TEMA
A AVALIAÇÃO INSERIDA NO PROCESSO EDUCACIONAL
O QUE SIGNIFICA
AVALIAR?
Etimologicamente A –
VALERE = “Ter Valor”
Segundo
LUCKESI: “Ato de investigar a qualidade de algum objeto de estudo e emitir um
juízo de valor sobre ele.” Para Jussara Hoffmann: “A avaliação é reflexão
transformada em ação.
Ação
essa, que nos impulsiona para novas reflexões. Reflexão permanente do educador
sobre a realidade, e acompanhamento , passo a passo do educando, na sua
trajetória de construção de conhecimento.”
Por
que avaliamos ?
1º) A LDB 9394/96, prevê esse processo tornando-o obrigatório.
2º) Para diagnosticar resultados, melhorar
processos e realizar intervenções.
QUANDO
E COMO AVALIAR? De forma contínua pressupondo processo construtivo e utilizando
instrumentos diversificados
QUAIS
INSTRUMENTOS AVALIATIVOS MAIS COMUNS NO PROCESSO EDUCACIONAL?
Prova
objetiva, prova dissertativa, seminário, debate, trabalho em grupo, relatório,
etc.
A AVALIAÇÃO E SUAS MODALIDADES Para alguns
estudiosos elas se distinguem como normativas, diagnósticas e formativas
Normativa :Quando os desempenhos dos
alunos são comparados e classificados em relação a uma norma, orientada por um
conjunto de regras comuns .Utiliza informações, aptidões e competências
Diagnóstica : Para estabelecer prioridades
no planejamento dos planos escolares.
Formativa :Pressupõe que o processo de aprendizado
ensino deve ser pleno, constante, em parceria professor e aluno.
OS DIFERENTES
TIPOS DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: EXTERNA E INTERNA
Podem
ser promovidos para o 2º Ciclo o aluno, que desenvolveu as seguintes
expectativas de aprendizagem: Instrumento para elaboração de políticas
públicas;
Avaliação Externa:
Instrumento para
elaboração de políticas públicas;
Propiciam análise da realidade escolar em relação ao sistema
educacional local ou do país;
Realizada de forma amostral ou censitária.
Avaliação Interna:
Pressupõe
reflexão sobre os processos de gestão e das práticas pedagógica;
Realizada
de forma contínua, cumulativa e sistemática;
Objetiva
o diagnóstico da realidade escolar para elaboração de estratégias de superação
ALGUNS DOS PRINCIPAIS PROCESSOS
DE AVALIAÇÃO EXTERNA EM NÍVEL NACIONAL
SAEB – Sistema Nacional de
Avaliação da Educação Básica
PROVA BRASIL – criada para
ampliar o SAEB
IDEB – índice de
desenvolvimento da Educação Básica
PROVINHA BRASIL - voltada para os alunos dos 3ºs anos do Ensino
Fundamental
ANA –
Avaliação Nacional da Alfabetização
DAÍ
CONCLUÍMOS QUE: Avaliações devem ser antes de tudo, fontes de informações e
diagnósticos para transformar realidades, sendo instrumento necessário para que
a educação possa atingir de forma mais eficiente, a qualidade almejada.
ORIENTAÇÕES PARA
O PERFIL DE SAÍDA DOS ALUNOS DO I CICLO
Podem
ser promovidos para o 2º Ciclo o aluno, que desenvolveu as seguintes
expectativas de aprendizagem: Estabelece a relação som/grafia de forma
convencional (Ou seja, faz a correspondência grafo/ fônica, compreendendo que
as letras representam graficamente os sons da fala, embora ainda desconheça as
convenções da escrita e escreva certas palavras com incorreções ortográficas).
Nesse
contexto, os alunos sabem, por exemplo, que a palavra camisa tem 6 sons e seis
letras, mesmo que escrevam “ camiza, mininu, iscola, dentre outras, etc.
”. Com esse conhecimento desenvolvido, o aluno pode avançar na direção de
leitor e produtor de texto competente
Localiza
informações explícitas em pequenos com autonomia;
Realiza
inferência simples em pequenos textos
com autonomia;
Identifica
a funcionalidade de gêneros textuais (pequenas fábulas , pequenas histórias,
convites, tirinhas, pequenos poemas, cartazes, bilhetes, piadas, propagandas,
etc.).
Produz
pequenos textos legíveis (compreensíveis), tais como, ( fábulas, convites,
tirinhas, pequenos poemas, cartaz, bilhetes, piadas, propagandas, contos
infantis, e que apresentem.
Coerência
(as ideias expostas tenham sentidos).
Coesão
(texto sem repetição desnecessária, com substituição de termos por outras
palavras).
Progressão
textual (início, meio e fim).
Pertinência
temática (as ideias expostas estão dentro do tema proposto).
Produz
pequenos textos legíveis (compreensíveis), tais como, ( fábulas, convites,
tirinhas, pequenos poemas, cartaz, bilhetes, piadas, propagandas, contos
infantis, e que apresentem.
Coerência
(as ideias expostas tenham sentidos).
Coesão
(texto sem repetição desnecessária, com substituição de termos por outras
palavras).
Progressão
textual (início, meio e fim).
Pertinência
temática (as ideias expostas estão dentro do tema proposto).
CONSIDERAÇÕES SOBRE O PERFIL DE
SAÍDA DOS ALUNOS DO 5º ANO, COM FOCO FICHA DE LEITURA E ESCRITA DO II CICLO.
·
De
uma forma geral, a o aluno estará apto a cursar o sexto ano do ensino
fundamental quando:
·
Expressa
e defende suas ideias.
·
Atribui
sentidos coerentes ao texto lido ou ouvido.
·
Produz
textos legíveis, coesos e coerentes, que produzam sentidos para o leitor e que
circulem socialmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário