O
planejamento educativo deve ser assumido no cotidiano como um processo de
reflexão, pois, mais do que ser um papel preenchido, é atitude e envolve todas
as ações e situações do educador no cotidiano do seu trabalho pedagógico.
Planejar é essa atitude de traçar, projetar, programar, elaborar um roteiro pra
empreender uma viagem de conhecimento, de interação, de experiências múltiplas
e significativas para com o grupo de crianças. Planejamento pedagógico é
atitude crítica do educador diante de seu trabalho docente. Por isso não é uma
fôrma! Ao contrário, é flexível e, como tal, permite ao educador repensar,
revisando, buscando novos significados para sua prática pedagógica. O
planejamento marca a intencionalidade do processo educativo mas, não pode ficar
só na intenção, ou melhor, só na imaginação, na concepção. Ninguém diria que
não é necessário escrever o planejamento. A intencionalidade traduz-se no
traçar, programar, documentar a proposta de trabalho do educador. Documentando
o processo, o planejamento é instrumento orientador do trabalho docente. Mas
como escrever? De que forma? O que é um planejamento na educação infantil? Para
que e para quem ele é elaborado?
A
questão não é a forma, mas os princípios que sustentam uma ou outra
organização. Sem dúvida, a elaboração de um planejamento depende da visão de
mundo, de criança, de educação, de processo educativo que temos e que queremos:
ao selecionar um conteúdo, uma atividade, uma música, na forma de encaminhar o
trabalho. Envolve escolha: o que incluir, o que deixar de fora, onde e quando
realizar isso ou aquilo. E as escolhas, a meu ver, derivam sempre de crenças ou
princípios. Como um processo reflexivo, no processo de elaboração do
planejamento o educador vai aprendendo e exercitando sua capacidade de perceber
as necessidades do grupo de crianças, localizando manifestações de problemas e
indo em busca das causas. Vai aprendendo a caracterizar o problema para, aí
sim, tomar decisões para superá-lo. O ato de planejar pressupõe o olhar atento
à realidade que está em volta do educador.
Regina
Gregório
Nenhum comentário:
Postar um comentário