segunda-feira, 6 de julho de 2015

Qual a diferença entre a onça, o tigre e o leopardo?

(SAEPE). Leia o texto abaixo.
Qual a diferença entre a onça, o tigre e o leopardo?

Os três são felinos, carnívoros e ótimos caçadores. Eles possuem presas grandes e garras que se escondem embaixo da pele. Mas são espécies diferentes. A onça vive nas Américas, tem o pêlo cheio de manchas com uma pinta preta no meio. Já o leopardo vive na Ásia e na África e também tem manchas, mas sem a pinta preta no meio. O tigre habita na Ásia e não tem manchas, mas listras. O curioso é que o desenho das manchas ou listras é diferente de um animal para outro, como nossas impressões digitais. Assim, não existem dois tigres, onças ou leopardos iguais.

Revista Recreio, nº252, 2005
Esse texto trata:
(A) dos hábitos dos felinos.  (B) das diferenças e semelhanças entre as moradias dos animais.
(C) das diferenças e semelhanças entre o tigre, a onça e o leopardo.
(D) dos hábitos dos carnívoros.

Leia o texto abaixo.
ROSEANA MURRAY

Roseana Murray nasceu no Rio de Janeiro, onde vive até hoje. É casada, tem dois filhos e mais de quarenta livros publicados. Roseana gosta de animais e de viajar pelo mundo, olhando as coisas e as pessoas. Além de escrever poemas para gente de todas as idades, ela visita feiras de livros e escolas, onde trabalha junto com professores e alunos. Suas poesias falam de coisas simples como amor, peixes e flores. Em seu livro Receitas de Olhar, encontramos sugestões poéticas para sermos felizes. Recentemente, Roseana fez uma grande descoberta, a Internet; ela está adorando trabalhar em sua página http://www.docedeletra.com.br/murray, onde responde carinhosamente a todos que lhe escrevem.
Fonte: http://www.edukbr.com.br/leituraeescrita/setembro02/iautores.asp

Esse texto é
A) uma receita.            B) uma biografia.  C) um poema.   D) um aviso.

(SARESP-2011). Leia o texto abaixo.
As minhocas

As minhocas são muito importantes para o homem. As minhocas abrem caminhos na terra cavando túneis. Com essa atividade elas ajudam a manter a qualidade do solo – a terra fica mais ventilada, fértil e produtiva. Assim, elas fazem muito bem para a terra e para o plantio. Por isso, em muitos lugares, elas são vendidas para o uso na agricultura.
(Revista Semanal da Lição de Casa. São Paulo: Klick Editora, n.º 21, p. 4-5. Adaptado.)
Esse texto serve para
(A) divertir.
(B) emocionar.
(C) informar.
(D) surpreender.

 (SADEAM). Leia o texto abaixo:

POR QUE BATATA FRITA ENGORDA
A batata é um vegetal importante, pois tem carboidratos e vitamina A. No caso da batata frita, o que engorda é o óleo da fritura. Para se ter uma ideia, uma porção de batatas fritas de 100 gramas tem cerca de 274 calorias, enquanto uma porção de batata cozida tem só 68 calorias. Outros vegetais, se forem servidos fritos, também engordam.
Revista Recreio, fevereiro de 2007. *Adaptado: Reforma Ortográfica.
O assunto desse texto é
A) a importância da batata na alimentação.     B) a receita de alimentos cozidos e calóricos.

C) o motivo pelo qual batata frita engorda.      D) o peso de uma porção de batatas fritas.


Um comentário: