Avaliação Formativa
Avaliação Formativa
O que é?
Também chamada de avaliação para as aprendizagens, a
avaliação formativa tem seu foco no processo ensino-aprendizagem. Alguns
teóricos chegam a nomear essa modalidade com o nome de avaliação
formativa diagnóstica. A avaliação formativa não tem finalidade
probatória e está incorporada no ato de ensinar, integrada na ação de
formação. Alguns autores consideram que a avaliação formativa englobe as
outras modalidades de avaliação já que ela se dá durante o processo
educacional. Seu caráter é especificamente pedagógico.
Quais são seus objetivos?
A avaliação formativa pretende melhorar o processo de
ensino-aprendizagem mediante o uso de informações levantadas por meio da
ação avaliativa. Semelhantemente à avaliação diagnóstica, a avaliação
formativa busca detectar dificuldades suscetíveis de aparecer durante a
aprendizagem a fim de corrigi-las rapidamente. Todavia, seu foco está no
processo de ensino-aprendizagem. Através dessa modalidade de avaliação,
informações sobre o desenvolvimento do aluno são fornecidas ao
professor, permitindo que a prática docente se ajuste às necessidades
discentes durante o processo.
Quais são as suas características?
Uma das mais importantes características da avaliação
formativa é a capacidade em gerar, com rapidez, informações úteis sobre
etapas vencidas e dificuldades encontradas, estabelecendo um feedback
contínuo sobre o andamento do processo de ensino e aprendizagem. Com
esse tipo de avaliação é possível ter os subsídios para a busca de
informações para solução de problemas e dificuldades surgidas durante o
trabalho com o aluno. Na avaliação formativa, os fatores endógenos, ou
seja, os fatores internos à situação educacional são levados em conta
para proceder à avaliação. Por acontecer durante o processo de ensino e
aprendizagem, a avaliação formativa se caracteriza por possibilitar a
proximidade, o conhecimento mútuo e o diálogo entre professor e aluno.
Para que servem os seus resultados?
Os resultados da avaliação formativa servirão de base
para identificar como o processo de aprendizagem tem acontecido. As
informações que essa avaliação revela permitem o planejamento, o ajuste,
o redirecionamento das práticas pedagógicas no intuito de aprimorar as
aprendizagens dos alunos. Ou seja, seus resultados servem para apoiar,
compreender, reforçar, facilitar, harmonizar as competências e
aprendizagens dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário