PROJETO “DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA:
CONSTRUINDO NOVAS PRÁTICAS E SIGNIFICADOS PARA A LEITURA"
1.
JUSTIFICATIVA
A iniciativa da proposta deste projeto deve-se à experiência Do projeto
Gestar II, promovido pela Secretaria Municipal da Educação de Tauá, através das
oficinas realizadas durante a formação e orientações trabalhadas sobre as
práticas de sala de aula no contexto escolar.
A partir disso, percebeu-se a necessidade de trabalhar os desafios de
dificuldades de leitura e escrita dos alunos do ensino fundamental visto que,
necessitam de intensificar as práticas de leitura, a oralidade e os
procedimentos neles envolvidos, tais como: do falante, do ouvinte e do leitor e
escritor.
Propondo-se em realizar esse projeto, acredita-se que através do mesmo
possa contribuir de forma significativa para a superação das dificuldades de
aprendizagem, apresentadas pelos alunos envolvidos.
Nesse sentido, espera-se no final do projeto, que possam dominar as
habilidades necessárias para o domínio da leitura e da escrita, bem como da
interpretação e produção textual.
No projeto se propõe operacionalizar uma prática que reflita
coletivamente sobre a proposta pedagógica da escola, sobre o planejamento das
atividades educativas, sobre as estratégias e recursos de ensino-aprendizagem e
de avaliação com um enfoque no ensino, na aprendizagem e na avaliação visando
garantir que todos os alunos aprendam.
Kleiman citado por Soares (1995) enfatiza de forma clara que é possível,
[...]
definir hoje o letramento como um conjunto de práticas sociais que usam a
escrita, enquanto sistema simbólico e enquanto tecnologia, em contextos
específicos, para objetivos específicos (1995, p. 19).
Kleiman citado por Soares (1998) destaca em texto
posterior compreender o processo de letramento como sendo “Como as práticas e
eventos relacionados com uso, função e impacto social da escrita” (p.
181).
Desse modo, pretende-se promover a superação das dificuldades,
baseada num planejamento sistemático e
contínuo, com propostas de atividades diversas que intensifique ainda mais o
processo de ensino e da aprendizagem escolar.
2.
OBJETIVOS
Difundir práticas de leitura, de modo a contribuir para a formação de
leitores críticos e conscientes, por meio
da criação de oportunidade de diversas práticas de leitura e fortalecimento da
autoestima, da criatividade e sensibilidade.
2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Contribuir para a
melhoria do ensino e da aprendizagem, através da leitura e da escrita como um
processo de construção.
·
Possibilitar aos
alunos envolvidos no projeto atividades que leve-os a argumentar e refletir as
concepções de linguagens.
·
Ampliar o repertório
linguístico, através de atividades desafiadoras e prazerosas contemplando a
formação de leitores críticos e participativos.
·
Oferecer um repertório
diversificado de gêneros, como prática de construção de significados.
3.
PUBLICO ALVO
Alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
4.
METODOLOGIA
A metodologia do trabalho parte da observação da realidade de cada um e
será aplicada de forma lúdica, com atividades variadas possibilitando aos
educandos, situações de aprendizagem que leve-os a refletir e ampliar o
repertório comunicativo.
Pretende-se viabilizar situações de aprendizagem, que superem as
dificuldades de leitura e de escrita. Para tanto, requer a escolha de estratégias e atividades
pedagógicas que busquem dar sentido aos problemas revelados.
Partindo de um diagnóstico realizado junto aos do 6º ao 9º ano do Ensino
Fundamental, foram realizadas intervenções voltadas para as necessidades
apresentadas.
Dessa forma, realizou-se o que se segue:
· Oficinas enfatizando
diversos tipos de dialetos.
· Atividades utilizando
diversidade de textos, sendo apresentado a partir da predição com os alunos,
através de uma dinâmica de grupo e em seguida oram reconstruídos pelos alunos com base nas características
apresentadas.
· A partir de um texto
lido pelos alunos, foi proposta uma situação problema onde eles
construíram desafios enforcando os
descritores trabalhados.
· Atividades a partir do
livro de leitura “Sherlock Homes” apresentado através de quebra cabeça, trava
língua, advinhas. Os alunos fizeram a exposição dos trabalhos para a turma do
9º ano.
· Exibição de um trecho
do filme “Alto da Compadecida”.
· Música regional.
5.
AVALIAÇÃO
O processo avaliativo será efetuado por meio
de avaliações contínuas e processual, reflexões levando em conta os objetivos
traçados e trabalhados durante o ano letivo. Serão utilizados os recursos
visuais, aulas expositivas, participação dos trabalhos em grupo e individuais.
6.
BIBLIOGRAFIA
SOARES, Magda. Novas
práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educ.
Soc.,
Campinas, vol. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002. [on line]
Nenhum comentário:
Postar um comentário