PROJETO: VIAJANDO PELO MUNDO ENCANTADO DA POESIA.
PÚBLICO ALVO: EDUCAÇÃO INFANTIL.
POETIZANDO
“A POESIA SENSIBILIZA QUALQUER SER HUMANO. É A FALA DA ALMA, DO SENTIMENTO. E PRECISA SER CULTIVADA.” AFONSO ROMANO DE SANT’ANA
“A POESIA SENSIBILIZA QUALQUER SER HUMANO. É A FALA DA ALMA, DO SENTIMENTO. E PRECISA SER CULTIVADA.” AFONSO ROMANO DE SANT’ANA
JUSTIFICATIVA:
PARTINDO DO PRESSUPOSTO QUE O SER HUMANO É UM POETA EM POTENCIAL, DOTADO DE SENTIMENTOS, EMOÇÕES E MUITA CRIATIVIDADE, PENSAMOS EM OFERECER AOS ALUNOS DO 1º PERÍODO UMA APROXIMAÇÃO COM A POESIA.
SEGUNDO MIRIAM MERMELSTEIN, EM SEU COTIDIANO, A CRIANÇA VIVE A POESIA ATRAVÉS DAS BRINCADEIRAS, DA INVENÇÃO DE RIMAS, DOS TRAVA-LÍNGUAS, MÚSICAS, ETC. É NA ATIVIDADE CRIATIVA COM A LÍNGUA QUE A CRIANÇA CONSTRÓI FORMAS ORIGINAIS DE VER O MUNDO.
OBJETIVOS :* ESTIMULAR A ORALIDADE;
* INCENTIVAR OS ALUNOS O HÁBITO POR LEITURA DE POESIAS.
* ESTIMULAR A EXPRESSÃO CRIADORA ;
* RESGATAR A POESIA EM SALA DE AULA .
DESENVOLVIMENTO
- PERGUNTE QUAIS POEMAS AS CRIANÇAS CONHECEM E ESTIMULE-AS A DECLAMAR. CONVIDE-AS A CONHECER OUTROS, MOSTRANDO OS LIVROS SELECIONADOS. LEIA EM VOZ ALTA ALGUNS DELES, CAPRICHANDO NA ENTONAÇÃO. COMPARTILHE A IDEIA DE ORGANIZAR UM SARAU DE POESIA E CONVIDAR OS PAIS PARA ASSISTIR AO EVENTO. EXPLIQUE QUE PARA ISSO É PRECISO CONHECER VÁRIOS POEMAS E APRENDER A DECLAMÁ-LOS.
- LEIA PARA OS PEQUENOS TODOS OS DIAS A POESIA ESCOLHIDA PARA O PROJETO. CONVERSE COM ELES SOBRE A POESIA E COMO SE DEVE DECLAMAR, CUIDANDO DA ENTONAÇÃO E DA ALTURA DA VOZ, PARA QUE O PÚBLICO COMPREENDA E OUÇA COM CLAREZA O QUE FOR DITO. COMO TAREFA DE CASA, ORIENTE QUE PEÇAM AOS PAIS PARA RECITAR COM ELES A POESIA.
- ENSAIE COM A TURMA A POESIA.
- CONFECÇÃO DE UM PAINEL ONDE DEVE CONTER A POESIA E UMA ILUSTRAÇÃO DA MESMA.
- CONFECÇÃO DE ROUPAS E ADEREÇOS PARA APRESENTAÇÃO DA POESIA.
RECURSOS DIDÁTICOS:
- SOM;
- PAINÉIS;
- LIVROS DE POESIAS;
- FANTASIAS.
AVALIAÇÃO
AO FINAL DO PROJETO ESPERA-SE QUE A CRIANÇA SEJA CAPAZ DE RECONHECER CARACTERÍSTICAS DO TEXTO POÉTICO, EXPRESSAR-SE E APRESENTAR-SE EM PÚBLICO, DE MANEIRA EFICAZ E ADEQUADA, TRANSMITINDO SENTIMENTO DA POESIA ESCOLHIDA.
AO FINAL DO PROJETO ESPERA-SE QUE A CRIANÇA SEJA CAPAZ DE RECONHECER CARACTERÍSTICAS DO TEXTO POÉTICO, EXPRESSAR-SE E APRESENTAR-SE EM PÚBLICO, DE MANEIRA EFICAZ E ADEQUADA, TRANSMITINDO SENTIMENTO DA POESIA ESCOLHIDA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário