sábado, 18 de janeiro de 2014

COORDENADOR PEDAGÓGICO

PLANO DE COORDENADOR PEDAGÓGICO


I.                  Justificativa:
 

 “Não se trata mais de administrar pessoas, mas de administrar com as pessoas”. Chavenato (1997,p.101),

 Acredito que a minha experiência profissional, 15 anos dos quais 11 na rede municipal de Taboão da Serra, como professora titular e professora adjunta, tanto no ensino infantil quanto no ensino fundamental, contribuíram  para a decisão deste novo desafio que será enfrentado por min enquanto coordenadora pedagógica. 

         E importante ressaltar que ir além do conhecimento teórico é de fundamental importância, pois para acompanhar o trabalho pedagógico e estimular os professores é preciso percepção e sensibilidade para identificar as necessidades dos alunos e educadores, tendo que se manter sempre atualizado, buscando fontes de informação e refletindo sobre a prática pedagógica.

II.               Concepção de ensino e de aprendizagem:

         A concepção de ensino e de aprendizagem que está mais relacionada à realidade atual é o ensino sócio construtivista, portanto se faz necessário proporcionar ao grupo de professores uma prática reflexiva para que juntos possam construir e pontuar suas necessidades acerca do tema.

         É o professor que propõe, acolhe e organiza problemas a serem resolvidos, que irão gerar ideias, que sendo discutidas, permitirão a ampliação dos conhecimentos prévios. É o professor que promove oportunidades para reflexão, indo além das atividades pratica; estabelece métodos de trabalho colaborativo e um ambiente na sala de aula em que todas as ideias são respeitadas, ainda que merecedoras de considerações críticas.

          Portanto, educar e ensinar são compromissos com a construção da identidade do indivíduo, de maneira a conviverem juntos a partir da realidade pessoal de cada um, respeitando sua diversidade cultural e étnica e atendendo aos princípios norteadores da cidadania.

  
III.           Objetivos:

·         Diagnosticar  os pontos críticos do processo de ensino aprendizagem;

·         Sugerir e propor atividades visando o aperfeiçoamento do trabalho pedagógico;

·         Propor um outro jeito de olhar, de analisar ou conduzir umaação;

·         Evidenciar a importância do coletivo na construção do conhecimento;

·         Oportunizar momentos de formação, de estudo e de reflexão sobre a prática docente e explorar alternativas de trabalho que permita a concretização da proposta pedagógica;

·         Promover estudos e pesquisas para ressaltar a importância da relação teoria - prática do processo de ensino - aprendizagem;

·         Estimular a leitura, análise, reflexão de subsídios e avaliar a sistematização durante todo o processo.

IV.            Metas Previstas:



·         Dar atenção individual e coletiva a todos envolvidos no processo de ensino – aprendizagem;

·         Coordenar e subsidiar a elaboração dos diagnósticos da realidade escolar;

·         Pesquisar e acompanhar as causas da repetência e o rendimento escolar dos alunos;

·         Propiciar o trabalho em conjunto por área, por ano para analisar, discutir, estudar e aperfeiçoar as questões pertinentes ao processo de ensino – aprendizagem;

·         Incentivar e promover condições para dar continuidade aos projetos já existentes assim como dar inicio a novos atendendo as necessidades da unidade escolar;

·         Trocar experiências e procurar sempre ouvir os professores e atende-los sempre que possível;

·         Promover dinâmicas de grupo;

·         Levantar temas para reflexão e orientação;

·         Discutir a avaliação de planos e projetos propostos

     Solicitar dos professores sempre que necessário uma avaliação do trabalho desenvolvido para que possa ser melhorado e diversificado cada vez mais a atuação pedagógica do grupo envolvido.


V.               Ações a desencadear:

·         Propor aulas diversificadas, para motivar o aluno e integra-lo no processo ensino – aprendizagem;

·         Trabalhar com dinâmica e textos relacionados ao melhor desenvolvimento da educação ( teoria – reflexão – prática);

·     Divulgar as informações recebidas pela direção e pela SEMED

·  Monitorar atividades e leituras para enriquecer e diversificar o trabalho dos professores;

·         Acompanhamento e avaliação dos projetos;

·         Preparação do conselho de classe, para analisar e avaliar junto com os professores as causas e consequências que levam o aluno a não adquirirem as habilidades propostas no período.

·         HTPC para estudo e reflexões sobre a prática pedagógica;

·          Divulgar e analisar resultados da aprendizagem junto com professor;


 
VI.            Avaliação:


     Avaliar é um processo contínuo e sistemático que visa o processo de quem está sendo avaliado no domínio dos seus conhecimentos e no desenvolvimento de habilidades e atitudes exigidas pela formação cientifica e o exercício profissional,

     O uso de registros e anotações dos fatos e atividades realizadas no cotidiano do exercício profissional e permite a consulta posterior, ou seja, é uma fonte onde através das informações registradas e analisadas da auto avaliação meio pelo qual acredito seja possível uma reflexão sobre a prática para novas ações (portfólio do coordenador).


Bibliografia


FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia; saberes necessários à pratica pedagógica.

www. direcionalescolas.com.br

CASTORINA, J.A. Piaget - Vygotsky.Pensar a Educação: contribuições de Vygotsky

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