Planejamento Anual de Educação Física
Série: 1º, 2º, 3º, 4º , 5º Ano.
Disciplina: Educação
Física
Justificativa:
O exercício físico sendo praticado na escola é uma prática pedagógica
indispensável para o desenvolvimento integral da criança e do
adolescente. A educação física escolar não deve ser considerada
isoladamente como simplesmente uma disciplina que trabalha com o movimento
corporal, mas sim para interagir com todas as outras, fazendo com que o ser
humano deixe o corpo e a mente em sintonia. As aulas de educação física têm o
propósito de levar o aluno a se interagir com os colegas, saber respeitar e
conhecer seus próprios limites. Através das atividades lúdicas a criança
aprimora de forma prazerosa várias habilidades, como a coordenação motora,
lateralidade, noções de espaço temporal.
Objetivo Geral:
A educação física tem o objetivo de desenvolver o lúdico na criança, dar
oportunidade ao aluno de superar e descobrir seus limites, isto estará presente
em oficinas de teatro, atividades motoras, artes visuais, música, jogos de
raciocínio, com afim de despertar a criatividade, e recuperar danos causados
por queima de etapas importantes na educação infantil. As aulas de educação
física tem o propósito de desenvolver o campo psicomotor, proporcionando
atividades que envolvem a área motora, o esquema corporal, equilíbrio, entre
outros. De acordo com os PCN´s espera-se que as crianças ao ingressarem na
escola, possuam uma série de conhecimentos sobre o movimento, o corpo e a
cultura corporal, fruto de experiências pessoais, das vivências diárias no seu
ciclo e das informações adquiridas pelos meios de comunicação.
Objetivos Específicos de acordo com as capacidades:
•
Desenvolver a coordenação motora;
•
Aprimorar noções de espaço temporal;
•
Desenvolver o equilíbrio e lateralidade;
•
Proporcionar a higiene física e mental;
•
Levar a criança a uma melhor convivência em grupo;
•
Conhecer de forma simples o sentido de competir, vencendo ou não;
•
Melhorar a flexibilidade e agilidade com o corpo;
•
Aumenta a amplitude de movimentos.
Conteúdos:
1º Bimestre: (Fevereiro, Março e Abril)
Aprimorar de formas variadas a lateralidade, através de brincadeiras;
Exercícios de coordenação motora dinâmica (Movimentar o braço ao mesmo
tempo que a perna, mão esquerda no ombro direito;
Exercício de equilíbrio estático e dinâmico;
Brincadeiras de roda;
Ginástica historiada;
Apresentação de vídeo (Cirque du Soleil);
Jogo de palavras;
Dinâmicas de memorização (Profissões, frutas, cidades);
Aulas de alongamento em dupla e individual;
Teoria de regras de alguns esportes;
Figuras de ilusão de óptica;
Noções de primeiros socorros;
2º Bimestre: (Maio, Junho e Julho)
Brincadeiras de roda;
Exercícios de destreza (acertar o alvo);
O trenzinho cantado;
Desenvolver o interesse pela arte através do teatro;
Reproduzir movimentos e sons (animais);
Jogos de raciocínio;
Atividades com mímicas;
Artes visuais;
Confecção de peteca alternativa;
Jogos de estimulação da percepção lógico matemática (Noções de tamanho;
alto/baixo, largo/estreito (fitas); grande/pequeno; muito/pouco);
Anatomia superficial (apenas conhecer o próprio corpo), aula expositiva
com o esqueleto;
Ensaios para a Festa Junina;
Aula sobre a Copa do Mundo (Confeccionar algum material sobre o assunto,
apresentar um dos jogos).
3º Bimestre: (Agosto e Setembro)
Aulas práticas de peteca (em equipe, duplas, filas e círculos) algumas
regras;
Jogos de cultura familiar (aceitar sugestões dos alunos), fazer
adaptações necessárias;
Jogos de corridas variadas;
Relaxamento com músicas;
Brincadeiras variadas utilizando materiais diversos (bola, arcos, corda,
cones, tábuas e fitas);
Apresentação de vídeo (Cirque du Soleil; Jamaica abaixo de zero);
Noções de ginástica artística (Trabalhar os movimentos básicos).
4º Bimestre: (Outubro, Novembro e Dezembro)
Enfatizar as brincadeiras tendo como base o Atletismo (Arremessos;
saltos; corridas de formas variadas, obstáculos);
Jogos com estafetas (grandes e pequenos circuitos);
Brincadeiras com garrafa pet;
Danças utilizando ritmos brasileiros;
Brincadeiras pré – esportivas;
Conhecimento da quadra (identificar áreas e linhas que delimitam a
quadra, sabendo conhecer qual é de cada modalidade);
Gincanas entre salas na semana da criança;
Iniciação esportiva (Fundamentos básicos de handebol, voleibol,
basquetebol e futsal).
Nenhum comentário:
Postar um comentário