PROJETO:
CONTOS DE FADAS NA ESCOLA
JUSTIFICATIVA:
Um dos compromissos do professor, quanto á aprendizagem nos anos iniciais da alfabetização é de forma criativa e significativa, despertar nas crianças o gosto pela leitura e escrita e conseguir atender as necessidades daquilo que viveram ou vivem, influenciando-os para um processo de conhecimento através da leitura e suas respectivas escritas.
Trabalhar contos de fada é uma das muitas formas que mexe com o poder significativo na criança, através do encantamento e seus diferentes valores literários.
A leitura do mundo mágico e fantasioso faz com que a criança associe ou diferencie os acontecimentos da sua vida real, fazendo suas preferências, formando seus próprios conceitos. Através dos contos de fadas a criança percebe o zelo, o amor, o belo, O bem e o mal, a delicadeza da alma, a maldade, a coragem, o medo, a confiança, a solidariedade, a criatividade, fortalecendo a sua auto-estima, seu poder de conquista; construindo seu próprio conhecimento, além de tornar- se um apreciador da leitura.
OBJETIVO: Desenvolver a imaginação e a criatividade.
Traçar relações entre o mundo mágico e o mundo real.
Identificar suas preferências em relação as suas atitudes a tudo que o cerca.
Formar seus próprios conceitos através das descobertas e vivencias.
Aprimorar-se de uma escrita segura e independente.
Observar a sequência lógica da história.
Produção coletiva e individual de textos.
Resgatar e
fortalecer os valores reais da vida cotidiana.
Desenvolver
o contato com sua própria voz através da fala e música, criando afeto em torno
do tema trabalhado.
Desenvolver
a criatividade e sensibilidade através da música, artesanato, pintura,
dramatização apresentação dos contos de fadas.
CONTEÚDO
Roda de
conversa e histórias sobre contos de fada. Filme: O segredo das fadas.
Música: Era uma vez.
Música: Uma linda rosa juvenil
Conto: A Bela adormecida
Texto complementar: A Bela que despertou
Texto complementar: Será que príncipe encantado ainda existe?
Conto: Chapeuzinho vermelho
Texto complementar: O que representa o conto: Chapeuzinho vermelho.
Conto: A Fada que tinha ideias.
Música: Era uma vez.
Música: Uma linda rosa juvenil
Conto: A Bela adormecida
Texto complementar: A Bela que despertou
Texto complementar: Será que príncipe encantado ainda existe?
Conto: Chapeuzinho vermelho
Texto complementar: O que representa o conto: Chapeuzinho vermelho.
Conto: A Fada que tinha ideias.
METODOLOGIA
Introdução do projeto, através do filme: O segredo das fadas.
Roda de conversa, oralmente as crianças responderão as perguntas sobre o filme assistido e explanarão seu entendimento sobre o mesmo.
Leitura
sobre os contos e fadas estudados e seus respectivos textos complementares.
Perguntas sobre os contos e textos complementares fazendo associações de fatos ou acontecimentos com o mundo real.
Organizar os alunos em quatro grupos ou seis, distribuindo os contos de fadas e músicas para cada grupo.
Cada grupo representará seu conto de fadas, acrescentando uma música, se tornando uma história para cantarem, também, através de desenhos, dramatização com fantoches, colagem, pintura e artesanato.
Cada grupo escreverá um texto, relacionando acontecimentos ou fatos reais com seu conto de fada estudado, para apresentar ao grande grupo.
Perguntas sobre os contos e textos complementares fazendo associações de fatos ou acontecimentos com o mundo real.
Organizar os alunos em quatro grupos ou seis, distribuindo os contos de fadas e músicas para cada grupo.
Cada grupo representará seu conto de fadas, acrescentando uma música, se tornando uma história para cantarem, também, através de desenhos, dramatização com fantoches, colagem, pintura e artesanato.
Cada grupo escreverá um texto, relacionando acontecimentos ou fatos reais com seu conto de fada estudado, para apresentar ao grande grupo.
Duração: Mês
de novembro
Avaliação:
Dar-se á, através do entusiasmo e desempenho de cada aluno e sua relação com o grupo.
Avaliação:
Dar-se á, através do entusiasmo e desempenho de cada aluno e sua relação com o grupo.
A BELA
ADORMECIDA
Era uma
vez... um rei e uma rainha que desejavam ter muito um bebê.
Certo dia
nasceu uma menina, a princesinha tão desejada.
O rei ficou
muito feliz.
Quando a
princesa fez um ano, deu uma grande festa.
Na festa
apareceram muitos convidados, havia três fadinhas que queriam desejar tudo de
bom para a linda princesinha.
A primeira
fadinha lhe desejou muita beleza.
A segunda
fadinha lhe desejou muita formosura.
Quando a
terceira fadinha ia desejar, apareceu uma bruxa malvada e invejosa que rogou
uma praga sobre a princesinha, falando: - Quando completares 15 anos espetarás
o dedo em uma agulha de fiar e morrerás. Falando isso saiu à disparada.
Todos da
festa ficaram apavorados, mas a terceira fadinha que ainda não havia dito seu
desejo falou: - Não morrerás não! Adormecerás por cem anos e chegará um dia que
serás despertada por um beijo de amor!
O rei ficou
muito preocupado e ordenou que destruíssem todas as agulhas de fiar do reino.
O tempo
passou e a princesinha cresceu tornando-se uma linda moça.
Quando a
princesa completou quinze anos passeava pelo castelo, curiosa foi até a torre
mais alta do palácio e lá encontrou uma senhora fiando sem parar, com uma
agulha que ela nunca tinha visto.
A princesa
achou muito divertido, pegou na agulha e acabou furando seu dedo.
Então o
feitiço se concretizou.
No mesmo
instante ela caiu num sono profundo e todo o reino adormeceu.
O tempo
passou a correr, o mato cresceu ao redor do castelo, formando uma enorme
floresta cobrindo o palácio.
Um príncipe
de um lugar distante ouviu falar da história da Bela Adormecida.
O príncipe
ficou mito curioso e resolveu desbravar o castelo.
Durante sua
descoberta percebeu que todos dormiam um sono profundo.
Subiu pela
escadaria até a torre mais alta e viu a Bela Adormecida.
Sua beleza
era tão grande que o príncipe apaixonou-se por ela.
Ficou
encantado com sua formosura, aproximou-se e lhe deu um beijo de amor.
No mesmo
instante a princesa e todo o reino despertaram-se.
O príncipe e
a princesa se casaram e foram felizes para sempre.
PERGUNTAS
SOBRE O CONTO: A BELA ADORMECIDA
a)
Qual era o motivo do rei dar uma festa para a sua filha princesa Aurora?
b) Quais
foram os presentes que as três fadas deram a princesa durante a festa?
c) Quem
chegou inesperadamente na festa e jogou uma maldição na princesa?
d) Para
proteger a princesa o que o rei ordenou que fizessse?
e) Demorou
quanto tempo para a princesa espetar o dedo e adormecer?
f) No que a
princesa espetou o dedo?
g) Depois
que aprincesa espetou o dedo passou a ser chamada?
h) O que a
bruxa fez para esconder a princesa adormecida no castelo?
i) O
príncipe sabendo do acontecido, foi a procura da princesa, o que ele fez para
acorda-la?
TEXTOS
COMPLEMENTARES: PENSANDO DE UMA FORMA DIFERENTE OS CONTOS DE FADAS.
CONTOS
DE FADAS
A BELA QUE
DESPERTOU
Era uma vez
uma linda moça que perguntou a um lindo rapaz:
- Você quer
casar comigo?
Ele
respondeu:
- Não!
E a moça
viveu feliz para sempre, foi viajar, fez compras, conheceu muitos outros
rapazes, visitou muitos lugares, foi morar na praia, comprou outro carro,
mobiliou sua casa, sempre estava sorrindo e de bom humor, nunca lhe faltava
nada, ia ao choop com as amigas sempre que dava vontade, ninguém mandava nela.
O rapaz
ficou barrigudo, careca, corcunda, banguela, ficou sozinho e pobre, pois não se
constrói nada sem uma mulher.
Fim!!!
(Adaptação
no texto de: Luis Fernando Veríssimo)
Será que príncipe encantado existe?
Existe sim,
mas não como nos contos de fadas.
O verdadeiro
príncipe encantado, na maioria das vezes, não tem cavalo branco, ou até carro,
mas isso não importa, ele vai até a sua casa a pé, só para te ver, o príncipe
encantado não precisa ter as melhores roupas, roupas de gala, pra ser um
príncipe.
Ele tem que
tratar uma garota bem, com respeito e sem magoá-la.
Um príncipe
deve ser gentil e tratar a garota com carinho.
Um
verdadeiro príncipe não machuca o coração da princesa.
Encontrar um
príncipe é muito difícil, não podemos nos iludir e achar que é fácil como nos
contos de fada, mas também não é impossível se você tiver um pouco de sorte e
for também uma princesa.
Era uma vez
Um lugarzinho no meio do nada
Com sabor de chocolate
E cheiro de terra molhada
Era uma vez
A riqueza contra a simplicidade
Uma mostrando pra outra
Quem dava mais felicidade
Pra gente ser feliz
Tem que cultivar
As nossas amizades
Os amigos de verdade
Pra gente ser feliz
Tem que mergulhar
Na própria fantasia
Na nossa liberdade
REFRÃO
Uma história de amor
De aventura e de magia
Só tem a ver
Quem já foi criança um dia
(2x)
Um lugarzinho no meio do nada
Com sabor de chocolate
E cheiro de terra molhada
Era uma vez
A riqueza contra a simplicidade
Uma mostrando pra outra
Quem dava mais felicidade
Pra gente ser feliz
Tem que cultivar
As nossas amizades
Os amigos de verdade
Pra gente ser feliz
Tem que mergulhar
Na própria fantasia
Na nossa liberdade
REFRÃO
Uma história de amor
De aventura e de magia
Só tem a ver
Quem já foi criança um dia
(2x)
Nenhum comentário:
Postar um comentário