quarta-feira, 29 de julho de 2015

Disciplina: Educação Física

Planejamento Anual de Educação Física  Série: 1º, 2º, 3º, 4º , 5º Ano.

Disciplina: Educação Física
Justificativa:

                O exercício físico sendo praticado na escola é uma prática pedagógica indispensável para o desenvolvimento integral da criança e do adolescente. A educação física escolar não deve ser considerada isoladamente como simplesmente uma disciplina que trabalha com o movimento corporal, mas sim para interagir com todas as outras, fazendo com que o ser humano deixe o corpo e a mente em sintonia. As aulas de educação física têm o propósito de levar o aluno a se interagir com os colegas, saber respeitar e conhecer seus próprios limites. Através das atividades lúdicas a criança aprimora de forma prazerosa várias habilidades, como a coordenação motora, lateralidade, noções de espaço temporal.

 Objetivo Geral:

                A educação física tem o objetivo de desenvolver o lúdico na criança, dar oportunidade ao aluno de superar e descobrir seus limites, isto estará presente em oficinas de teatro, atividades motoras, artes visuais, música, jogos de raciocínio, com afim de despertar a criatividade, e recuperar danos causados por queima de etapas importantes na educação infantil. As aulas de educação física tem o propósito de desenvolver o campo psicomotor, proporcionando atividades que envolvem a área motora, o esquema corporal, equilíbrio, entre outros. De acordo com os PCN´s espera-se que as crianças ao ingressarem na escola, possuam uma série de conhecimentos sobre o movimento, o corpo e a cultura corporal, fruto de experiências pessoais, das vivências diárias no seu ciclo e das informações adquiridas pelos meios de comunicação.

  Objetivos Específicos de acordo com as capacidades:

•             Desenvolver a coordenação motora;
•             Aprimorar noções de espaço temporal;
•             Desenvolver o equilíbrio e lateralidade;
•             Proporcionar a higiene física e mental;
•             Levar a criança a uma melhor convivência em grupo;
•             Conhecer de forma simples o sentido de competir, vencendo ou não;
•             Melhorar a flexibilidade e agilidade com o corpo;
•             Aumenta a amplitude de movimentos.

 Conteúdos:

1º Bimestre: (Fevereiro, Março e Abril)

Aprimorar de formas variadas a lateralidade, através de brincadeiras;
Exercícios de coordenação motora dinâmica (Movimentar o braço ao mesmo tempo que a perna, mão esquerda no ombro direito;
Exercício de equilíbrio estático e dinâmico;
Brincadeiras de roda;
Ginástica historiada;
Apresentação de vídeo (Cirque du Soleil);
Jogo de palavras;
Dinâmicas de memorização (Profissões, frutas, cidades);
Aulas de alongamento em dupla e individual;
Teoria de regras de alguns esportes;
Figuras de ilusão de óptica;
Noções de primeiros socorros;

2º Bimestre: (Maio, Junho e Julho)

Brincadeiras de roda;
Exercícios de destreza (acertar o alvo);
O trenzinho cantado;
Desenvolver o interesse pela arte através do teatro;
Reproduzir movimentos e sons (animais);
Jogos de raciocínio;
Atividades com mímicas;
Artes visuais;
Confecção de peteca alternativa;
Jogos de estimulação da percepção lógico matemática (Noções de tamanho; alto/baixo, largo/estreito (fitas); grande/pequeno; muito/pouco);
Anatomia superficial (apenas conhecer o próprio corpo), aula expositiva com o esqueleto;
Ensaios para a Festa Junina;
Aula sobre a Copa do Mundo (Confeccionar algum material sobre o assunto, apresentar um dos jogos).

3º Bimestre: (Agosto e Setembro)

Aulas práticas de peteca (em equipe, duplas, filas e círculos) algumas regras;
Jogos de cultura familiar (aceitar sugestões dos alunos), fazer adaptações necessárias;
Jogos de corridas variadas;
Relaxamento com músicas;
Brincadeiras variadas utilizando materiais diversos (bola, arcos, corda, cones, tábuas e fitas);
Apresentação de vídeo (Cirque du Soleil; Jamaica abaixo de zero);
Noções de ginástica artística (Trabalhar os movimentos básicos).

4º Bimestre: (Outubro, Novembro e Dezembro)

Enfatizar as brincadeiras tendo como base o Atletismo (Arremessos; saltos; corridas de formas variadas, obstáculos);
Jogos com estafetas (grandes e pequenos circuitos);
Brincadeiras com garrafa pet;
Danças utilizando ritmos brasileiros;
Brincadeiras pré – esportivas;
Conhecimento da quadra (identificar áreas e linhas que delimitam a quadra, sabendo conhecer qual é de cada modalidade);
Gincanas entre salas na semana da criança;
Iniciação esportiva (Fundamentos básicos de handebol, voleibol, basquetebol e futsal).


Nenhum comentário:

Postar um comentário