SAEPE
E PROVA BRASIL
LÍNGUA PORTUGUESA 5º ano
SUGESTÃO PARA TRABALHAR OS DESCRITORES
MÊS DE AGOSTO :
·
D6 Localizar informação explícita em
um texto.
·
D7 Inferir informação em um texto.
·
D8 Inferir o sentido de palavra ou
expressão a partir do contexto.
·
D9 Identificar o tema central de um
texto.
·
D10 Distinguir fato de uma opinião.
·
D11 Interpretar textos não-verbais e
textos que articulam elementos verbais e não-verbais.
MÊS DE SETEMBRO :
·
D12 Identificar o gênero do texto.
·
D13 Identificar a finalidade de
diferentes gêneros textuais.
·
D16 Estabelecer relação de causa e
consequência entre partes de um texto.
·
D17 Estabelecer relações
lógico-discursivas entre partes de um texto, marcadas por locuções adverbiais
ou advérbios.
MÊS DE OUTUBRO E NOVEMBRO
·
D18 Reconhecer relações entre partes
de um texto, identificando os recursos coesivos que contribuem para sua
continuidade (substituições e repetições).
·
D21 Reconhecer o conflito gerador do
enredo e os elementos de uma narrativa.
·
D22 Identificar efeitos de humor no
texto.
·
D23 Identificar efeitos de sentido
decorrente do uso de pontuação e outras notações.
·
D26 Identificar as marcas
linguísticas que evidenciam o locutor e/ou o interlocutor.
D6 ( SAEPE ) D1 (Prova Brasil) – Localizar informações explícitas em um
texto. Por meio desse descritor, pode-se
avaliar a habilidade do aluno encontrar o que está enunciado claramente na
superfície do texto
(Prova
Brasil). Leia o texto abaixo:
A pipoca surgiu há mais de mil
anos, na América, mas ninguém sabe ao certo como foi. Um nativo pode ter
deixado grãos de milho perto do fogo e, de repente: POP! POP!, eles estouraram
e viraram flocos brancos e fofos. Que susto!
Quando os primeiros europeus
chegaram ao continente americano, no século 15, eles conheceram a pipoca como
um salgado feito de milho e usado pelos índios como alimento e enfeite de
cabelo e colares. Arqueólogos também encontraram sementes de milho de pipoca no
Peru e no atual estado de Utah, nos Estados Unidos. Por isso, acreditam que ela
já fazia parte da alimentação de vários povos da América no passado.
Disponível em:
De acordo com esse texto, no século 15, chegaram ao continente americano
os
A) nativos. B) índios. C) europeus. D) arqueólogos.
Leia o texto abaixo e responda.
Cajueiro - planta
nativa do Brasil, seu tamanho varia de pequeno arbusto em solos pobres ou secos
a árvore de altura superior a 10m, em solos férteis e bem supridos de água. Do
suco de caju se prepara um refresco, a cajuada. Aproveita-se também a madeira,
a casca com propriedades medicinais e o óleo com propriedades lubrificantes.
Contudo, o produto de maior valor é a amêndoa da semente.
Enciclopédia
Barsa
O produto
mais valioso que se obtém do cajueiro é
(A) o
refresco do suco.(B) a madeira da árvore.(C) o óleo lubrificante.(D) a amêndoa
da semente.
(AvaliaBH).
Leia o texto abaixo.
Milho e fubá
Oscar tinha um sítio. Um dia,
Oscar resolveu levar na caminhoneta um pouco de esterco do sítio, que era no
interior de Minas, para o jardim de sua casa na capital. Na barreira, foi
interpelado pelo guarda:
– O que é que o senhor está
levando aí nesse saco?
– Esterco – respondeu Oscar
farejando aborrecimento: – Por quê? Não lhe cheira bem?
– O senhor tem a guia? – o guarda
perguntou, imperturbável.
– Guia?
– É preciso uma guia, o senhor
não sabia disso? Oscar não sabia. Perguntou ao guarda como é que se arranjava
uma guia.
– No Departamento Estadual do
Esterco.
SABINO, Fernando. Milho e fubá.
In: A mulher do vizinho. Rio de Janeiro: Record, 1962.
O esterco que Oscar levava na caminhoneta era de :
A) seu
jardim na capital. B) seu sítio no interior.C) sua casa na capital. D)
sua casa no interior.
Leia o texto abaixo.
Pipoca
• 2
xícaras de milho de pipoca
• 1
colher de manteiga ou óleo
• Sal a gosto
Coloque a
manteiga ou óleo numa panela grande e leve ao fogo forte. Junte o milho e mexa
sem parar.Quando o milho começar a estourar tampe a panela e abaixe o fogo para
não queimar.
OBS.: Se
gostar de pipoca doce faça uma calda de açúcar em ponto de fio e jogue as
pipocas que já devem estar prontas. Misture bem, esfrie e sirva.
REIS, Emanoel de Carvalho. Mesa do Pimpolho. Paraná: Pimpolho,
s/d.(Coleção A Turminha do Pimpolho).
Esse
texto é:
(A) um
classificado (B) uma receita (C) um bilhete (D) uma notícia.
Leia o
texto abaixo.
O URSO E AS ABELHAS
Um urso topou com uma árvore caída que servia de
depósito de mel para um enxame de abelhas. Começou a farejar o tronco quando
uma das abelhas do enxame voltou do campo de trevos. Adivinhando o que ele
queria, deu uma picada daquelas no urso e depois desapareceu no buraco do
tronco.
O urso ficou louco de raiva e se
pôs a arranhar o tronco com as garras na esperança de destruir a colméia. A
única coisa que conseguiu foi fazer o enxame inteiro sair atrás dele.O urso
fugiu a toda velocidade e só se salvou porque mergulhou de cabeça num lago.
Fábulas de Esopo. Compilação de
Russel Ash e Bernard Higton; tradução de Heloisa Jahn, São Paulo, Companhia das
Letrinhas, 1994. p. 24. * Adaptado: Reforma Ortográfica.
Como o urso conseguiu se salvar do enxame de abelhas?
A) Mergulhou de cabeça num lago. B) Fugiu do enxame a toda velocidade.
C) Arranhou o tronco da árvore.
D) Topou com um
tronco no caminho.
Leia o texto abaixo e responda à
questão.
Caipora
É um Mito
do Brasil que os índios já conheciam desde a época do descobrimento. Índios e
Jesuítas o chamavam de Caiçara, o protetor da caça e das matas.
Seus pés
voltados para trás servem para despistar os caçadores, deixando-os sempre a
seguir rastros falsos. Quem o vê, perde totalmente o rumo, e não sabe achar o
caminho de volta. É impossível capturá-lo. Para atrair suas vítimas, ele, às
vezes, chama as pessoas com gritos que imitam a voz humana. É também chamado de
pai ou Mãe-do-mato, Curupira e Caapora. Para os índios Guaranis, ele é o
Demônio da Floresta. Às vezes é visto montando um porco do mato.
http://www.arteducação.pro.br
De acordo
com esse texto, os pés voltados para trás da Caipora sevem para :
A) atrair suas vítimas B) despistar caçadores C) montar um porco do mato D)
proteger as matas
(Avalia BH). Leia o texto abaixo:
Cateretê ou Catira
O Cateretê é uma dança conhecida
nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. A dança rural Cateretê é de
origem indígena, com algumas características africanas. Em geral, é dançada
apenas por homens organizados em duas fileiras, uma de frente para a outra.
Atualmente, há grupos exclusivos de mulheres que dançam o Cateretê ou Catira.
Seguindo as melodias cantadas pelos violeiros, os dançarinos dançam batendo
palmas e sapateando.
Oficina
do folclore. Rideel.
Vol.5, p. 93.
O Cateretê é o nome de uma
A)
dança de origem indígena. B) melodia africana. C) região brasileira.
D) reunião de homens.
(AvaliaBH). Leia o texto abaixo:
Paixão Nacional
O futebol é sem dúvida alguma o
esporte mais popular do planeta. Não há nenhum outro esporte que esteja tão
divulgado e que seja praticado da mesma maneira ao redor do mundo. O futebol é
praticado em todos os países, nos cinco continentes do globo. No Brasil, os
registros oficiais mostram que o futebol começou a ser praticado em 1894, no
estado de São Paulo, trazido por Charles Miller, que, ao retornar da Inglaterra,
onde fora estudar, trouxe as primeiras bolas, uniformes e chuteiras. Em poucos
anos, nasceu entre o povo brasileiro a paixão pela bola e a difusão do futebol
ocorreu de forma ampla.
Inicialmente, esse esporte só era
praticado por pessoas de classes mais abastadas, mas a popularização rápida do
futebol em várias regiões do país fez com que esse esporte começasse a ser
praticado pelas camadas mais pobres da população. Assim, o futebol começou a
ser jogado de forma aberta e espontânea em todas as localidades do Brasil.
Disponível em:
. Acesso em: 12 mai. 2010.
O título desse texto “Paixão Nacional” está
relacionado com :
A)
esportes. B) futebol C)
estudo. D) viagens.
D8 ( SAEPE ) D3 (Prova Brasil) – Inferir o sentido de uma
palavra ou expressão.
Por meio desse descritor, pode-se avaliar a habilidade de o
participante do teste deduzir o sentido de uma palavra ou expressão, com base
na compreensão do que está implícito no texto, seja atribuindo a determinadas
palavras um sentido conotativo, seja extraindo sentido do próprio texto
(SAERO). Leia o texto abaixo.
Quem ama vacina
Terezinha Vieira da Rocha*
O que
você, mamãe, que acaba de trazer ao mundo um ser tão especial, seu filho,
precisa saber sobre vacinas. Tomar vacina dói?Sim. Dói, mas é uma dor muito pequena se comparada
ao trauma de uma internação por doenças que podem ser evitadas com a vacina.
Trabalho
e não tenho tempo de levar meu filho para vacinar.O ideal é que você, mamãe, esteja com seu bebê,
principalmente no momento da 1ª vacina.Ele sentirá
mais seguro no seu colo, e as informações passadas a você, sobre as vacinas
pelos profissionais de saúde, são muito
importantes, mas, se ficar difícil para você compartilhar com seu filho este
momento, peça a um parente, vizinho, ou a uma pessoa de sua confiança para
levá-lo ao Centro de Saúde mais perto de sua casa. O importante é que no dia
marcado sua criança receba as vacinas de
acordo com o calendário vacinal. Se no dia marcado for Sábado, Domingo ou
feriado, leve-o um dia antes ou um dia depois.
Disponível em:
.
Esse texto foi escrito para
A) filhos. B) mães.
C) médicos. D) pais.
(PROEB).
Leia o texto abaixo.
Elixir
Numa cidadezinha do interior, um
jovem vendedor ambulante oferecia um maravilhoso produto chamado Elixir da
Longa Vida. Na praça central, ele gritava empolgado:
– Todo dia tomo uma colher desse
elixir e olhem o resultado: já vivi 300 anos!Ouvindo isso, os espectadores logo
correram para a banca abarrotada de vidros, onde um garotinho atendia a
multidão. Foi quando um outro negociante, muito esperto, resolveu desmascarar
aquela charlatanice. Foi até o menino e perguntou em voz alta para todo mundo
ouvir:
– Que história é essa? O seu
patrão já viveu trezentos anos mesmo?
E o menino respondeu:
– Eu não tenho certeza. Só
trabalho para ele há 120 anos.
AVIZ, Luiz (org.). Piadas da
internet para crianças espertas. Rio de Janeiro: Record, 2001, p. 77.
Pelas pistas desse texto, a palavra “charlatanice”
quer dizer
A) venda.
N B) amolação. C) multidão.
D) enganação.
(SAEPE).
Leia o texto abaixo.
MORADA DO INVENTOR
A professora pedia e a gente
levava, achando loucura ou monte de lixo: latas vazias de bebidas, caixas de
fósforo, pedaços de papel de embrulho, fitas, brinquedos quebrados, xícaras sem
asa, recortes e bichos, pessoas, luas e estrelas, revistas e jornais lidos,
retalhos de tecido, rendas, linhas, penas de aves, cascas de ovo, pedaços de
madeira, de ferro ou de plástico.
Um dia, a professora deu a
partida, e transformamos, colamos e colorimos.
E surgiram bonecos (...), bichos
(..) e coisas malucas (...)
E a escola virou morada do
inventor.
Elias José. Nova Escola, junho
2000, n. 133.
No trecho “Um dia, a professora deu a partida,
e transformamos, colamos e colorimos.”, a expressão em destaque significa :
A) saiu
do local. B) quebrou um objeto.
C) ligou
o carro. D)
iniciou a atividade.
D7 e D4 Inferir
uma informação implícita em um texto.
Esse descritor descreve
a habilidade do aluno inferir uma informação com base em ideias pressupostas ou
subentendidas no texto. As ideias pressupostas são os implícitos, que decorrem
logicamente do sentido de certas palavras ou expressões contidas na frase, ou
seja os pressupostos são linguisticamente marcados. As ideias subentendidas são
insinuações, não marcadas linguisticamente, que se depreendem de um enunciado.
Leia o texto para responder a
questão abaixo:
Os Asteroides
Entre
Marte e Júpiter encontramos uma faixa de pequenos corpos, provavelmente
originados em explosões planetárias, que gravitam em torno do Sol. O maior
destes asteroides pode ser visto a olho nu e recebe o nome de Vesta. Calcula-se
em mais de 1.600 o número de asteroides existentes.
NOVO ATLAS GEOGRÁFICO MUNDIAL.
São Paulo: Editora MichelanyLtda, 1993.
De
acordo com o texto, a definição de asteroide é
(A)
Corpos formados por restos de planetas.
(B) Planetas situados entre Marte e Júpiter.
(C) Atividade
de gravitar em torno do Sol. (D)
Explosões de gases existentes na Terra.
(Equipe
PIP). Leia o texto abaixo.
Dicas para prevenir
dores nas costas
Para não agredir a
coluna, é preciso evitar movimentos bruscos, ao levantar pela manhã.
Espreguiçar e usar os braços para suspender o tronco, enquanto apoiam-se os pés
no chão, são atividades indicadas. Essa “dica” aconselha o leitor a evitar:
(A) Andar de tamancos ou chinelos. (B) Engordar demais.
(C)
Levantar-se da cama repentinamente. (D) Usar colchões muito duros ou macios demais.
SAERJ).
Leia o texto abaixo.
A galinha dos ovos de ouro
Uma pessoa tinha uma galinha que punha ovos
de ouro. Crendo que ela tinha dentro do ventre
um monte de ouro, matou-a e viu que ela era igual
às outras galinhas. Na esperança de encontrar toda a riqueza de uma só vez,
ficou privada até de um pequeno ganho.
Esopo. Fábulas completas. Trad. Neide Smolka.
São Paulo: Moderna, 1998.
Essa história ensina que
A) a esperança dá
riqueza às pessoas. B)
as galinhas colocam ovos de ouro.
C) devagar se vai
longe.
D) quem tudo quer tudo perde.
(PROEB).
Leia o texto abaixo.
Casa de PET e isopor
A construção de 4 moradias é suficiente
para consumir 5.000 garrafas PET e 120m³ de isopor que iriam para o lixo. Essa
tecnologia, desenvolvida pelo CEFET – Centro Federal de Educação Tecnológica do
Paraná, produz blocos fabricados com cimento, areia, isopor em vez de brita e
garrafas de refrigerante (PET). A estrutura dos blocos dispensa ainda o uso de
diversos itens na construção, como o chapisco e o reboco; gerando ainda mais
economia de mão-de-obra e energia, e barateamento em cerca de 30% o custo final
da obra.
Revista Semeando - Edição anual – ano 2 –
2007- pág. 38
Esse
texto indica que o uso de PET e isopor em construções
A) resolve o
problema de moradia.
B) é bom para o meio ambiente.
C) gera
empregos. D) economiza tempo.
DESCRITORES
DE LÍNGUA PORTUGUESA
3º
ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
MÊS DE AGOSTO :
·
D1 Diferenciar letras de outros sinais gráficos.
·
D2 Identificar sílabas de palavras ouvidas e/ou
lidas.
·
D3
Reconhecer palavras como unidades gráficas.
·
D4 Ler palavras
·
D5 Ler sentenças.
·
D6
Localizar informação explícita em um texto.
MÊS DE SETEMBRO
·
D7
Inferir informação em um texto.
·
D8
Inferir o sentido de palavra ou expressão a partir do contexto.
·
D9
Identificar o tema central de um texto.
MÊS
DE OUTUBRO
·
D11
Interpretar textos não-verbais e textos que articulam elementos verbais e não
verbais.
·
D12
Identificar o gênero do texto.
·
D13
Identificar a finalidade de diferentes gêneros textuais.
·
D16
Estabelecer relações de causa e consequência entre partes de um texto.
MÊS
DE NOVEMBRO
·
D18
Reconhecer relações entre partes de um texto, identificando os recursos
coesivos que contribuem para sua continuidade (substituições e repetições).
·
D23
Identificar efeitos de sentido decorrente do uso de pontuação.
Refletir, planejar e executar são
Segmentos que conduzem ao sucesso
MATEMÁTICA
– 4ª SÉRIE/5 º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DESCRITORES
MÊS DE AGOSTO :
·
D1 Identificar a
localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações
gráficas.
·
D2 Identificar propriedades comuns e
diferenças entre os poliedros, e entre poliedros e corpos
·
redondos, relacionando-os com suas
planificações.
·
D3 Identificar propriedades comuns e
diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados,
·
pelos tipos de ângulos.
·
D4 Identificar quadriláteros,
observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes,
·
perpendiculares).
·
D5 Reconhecer a conservação ou
modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em
·
ampliação e/ou redução de figuras
poligonais, usando malhas quadriculadas.
·
D6 Reconhecer figuras com simetria
de reflexão e/ou identificar seus eixos de simetria.
·
D7 Comparar a medida de grandezas,
utilizando unidades de medida convencionais ou não.
MÊS DE SETEMBRO
·
D8 Resolver problemas
significativos, utilizando unidades de medida padronizadas como km/m/cm/
·
mm, kg/g/mg, L/mL.
·
D9 Resolver problema envolvendo
medidas de tempo.
·
D10 Num problema, estabelecer trocas
entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em
·
função de seus valores.
·
D11 Resolver problema envolvendo o
cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas
·
quadriculadas ou não.
·
D12 Resolver problema envolvendo o
cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em
·
malhas quadriculadas ou não.
·
D13 Reconhecer e utilizar
características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos
·
e trocas na base 10 e princípio do
valor posicional.
·
D14 Identificar a localização de
números naturais na reta numérica.
·
D15 Reconhecer a decomposição de
números naturais nas suas diversas ordens.
·
D16 Calcular o resultado de uma
adição ou subtração de números naturais.
MÊS
DE OUTUBRO
·
D17 Calcular o resultado de uma
multiplicação ou divisão de números naturais.
·
D18 Resolver problema com números
naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração.
·
D19 Resolver problema com números
naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou
·
divisão.
·
D20 Identificar diferentes
representações de um mesmo número racional.
·
D21 Identificar a localização de
números racionais representados na forma decimal na reta numérica.
·
D22 Resolver problema utilizando a
escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.
MÊS DE NOVEMBRO
·
D23 Resolver problema com números
racionais expressos na forma de fração ou decimal envolvendo
·
diferentes significados.
·
D24 Resolver problema envolvendo
noções de porcentagem (25%, 50%, 100%).
·
D25 Ler informações e dados
apresentados em tabelas.
·
D26 Ler informações e dados
apresentados em gráficos (particularmente, em gráficos de colunas).
MATRIZ
DE REFERÊNCIA - SAEPE
3º ANO DO ENSINO
FUNDAMENTAL DESCRITORES DE MATEMÁTICA
MÊS
DE AGOSTO :
|
D1.
Identificar a localização/movimentação de objetos em mapas, croquis e outras
representações gráficas
|
D4.Identificar
propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de
lados e tipos de ângulos .
|
D20.
Num problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário
brasileiro
|
D22.Ler
horas em relógio de ponteiro ou digital
|
D23. Num
problema, reconhecer e utilizar as unidades usuais de medidas de tempo :dia,
semana, mês e ano.
|
D23. Num
problema, reconhecer e utilizar as unidades usuais de medidas de tempo :dia,
semana, mês e ano.
|
MÊS
DE SETEMBRO
|
D30.Relacionar
números a diferentes representações escritas.
|
D31.
Comparar e/ou ordenar números naturais .
|
D32.
Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais
como agrupamentos e trocas na base 10 e principio do valor posicional
|
D33.Identificar a localização de números reais na reta numérica
|
MÊS DE OUTUBRO
D34.Reconhecer a
composição e a decomposição de números
reais nas suas diversas ordens e na sua forma polinomial
|
D35.Calcular
o resultado da adição ou subtração de números naturais
|
D36.Calcular
o resultado da multiplicação ou divisão
de Números Naturais
|
D37.Resolver
problema envolvendo Adição ou
subtração de números naturais .
|
D38.Resolver
problema envolvendo multiplicação ou divisão de números naturais .
|
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
MÊS DE NOVEMBRO
|
D
69 Ler informações e dados
apresentados em tabela
|
D
70 ler informações e dados apresentados em gráficos particularmente em
gráficos de coluna
|
LINGUA PORTUGUESA - 8ª SÉRIE / 9º ANO DO ENSINO
FUNDAMENTAL
MÊS DE AGOSTO
·
D6 Localizar informação explícita em
um texto.
·
D7 Inferir informação em um texto.
·
D8 Inferir o sentido de palavra ou
expressão a partir do contexto.
·
D9 Identificar o tema central de um
texto.
·
D10 Distinguir fato de opinião
relativa a fato.
·
D11 Interpretar textos não-verbais e
textos que articulam elementos verbais e não-verbais.
MÊS DE SETEMBRO
·
D12 Identificar o gênero do texto.
·
D13 Identificar a finalidade de
diferentes gêneros textuais.
·
D14 Reconhecer semelhanças e/ou
diferenças de ideias e opiniões na comparação entre textos que tratem da mesma
temática.
·
D16 Estabelecer relação de causa e
consequência entre partes de um texto.
·
D17 Estabelecer relações
lógico-discursivas entre partes de um texto marcadas por conjunções ou
advérbios.
MÊS DE OUTUBRO E NOVEMBRO
·
D18Reconhecer as relações entre
partes de um texto, identificando os recursos coesivos que contribuem para sua
continuidade.
·
D19 Identificar a tese de um texto.
·
D21 Reconhecer o conflito gerador e
os elementos de uma narrativa.
·
D27 Diferenciar as partes principais
das secundárias em um texto.
·
D22 Identificar efeitos de humor
e/ou ironia no texto.
·
D23 Identificar efeitos de sentido
decorrente do uso de pontuação e outras notações.
·
D24 Reconhecer o efeito de sentido
decorrente do emprego de recursos estilísticos e morfossintáticos.
A base da aprendizagem
escolar está baseada na leitura
MATEMÁTICA – 8ª SÉRIE/ 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
MÊS DE AGOSTO
·
D1
Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras
representações gráficas.
·
D2Identificar
propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais e
tridimensionais, relacionando-as com as suas planificações.
·
D3
Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e
ângulos.
·
D4
Identificar relação entre quadriláteros por meio de suas propriedades.
·
D5
Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da
área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas
quadriculadas.
·
D6
Reconhecer ângulos como mudança de direção ou giros, identificando ângulos
retos e não-retos.
·
D7Reconhecer
que as imagens de uma figura construída por uma transformação homotética são
semelhantes, identificando propriedades e/ou medidas que se modificam ou não se
alteram.
·
D8Resolver
problema utilizando propriedades dos polígonos (soma de seus ângulos internos,
número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos
regulares).
MÊS DE SETEMBRO:
·
D9
Resolver problema utilizando relações métricas no triângulo retângulo.
·
D10
Resolver problema utilizando razões trigonométricas no triângulo retângulo.
·
D11
Reconhecer círculo/circunferência, seus elementos e algumas de suas relações.
·
D12
Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.
·
D13
Resolver problema envolvendo o cálculo da área de figuras planas
·
D14
Resolver problema envolvendo noções de volume.
·
D15
Resolver problema utilizando relações entre diferentes unidades de medida.
·
D16
Identificar a localização de números inteiros na reta numérica.
·
D17
Identificar a localização de números racionais na reta numérica.
·
D18
Efetuar cálculos com números inteiros, envolvendo as operações (adição,
subtração, multiplicação, divisão, potenciação).
·
D19
Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados das
operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação).
·
D20
Resolver problema com números inteiros envolvendo as operações (adição,
subtração, multiplicação, divisão, potenciação).
MÊS DE OUTUBRO
·
D21
Reconhecer as diferentes representações de um número racional.
·
D22
Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes
significados.
·
D23
Resolver problemas utilizando frações equivalentes.
·
D24Reconhecer
as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema
de numeração decimal, identificando a existência de “ordens” como décimos,
centésimos e milésimos.
·
D25
Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição,
subtração, multiplicação, divisão, potenciação).
·
D26
Resolver problema com números racionais envolvendo as operações (adição,
subtração, multiplicação, divisão, potenciação).
·
D27
Resolver problema que envolva porcentagem.
·
D28 Resolver problema que envolva variação proporcional, direta ou
inversa, entre grandezas.
·
D29 Identificar uma equação ou inequação do 1º grau que expressa um
problema.
·
D30 Resolver problema que envolva equação do 1º grau.
·
D31 Identificar a equação do 2º grau que expressa um problema.
MÊS DE NOVEMBRO
·
D32 Resolver problema que envolva equação do 2º grau.
·
D33 Identificar a expressão algébrica que expressa uma
regularidade observada em sequências de números ou figuras (padrões).
·
D34 Identificar um sistema de equações do 1º grau que expressa um
problema.
·
D35 Resolver problema elementar envolvendo o princípio fundamental
da contagem.
·
D36 Resolver problema envolvendo probabilidade de um evento.
·
D37 Resolver problema envolvendo informações apresentadas em
tabelas e/ou gráficos.
·
D38 Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas
simples aos gráficos que as representam, e vice-versa.
D6 – Identificar um fato de um texto.
A
identificação desse tema é fundamental, pois só assim é possível apreender o
sentido global do texto, discernir entre suas partes, principais e outras
secundárias, parafraseá-lo, dar-lhe um título coerente ou resumi-lo. Em um
texto dissertativo, as ideias principais, sem dúvida, são aquelas que mais
diretamente convergem para o tema central do texto
Leia o
texto abaixo.
A Boneca
Guilhermina
Esta é a
minha boneca, a Guilhermina. Ela é uma boneca muito bonita, que faz xixi e
cocô. Ela é muito boazinha também. Faz tudo o que eu mando. Na hora de dormir,
reclama um pouco. Mas depois que pega no sono, dorme a noite inteira! Às vezes
ela acorda no meio da noite e diz que está com sede. Daí eu dou água para ela.
Daí ela faz xixi e eu troco a fralda dela. Então eu ponho a Guilhermina dentro
do armário, de castigo. Mas quando ela chora, eu não aguento. Eu vou até lá e
pego a minha boneca no colo. A Guilhermina é a boneca mais bonita da rua.
MUILAERT, A. A boneca Guilhermina. In: __ As
reportagensde Penélope. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1997. p. 17. Coleção Castelo
Rá-Tim-Bum – vol. 8.
O texto
trata, PRINCIPALMENTE,
(A) das aventuras de uma menina. (B) das brincadeiras de uma boneca.
(C) de uma boneca muito especial. (D) do
dia-a-dia de uma menina.
SAERJ).
Leia o texto abaixo.
O Galo e a Pedra Preciosa
Esopo
Um Galo, que procurava no
terreiro, alimento para ele e suas galinhas, acaba por encontrar uma pedra
preciosa de grande beleza e valor. Mas, depois de observá-la por um instante,
comenta desolado:
— Se ao
invés de mim, teu dono tivesse te encontrado, ele decerto não iria se conter
diante de tamanha alegria, e é quase certo que iria te colocar em lugar digno
de adoração. No entanto, eu te achei e de nada me serves. Antes disso, preferia
ter encontrado um simples grão de milho, a que todas as joias do Mundo!
Moral da
História: A necessidade de cada um é o que determina o real valor das coisas.
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O tema
desse texto é:
(A) a
beleza e o valor da pedra preciosa
(B) a relação entre valor e necessidade
(C) o
alimento preferido de galos e galinhas (D)
o encontro do galo com a pedra.
(SPAECE). Leia o texto abaixo responda:
Mata Atlântica
A floresta densa e
úmida que você vê, quando vai a muitas de suas praias preferidas é a Mata
Atlântica. Quando o Brasil foi descoberto, ela margeava todo o litoral, desde o
Nordeste até o Sul do país.Hoje, restam apenas 7% da vegetação, abrigo de mais
de 20 mil espécies de plantas, 261 espécies de mamíferos, 340 de anfíbios, 192
de répteis e 1 020 de pássaros. Boa parte dessas espécies só existe na Mata
Atlântica.
Nova Escola. mar. 2009.
Qual é o assunto desse texto?
A) A
constituição da Mata Atlântica. B) A extensão do litoral brasileiro.
C) O
desaparecimento da floresta.
D) O descobrimento do Brasil.
Leia o texto abaixo e responda à
questão.
CACHORROS
Os
zoólogos acreditam que o cachorro se originou de uma espécie de lobo que vivia
na Ásia. Depois os cães se juntaram aos seres humanos e se espalharam por quase
todo o mundo. Essa amizade começou há uns 12 mil anos, no tempo em que as
pessoas precisavam caçar para se alimentar. Os cachorros perceberam que, se não
atacassem os humanos, podiam ficar perto deles e comer a comida que sobrava. Já
os homens descobriram que os cachorros podiam ajudar a caçar, a cuidar de
rebanhos e a tomar conta da casa, além de serem ótimos companheiros. Um
colaborava com o outro e a parceria deu certo.
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O assunto tratado nesse texto é a
A) relação entre homens e cães. B) profissão de zoológico
C) amizade entre os animais. D) alimentação dos cães.
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