Avaliação Externa
Avaliação Externa
O que é?
Também chamada de avaliação em larga escala, a avaliação
externa é um dos principais instrumentos para a elaboração de políticas
públicas dos sistemas de ensino e redirecionamento das metas das
unidades escolares. Seu foco é o desempenho da escola e o seu resultado é
uma medida de proficiência que possibilita aos gestores a implementação
de políticas públicas, e às unidades escolares um retrato de seu
desempenho. A primeira iniciativa brasileira de avaliação em larga
escala foi o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) que
se desenvolveu a partir de 1990 e foi aplicado inicialmente em 1995.
Atualmente os Estados têm procurado desenvolver seus próprios sistemas
de avaliação estabelecendo metas e diretrizes específicas às suas
realidades.
Quais são seus objetivos?
As avaliações em larga escala buscam assegurar a
qualidade da Educação, fortalecendo o direito a uma educação de
qualidade a todos os alunos. Os resultados dos testes aplicados apontam
para a realidade de ensino, oferecendo um panorama do desempenho
educacional.
Quais são as suas características?
As avaliações em larga escala podem ser censitárias ou
amostrais. Essa modalidade avalia as redes ou os sistemas de ensino,
indo além da sala de aula. Por isso, ela requer metodologia e
instrumentos específicos de análise que possibilitem a manutenção da
comparabilidade e confiabilidade dos resultados. Para efetivar a
comparabilidade, os testes são construídos de forma padronizada e seus
resultados são alocados em uma escala de proficiência que varia de zero a
500 com intervalos de 25 a 25 pontos. Os intervalos indicam a
consolidação de competências e habilidades ao longo do processo de
ensino e aprendizagem.
Para que servem os seus resultados?
Os resultados da avaliação em larga escala fornecem
subsídios para a tomada de decisões destinadas a melhorias no sistema de
ensino e nas escolas. Eles também permitem acompanhar o desenvolvimento
das redes e sistemas de ensino, ao longo das diferentes edições dos
testes em larga escala, mediante a comparação dos resultados. Com os
resultados das avaliações em larga escala é possível construir
indicadores nacionais, como, por exemplo, o IDEB (Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica), bem como a distribuição do
percentual de alunos em cada nível da escala de proficiência.
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