PROJETO
CARNAVAL
Público
alvo: Educação infantil e Ensino fundamental
Período:
APRESENTAÇÃO
Considerando-se
o carnaval como fenômeno contribuinte para a formação da cultura brasileira e
levando em conta sua importância como símbolo de identidade nacional, esse
projeto busca desenvolver metodologias de trabalho que visam uma análise
interdisciplinar do carnaval, promovendo novas possibilidades de conhecimentos
a educadores e educandos de forma inovadora e educativa.
O
projeto tem como foco trabalhar a interdisciplinaridade do carnaval numa
perspectiva de reconstrução do conhecimento, aliado aos recursos tecnológicos,
como ferramenta fundamental para a socialização do conhecimento, disseminando
informações e culturas e, sobretudo não apenas transmitir, mas reconstruir o
conhecimento através da interdisciplinaridade.
Trabalhar
o carnaval de forma interdisciplinar envolve a contextualização do
conhecimento, evocando fatos da via pessoal, social e cultural, principalmente
o trabalho e a cidadania.
Este
projeto tem o intuito de ir além da simples justaposição de disciplinas,
contando com a participação de educadores e educandos para que ambos possam
interagir em busca de objetivos comuns.
OBJETIVO
GERAL
Desenvolver
o tema carnaval de forma interdisciplinar e inovadora, aliado aos recursos
tecnológicos, envolvendo educadores e educandos, proporcionando uma nova visão
do carnaval sob prismas distintos.
Proporcionar
aos educandos de constituírem relações entre os novos conteúdos e os conhecimentos
que já possuem, conseguindo aprendizagens que possibilitem a interferência em
uma nova realidade, desencadeando novas ações.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Reconhecer
o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;
Conhecer
a história do carnaval no Brasil e suas características;
Coletar
dados sobre o carnaval no Brasil;
Conscientizar
as crianças no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão;
Desenvolver
o gosto pela leitura;
Trabalhar
o raciocínio e a memória;
Desenvolver
a linguagem oral e escrita;
Desenvolver
o gosto por poemas e músicas;
Desenvolver
a percepção e a coordenação motora;
Estimular
o ritmo;
Despertar
e educar a atenção e a observação;
Proporcionar
liberdade de auto-expressão;
Possibilitar
habilidades com as mãos;
Desenvolver
o espírito criador.
CONTEÚDOS
O
carnaval
Linguagem
oral e escrita
O
fazer artístico
Apreciação
musical
Expressividade
Equilíbrio
e coordenação
Estatística
DST’s
Efeito
de bebidas e drogas
ESTRATÉGIAS
Trabalho
em sala com músicas, poemas, parlendas, painéis e etc.
Pesquisa
Dança
Desenho
Pintura
Jogos
diversos
Recorte
e colagem
Vídeos
CD’s
Máscaras
Oficinas
de máscaras e fantasias
Murais
informativos
CULMINÂNCIA
Desfile
de máscaras – 6º anos
Desfile
de fantasias – 7º anos
Apresentação
do Olodum – 8º anos
Apresentação
do frevo – 9º anos
Apresentação
–
Apresentação
– 1º ano
Apresentação
– 5º ano
Baile
AVALIAÇÃO
Processual
e contínua, valorizando a expressividade a criatividade e a integração de todos
os envolvidos.
SUGESTÃO
DE ATIVIDADES RELACIONADAS AO CARNAVAL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
LÍNGUA
PORTUGUESA, HISTÓRIA E ARTE:
Explore
com os alunos os enredos de algumas escolas de samba. Geralmente, eles contam
uma história. Ajude os alunos a estabelecer relações com o que é dito na música
e a realidade.
MATEMÁTICA:
Estatística,
porcentagem de índice de violência, bebida alcoólica e uso de drogas.
ARTE,
GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO FÍSICA:
Como
é festejado o carnaval em Recife, Olinda, Manaus? Que outros carnavais existem
no mundo? Divida a classe em grupos e encarregue cada um de pesquisar um
carnaval específico: Veneza, Recife, Olinda, Rio de Janeiro e etc. Os grupos
podem apresentar sua pesquisa para os colegas utilizando músicas, danças,
adereços e fantasias de acordo com o carnaval do local pesquisado. Uso de mapas
para a localização de estados e países.
HISTÓRIA
Incentive
os alunos a pesquisar a história do carnaval e estabelecer um paralelo entre as
antigas brincadeiras de rua e a comemoração atual.
ENSINO
RELIGIOSO
O
carnaval, desde sua origem, está relacionado a permissividade. Peça que os
alunos pesquisem o evento desde a antiguidade, até a modernidade. Aliás, esse
aspecto é bastante curioso, pois a festa sempre foi malvista pela sociedade
tradicional e por organizações religiosas. Alguns jovens e adultos, empolgados
com esse significado do evento, creditam que é hora de libertar as fantasias,
se despojar da censura e se entregar ao sexo sem compromisso e sem consequências.
O resultado para quem não pratica sexo seguro: doenças sexualmente
transmissíveis e gravidez indesejada.
ResponderExcluirPesquisas relacionadas:
Atividades de carnaval para o ensino fundamental
Atividades de carnaval para imprimir
Desenhos de carnaval para colorir com atividades
Desenhos de carnaval para colorir e imprimir 2015
Atividades volta às aulas ensino fundamental
Máscaras de carnaval para colorir, baixar e imprimir
Ótimo!
ResponderExcluirGostaria de saber se há o projeto em PDF.
ResponderExcluir