sexta-feira, 24 de julho de 2015

A AVALIAÇÃO INSERIDA NO PROCESSO EDUCACIONAL



                                                                                                  TEMA
                                             
A  AVALIAÇÃO INSERIDA NO PROCESSO EDUCACIONAL
O QUE SIGNIFICA AVALIAR?
Etimologicamente   A – VALERE = “Ter Valor”
Segundo LUCKESI: “Ato de investigar a qualidade de algum objeto de estudo e emitir um juízo de valor sobre ele.” Para Jussara Hoffmann: “A avaliação é reflexão transformada em ação.
Ação essa, que nos impulsiona para novas reflexões. Reflexão permanente do educador sobre a realidade, e acompanhamento , passo a passo do educando, na sua trajetória de construção de conhecimento.”
Por que avaliamos ?
1º)  A LDB 9394/96, prevê esse processo  tornando-o obrigatório.
2º)  Para diagnosticar resultados, melhorar processos e realizar intervenções.
QUANDO E COMO AVALIAR? De forma contínua pressupondo processo construtivo e utilizando instrumentos diversificados
QUAIS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS MAIS COMUNS NO PROCESSO EDUCACIONAL?
Prova objetiva, prova dissertativa, seminário, debate, trabalho em grupo, relatório, etc.
A  AVALIAÇÃO E SUAS MODALIDADES Para alguns estudiosos elas se distinguem como normativas, diagnósticas e formativas
Normativa :Quando os desempenhos dos alunos são comparados e classificados em relação a uma norma, orientada por um conjunto de regras comuns .Utiliza informações, aptidões e competências
Diagnóstica : Para estabelecer prioridades no planejamento dos planos escolares.
Formativa   :Pressupõe que o processo de aprendizado ensino deve ser pleno, constante, em parceria professor e aluno.
OS DIFERENTES TIPOS DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: EXTERNA E INTERNA
Podem ser promovidos para o 2º Ciclo o aluno, que desenvolveu as seguintes expectativas de aprendizagem: Instrumento para elaboração de políticas públicas;
Avaliação Externa:
 Instrumento para elaboração de políticas públicas;
Propiciam análise da realidade escolar em relação ao sistema educacional local ou do país;
Realizada de forma amostral ou censitária.
Avaliação Interna:
Pressupõe reflexão sobre os processos de gestão e das práticas pedagógica;
Realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática;
Objetiva o diagnóstico da realidade escolar para elaboração de estratégias de superação




ALGUNS DOS PRINCIPAIS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO EXTERNA EM NÍVEL NACIONAL
SAEB – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica
PROVA BRASIL – criada para ampliar o SAEB
IDEB – índice de desenvolvimento da Educação Básica
PROVINHA BRASIL -  voltada para os alunos dos 3ºs anos do Ensino Fundamental
ANA – Avaliação Nacional da Alfabetização
DAÍ CONCLUÍMOS QUE: Avaliações devem ser antes de tudo, fontes de informações e diagnósticos para transformar realidades, sendo instrumento necessário para que a educação possa atingir de forma mais eficiente, a qualidade almejada.
ORIENTAÇÕES PARA O PERFIL DE SAÍDA DOS ALUNOS DO I CICLO
Podem ser promovidos para o 2º Ciclo o aluno, que desenvolveu as seguintes expectativas de aprendizagem: Estabelece a relação som/grafia de forma convencional (Ou seja, faz a correspondência grafo/ fônica, compreendendo que as letras representam graficamente os sons da fala, embora ainda desconheça as convenções da escrita e escreva certas palavras com incorreções ortográficas).
Nesse contexto, os alunos sabem, por exemplo, que a palavra camisa tem 6 sons e seis letras, mesmo que escrevam     camiza, mininu, iscola, dentre outras, etc. ”. Com esse conhecimento desenvolvido, o aluno pode avançar na direção de leitor e produtor de texto  competente
Localiza informações explícitas em pequenos com autonomia;
Realiza inferência simples  em pequenos textos com autonomia;
Identifica a funcionalidade de gêneros textuais (pequenas fábulas , pequenas histórias, convites, tirinhas, pequenos poemas, cartazes, bilhetes, piadas, propagandas, etc.).
Produz pequenos textos legíveis (compreensíveis), tais como, ( fábulas, convites, tirinhas, pequenos poemas, cartaz, bilhetes, piadas, propagandas, contos infantis,   e que apresentem.
Coerência (as ideias expostas tenham sentidos).
Coesão (texto sem repetição desnecessária, com substituição de termos por outras palavras).
Progressão textual (início, meio e fim).
Pertinência temática (as ideias expostas estão dentro do tema proposto).
Produz pequenos textos legíveis (compreensíveis), tais como, ( fábulas, convites, tirinhas, pequenos poemas, cartaz, bilhetes, piadas, propagandas, contos infantis,   e que apresentem.
Coerência (as ideias expostas tenham sentidos).
Coesão (texto sem repetição desnecessária, com substituição de termos por outras palavras).
Progressão textual (início, meio e fim).
Pertinência temática (as ideias expostas estão dentro do tema proposto).
CONSIDERAÇÕES SOBRE O PERFIL DE SAÍDA DOS ALUNOS DO 5º ANO, COM FOCO FICHA DE LEITURA E ESCRITA DO II CICLO.
·         De uma forma geral, a o aluno estará apto a cursar o sexto ano do ensino fundamental quando:
·         Expressa e defende suas ideias.
·         Atribui sentidos coerentes ao texto lido ou ouvido.
·         Produz textos legíveis, coesos e coerentes, que produzam sentidos para o leitor e que circulem socialmente.
                                      

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