terça-feira, 14 de janeiro de 2014

No Mundo das Fábulas

Projeto No Mundo das Fábulas

TEMA

“No Mundo das Fábulas”

PROBLEMATIZAÇÃO

Partindo da necessidade de ampliação da leitura e aprimoramento do nível da escrita de nossos alunos julgou-se relevante o desenvolvimento do presente projeto.

JUSTIFICATIVA

Considerando que a fábula é uma tipologia textual que instiga discussões e reflexões a respeito da moral, e em vista da necessidade de ampliar o repertório lingüístico do aluno, bem como, aprimorar o nível de escrita, serão desenvolvidas estratégias que viabilizem tais metas, através de um projeto didático intitulado: NO MUNDO DAS FÁBULAS. Neste, o aluno vivenciará de forma lúdica e prazerosa, o ato de ler e produzir textos.

OBJETIVO GERAL

Despertar no aluno o prazer pela leitura, possibilitando o desenvolvimento de competências que visem torná-lo leitor e produtor competente de textos, através do gênero literário fábula, aproximando-se ao máximo da estrutura e do léxico, apropriado nesse tipo de texto.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
                     Ler, ainda que de forma não convencional;
                      Dramatizar histórias, por meio de expressões orais;
                     Desenvolver a linguagem oral;
                     Desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita, apreciando-as como fonte de entretenimento.
                     Reconhecer a fábula como gênero literário que veio do conto popular.
                     Desenvolver o imaginário.
                     Reproduzir o texto oralmente, individual ou coletivamente, mantendo a sequência dos fatos.
                     Compreender a moral implícita no texto.
                     Descrever a ambientação e os personagens da fábula.
                     Narrar fatos do cotidiano que tenham relação com a moral da história.
                     Reescrever texto mantendo a sequência dos fatos.
                     Utilizar o dicionário como fonte de pesquisa das palavras desconhecidas encontradas na fábula.
                     Conhecer a biografia de Esopo e La Fontaine e suas fábulas.

OBJETIVOS ATITUDINAIS
                     Aprender valores e desenvolver o senso crítico e a criatividade.

CONTEÚDOS
                    Leitura de diversas fábulas;
                     Produção e expressão oral;
                     Produção de palavras, frases e pequenos textos.
                     Relato pessoal;
                     Interpretação de textos;
                     Conversas formais e informais;
                     Unidades sonoras da língua, letra(som), sílaba e palavra;
                     Elementos constitutivos no texto: sequência lógica das ações, segmentação do texto ( palavras, frases e parágrafos ), ortografia, flexões ( gênero e número ), uso dos tempos verbais e uso dos pronomes e acentuação gráfica;
                     Estratégias de leitura;
                      Leitura compartilhada de textos narrativos e informativos;
                     Escrita convencional e não convencional;
                     Ampliação do vocabulário;
                     Comparação de características e comportamentos entre os seres humanos envolvendo condições do ambiente;
                      Biografia de Esopo e La Fontaine;

METODOLOGIA

As atividades serão desenvolvidas de forma individual e no coletivo com a interação da professora e de acordo com a necessidade específica de cada aluno através de:
                     Leitura de diversas fábulas;
                     Materiais confeccionados pela professora;
                     Utilizar o alfabeto móvel/sílabas móveis;
                     Fichas para flip-chart;
                     Cartaz de bolsos para organizar a sequência da história e contá-la oralmente;
                     Organizar a sequência de frases/textos fatiados;
                     Organizar quebra-cabeça;
                     Ouvir/ assistir histórias utilizando cd/dvd/ entre outros recursos;
                     Apreciação da leitura feita pela professora;
                     Leitura individual;
                     Leitura silenciosa;
                     Confecção de livro com as fábulas estudadas;
                     Pesquisa internet;
                     Visitar os sites para conhecer outras fábulas dos autores;
                     Realização de oficina com atividades relacionadas ao tema.
                      

RECURSOS
                     Internet;
                     CD de histórias;
                     Lápis de cor, giz de cera, sulfite, papéis coloridos, tinta guache, pintura a dedo, cola, tesoura e pincel.
                     Livros “ Fábulas inesquecíveis”;
                     Materiais recicláveis entre outros;
                     Alfabeto móvel;
                     Flip-chart;


PRODUTO FINAL/APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS

Exposição  dos trabalhos realizados em sala.


AVALIAÇÃO

A avaliação será um processo contínuo, que servirá para constatar o que está sendo construído e assimilado pelo aluno e o que está em construção.

REFERÊNCIAS
                    http://www.google.com.br/search?q=projetos+de+leitura&hl
                    Referencial Curricular da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino/MS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário