PROJETO:
NO MUNDO ENCANTADO DAS FÁBULAS
Objetivo Geral
Promover aos alunos o contato mais frequente com esse gênero textual.
Melhorar a aprendizagem com relação à pontuação, ortografia e a estrutura, despertando o prazer de ler, escrever, produzir, ilustrar... o referido gênero.
Objetivo Geral
Promover aos alunos o contato mais frequente com esse gênero textual.
Melhorar a aprendizagem com relação à pontuação, ortografia e a estrutura, despertando o prazer de ler, escrever, produzir, ilustrar... o referido gênero.
Objetivos específicos:
Discutir sobre fábula,
Proporcionar momentos para que os alunos deem opiniões e façam seus comentários,
Envolver os alunos na leitura, escrita, interpretação e no desenvolvimento criativo através das mais variadas atividades como: dramatizações, produções, de textos, ilustrações e desenhos
Fazer reflexão com os alunos sobre os valores mostrados nas fábulas.
Discutir sobre fábula,
Proporcionar momentos para que os alunos deem opiniões e façam seus comentários,
Envolver os alunos na leitura, escrita, interpretação e no desenvolvimento criativo através das mais variadas atividades como: dramatizações, produções, de textos, ilustrações e desenhos
Fazer reflexão com os alunos sobre os valores mostrados nas fábulas.
Justificativa:
É prazeroso trabalhar com fábulas, interpretá-las, conhecer tudo o que se esconde na fantasia de cada texto, se envolver no que se encontra por trás de cada leitura, questionar os valores, analisar as mensagens trazendo para as nossas vidas.
Através de uma atividade com fábulas, o professor pode despertar nos alunos o hábito da leitura, da escrita, da interpretação, da produção textual, da ilustração, da descoberta das mensagens implícitas e explícitas nos textos.
Metodologia
Para o bom desenvolvimento desse projeto será oferecido um trabalho de pesquisa para que os alunos possam conhecer alguns autores de fábulas, principalmente aqueles em que suas obras são mais comentadas como: ( Leonardo da Vince, Esopo, La Fontaine),
Proporcionar espaço para os alunos expressarem suas opiniões e comentários,
Disponibilizar um acervo do referido gênero para a turma,
Leitura no pátio da escola,
Publicar um livreto de fábulas produzido pelos próprios alunos. O
qual será postado num blog,
Motivar os alunos para que escolham fábulas e sintam prazer na leitura,
Organizar, sempre que for necessário, a turma em grupos.
Atividades:
Organizar, sempre que for necessário, a turma em grupos.
Atividades:
Cada semana um grupo deve escolher uma fábula e fazer dramatização para
o restante da turma
Com situações do cotidiano, os alunos produzirão novas fábulas e ilustrarão
As fábulas deverão ser expostas em painéis em sala de aula e / ou nos espaços da escola.
Será utilizado o laptop em visitas nos sites para que os alunos conheçam outros textos dos autores acima citados,
Será confeccionado um livro com as fábulas produzidas e ilustradas pelos alunos (as).
Com situações do cotidiano, os alunos produzirão novas fábulas e ilustrarão
As fábulas deverão ser expostas em painéis em sala de aula e / ou nos espaços da escola.
Será utilizado o laptop em visitas nos sites para que os alunos conheçam outros textos dos autores acima citados,
Será confeccionado um livro com as fábulas produzidas e ilustradas pelos alunos (as).
Desenvolvimento
Língua Portuguesa
Ortografia
Produção de texto
Pontuação
Oralidade e escrita
Ciências
Cidadania
Meio Ambiente
Artes
Ilustrações
Desenhos
Dramatizações
Língua Portuguesa
Ortografia
Produção de texto
Pontuação
Oralidade e escrita
Ciências
Cidadania
Meio Ambiente
Artes
Ilustrações
Desenhos
Dramatizações
Expressar-se de maneira adequada à leitura
Filosofia
Discussão sobre a mensagem do texto ( moral da história)
Produto final
Confecção de um livro de fábulas produzidos pelos alunos
Filosofia
Discussão sobre a mensagem do texto ( moral da história)
Produto final
Confecção de um livro de fábulas produzidos pelos alunos
Material
de apoio
Livros diversos de autores de fábulas, laptop, internet, caderno, folhas
de cartolinas,ofício...
Nenhum comentário:
Postar um comentário