PROJETO:
1. JUSTIFICTIVA:
O carnaval é a festa popular que melhor caracteriza a alma brasileira, daí o
genial Jorge Amado ter denominado um dos seus romances mais famosos “País do
Carnaval! Onde tão bem delineia a influência dessa festa na formação sócio- cultural
e histórica do nosso povo. Esses três dias de festa que acontece de norte a sul
do país têm mobilizado cidades inteiras e contagiado milhões de pessoas das
mais diversas classes sociais. Durante esse período, as mais diversas
manifestações culturais, seculares e folclóricas surgem numa simbiose perfeita,
em que ritmos, ritos, credos, ideologias, raças e cores se misturam tão
harmoniosamente que forma uma unidade de diversidade tão rica e magnífica que
só mesmo um debruçamento, um olhar e uma reflexão acerca dessa tão rica e
invejável pluralidade cultural encadeados pelos sujeitos do conhecimento que
fazem a escola, poderiam explicar o fenômeno, porque toca diretamente por ser
profundamente significativo para as suas histórias de vida e de todo
conhecimento prévio que cada um desses sujeitos adquiriu cognitiva, afetiva e
socialmente ao longo de sua vida.
2. OBJETIVO
Conhecer a história da criação dos diversos ritmos carnavalescos e sua
influência no processo de formação da nação e da consciência brasileira,
percebendo criticamente o contraponto entre manifestações populares, sua
expressões rítmicas e a presença da impositiva da hegemonia e sua ideologia.
3. METODOLOGIA
As
situações didáticas previstas serão desenvolvidas através do envolvimento de
todos os alunos e professores de todas as séries e áreas do conhecimento, numa
abordagem interdisciplinar e, sempre que pertinente e contextual, compreendendo as seguintes
atividades:
Pesquisas
bibliográficas
Pesquisas
de campo
Entrevistas
Ensaios
coreográficos
Confecção
e concurso de máscaras
Produção
de informativos sobre o frevo, o maracatu, ciranda, samba de coco e caboclinhos
Confecção
de painéis informativos sobre a história do carnaval, as cidades pernambucanas
onde o carnaval é mais vivenciado, o bloco Galo da Madrugada, resultado da
pesquisa em forma de gráfico após enquete com os alunos de toda escola sobre
como eles aproveitam o carnaval ou que mais gostam de fazer durante esse
período festivo
Baile
carnavalesco com apresentação de grupos de dança: frevo e caboclinhos
Atividades para cada área do conhecimento e cada
série/ano
PORTUGUÊS – todas as séries/anos
Escuta
leitura e interpretação de letras de músicas carnavalescas
Estudo
de textos informativos
HISTÓRIA
Texto
informativo sobre a história do carnaval – 9º ano
GEOGRAFIA
As
cidades pernambucanas e suas manifestações carnavalescas -8º ano
MATEMÁTICA
As
formas geométricas utilizadas na confecção de máscaras e adereços- todas as
séries/anos
Elaboração
de um gráfico após enquete com os alunos de toda escola para descobrir como
eles aproveitam o carnaval ou que mais gostam de fazer durante esse período
festivo – 3º ano
ARTE
Confecção
de máscaras e escolha de até duas máscaras por sala para participação no
concurso; ( as máscaras não selecionadas para o concurso deverão servir de
decoração no ambiente do baile carnavalesco) – só os 6ºs anos participam
dessa atividade.
Formação
e ensaio de grupo de dança para apresentação no baile carnavalesco – alunos de
séries diferentes que demonstrem aptidão para a dança
EDUCAÇÃO
FÍSICA
Os movimentos
do corpo realizados na dança do frevo, os cuidados e as dicas para não machucar
os músculos durante a dança- Todas as séries/anos
CIÊNCIAS
A
alimentação adequada para artista e foliões- Todas as séries/anos
ATIVIDADES
ATIVIDADES
PREVISTAS
|
APRESENTAÇÃO POR SALA DO PROJETO Brasil: país do
carnaval
|
Confecção de máscaras
|
PAINEL-Produção de informativo sobre o frevo e
caboclinhos
|
PAINEL Produção de informativos sobre o
maracatu
|
PAINEL Produção de informativo sobre o a
ciranda e o samba de coco
|
PAINEL-Texto informativo sobre a história do
carnaval
|
PAINEL - As cidades pernambucanas e suas
manifestações carnavalescas
|
PAINEL ILUSTRADO - A alimentação adequada para
artista e foliões
|
PAINEL ILUSTRADO – O galo da madrugada e a
homenagem a Luiz Gonzaga no carnaval 2014
|
PAINEL – Entrevista com pais e professores
sobre o carnaval de antigamente e as músicas que mais marcaram o carnaval.
|
PAINEL - Elaboração e exposição de um gráfico
após enquete com os alunos de toda escola, NO PERÍODO DA MANHÃ, para
descobrir como eles aproveitam o carnaval ou que mais gostam de fazer durante
esse período festivo
|
PAINEL-Elaboração e exposição de um gráfico após
enquete com os alunos de toda escola, NO PERÍODO DA TARDE, para descobrir como
eles aproveitam o carnaval ou que mais gostam de fazer durante esse período
festivo
|
PAINEL- Alceu Valença e o carnaval de Olinda
|
Baile carnavalesco
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário