EDUCAÇÃO
FISICA - expressão corporal
Improvisação
Espalhar vários arcos pelo chão, que estarão representando bases de estátuas. Ao som de
uma música bem animada, os alunos correm ou saltitam
livremente por entre os arcos. Quando a música for interrompida,
cada alunos e coloca dentro de um arco na posição de estátua. O professor
deverá motivar os alunos para que representem as estátuas de forma bem
original, improvisando poses diferentes a cada oportunidade.
O
professor deverá ensinar aos alunos a seguinte música: O meu chapéu tem três
pontas, tem três pontas o meu chapéu; se não tivesse três pontas, não seria o
meu chapéu. Agora, para brincar, todos formam uma roda e cantam a música
executando mímicas referentes à letra. Quando repetirem, os alunos não devem
cantar a palavra chapéu. Devendo fazer apenas a mímica. Na outra vez, não
cantam as palavras chapéu e pontas, porém devem realizar os gestos referentes
às duas palavras. E a brincadeira continua até que a mímica substitua toda a
letra.
O
ritmo é um elemento fundamental presente em todas as formas de vida: no
movimento humano, na natureza, no universo. O ser humano está constantemente se
movimentando e todo o movimento é rítmico. A dança é a arte que utiliza o corpo
em movimento como um meio de expressão, comunicação e criação.
Ela
é capaz de liberar sentimentos e emoções e, sobretudo, refletir manifestações
culturais, transformando-se em linguagem social.
Constitui-se
em conteúdo importante da Educação Física, pois contribui significativamente
para o estímulo da livre expressão, para o desenvolvimento rítmico - por meio
do aperfeiçoamento dos movimentos naturais - para o favorecimento do contato
social, além de proporcionar momentos de alegria e prazer.Utilizando
estratégias como: a improvisação, a experimentação e, consequentemente, a
representação, o professor permitirá aos alunos, a construção e / ou criação de
novas possiblidades de movimento dentro de contextos significativos.
Os
participantes formam um círculo e o professor começa pela sua própria apresentação,
usando seu primeiro nome e um adjetivo positivo ou elogioso que tenha a mesma
letra inicial de seu nome. Por exemplo: "eu sou a Bela
Beatriz". Seguindo a sequencia do circulo, cada um dos participantes
apresenta-se dessa maneira. O emprego da aliteração é um bom auxílio para a
memória e por isso, o professor deve assegurar-se que somente adjetivos
positivos sejam utilizados.Variação: em vez de um adjetivo formado por
aliteração, os participantes podem usar movimentos ou sons que tenham o mesmo número
de sílabas de seu nome. Por exemplo: "Sou Roberto" pode ser
acompanhado por três batidas de pé no chão ou de três movimentos com as mãos.
Prepare
dois campos um ao lado do outro com três arcos (bambolês) em seguida uma
corda esticada, três cones, mais uma corda esticada e a bola.
>Dividir dois grupos em duas colunas com número igual de alunos. Deixar os alunos escolherem seus grupos. As colunas ficarão atrás da linha demarcada.
>Ao sinal, o primeiro de cada coluna sairá correndo tocando os pés dentro dos arcos espalhados. Em seguida, saltará sobre a corda, continuará correndo fazendo ziguezague entre os cones, saltará sobre a corda novamente, pegará a bola e retornará fazendo o mesmo percurso com a bola na mão.
>Quando chegar, entregará ao companheiro que deverá repetir o percurso, só que levando a bola e deixando-a para que o próximo venha buscá-la.
>Caso o aluno não cumpra alguma etapa, deverá retornar e refazer a sequencia correta.
>Será considerado vencedor o grupo que completar a prova por primeiro.
>Dividir dois grupos em duas colunas com número igual de alunos. Deixar os alunos escolherem seus grupos. As colunas ficarão atrás da linha demarcada.
>Ao sinal, o primeiro de cada coluna sairá correndo tocando os pés dentro dos arcos espalhados. Em seguida, saltará sobre a corda, continuará correndo fazendo ziguezague entre os cones, saltará sobre a corda novamente, pegará a bola e retornará fazendo o mesmo percurso com a bola na mão.
>Quando chegar, entregará ao companheiro que deverá repetir o percurso, só que levando a bola e deixando-a para que o próximo venha buscá-la.
>Caso o aluno não cumpra alguma etapa, deverá retornar e refazer a sequencia correta.
>Será considerado vencedor o grupo que completar a prova por primeiro.
>Nos
cantos de um quadrado ou retângulo fazer quatro currais (2 x 2). Um dos alunos
será o caçador e os demais, divididos em três grupos de números iguais, recebem
o nome de um bicho. O caçador permanece entre os currais. Ao sinal, o professor
dirá o nome de um bicho e os alunos que representarem esse bicho devem correr
para o curral vazio, respeitado o espaço delimitado. O caçador irá
persegui-los, e tentará pegá-los. O aluno que for pego deverá ficar em um
espaço determinado até que todos os outros sejam pegos. Será considerado
vencedor o grupo que conservar o maior número de alunos.
Formar
um círculo junto com os colegas todos deverão estar saltitando em um pé só, de
forma alternada, imitando o tique-taque do relógio .O professor dirá “duas
horas” Cada aluno dará dois saltos, com os pés unidos, no mesmo lugar. Depois
continuarão o tique-taque até que o professor diga uma nova hora.
Dois grupos devem formar dois círculos
concêntricos, com numero igual de alunos:
.Círculo
externo – com alunos em pé; circulo interno – com alunos sentados em cadeiras
.todos
estarão com a frente do corpo voltada para o centro. Um grupo ficará separado
do outro, numa distância de mais ou menos 30 centímetros. Um aluno ficará sem
par e representará o pisca-pisca. Ao sinal o pisca-pisca, pisca um olho a um
dos colegas do círculo interno, chamando-o para ser o seu parceiro. O aluno do
círculo externo tentará evitar a fuga do seu par, tocando-o. Aquele que não
conseguir, ficará impar, e portanto será o novo pisca-pisca.
Todos
os alunos devem vivenciar a atividade, tanto no círculo interno como no
externo.
Traçar
círculos no chão com tamanhos e distâncias diferenciadas e em seguida, cada
aluno deverá posicionar-se dentro deles. As áreas delimitadas pelos círculos
serão chamadas de “domínios privados”. O professor irá designar um aluno para
conquistar esses domínios, e ao sinal, todos deverão trocar seus domínios,
atravessando as fronteiras. Nesse momento, aquele aluno tentará conquistar um
dos domínios momentaneamente vazio.
Os
alunos ficarão de frente para o professor e ele dirá:
.ABACAXI;.XI;.MARACUJÁ;.JÁ
.FAREIS
TUDO O QUE O REI MANDAR?
.FAREMOS
TODOS...
.ENTÃO
QUERO QUE VOCÊS ME TRAGAM:
a)qualquer
coisa na cor vermelha; b) um objeto
redondo;
c)
a menor coisa que encontrarem; d) algo
que seja azul e quadrado e assim por diante
Formar
uma roda. Escolher um aluno que ficará no cento, com os olhos vendados: este
será a COBRA-CEGA.
Ao
sinal, a roda cantada gira para a esquerda ou para a direita. Em um dado
momento, a roda para. A cobra-cega deverá apontar uma um dos alunos, que sai da
roda e vai para o centro. A cobra-cega poderá tocar no aluno para tentar
adivinhar quem é. Se acertar, passará para a roda, vendando os olhos do colega
que ficará em seu lugar. Dar oportunidade a todos os alunos de vivenciar a
atividade. Variação: o aluno apontado pela cobra-cega ficará deslocando-se
dentro do círculo e, de vez em quando, pode tocar a cobra-cega fugindo novamente
até ser pego.
Dividir
a turma em quatro equipes. Cada equipe receberá por sorteio uma quadrinha,
porém sem a última palavra. Utilizando o corpo, os alunos de cada equipe
tentarão dramatizar essa última palavra para as demais equipes adivinharem o
final.
Equipe
nº 1 Serra, serra, serrador /Quantas tábuas já serrou? Já serrou vinte e quatro
Uma, duas, três e ...
Equipe
nº 2 Com A escrevo AMOR /Com P escrevo PAIXÃO /Com M escrevo MAMÃE /Dentro do
meu
Equipe
nº 3 Minha enxadinha Trabalha bem, Corta os matinhos Num vai e ...
Equipe
nº 4 Minha galinha pintada. Ai meu galo carijó! Morreu a minha galinha Ficou o
meu galo ...
Perguntar
para os alunos se eles sabem outras quadrinhas para continuar o jogo.
O
aluno irá imaginar que vai tomar banho e para isso usará uma folha de papel
amassada como sabonete:
.fazer o movimento de tirar a roupa;
.abrir o chuveiro e começar a "tomar banho", esfregando as partes do corpo assim:
.o lado de cima da cabeça;
.a parte de trás da cabeça;
.o lado direito da cabeça e a orelha esquerda;
.o lado esquerdo da cabeça e a orelha direita;
.o ombro direito, o lado da frente do tórax, o lado de trás;
.o braço direito pela frente e por trás;
.o braço esquerdo pela frente e por trás.
Enxugar-se e secar-se, usando o papel desamassado para fazer de toalha assim:
.todo o lado direito do corpo;
.todo o lado esquerdo do corpo;
.toda a frente do corpo;
.toda a parte de trás do corpo.
.fazer o movimento de tirar a roupa;
.abrir o chuveiro e começar a "tomar banho", esfregando as partes do corpo assim:
.o lado de cima da cabeça;
.a parte de trás da cabeça;
.o lado direito da cabeça e a orelha esquerda;
.o lado esquerdo da cabeça e a orelha direita;
.o ombro direito, o lado da frente do tórax, o lado de trás;
.o braço direito pela frente e por trás;
.o braço esquerdo pela frente e por trás.
Enxugar-se e secar-se, usando o papel desamassado para fazer de toalha assim:
.todo o lado direito do corpo;
.todo o lado esquerdo do corpo;
.toda a frente do corpo;
.toda a parte de trás do corpo.
Com
as letras do alfabeto também pode-se brincar.
Observe
a sequencia abaixo:
.correr
livremente;
.falar em
voz alta a primeira letra do seu nome e, procurar outros colegas que tenham a
mesma letra;
.desmanchar
o grupo e caminhar de costas livremente;
.juntar-se
novamente pela última letra do nome;
.agrupar-se
falando em voz alta, a primeira vogal do seu nome (a,e,i,o,u);
.cada
grupo formado deverá cantar uma música, utilizando apenas a letra
correspondente, ou seja, a primeira vogal para musicalizar.
Os
alunos ficam espalhados em um espaço determinado, correndo livremente.
Quando o professor disser MORTO, deverão agachar-se imediatamente e ficar imóveis.
Quando o professor disser VIVO, deverão levantar-se e voltar a correr
Quando o professor disser MORTO, deverão agachar-se imediatamente e ficar imóveis.
Quando o professor disser VIVO, deverão levantar-se e voltar a correr
Nenhum comentário:
Postar um comentário