sexta-feira, 24 de julho de 2015

EDUCAÇÃO FISICA - expressão corporal



EDUCAÇÃO FISICA - expressão corporal

Improvisação Espalhar vários arcos pelo chão, que estarão representando bases de estátuas. Ao som de uma música bem animada, os alunos correm ou saltitam livremente por entre os arcos. Quando a música for interrompida, cada alunos e coloca dentro de um arco na posição de estátua. O professor deverá motivar os alunos para que representem as estátuas de forma bem original, improvisando poses diferentes a cada oportunidade.

O professor deverá ensinar aos alunos a seguinte música: O meu chapéu tem três pontas, tem três pontas o meu chapéu; se não tivesse três pontas, não seria o meu chapéu. Agora, para brincar, todos formam uma roda e cantam a música executando mímicas referentes à letra. Quando repetirem, os alunos não devem cantar a palavra chapéu. Devendo fazer apenas a mímica. Na outra vez, não cantam as palavras chapéu e pontas, porém devem realizar os gestos referentes às duas palavras. E a brincadeira continua até que a mímica substitua toda a letra.

O ritmo é um elemento fundamental presente em todas as formas de vida: no movimento humano, na natureza, no universo. O ser humano está constantemente se movimentando e todo o movimento é rítmico. A dança é a arte que utiliza o corpo em movimento como um meio de expressão, comunicação e criação.
Ela é capaz de liberar sentimentos e emoções e, sobretudo, refletir manifestações culturais, transformando-se em linguagem social.

Constitui-se em conteúdo importante da Educação Física, pois contribui significativamente para o estímulo da livre expressão, para o desenvolvimento rítmico - por meio do aperfeiçoamento dos movimentos naturais - para o favorecimento do contato social, além de proporcionar momentos de alegria e prazer.Utilizando estratégias como: a improvisação, a experimentação e, consequentemente, a representação, o professor permitirá aos alunos, a construção e / ou criação de novas possiblidades de movimento dentro de contextos significativos.


Os participantes formam um círculo e o professor começa pela sua própria apresentação, usando seu primeiro nome e um adjetivo positivo ou elogioso que tenha a mesma letra inicial de seu nome. Por exemplo: "eu sou a Bela Beatriz". Seguindo a sequencia do circulo, cada um dos participantes apresenta-se dessa maneira. O emprego da aliteração é um bom auxílio para a memória e por isso, o professor deve assegurar-se que somente adjetivos positivos sejam utilizados.Variação: em vez de um adjetivo formado por aliteração, os participantes podem usar movimentos ou sons que tenham o mesmo número de sílabas de seu nome. Por exemplo: "Sou Roberto" pode ser acompanhado por três batidas de pé no chão ou de três movimentos com as mãos.


Prepare dois campos um ao lado do outro com  três arcos (bambolês) em seguida uma corda esticada, três cones, mais uma corda esticada e a bola.
>Dividir dois grupos em duas colunas com número igual de alunos. Deixar os alunos escolherem seus grupos. As colunas ficarão atrás da linha demarcada.
>Ao sinal, o primeiro de cada coluna sairá correndo tocando os pés dentro dos arcos espalhados. Em seguida, saltará sobre a corda, continuará correndo fazendo ziguezague entre os cones, saltará sobre a corda novamente, pegará a bola e retornará fazendo o mesmo percurso com a bola na mão.
>Quando chegar, entregará ao companheiro que deverá repetir o percurso, só que levando a bola e deixando-a para que o próximo venha buscá-la.
>Caso o aluno não cumpra alguma etapa, deverá retornar e refazer a sequencia correta.
>Será considerado vencedor o grupo que completar a prova por primeiro.




>Nos cantos de um quadrado ou retângulo fazer quatro currais (2 x 2). Um dos alunos será o caçador e os demais, divididos em três grupos de números iguais, recebem o nome de um bicho. O caçador permanece entre os currais. Ao sinal, o professor dirá o nome de um bicho e os alunos que representarem esse bicho devem correr para o curral vazio, respeitado o espaço delimitado. O caçador irá persegui-los, e tentará pegá-los. O aluno que for pego deverá ficar em um espaço determinado até que todos os outros sejam pegos. Será considerado vencedor o grupo que conservar o maior número de alunos.


Formar um círculo junto com os colegas todos deverão estar saltitando em um pé só, de forma alternada, imitando o tique-taque do relógio .O professor dirá “duas horas” Cada aluno dará dois saltos, com os pés unidos, no mesmo lugar. Depois continuarão o tique-taque até que o professor diga uma nova hora.


 Dois grupos devem formar dois círculos concêntricos, com numero igual de alunos:
.Círculo externo – com alunos em pé; circulo interno – com alunos sentados em cadeiras
.todos estarão com a frente do corpo voltada para o centro. Um grupo ficará separado do outro, numa distância de mais ou menos 30 centímetros. Um aluno ficará sem par e representará o pisca-pisca. Ao sinal o pisca-pisca, pisca um olho a um dos colegas do círculo interno, chamando-o para ser o seu parceiro. O aluno do círculo externo tentará evitar a fuga do seu par, tocando-o. Aquele que não conseguir, ficará impar, e portanto será o novo pisca-pisca.
Todos os alunos devem vivenciar a atividade, tanto no círculo interno como no externo.


Traçar círculos no chão com tamanhos e distâncias diferenciadas e em seguida, cada aluno deverá posicionar-se dentro deles. As áreas delimitadas pelos círculos serão chamadas de “domínios privados”. O professor irá designar um aluno para conquistar esses domínios, e ao sinal, todos deverão trocar seus domínios, atravessando as fronteiras. Nesse momento, aquele aluno tentará conquistar um dos domínios momentaneamente vazio.

Os alunos ficarão de frente para o professor e ele dirá:
.ABACAXI;.XI;.MARACUJÁ;.JÁ
.FAREIS TUDO O QUE O REI MANDAR?
.FAREMOS TODOS...
.ENTÃO QUERO QUE VOCÊS ME TRAGAM:

a)qualquer coisa na cor vermelha;  b) um objeto redondo;
c) a menor coisa que encontrarem;  d) algo que seja azul e quadrado e assim por diante


Formar uma roda. Escolher um aluno que ficará no cento, com os olhos vendados: este será a COBRA-CEGA.
Ao sinal, a roda cantada gira para a esquerda ou para a direita. Em um dado momento, a roda para. A cobra-cega deverá apontar uma um dos alunos, que sai da roda e vai para o centro. A cobra-cega poderá tocar no aluno para tentar adivinhar quem é. Se acertar, passará para a roda, vendando os olhos do colega que ficará em seu lugar. Dar oportunidade a todos os alunos de vivenciar a atividade. Variação: o aluno apontado pela cobra-cega ficará deslocando-se dentro do círculo e, de vez em quando, pode tocar a cobra-cega fugindo novamente até ser pego.







Dividir a turma em quatro equipes. Cada equipe receberá por sorteio uma quadrinha, porém sem a última palavra. Utilizando o corpo, os alunos de cada equipe tentarão dramatizar essa última palavra para as demais equipes adivinharem o final.

Equipe nº 1 Serra, serra, serrador /Quantas tábuas já serrou? Já serrou vinte e quatro Uma, duas, três e ...

Equipe nº 2 Com A escrevo AMOR /Com P escrevo PAIXÃO /Com M escrevo MAMÃE /Dentro do meu

Equipe nº 3 Minha enxadinha Trabalha bem, Corta os matinhos Num vai e ...

Equipe nº 4 Minha galinha pintada. Ai meu galo carijó! Morreu a minha galinha Ficou o meu galo ...
Perguntar para os alunos se eles sabem outras quadrinhas para continuar o jogo.



O aluno irá imaginar que vai tomar banho e para isso usará uma folha de papel amassada como sabonete:
.fazer o movimento de tirar a roupa;
.abrir o chuveiro e começar a "tomar banho", esfregando as partes do corpo assim:
.o lado de cima da cabeça;
.a parte de trás da cabeça;
.o lado direito da cabeça e a orelha esquerda;
.o lado esquerdo da cabeça e a orelha direita;
.o ombro direito, o lado da frente do tórax, o lado de trás;
.o braço direito pela frente e por trás;
.o braço esquerdo pela frente e por trás.

Enxugar-se e secar-se, usando o papel desamassado para fazer de toalha assim:
.todo o lado direito do corpo;
.todo o lado esquerdo do corpo;
.toda a frente do corpo;
.toda a parte de trás do corpo.


Com as letras do alfabeto também pode-se brincar.
Observe a sequencia abaixo:
.correr livremente;
.falar em voz alta a primeira letra do seu nome e, procurar outros colegas que tenham a mesma letra;
.desmanchar o grupo e caminhar de costas livremente;
.juntar-se novamente pela última letra do nome;
.agrupar-se falando em voz alta, a primeira vogal do seu nome (a,e,i,o,u);
.cada grupo formado deverá cantar uma música, utilizando apenas a letra correspondente, ou seja, a primeira vogal para musicalizar.

Os alunos ficam espalhados em um espaço determinado, correndo livremente.
Quando o professor disser MORTO, deverão agachar-se imediatamente e ficar imóveis.
Quando o professor disser VIVO, deverão levantar-se e voltar a correr




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