10 Competências Para Ensinar
Competências
mais específicas a serem trabalhadas em formação contínua
1.
Organizar e animar situações de aprendizagens· Conhecer, em uma determinada
disciplina, os conteúdos a ensinar e sua tradução em objetivos de
aprendizagem.· Trabalhar a partir das representações dos alunos.· Trabalhar a
partir dos erros e obstáculos à aprendizagem.· Construir e planejar
dispositivos e sequências didáticas.· Comprometer os alunos em atividades de
pesquisa, em projetos de conhecimento.
2.
Gerir a progressão das aprendizagens· Conceber e gerir situações-problema
ajustadas aos níveis e possibilidades dos alunos. Adquirir uma visão
longitudinal dos objetivos do ensino primário. Estabelecer laços com teorias
subjacentes às atividades de aprendizagem. Observar e avaliar os alunos em
situações de aprendizagem, segundo uma abordagem formativa. Estabelecer
balanços periódicos de competências e tomar decisões de progressão.
3.
Conceber e fazer evoluir dispositivos de diferenciação .Gerir a heterogeneidade
dentro de uma classe.· Ampliar a gestão da classe para um espaço mais vasto.·
Praticar o apoio integrado, trabalhar com alunos em grande dificuldade.·
Desenvolver a cooperação entre alunos e certas formas simples de ensino mútuo.
4.
Implicar os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho .Suscitar o desejo de
aprender, explicitar a relação com os conhecimentos, o sentido do trabalho
escolar e desenvolver a capacidade de auto avaliação na criança.· Instituir e
fazer funcionar um conselho de alunos (conselho de classe ou da escola) e
negociar com os alunos diversos tipos de regras e contratos.· Oferecer
atividades de formação opcionais, à Ia carte.· Favorecer a definição de um
projeto pessoal do aluno.
5.Trabalhar
em equipe· Elaborar um projeto de equipe, representações comuns.· Animar um
grupo de trabalho, conduzir reuniões.· Formar e renovar uma equipe pedagógica.·
Confrontar e analisar juntos situações complexas, práticas e problemas
profissionais.· Administrar crises ou conflitos entre pessoas.
6.
Participar da gestão da escola· Elaborar, negociar um projeto da escola.· Gerir
os recursos da escola.· Coordenar, animar uma escola com todos os parceiros
escolares, (bairro, associações de pais, professores de língua e cultura de
origem).· Organizar e fazer evoluir, dentro da escola, a participação dos
alunos.
7.
Informar e implicar os pais· Animar reuniões de informação e de debate.·
Conduzir entrevistas.· Implicar os pais na valorização da construção dos
conhecimentos.
8.
Utilizar tecnologias novas· Utilizar softwares de edição de documentos. Explorar
as potencialidades didáticas do softwares em relação aos objetivos das áreas de
ensino.· Promover a comunicação a distância através da telemática.· Utilizar
instrumentos multimídia no ensino.
9.
Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão· Prevenir a violência na
escola e na cidade.· Lutar contra os preconceitos e as discriminações sexuais,
étnicas e sociais. Participar da implantação de regras da vida comum envolvendo
a disciplina na escola, as sanções e a apreciação de condutas.· Analisar a
relação pedagógica, a autoridade, a comunicação em classe. Desenvolver o
sentido de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento de justiça.
10.
Gerir sua própria formação contínua· Saber explicitar as próprias práticas.·
Estabelecer seu próprio balanço de competências e seu programa pessoal de
formação contínua. Negociar um projeto de formação comum com colegas (equipe,
escola, rede).· Envolver-se nas tarefas na escala de um tipo de ensino ,a colher
e participar da formação dos colegas.
Philippe Perrenoud
Philippe Perrenoud
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