PLANO DE COORDENADOR PEDAGÓGICO
I. Justificativa:
“Não se trata mais de administrar pessoas, mas de administrar com as pessoas”. Chavenato (1997,p.101),
Acredito que a minha experiência profissional, 15 anos dos quais 11 na rede municipal de Taboão da Serra, como professora titular e professora adjunta, tanto no ensino infantil quanto no ensino fundamental, contribuíram para a decisão deste novo desafio que será enfrentado por min enquanto coordenadora pedagógica.
E importante ressaltar que ir além do conhecimento teórico é de fundamental importância, pois para acompanhar o trabalho pedagógico e estimular os professores é preciso percepção e sensibilidade para identificar as necessidades dos alunos e educadores, tendo que se manter sempre atualizado, buscando fontes de informação e refletindo sobre a prática pedagógica.
II. Concepção de ensino e de aprendizagem:
A concepção de ensino e de aprendizagem que está mais relacionada à realidade atual é o ensino sócio construtivista, portanto se faz necessário proporcionar ao grupo de professores uma prática reflexiva para que juntos possam construir e pontuar suas necessidades acerca do tema.
É o professor que propõe, acolhe e organiza problemas a serem resolvidos, que irão gerar ideias, que sendo discutidas, permitirão a ampliação dos conhecimentos prévios. É o professor que promove oportunidades para reflexão, indo além das atividades pratica; estabelece métodos de trabalho colaborativo e um ambiente na sala de aula em que todas as ideias são respeitadas, ainda que merecedoras de considerações críticas.
Portanto, educar e ensinar são compromissos com a construção da identidade do indivíduo, de maneira a conviverem juntos a partir da realidade pessoal de cada um, respeitando sua diversidade cultural e étnica e atendendo aos princípios norteadores da cidadania.
III. Objetivos:
· Diagnosticar os pontos críticos do processo de ensino aprendizagem;
· Sugerir e propor atividades visando o aperfeiçoamento do trabalho pedagógico;
· Propor um outro jeito de olhar, de analisar ou conduzir umaação;
· Evidenciar a importância do coletivo na construção do conhecimento;
· Oportunizar momentos de formação, de estudo e de reflexão sobre a prática docente e explorar alternativas de trabalho que permita a concretização da proposta pedagógica;
· Promover estudos e pesquisas para ressaltar a importância da relação teoria - prática do processo de ensino - aprendizagem;
· Estimular a leitura, análise, reflexão de subsídios e avaliar a sistematização durante todo o processo.
IV. Metas Previstas:
· Dar atenção individual e coletiva a todos envolvidos no processo de ensino – aprendizagem;
· Coordenar e subsidiar a elaboração dos diagnósticos da realidade escolar;
· Pesquisar e acompanhar as causas da repetência e o rendimento escolar dos alunos;
· Propiciar o trabalho em conjunto por área, por ano para analisar, discutir, estudar e aperfeiçoar as questões pertinentes ao processo de ensino – aprendizagem;
· Incentivar e promover condições para dar continuidade aos projetos já existentes assim como dar inicio a novos atendendo as necessidades da unidade escolar;
· Trocar experiências e procurar sempre ouvir os professores e atende-los sempre que possível;
· Promover dinâmicas de grupo;
· Levantar temas para reflexão e orientação;
· Discutir a avaliação de planos e projetos propostos
Solicitar dos professores sempre que necessário uma avaliação do trabalho desenvolvido para que possa ser melhorado e diversificado cada vez mais a atuação pedagógica do grupo envolvido.
V. Ações a desencadear:
· Propor aulas diversificadas, para motivar o aluno e integra-lo no processo ensino – aprendizagem;
· Trabalhar com dinâmica e textos relacionados ao melhor desenvolvimento da educação ( teoria – reflexão – prática);
· Divulgar as informações recebidas pela direção e pela SEMED
· Monitorar atividades e leituras para enriquecer e diversificar o trabalho dos professores;
· Acompanhamento e avaliação dos projetos;
· Preparação do conselho de classe, para analisar e avaliar junto com os professores as causas e consequências que levam o aluno a não adquirirem as habilidades propostas no período.
· HTPC para estudo e reflexões sobre a prática pedagógica;
· Divulgar e analisar resultados da aprendizagem junto com professor;
VI. Avaliação:
Avaliar é um processo contínuo e sistemático que visa o processo de quem está sendo avaliado no domínio dos seus conhecimentos e no desenvolvimento de habilidades e atitudes exigidas pela formação cientifica e o exercício profissional,
O uso de registros e anotações dos fatos e atividades realizadas no cotidiano do exercício profissional e permite a consulta posterior, ou seja, é uma fonte onde através das informações registradas e analisadas da auto avaliação meio pelo qual acredito seja possível uma reflexão sobre a prática para novas ações (portfólio do coordenador).
Bibliografia
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia; saberes necessários à pratica pedagógica.
www. direcionalescolas.com.br
CASTORINA, J.A. Piaget - Vygotsky.Pensar a Educação: contribuições de Vygotsky
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