domingo, 5 de janeiro de 2014

Luta contra dengue

Trabalhando DENGUE A LUTA CONTINUA na escola
Orientação para o professor
HISTÓRIA
        Trabalhe a origem e o desenvolvimento da dengue na Brasil;
        Levante os períodos epidêmicos da doença e relacione com fatos históricos, com períodos de governos, com eventos políticos, sociais;
        Trabalhe a biografia de sanitaristas: Oswaldo Cruz, Carlos Chagas.

GEOGRAFIA
        Trabalhe com um mapa mandi, mostrando a trajetória do mosquito;
        Trabalhe a dengue no mundo, no Brasil e na Região Nordeste mostrando as áreas de infestação. (a região fica a critério do professor);
        Trabalhe a ideia da globalização, da facilidade de comunicação, da mobilidade das pessoas, o que se assemelha à facilidade e mobilidade do mosquito.

CIÊNCIAS
        Trabalhe o ciclo de vida do Aedes aegypti, condições que favorecem a presença do mosquito;
        Trabalhe as progressões e sintomas da dengue, diferenciando uma da outra, citando os riscos;
        Trabalhe conceitos de ecologia e meio ambiente relacionado com o mosquito com água limpa e parada, lixo, o clima, a temperatura, outros mosquitos e ecossistema.

PORTUGUÊS
        Trabalhe com os alunos a partir de palavras relacionadas à dengue e o mosquito;
        Trabalhe pesquisa, construção e estudo de texto, história em quadrinhos;
        Trabalhe a elaboração de bilhete, cartas, requerimentos a autoridades.

INGLÊS
        Trabalhe com os alunos na confecção de um dicionário ilustrado com palavras relacionado com tema DENGUE.

MATEMÁTICA
        Trabalhe com os alunos utilizando dados disponíveis na Secretaria Municipal de Saúde, obtidos diretamente ou pesquisa realizada pelos alunos;
        Use dados sobre casos de doença ocorridos no país, na Região Nordeste, em Alagoas e em nosso município.

ARTE
        Confecções de cartazes e panfletos sobre os dez mandamentos de como se evitar a dengue.

ENSINO RELIGIOSO
        Trabalhe a ideia de direitos e deveres de cidadania; direito a um ambiente saudável; direito aos serviços públicos: coleta de lixo, água tratada, assistência à saúde;

CIDADANIA
        Trabalhe a ideia de dever: manutenção da cidade limpa; acondicionamento do lixo, respeito ao código de postura municipal, responsabilidades dos proprietários; cobrança e pagamento de multas.

EDUCAÇÃO FÍSICA

        Organize uma caminhada pela ruas da comunidade com os  cartazes e a distribuição de panfletos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário