terça-feira, 14 de janeiro de 2014

PROJETO COPA DO MUNDO

PROJETO COPA DO MUNDO + Público-alvo: *1ª a 8ª

*Público-alvo: *1ª a 8ª série do Ensino Fundamental

*Duração: *1 mês letivo

*Apresentação:* Projeto que trabalha também o tema transversal Pluralidade
Cultural e permite aos alunos a descoberta e o conhecimento de diferentes
culturas, por meio de pesquisas e troca de informações entre escolas de
diversas regiões do Brasil e do Mundo.

*Justificativa:* Aproveitar esse acontecimento, para enriquecer e dar mais
sentido às aulas, conhecer e saber um pouco mais sobre o país onde serão as
sedes, trabalhando também o tema transversal Pluralidade Cultural, Meio
Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo, e permitir aos alunos descoberta e o
conhecimento de diferentes culturas, por meio de troca de informações entre
escolas de diversas regiões do Brasil e do mundo.

*Objetivos:* Este projeto visa um trabalho interdisciplinar, eventos desse
tipo são excelentes temas motivadores para desenvolver os conhecimentos e as
competências curriculares, o futebol assumiu um enorme espaço na nossa
cultura, ele "desmonopolizou" os símbolos nacionais. Conhecer as várias
etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las. Repudiar a discriminação
baseada em diferenças de raça, religião, classe social, nacionalidade e
sexo.

*Artes** *

*Explosão de criatividade*

Fantasias, bandeirinhas, faixas, cartazes. O Brasil vive um momento de
grande criatividade popular. Cabe ao professor estimular a turma a produzir
e interpretar as manifestações visuais encontradas nos estádios.

*Sugestões de atividades: *

- Análise dos mascotes das Copas, que retratam os países-sedes. Criação
de um para representar o Brasil.
- Estudo dos brasões e símbolos das seleções, com origem, influências
estéticas, cores e formas utilizadas.
- Pesquisa de obras artísticas sobre o futebol ( Cândido Portinari, um
dos nossos maiores pintores, retratou um grupo de meninos disputando pelada
em sua cidade natal "Futebol em Brodósqui").
- Interpretação de letras de músicas e gritos de guerra cantados pelas
torcidas.
- Observação da arquitetura dos estádios, relacionando o estilo com o
lugar que foram construídos.

* *

*

Ciências Naturais** *

*Experiências de Campo*

Já é tradição a Copa revelar novidades tecnológicas: Estádios ultramodernos,
uniformes com fibra

especial, dieta para aumentar o rendimento dos atletas, avanços em
telecomunicações.

Ótimas dicas para as aulas de Ciências.

*Sugestões de atividades:*

· Demonstração de como as informações de imagem e som viajam de um
ponto a outro do planeta.

( Leve uma corda para a classe e provoque uma ondulação de uma ponta à outra
do fio.

Mostre que não há nada sendo transportado por ela, só energia. O mesmo vale
para o rádio e a

televisão. Ondas invisíveis de som e imagem utilizam o espaço para se
propagar, viajando em altíssima velocidade).

· Pesquisa sobre os efeitos do doping e comparação com aditivos e
suprimentos alimentares

usados em academias.

· Estudo do funcionamento do corpo dos atletas durante as partidas.
O que é adrenalina?

Quando ela é liberada? Quais os seus efeitos? Quais os nutrientes
necessários para um bom preparo físico?

*
Educação Física** *

*Batendo um bolão*

A Educação Física faz ligação direta com o torneio. O professor pode
enriquecer a vivência do aluno explicando regras, técnicas e jogadas para
ele apreciar melhor as partidas pela TV e aprimorar as disputas na escola.

*Sugestões de atividades:*

- Discussão sobre o regulamento atual do esporte, para propor novas
regras para um torneio interclasses.
- Organização de partidas que misturem meninos e meninas. Vale futebol,
vôlei, handebol, basquete...
- Visita a um clube para conhecer a rotina dos jogadores.
- Análise atenta dos jogos da Copa, identificando jogadas, táticas e
movimentações.
- Discussão sobre as causas da violência nos estádios- e sugestões de
como solucionar esse grave problema social.

*Geografia** *

*O mundo num estádio*

Muito antes de se começar a falar em globalização, o esporte ignorava
fronteiras. Os conhecimentos geográficos facilitam a interpretação dessas
diferentes realidades que, a partir de maio, entrarão em campo.


*Sugestões de atividades:*

- Pesquisa sobre aspectos físicos, sociais, econômicos e humanos da
África do Sul, para posterior comparação com os mesmos indicados
brasileiros.
- Levantamento dos espaços - públicos e privados - usados para a prática
do futebol na vizinhança da escola.
- Confecção de um mapa com todos os países participantes da Copa, com
destaque para o fuso horário de cada um. (o conceito de fuso horário).
- A Copa também da sentido ao mapa-múndi e a muitos nomes, fatos e
conhecimentos geográficos e históricos. (quem já tinha ouvido falar na
República dos Camarões antes de os "leões africanos" aparecem no cenário
futebolístico, no Mundial de 1990); coloca no mesmo campo inimigos políticos
(em 1998, os jogadores de Irã e Estados Unidos trocaram flores no gramado).
- Aproveitar a ocasião para explicar a dinâmica do sistema capitalista (
a quantidade de marcas de patrocínio estampadas nos estádios e nas roupas
dos jogadores nos ajuda a ver que não é só o futebol que está em jogo, mas o
comércio de produtos, os atletas estão inseridos num sistema econômico que
vê tudo como mercadorias).

*História** *

Lances do passado

No Brasil, o futebol é mais que um esporte. É uma manifestação cultural -
com uma história. Investigar suas raízes e transformações é uma forma de
ampliar o olhar sobre ele e imprimir-lhe outros significados.

Sugestões de atividades:

- Pesquisa sobre o processo que transformou esse esporte em "paixão
nacional"
- Identificação das características tipicamente brasileiras que estão
sintetizadas no comportamento dos jogadores da nossa seleção
- Interpretação de charges que falem sobre a relação entre política e
futebol
- Discussão sobre o patriotismo que surge na época da Copa, questionando
pó que ele não se mantém vivo em outros momentos.

*Língua Estrangeira** *

Estádio de Babel

Campeonatos mundiais colocam em contato gente das mais diversas
nacionalidades. O conhecimento de outros idiomas possibilita comunicação com
essas pessoas e acesso aos universos culturais dos quais eles fazem parte.


Sugestões de atividades:

- Troca de e-mails com estudantes de outros países
- Análise das expressões, imagens e gritos de guerra usados por
torcedores das diferentes seleções
- Busca em jornais e sites estrangeiros de notícias que falem sobre o
desempenho do Brasil no maior torneio de futebol do planeta
- Pesquisa sobre as origens do futebol na Inglaterra, pátria mãe da
língua inglesa
- Criação de um site bilíngüe falando sobre o futebol brasileiro.

*Língua Portuguesa** *

Papo mais coerente

Poucos assuntos provocam tantas discussões acaloradas como o futebol. O
domínio da língua portuguesa ajuda a construir argumentos coerente e a
expressar as idéias com mais clareza e confiança.


Sugestões de atividades:

- Pesquisa de expressões futebolísticas que foram incorporadas ao
vocabulário corrente: qual o significado original de cada uma dessas
expressões e o uso que ela ganhou no idioma fora do contexto esportivo
- Comparação da linguagem usada pelos locutores de rádio e televisão com
o texto escrito nos jornais e nas revistas para descrever os jogos
- Exercícios para desenvolver a argumentação, habilidade fundamental em
qualquer conversa

*Matemática** *

Jogo bem calculado

São muitos os números envolvidos numa competição: pontos, gols, faltas,
impedimentos... A Matemática oferece as ferramentas necessárias para a turma
interpretar esses dados, ler tabelas e fazer projeções.


Sugestões de atividades:

- Construção de gráficos para avaliar a evolução dos times
- Identificação de formas geométricas no campo
- Utilização de conhecimentos de geometria para entender as regras e as
jogadas ensaiadas - que podem ser reproduzidas numa maquete
- Confecção de uma tabela com pontos ganhos, ranking de artilheiros,
saldo de gols e outros dados significativos sobre o torneio
- Análise das informações de tabela da Copa do Mundo para solucionar
problemas e fazer projeções estatísticas
- Criar problemas.

Iguais e Diferentes - Preconceitos e discriminação** *

5ª a 8ª série

- Pode-se pedir que os alunos definam racismo, preconceito e
discriminação e criem situações dramatizando esses conceitos para os
colegas.
- Peça aos seus alunos que tragam fotos de seus ídolos.Monte um mural com
essas imagens. Verifique se há negros,orientais e representantes de diversas
etnias. Avalie com a turma a porcentagem de ídolos brancos, negros e
orientais. Quem tem mais destaque na TV?

Ensino médio

- Sugiro uma pesquisa sobre o avanço das conquista femininas desde o
século XIX até os dias atuais. "O que foi conseguido e o que ainda falta
conseguir?" ( E no esporte: Qual foi o seu avanço).
- Questione o papel da mulher retratada na literatura. Sugiro algumas das
"heroínas" mais conhecidas:Capitu ( Dom Casmurro - Machado de Assis)

Luísa ( O primo Basílio- Eça de Queiroz)

Emma (Madame Bovary- Gustave Flaubert)

Lúcia ( Lucíola _ José de Alencar)

Aurélia ( Senhora - José de Alencar)

Iracema ( Iracema - José de Alencar)

Ceci ( O Guarani- José de Alencar)


Nenhum comentário:

Postar um comentário