terça-feira, 14 de janeiro de 2014

A importância da família na construção da aprendizagem pela criança

Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.”
( Augusto Cury )


A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM PELA CRIANÇA
Tema: A importância da família na construção da aprendizagem pela criança
Introdução:
O projeto Escola X Família pretende debater sobre a importância da presença da família no processo de escolarização das crianças de maneira favorecer a construção de parceria no desenvolvimento das ações que favoreçam o sucesso escolar e social das crianças atendidas pela instituição.
O trabalho com esse tem como intuito promover uma interação significativa com os pais, os professores, os alunos, visando oportunizar vivências que possibilitem o refletir sobre o processo de desenvolvimento das crianças, para que possam assumir o compromisso com a aprendizagem informal e formal das crianças e adolescentes, colaborando com a construção de horizontes, que terão posteriormente impactos positivos em suas vidas

Justificativa:
A LDB 9394/96 traz o conceito de educação como sendo além da educação formal pois, é na família que a criança construirá valores que serão incorporados ao longo da vida e onde ocorre o primeiro processo de socialização que lhes permitirá traçar caminhos futuros. Conseguir trazer a família para a escola ampliara os conceitos formulados pela criança e ainda permitirá conhecer a sua cultura pessoal para que a escola possa valorizá-la. Pensando assim, há a necessidade de estarmos estreitando laços entre escola e aqueles que dela participam direta ou indiretamente, a família, uma vez que procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na escola se envolvendo e participando com seus seus filhos.
A família, presente em todas as sociedades, é um dos primeiros ambientes de socialização do indivíduo, atuando como mediadora principal dos padrões, modelos e influências culturais (Amazonas, Damasceno, Terto & Silva, 2003; Kreppner, 1992, 2000).
Como a família constitui a unidade dinâmica das relações de cunho afetivo, social e cognitivo que estão imersas nas condições materiais, históricas e culturais de um dado grupo social, ela será um parceiro a mais na busca pelo cumprimento da nossa função social e nos ajudará a cumprir com a nossa meta, cada um fazendo o que lhes é de direito e não deixando todas as ações para a escola, de modo que o aluno possa desenvolver em todos os aspectos da vida pessoal, profissional e ter sucesso, pois, nossa meta é ajudar o aluno em suas necessidades em pareceria com a família.
Objetivo geral:
Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento da auto-estima a fim de aproximá-los dos princípios desenvolvidos na escola como solidariedade humana, respeito, democracia, inclusão entre outros, para que possam argumentar sobre eles
Objetivos específicos:
  • Apresentar o funcionamento da escola e funcionários para a família para que possam conseguir a confiança para com o trabalho desenvolvido pela instituição
  • Fazer uma reunião mensal, bem como palestras e debates com a família e direcioná-la ao ensino dos alunos e não a indisciplina, mostrando-lhes as produções dos alunos;
  • Proporcionar aos educadores e aos pais momentos de reflexão acerca de questões relacionadas ao andamento da educação dos filhos e alunos;
  • Desenvolver atividades que trabalhem os valores familiares par que possam dentro do ambiente escolar e familiar perceber a importância do diálogo para a construção de valores e a resolução de conflitos;
  • Promover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar dos alunos;
  • Ressaltar a importância da afetividade e limites na escola e na família como fator primordial para o bom desenvolvimento do aluno;
  • Construir momentos de socialização de ideias e valores com os pais sempre pensando em quais horários serão convenientes para a família;
  • Trabalhar com oficinas que visem melhorar o convívio da família com a escola;
  • Incentivar os pais de participarem do conselho escolar e também a organizar uma associação de pais e mestres;
  • Elaboras cartazes sobre o tema “Família” tendo as datas comemorativas como norte;
  • Promover o dia da família na escola

Desenvolvimento:
  • Buscar Informações sobre a família, através de conversas ou entrevistas;
  • Origem do nome do aluno para formar a sua história;
  • Álbum do nome;
  • Pesquisa da família montando a árvore genealógica;
  • Trazer fotografias da família;
  • Mural com palavras mágicas que ajudam na boa convivência;
  • Ajudante do dia, como o trabalho com os monitores;
  • Dinâmica para acolher os pais em reuniões
  • Encontros com família através da reuniões e eventos;
  • Palestras com temas relacionada a estrutura famíliar atual;
  • Oficinas sobre tecnologia, artesanato, teatro, outras;
  • Exposições dos trabalhos realizados em aula;
  • Filmes que retrata temas relevantes da atualidade com enfoque nas relações familiares;
  • Passeio na casa dos alunos;
  • Promover jogos com a participação da família;
  •  
Metodologia:
  • Adaptar filmes sobre a família, construídos pelos alunos ;
  • Fazer mural da família (com fotos ou recortes), mostrando as diversas estruturas familiares, ressaltando a importância do amor, respeito, solidariedade, perdão, limites...;
  • Trabalhar filmes nos encontros de família que permite a reflexão sobra qual tipo de família convivemos?
  • Trabalhar com dinâmicas, brincadeiras, cantigas nos encontros com os paisp;
  • Perceber se na família, alguém possuem alguma habilidade artística e procurar valorizá-las através de apresentações, conversas nos encontros de família;
  • Promover oficinas como (fuxico, produção de vídeos, outras) para que os pais possam estar participando da vida escolar do aluno;
  • Incentivar os familiares a estarem participando das oficinas que estão preparadas para os alunos sobre o uso do laptop;

Atividades:

  • Releitura de filme sobre a família;
  • Pedir para os alunos que pesquisem com seus pais e avós sobre a sua origem;
    Recorte de revistas ou fotos da família para montar um mural sobre o tema;
  • Promover várias oficinas com a participação dos pais;
  • Convidar os pais para exposição dos trabalhos dos alunos
  • Promover um quadrangular em comemoração ao dia dos pais.
Recursos:
Humanos: profissionais da escola, família e todos que participar colaborando com o desenrolar do Projeto e secretaria de educação;
Materiais: CDs, DVDs, revistas, jornais, livros, uca, laptops,



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