terça-feira, 14 de janeiro de 2014

CONTOS DE FADAS NA ESCOLA

PROJETO: CONTOS DE FADAS NA ESCOLA
JUSTIFICATIVA:

 Um dos compromissos do professor, quanto á aprendizagem nos anos iniciais da alfabetização é de forma criativa e significativa, despertar nas crianças o gosto pela leitura e escrita e conseguir atender as necessidades daquilo que viveram ou vivem, influenciando-os para um processo de conhecimento através da leitura e suas respectivas escritas.
Trabalhar contos de fada é uma das muitas formas que mexe com o poder significativo na criança, através do encantamento e seus diferentes valores literários.
A leitura do mundo mágico e fantasioso faz com que a criança associe ou diferencie os acontecimentos da sua vida real, fazendo suas preferências, formando seus próprios conceitos. Através dos contos de fadas a criança percebe o zelo, o amor, o belo, O bem e o mal, a delicadeza da alma, a maldade, a coragem, o medo, a confiança, a solidariedade, a criatividade, fortalecendo a  sua auto-estima, seu poder de conquista; construindo seu próprio conhecimento, além de tornar- se um apreciador da leitura.


OBJETIVO: Desenvolver a imaginação e a criatividade.
Traçar relações entre o mundo mágico e o mundo real.
Identificar suas preferências em relação as suas atitudes a tudo que o cerca.
Formar seus próprios conceitos através das descobertas e vivencias.
Aprimorar-se de uma escrita segura e independente.
Observar a sequência lógica da história.
Produção coletiva e individual de textos.
Resgatar e fortalecer os valores reais da vida cotidiana.
Desenvolver o contato com sua própria voz através da fala e música, criando afeto em torno do tema trabalhado.  
 Desenvolver a criatividade e sensibilidade através da música, artesanato, pintura, dramatização apresentação dos contos de fadas.

CONTEÚDO
Roda de conversa e histórias sobre contos de fada. Filme: O segredo das fadas.
Música: Era uma vez.
Música: Uma linda rosa juvenil
Conto: A Bela adormecida
Texto complementar: A Bela que despertou
Texto complementar: Será que príncipe encantado ainda existe?
Conto: Chapeuzinho vermelho
Texto complementar: O que representa o conto: Chapeuzinho vermelho.
Conto: A Fada que tinha ideias.

METODOLOGIA

Introdução do projeto, através do filme: O segredo das fadas.

Roda de conversa, oralmente as crianças responderão as perguntas sobre o filme assistido e explanarão  seu entendimento sobre o mesmo.

Leitura sobre os contos e fadas estudados e seus respectivos textos complementares.
Perguntas sobre os contos e textos complementares fazendo associações de fatos ou acontecimentos com o mundo real.
Organizar os alunos em quatro grupos ou seis, distribuindo os contos de fadas e músicas para cada grupo.

Cada grupo representará seu conto de fadas, acrescentando uma música, se tornando uma história para cantarem, também, através de desenhos, dramatização com fantoches, colagem, pintura e artesanato.

Cada grupo escreverá um texto, relacionando acontecimentos ou fatos reais com seu conto de fada estudado, para apresentar ao grande grupo.
Duração: Mês de novembro

Avaliação:
 Dar-se á, através do entusiasmo e desempenho de cada aluno e sua relação com o grupo.

A BELA ADORMECIDA

Era uma vez... um rei e uma rainha que desejavam ter muito um bebê.
Certo dia nasceu uma menina, a princesinha tão desejada.
O rei ficou muito feliz.
Quando a princesa fez um ano, deu uma grande festa.
Na festa apareceram muitos convidados, havia três fadinhas que queriam desejar tudo de bom para a linda princesinha.
A primeira fadinha lhe desejou muita beleza.
A segunda fadinha lhe desejou muita formosura.
Quando a terceira fadinha ia desejar, apareceu uma bruxa malvada e invejosa que rogou uma praga sobre a princesinha, falando: - Quando completares 15 anos espetarás o dedo em uma agulha de fiar e morrerás. Falando isso saiu à disparada.
Todos da festa ficaram apavorados, mas a terceira fadinha que ainda não havia dito seu desejo falou: - Não morrerás não! Adormecerás por cem anos e chegará um dia que serás despertada por um beijo de amor!
O rei ficou muito preocupado e ordenou que destruíssem todas as agulhas de fiar do reino.
O tempo passou e a princesinha cresceu tornando-se uma linda moça.
Quando a princesa completou quinze anos passeava pelo castelo, curiosa foi até a torre mais alta do palácio e lá encontrou uma senhora fiando sem parar, com uma agulha que ela nunca tinha visto.
A princesa achou muito divertido, pegou na agulha e acabou furando seu dedo.
Então o feitiço se concretizou.
No mesmo instante ela caiu num sono profundo e todo o reino adormeceu.
O tempo passou a correr, o mato cresceu ao redor do castelo, formando uma enorme floresta cobrindo o palácio.
Um príncipe de um lugar distante ouviu falar da história da Bela Adormecida.
O príncipe ficou mito curioso e resolveu desbravar o castelo.
Durante sua descoberta percebeu que todos dormiam um sono profundo.
Subiu pela escadaria até a torre mais alta e viu a Bela Adormecida.
Sua beleza era tão grande que o príncipe apaixonou-se por ela.
Ficou encantado com sua formosura, aproximou-se e lhe deu um beijo de amor.
No mesmo instante a princesa e todo o reino despertaram-se.
O príncipe e a princesa se casaram e foram felizes para sempre.



PERGUNTAS  SOBRE O CONTO: A BELA ADORMECIDA

  a) Qual era o motivo do rei dar uma festa para a sua filha princesa Aurora?
b) Quais foram os presentes que as três fadas deram a princesa durante a festa?
c) Quem chegou inesperadamente na festa e jogou uma maldição na princesa?
d) Para proteger a princesa o que o rei ordenou que fizessse?
e) Demorou quanto tempo para a princesa espetar o dedo e adormecer?
f) No que a princesa espetou o dedo?
g) Depois que aprincesa espetou o dedo passou a ser chamada?
h) O que a bruxa fez para esconder a princesa adormecida no castelo?
i) O príncipe sabendo do acontecido, foi a procura da princesa, o que ele fez para acorda-la?


 TEXTOS COMPLEMENTARES: PENSANDO DE UMA FORMA DIFERENTE OS CONTOS DE FADAS.

 CONTOS DE FADAS

A BELA QUE DESPERTOU
Era uma vez uma linda moça que perguntou a um lindo rapaz:
- Você quer casar comigo?
Ele respondeu:
- Não!
E a moça viveu feliz para sempre, foi viajar, fez compras, conheceu muitos outros rapazes, visitou muitos lugares, foi morar na praia, comprou outro carro, mobiliou sua casa, sempre estava sorrindo e de bom humor, nunca lhe faltava nada, ia ao choop com as amigas sempre que dava vontade, ninguém mandava nela.
O rapaz ficou barrigudo, careca, corcunda, banguela, ficou sozinho e pobre, pois não se constrói nada sem uma mulher.
                                         Fim!!!
(Adaptação no texto de: Luis Fernando Veríssimo) 
   Será que príncipe encantado existe?

Existe sim, mas não como nos contos de fadas.
O verdadeiro príncipe encantado, na maioria das vezes, não tem cavalo branco, ou até carro, mas isso não importa, ele vai até a sua casa a pé, só para te ver, o príncipe encantado não precisa ter as melhores roupas, roupas de gala, pra ser um príncipe.
Ele tem que tratar uma garota bem, com respeito e sem magoá-la.
Um príncipe deve ser gentil e tratar a garota com carinho.
Um verdadeiro príncipe não machuca o coração da princesa.
Encontrar um príncipe é muito difícil, não podemos nos iludir e achar que é fácil como nos contos de fada, mas também não é impossível se você tiver um pouco de sorte e for também uma princesa.

Era uma vez
Um lugarzinho no meio do nada
Com sabor de chocolate
E cheiro de terra molhada
Era uma vez
A riqueza contra a simplicidade
Uma mostrando pra outra
Quem dava mais felicidade
Pra gente ser feliz
Tem que cultivar
As nossas amizades
Os amigos de verdade
Pra gente ser feliz
Tem que mergulhar
Na própria fantasia
Na nossa liberdade
REFRÃO
Uma história de amor
De aventura e de magia
Só tem a ver
Quem já foi criança um dia
(2x)


Nenhum comentário:

Postar um comentário