Projeto No Mundo das Fábulas
TEMA
“No Mundo das Fábulas”
PROBLEMATIZAÇÃO
Partindo da necessidade de ampliação da leitura e
aprimoramento do nível da escrita de nossos alunos julgou-se relevante o
desenvolvimento do presente projeto.
JUSTIFICATIVA
Considerando que a fábula é uma tipologia textual
que instiga discussões e reflexões a respeito da moral, e em vista da
necessidade de ampliar o repertório lingüístico do aluno, bem como, aprimorar o
nível de escrita, serão desenvolvidas estratégias que viabilizem tais metas,
através de um projeto didático intitulado: NO MUNDO DAS FÁBULAS. Neste, o aluno
vivenciará de forma lúdica e prazerosa, o ato de ler e produzir textos.
OBJETIVO GERAL
Despertar
no aluno o prazer pela leitura, possibilitando o desenvolvimento de
competências que visem torná-lo leitor e produtor competente de textos, através
do gênero literário fábula, aproximando-se ao máximo da estrutura e do léxico,
apropriado nesse tipo de texto.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
–
Ler, ainda
que de forma não convencional;
–
Dramatizar histórias, por meio de expressões
orais;
–
Desenvolver
a linguagem oral;
–
Desenvolver
o gosto pela leitura e pela escrita, apreciando-as como fonte de
entretenimento.
–
Reconhecer
a fábula como gênero literário que veio do conto popular.
–
Desenvolver
o imaginário.
–
Reproduzir
o texto oralmente, individual ou coletivamente, mantendo a sequência dos fatos.
–
Compreender
a moral implícita no texto.
–
Descrever
a ambientação e os personagens da fábula.
–
Narrar
fatos do cotidiano que tenham relação com a moral da história.
–
Reescrever
texto mantendo a sequência dos fatos.
–
Utilizar
o dicionário como fonte de pesquisa das palavras desconhecidas encontradas na
fábula.
–
Conhecer
a biografia de Esopo e La Fontaine e suas fábulas.
OBJETIVOS
ATITUDINAIS
–
Aprender
valores e desenvolver o senso crítico e a criatividade.
CONTEÚDOS
–
Leitura
de diversas fábulas;
–
Produção
e expressão oral;
–
Produção
de palavras, frases e pequenos textos.
–
Relato
pessoal;
–
Interpretação
de textos;
–
Conversas
formais e informais;
–
Unidades
sonoras da língua, letra(som), sílaba e palavra;
–
Elementos
constitutivos no texto: sequência lógica das ações, segmentação do texto (
palavras, frases e parágrafos ), ortografia, flexões ( gênero e número ), uso
dos tempos verbais e uso dos pronomes e acentuação gráfica;
–
Estratégias
de leitura;
–
Leitura compartilhada de textos narrativos e
informativos;
–
Escrita
convencional e não convencional;
–
Ampliação
do vocabulário;
–
Comparação
de características e comportamentos entre os seres humanos envolvendo condições
do ambiente;
–
Biografia de Esopo e La Fontaine;
METODOLOGIA
As atividades serão desenvolvidas
de forma individual e no coletivo com a interação da professora e de acordo com
a necessidade específica de cada aluno através de:
–
Leitura de diversas fábulas;
–
Materiais confeccionados pela professora;
–
Utilizar o alfabeto móvel/sílabas móveis;
–
Fichas para flip-chart;
–
Cartaz de bolsos para organizar a sequência da
história e contá-la oralmente;
–
Organizar a sequência de frases/textos fatiados;
–
Organizar quebra-cabeça;
–
Ouvir/ assistir histórias utilizando cd/dvd/ entre
outros recursos;
–
Apreciação da leitura feita pela professora;
–
Leitura individual;
–
Leitura silenciosa;
–
Confecção de livro com as fábulas estudadas;
–
Pesquisa internet;
–
Visitar os sites para conhecer outras fábulas dos autores;
–
Realização de oficina com atividades relacionadas ao tema.
–
RECURSOS
–
Internet;
–
CD de histórias;
–
Lápis de cor, giz de cera, sulfite, papéis
coloridos, tinta guache, pintura a dedo, cola, tesoura e pincel.
–
Livros “ Fábulas inesquecíveis”;
–
Materiais recicláveis entre outros;
–
Alfabeto móvel;
–
Flip-chart;
PRODUTO FINAL/APRESENTAÇÃO DOS
RESULTADOS
Exposição dos trabalhos realizados em sala.
AVALIAÇÃO
A avaliação será um processo
contínuo, que servirá para constatar o que está sendo construído e assimilado
pelo aluno e o que está em construção.
REFERÊNCIAS
–
Referencial Curricular da Educação
Básica da Rede Estadual de Ensino/MS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário