terça-feira, 14 de janeiro de 2014

SABER VIVER- CONSTRUINDO VALORES PARA A VIDA"

PROJETO ANUAL: "SABER VIVER- CONSTRUINDO VALORES PARA A VIDA"
"O aprendizado de valores: base para a formação do cidadão."
ANO DE 2013
TÍTULO: Saber Viver- Construindo valores para a vida

PÚBLICO ALVO: Alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano)

DURAÇÃO: Ano letivo de 2013

JUSTIFICATIVA:
Educar! Tarefa das mais difíceis! Como se preparar na vida e para a vida? Todo ser humano tem suas crenças e com base nelas seus pensamentos e sentimentos, que culminam nas atitudes.
Acredita-se numa sociedade mais humana e justa, sem preconceitos, em que os cidadãos atuem compromissados com o bem comum.
A escola se tornaria vazia e ineficiente se, se omitisse de resgatar certos valores "adormecidos" na consciência humana. Por esse motivo, torna-se essencial refletir o mundo atual, fortalecer e renovar as "crenças", inserindo no processo educacional valores que possibilitem a formação integral de nossos alunos.
A escola é um espaço social privilegiado nas construções do conhecimento e ela precisa trabalhar com o conhecimento científico, histórico e humano. Não há como crescer no cognitivo se não houver a relação entre as pessoas, se não houver a necessidade ou um desafio, ou ainda, uma problematização a ser resolvida. E é na relação que os valores tornam-se relevantes.
Desde a Educação Infantil, os verdadeiros valores precisam ser abordados. Não no sentido da imposição, mas no da construção! É na infância que a personalidade das pessoas se estrutura. Nessa fase, a criança recebe toda uma bagagem e depois ela já começa a interiorizar o que quer ou não quer para si. O que o ser humano recebe de significativo nessa faixa etária ele levará para a vida toda! Toda pessoa está em processo de constante aprendizagem, porém, ela será um ser privilegiado e mais seguro se a bagagem de conhecimento for de soma, ano a ano, em sua existência.
Trabalhar valores é algo que não é visível e imediato. Ninguém viu um átomo, assim como ninguém viu a alma e, no entanto, as grandes energias estão presentes; às vezes nas menores partículas. Os valores se constroem no convívio com o outro, nas ações do dia-a-dia, e, nós, Educadores, precisamos, além de dedicar a atenção a determinados valores no momento e na hora certa, assumir esse compromisso com o coração e com a ação. É fundamental planejarmos atividades específicas para refletir junto aos alunos sobre o comportamento humano, sem apontar o defeito do outro, e oportunizarmos que cada um se "olhe" e se expresse, trazendo exemplos de situações vividas para uma discussão. Isso é agir em prol do bem-comum, é papel que cabe a cada um de nós. Esse diferencial do positivo na formação do cidadão é comprometimento com o social. Temos de fazer valer cada gesto e palavra nossa, lembrando que somos Educadores.
Por acreditarmos numa sociedade mais humana e justa, sem preconceitos, na qual os cidadãos atuam compromissados com o bem-estar de todos, propomos o projeto “Saber Viver - Construindo valores para a vida”, onde no dia a dia, através das atividades planejadas pelo professor e as ocasiões que surgirem no convívio com o outro exploraremos valores indispensáveis na formação humana do indivíduo.

OBJETIVOS:
v Compromissar-se com a filosofia de nossa escola, conhecendo e vivenciando os valores estabelecidos na proposta pedagógica.
v Propiciar o desenvolvimento de virtudes indispensáveis à formação humana.
v Intensificar o trabalho de valores, consciente do papel social da escola, de modo a oportunizar as reflexões e atitudes que visam ao bem-estar dos cidadãos e o fortalecimento da autonomia dos homens.
v Sensibilizar os alunos em relação à importância da boa convivência para criar um ambiente agradável na Escola e em especial na sala de aula.
v Compreender a necessidade de conviver com as pessoas, no âmbito escolar adotando atitudes de respeito pelas diferenças.
v Desenvolver reflexões sobre ações corriqueiras.
v Melhorar a disciplina na sala criando regras de convivência e dinâmicas para perceberem algumas atitudes que causam indisciplina.


PROCEDIMENTOS
• Os valores a serem trabalhados deverão atravessar as áreas de conhecimento. O professor deverá estar atento aos melhores momentos para tratar deste assunto. Poderão ser ocasiões imprevistas – como uma notícia no jornal ou uma briga no recreio, que mobilizem os alunos – ou ocasiões criadas pela sensibilidade do professor.
• Levar ao conhecimento das crianças a Filosofia e os valores estabelecidos em destaque em nossa Proposta Pedagógica.
• Trabalhar literaturas sobre os temas em questão.
• Selecionar canções coerentes com as temáticas.
• Explorar a música tema do projeto: “Saber Viver- Titãs”
• Organizar murais sobre os valores a serem abordados em cada mês.
• Incentivar e proporcionar a leitura e a produção de textos com o valor em questão.
• Realizar dinâmicas de grupos que favoreçam essas reflexões, como por exemplo, o Jogo das virtudes elaborado por Selma Said em seu livro "Meu Coração Perguntou", Ed. Vozes.
• Lançar o desafio de criarem um “logotipo” para nosso projeto- Concurso, para confeccionarmos a camiseta do projeto.
• Leitura de textos informativos e fábulas envolvendo os valores trabalhados.
• Atividades referentes ao temas trabalhados, como: cruzadinhas, desenhos, produções textuais, interpretações, etc.
• Conversas informais – aproveitando acontecimentos do dia-a-dia.
• Relatos de experiências – atitudes de ajuda ao próximo.
• Confeccionar Dicionário dos Valores – Montar um livrinho registrando o valor e o significado dele encontrado no dicionário.
• Identificar, registrar e praticar outros valores, que adicionaremos às atividades e ao nosso dicionário.
• Registrar semanalmente os erros, acertos e mudanças ocorridas.


Seguir o cronograma:
FEVEREIRO: Convivência e regras
MARÇO: Respeito e cooperação
ABRIL: Responsabilidade e Carinho
MAIO: Solidariedade e amor
JUNHO: Generosidade e honestidade
JULHO: Amizade
AGOSTO: Humildade e gentileza
SETEMBRO:Justiça e união
OUTUBRO: Alegria e criatividade
NOVEMBRO: Igualdade e esperança
DEZEMBRO: Fé e paz

Os valores acima mencionados foram escolhidos, tendo como base a pesquisa de opinião realizada pela escola em 2013 quando se questionou sobre quais valores considerava-se importante ser trabalhado em nossa escola. Acrescentamos que além dos valores seguidos no cronograma, tantos outros surgirão, pois o mesmo é flexível e construir cada “valor” em nosso interior é um “ir” e “vir” constante de reflexões.
AVALIAÇÃO
• Avaliar semanalmente a evolução do projeto com as turmas, verificar se houve progressos, se não houve quais os motivos.
• Avaliação mensal do projeto pelos professores 

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