SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA SALA DE LEITURA
1º) Faça uma sessão de história passa-passa, colocando uma musica bem legal, usando uma sacola contendo vários livros.Quando a música parar, as crianças devem cantar,” Um livro vou tirar para uma história eu contar”, A criança que estiver segurando a sacola escolhe um livro e ler uma história em voz alta , e o processo é repetido.
2º) Leitura de histórias em slides: O professor apresenta a capa do livro/autor/editora/ilustração/quantidade de edição /sigla FNDE/gênero textual.
Intervenções do professor: O professor faz a leitura da história fazendo as intervenções necessárias tipo: pela ilustração ou pelo título o que eles acham como vai ser o final da história/ Significados das palavras desconhecidas e o que julgar necessário.
3º) O professor começa a ler a história prosseguindo cada aluno ler um parágrafo. (Os alunos devem ficar em círculos).
3º) O professor entrega os livros para os alunos e dentro de um livro está escrito (HOJE VOCÊ É O LEITOR) esta atividade pode se repetir até 03 vezes de ou de acordo com a necessidade.(Nessa atividade os alunos deverão ficar em círculos).
4º) O professor entrega uma ficha com um texto para aluno. Após a leitura o professor recolhe a ficha dos alunos e pede para eles fazerem a reescrita de memória do texto.Prosseguindo o professor seleciona 03 ou 04 textos para os alunos fazerem a leitura.
5º) O professor faz a leitura de um texto, logo em seguida pede para os alunos fazerem a reescrita de memória. Prosseguindo o professor seleciona 03 ou 04 textos para os alunos fazerem a leitura.
6º) Xerocar histórias (BRANCA DE NEVE/CHAPEUZINHO VERMELHO/ RAPUNZEL/ A BELA E A FERA/CINDERELA/ OS TRES PORQUINHOS/JOAO E MARIA/) ou seja de acordo com gênero textual. Recortar os parágrafos e colar em papel cartão, recortar e embaralhar.Cada grupo será selecionado de acordo com a quantidades de parágrafos.Eles terão que colocar a história em sequência e após a montagem irão ler para os outros grupos.
7º) Escrever uma poesia ou musica, em uma folha de papel 40 quilos. Prosseguindo xeroca a mesma em folha de papel A4 recortando os versos e misturando. Cada grupo deverá montar a poesia ou música na sequência correta. Logo em seguida o professor fará as intervenções esclarecendo o que é verso, estrofe e outros.
8º) Caixinha de palavras (O aluno começa uma história e o professora vai retirando da caixinha de palavras; palavra a qual o aluno deve dar sequencia a história.
9º) O professor entrega um texto para o aluno. Em seguida dar uma ficha para ele fazer o resumo do que entendeu do texto.
10º) O professor entrega a cópia de uma poesia aos alunos e motiva a inspiração dos alunos para criarem suas próprias poesias. (O professor deve enfatizar as características do gênero.) Ao final pedir aos alunos para lerem as suas poesias.
11º) O professor ler uma história com muita rapidez afim de que o aluno vá escrevendo a história da mesma forma em que está conseguindo acompanhar, a propósito o professor não pode repetir. No final todos devem parar de escrever e poderão ler seus textos para toda a turma. Haverá histórias espedaçadas, incompreensíveis e engraçadas provocando humor na turma. Podem-se fazer comparações e escolher quem chegou mais próximo da história real.
12º) O professor separa a turma em grupo e entrega uma folha em branco para cada aluno e estimula os alunos a desenharem de acordo com a sua imaginação, ao sinal do professor o aluno deve parar de desenhar e passar a folha para o outro aluno do grupo até que chegue ao ultimo. Em seguida os alunos deverão criar uma história baseada nas ilustrações criadas pelo grupo. Ao final os alunos farão a leitura da história. (Os alunos devem ficar em circulo).
13º) O professor seleciona uma história e coloca no CD para os alunos ouvirem, após escutarem, o professor pede para os alunos fazerem a reescrita da história.
14º) A palavra que falta!—Distribuir a letra de uma musica não muito conhecida pelos participantes com algumas palavras faltando. Deixar a canção tocar e cada um completa seu texto prestando muita atenção no que vai ouvi.
15º)A palavra que falta ! – Distribuir uma história não muito conhecida pelos participantes com algumas palavras faltando. O professor vai lendo a história e cada um completa a sua história prestando bem atenção no que a professora está lendo.
16º) A caixa que vira uma história ou 01 saco de lixo escuro (Caixa maluca )(dentro da caixa ou saco deve ter objetos variados.) Óculos,peruca,bonecos, panela, lápis,dado, e gravador opcional.
Objetivo promover criações escritas em grupos; desafiar a rapidez e a criatividade do aluno na inserção de elementos novos numa narrativa já iniciada
1.O professor faz um circulo com a caixa no colo, fecha os olhos e retira um objeto.
2. Começa a contar a história, retira um objeto e inclui na narrativa. Ex Era uma vez (objeto retirado) óculos mágico que colocava palavras na boca das pessoas.
3. Para a história e entrega a caixa para um aluno que deve continuar de onde a professora parou, inserindo na história o objeto que tirar da caixa.
4.A história deve acabar no ultimo aluno da roda.
5.Essa atividade deve ser repetida com os alunos para que eles possam desenvolver o raciocínio. A primeira tentativa pode terminar em histórias desconexas, mas com o tempo os alunos passam a ouvir o colega e desenvolver melhor o raciocínio.
O professor não pode deixar a linearidade da história se perder
17º) Concurso de TRAVA- LÍNGUA
O professor divide a turma em grupos de 05 alunos e entrega a cópia de um trava língua para cada aluno.O grupo vem a frente para fazer a leitura individualmente, saindo um vencedor que será aquele que ler mais rápido assim o concurso continua no final terá um campeão. Premiação chocolate,pirulito e outros.
18º) Dinâmica dos adjetivos
Sentados em circulo o professor pede para um aluno escolher um colega e dar um adjetivo de acordo com a frase começando pela letra inicial do nome do mesmo. Exemplo: Eu amo a Claudia porque ela é carinhosa/
Eu gosto da Amanda porque ela é amiga. e assim a dinâmica continua todos participam
19º) O professor divide a turma em duplas, escolhe um texto bem interessante , pede para fazerem a leitura e interpretação.
20º) RIMAS DE PALAVRAS
O professor divide a turma em grupos de 05 alunos e entrega uma folha de papel para cada grupo.
O professor determina o tempo (05 minutos) para o grupo escrever quantas palavras encontrarem ou seja que rimem com a que o professor ditar . Exemplo Trabalhar rima com estudar, brincar, pular, dançar, jogar e assim a brincadeira continua ganha o grupo que conseguir escrever mais palavras, a atividade pode ser repetida até 05 vezes ou de acordo com aceitação da turma. Obs. O professor deve marcar a pontuação no quadro.
Para desenvolver essas atividades o professor deve preparar o ambiente utilizando caixa de som ,microfone e outros para que as atividades se tornem mais atrativas e despertem mais interesses nos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário