TIPOS DE AVALIAÇÕES
Avaliação
Somativa
O que é? É uma
modalidade avaliativa pontual que ocorre ao fim de um processo educacional
(ano, semestre, bimestre, ciclo, curso etc.). Atém-se à determinação do grau de
domínio de alguns objetivos pré-estabelecidos propondo-se a realizar um balanço
somatório de uma ou várias sequências de um trabalho de formação. É também
chamada de avaliação das aprendizagens.
Quais são seus
objetivos? A avaliação somativa está preocupada com os resultados das
aprendizagens. Ela pretende, assim, fazer um balanço somatório de uma ou várias
sequências do trabalho de formação. Essa modalidade avaliativa sintetiza as
aprendizagens dos alunos tendo por base critérios gerais.
Quais são as suas
características? Sua principal característica é a capacidade de além de
informar, situar e classificar o avaliado, tendo a perspectiva de conclusão em
evidência, pois acontece no final de um processo educacional. Para que servem
os seus resultados? A avaliação somativa fornece informações sintetizadas que
se destinam ao registro e à publicação do que parece ter sido assimilado pelos
alunos. Ou seja, seus resultados servem para verificar, classificar, situar,
informar e certificar.
Avaliação
Formativa O que é?
Também chamada de avaliação para as aprendizagens,
a avaliação formativa tem seu foco no processo ensino-aprendizagem. Alguns
teóricos chegam a nomear essa modalidade com o nome de avaliação formativa
diagnóstica. A avaliação formativa não tem finalidade probatória e está
incorporada no ato de ensinar, integrada na ação de formação. Alguns autores
consideram que a avaliação formativa englobe as outras modalidades de avaliação
já que ela se dá durante o processo educacional. Seu caráter é especificamente
pedagógico.
Quais são seus
objetivos?
A avaliação
formativa pretende melhorar o processo de ensino-aprendizagem mediante o uso de
informações levantadas por meio da ação avaliativa. Semelhantemente à avaliação
diagnóstica, a avaliação formativa busca detectar dificuldades suscetíveis de
aparecer durante a aprendizagem a fim de corrigi-las rapidamente. Todavia, seu
foco está no processo de ensino-aprendizagem. Através dessa modalidade de
avaliação, informações sobre o desenvolvimento do aluno são fornecidas ao
professor, permitindo que a prática docente se ajuste às necessidades discentes
durante o processo.
Quais são as suas
características?
Uma das mais
importantes características da avaliação formativa é a capacidade em gerar, com
rapidez, informações úteis sobre etapas vencidas e dificuldades encontradas,
estabelecendo um feedback contínuo sobre o andamento do processo de ensino e
aprendizagem. Com esse tipo de avaliação é possível ter os subsídios para a
busca de informações para solução de problemas e dificuldades surgidas durante
o trabalho com o aluno. Na avaliação formativa, os fatores endógenos, ou seja,
os fatores internos à situação educacional são levados em conta para proceder à
avaliação. Por acontecer durante o processo de ensino e aprendizagem, a
avaliação formativa se caracteriza por possibilitar a proximidade, o
conhecimento mútuo e o diálogo entre professor e aluno.
Para que servem os
seus resultados?
Os resultados da
avaliação formativa servirão de base para identificar como o processo de
aprendizagem tem acontecido. As informações que essa avaliação revela permitem
o planejamento, o ajuste, o redirecionamento das práticas pedagógicas no
intuito de aprimorar as aprendizagens dos alunos. Ou seja, seus resultados
servem para apoiar, compreender, reforçar, facilitar, harmonizar as
competências e aprendizagens dos alunos.
Avaliação
Externa
O que é? Também
chamada de avaliação em larga escala, a avaliação externa é um dos principais
instrumentos para a elaboração de políticas públicas dos sistemas de ensino e
redirecionamento das metas das unidades escolares. Seu foco é o desempenho da
escola e o seu resultado é uma medida de proficiência que possibilita aos
gestores a implementação de políticas públicas, e às unidades escolares um
retrato de seu desempenho. A primeira iniciativa brasileira de avaliação em
larga escala foi o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) que
se desenvolveu a partir de 1990 e foi aplicado inicialmente em 1995. Atualmente
os Estados têm procurado desenvolver seus próprios sistemas de avaliação
estabelecendo metas e diretrizes específicas às suas realidades.
Quais são seus
objetivos? As avaliações em larga escala buscam assegurar a qualidade da
Educação, fortalecendo o direito a uma educação de qualidade a todos os alunos.
Os resultados dos testes aplicados apontam para a realidade de ensino,
oferecendo um panorama do desempenho educacional.
Quais são as suas
características? As avaliações em larga escala podem ser censitárias ou
amostrais. Essa modalidade avalia as redes ou os sistemas de ensino, indo além
da sala de aula. Por isso, ela requer metodologia e instrumentos específicos de
análise que possibilitem a manutenção da comparabilidade e confiabilidade dos
resultados. Para efetivar a comparabilidade, os testes são construídos de forma
padronizada e seus resultados são alocados em uma escala de proficiência que
varia de zero a 500 com intervalos de 25 a 25 pontos. Os intervalos indicam a
consolidação de competências e habilidades ao longo do processo de ensino e
aprendizagem.
Para que servem os
seus resultados ? Os resultados da avaliação em larga escala fornecem subsídios
para a tomada de decisões destinadas a melhorias no sistema de ensino e nas
escolas. Eles também permitem acompanhar o desenvolvimento das redes e sistemas
de ensino, ao longo das diferentes edições dos testes em larga escala, mediante
a comparação dos resultados. Com os resultados das avaliações em larga escala é
possível construir indicadores nacionais, como, por exemplo, o IDEB (Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica), bem como a distribuição do percentual de
alunos em cada nível da escala de proficiência.
Avaliação
Diagnóstica
O que é? O
conceito de avaliação diagnóstica não recebe uma definição uniforme de todos os
especialistas. No entanto pode-se, de maneira geral, entendê-la como uma ação
avaliativa realizada no início de um processo de aprendizagem, que tem a função
de obter informações sobre os conhecimentos, aptidões e competências dos
estudantes com vista à organização dos processos de ensino e aprendizagem de
acordo com as situações identificadas. Quais são seus objetivos?
Fundamentalmente
identificar as características de aprendizagem do aluno com a finalidade de
escolher o tipo de trabalho mais adequado a tais características. Ou seja, a
avaliação diagnóstica coloca em evidência os aspectos fortes e fracos de cada
aluno, sendo capaz de precisar o ponto adequado de entrada em uma sequência da
aprendizagem, o que permite a partir daí determinar o modo de ensino mais
adequado. Com esse tipo de avaliação previne-se a detecção tardia das
dificuldades de aprendizagem dos alunos ao mesmo tempo em que se busca
conhecer, principalmente, as aptidões, os interesses e as capacidades e
competências enquanto pré-requisitos para futuras ações pedagógicas.
Quais as suas
características?
Uma das mais
importantes características da avaliação diagnóstica é o seu aspecto
preventivo, já que ao conhecer as dificuldades dos alunos no início do processo
educativo, é possível prever suas reais necessidades e trabalhar em prol de seu
atendimento. Uma outra característica refere-se a possibilidade que a avaliação
diagnóstica tem de determinar as causas das dificuldades de aprendizagens
persistentes em alguns alunos.
Para que servem os
seus resultados ? As informações obtidas podem auxiliar as redes de ensino bem
como as unidades escolares, a planejar intervenções iniciais, propondo
procedimentos que levem os alunos a atingir novos patamares de conhecimento. Ou
seja, seus resultados servem para explorar, identificar, adaptar e predizer
acerca das competências e aprendizagens dos alunos.
Fonte : Caed
Fonte : Caed
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