DINOSSAURO
CAMELO
RATO
RÃ
Frase: O RATO SAIU DA TOCA.
Lista de material escolar
LAPISEIRA
CADERNO
LÁPIS
GIZ
Frase: O LÁPIS CAIU NO CHÃO.
A avaliação diagnóstica deve ser feita em todos os anos do ensino fundamental I, especificamente em Português e Matemática, mas deve estar de acordo com os conteúdos específicos de cada série.
Nenhum comentário:
Postar um comentário