EDUCAÇÃO
INFANTIL E CURRICULO
Tendo a educação
infantil a incumbência de constituir-se um lugar de educação e cuidado dos
pequenos, torna-se imprescindível a construção de um currículo que contenham
ações que buscam “assegurar” o desenvolvimento da criança em seus diversos
aspectos (cognitivo, psicológico, afetivo, físico, intelectual) e que levem em
consideração as especificidades e singularidades das crianças para o qual o
mesmo foi elaborado. Neste sentido, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Educação Infantil em seu artigo 3º nos trazem que: O currículo da Educação
Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as
experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do
patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a
promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos. (DCNEI, 2009, p.
18)
Para a construção
de um currículo “assertivo” que subsidie o trabalho pedagógico nas instituições
de educação infantil se faz necessário pensar concepções de criança, infância,
cultura, do brincar e do cuidado. Conhecer quem é essa criança que será
inserida neste cotidiano, a que família e a cultura ela pertence, como aprende
e se desenvolve são aspectos relevantes a serem considerados para elaboração de
um planejamento e práticas educativas que realmente estejam preocupados com o
desenvolvimento das crianças e respeitem suas particularidades. (KISHIMOTO,
2010, p.2).O planejamento curricular neste contexto educacional deve “ouvir” e
considerar as diversas “vozes” envolvidas no processo formativo das crianças.
Um diálogo entre a família, profissionais, professores e as próprias crianças.
Nesta perspectiva,
Barbosa (2009, p. 79) nos expõe que um currículo que se compõe no diálogo entre
as crianças, famílias e docentes apresenta como característica diferenciada não
se configurar somente nos documentos, discursos elaborados ou declarados verbalmente.
Mas se manifestará de modo prioritário, em todas as interações que acontecem no
cotidiano. Ou seja, o currículo neste sentido, se define como ações que
acontecem nos estabelecimentos de educação e não apenas o ato de refletir,
listar e projetar intenções e conteúdos de aprendizagens. As Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), em seu artigo 9º
explicita que as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da
Educação Infantil devem possuir como eixos norteadores as brincadeiras e a
interação.O ato de brincar deve ser reconhecido como uma forma do sujeito
produzir cultura, além de ser uma ação que proporciona a construção da
autonomia, criatividade, como também da descoberta do mundo que está em sua
volta. De acordo com Fontana o “Brincar é, sem dúvida, uma forma de aprender.
Mas é muito mais do que isso. Brincar é experimentar-se, relacionar-se,
imaginar-se, expressar-se, compreender-se, confrontar-se, negociar-se,
transformar-se, ser”. (FONTANA, 1997, p.139).Outra questão que não pode ser
desconsiderada nas praticas educativas diárias na educação infantil é a chamada
intencionalidade pedagógica. Uma ação no qual se faz necessária uma reflexão
continua do educador em relação as suas tomadas de decisão no fazer docente
De acordo com
Barbosa (2009, p. 88), uma das características que constitui a intencionalidade
pedagógica como um elemento relevante na organização do trabalho educacional
cotidiano é o poder compreender e evidenciar os motivos pelos quais as atividades,
materiais e brincadeiras são selecionados, seus modos de apresentação e
realização, como também das formas de elaboração dos recursos e dos grupos para
o trabalho. Deixar claro a intencionalidade educativa possibilita ao docente,
no dia - a – dia, por meio do planejamento e registro de atividades dá
oportunidades aos pequenos de aprender e se desenvolver nas suas múltiplas
possibilidades.Com o entendimento que a Educação Infantil se constitui como a
primeira etapa da educação básica e que visa o desenvolvimento integral da
criança de 0 a 5 anos de idade, as práticas pedagógicas adotadas pelos
profissionais que trabalham com tal clientela devem estar articuladas com um
currículo que considera a criança como o centro e que leva em consideração suas
especificidades. Um trabalho construído de forma coletiva por toda
comunidade escolar, no qual estarão postas as concepções que a mesma considera
importantes para a formação do sujeito inserido em uma dada sociedade.
(Rejane Nascimento )
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