Projeto:Meio Ambiente - 3º ano
Escola:_______________________________________________________________
PÚBLICO-ALVO:_______________________________________________________
Professora:___________________________________________________________
Duração:____________________________data:_____________________________
Projeto: Meio Ambiente
Tema: Cuidando do Nosso Planeta
JUSTIFICATIVA
O nosso projeto sobre o meio ambiente, tem por princípio básico conscientizar os alunos e a comunidade escolar sobre a necessidade de se construir uma prática social baseada na preservação do ambiente, isto é, para ter consciência de que para estarmos no mundo é necessário que cuidemos do mundo, não poluindo e criando formas de efetivar ações e atitudes de respeito e preservação ao meio ambiente.
Os nossos olhares deverão estar atentos para a percepção das realidades ambiental, social, econômica e cultural e para os seres que constroem a relação nos micro e macro ambientes. O espaço deve ser lido através do seu entorno imediato, isto é, devemos criar com os alunos a certeza de que todos fazemos parte, do planta terra e por isso, somos igualmente responsáveis pela sua preservação e cuidado.Devemos chamar a atenção dos alunos para a questão do consumo e da produção exagerada de materiais, e resíduos que somados geram uma grande quantidade de lixo que poluem o planeta.
Em nossa discussão é importante criar com nossos alunos a certeza da criação e da efetivação de alternativas para a melhoria do meio ambiente, como a questão do lixo, da água, e da devastação das reservas de mata, da preservação do Parque da águas para chegarmos a estas alternativas teremos que trabalhar com eles a leitura de realidade e após isso o que fazer para melhora-la e transforma-la.
O nosso trabalho deve ter como fio condutor o diálogo transdisciplinar, isto é, quais são as linhas e as pontes em que todo o conhecimento produzido pelo homem se encontra e se alia para discutir e encontrar alternativas para a questão ambiental, assim nenhum conhecimento deve ser isolado ou parcializado ele deve fazer parte do todo e estar articulado entre si.
OBJETIVO GERAL
Garantir o futuro construindo junto com nossos alunos a consciência cidadã de preservação e cuidado com o meio ambiente, pois somente assim poderemos transformar o nosso planeta em um espaço para o futuro
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Formar, criar consciência ecológica com a comunidade escolar.
· Analisar e reconhecer o nosso entorno.
· Discutir e criar formas alternativas de ações para cuidar melhor do meio ambiente.
· Divulgar os trabalhos realizados durante o projeto meio ambiente.
RECURSOS
· Diferentes portadores textuais como livros didáticos e Paradidáticos.
· (Livros sugeridos:Eu protejo a natureza, Seis razões para Diminuir o Lixo, Mini Larousse da Reciclagem)
· Recursos midiáticos como filmes e pesquisas na internet.
· (Sugestões de filmes- Wall-e e Turma da Mônica : Um Plano Para Salvar o Planeta)
· Artistas que retratam a utilização de materiais reciclável , como Vik Muniz
ATIVIDADE DESENCADEADORA
Os alunos vão assistir o filme Wall-E.
Organização do trabalho:
· Conversa com as crianças sobre o assunto.
Levantamento de hipóteses.
Levantamento de hipóteses.
· Pesquisa de dados (pesquisas bibliográficas, entrevistas, palestras)
· Efetivação das ações concretas das montagens dos materiais.
· DESENVOLVIMENTO
Pesquisas bibliográficas sobre o assunto; (Questão ambiental).
Pesquisas bibliográficas sobre o assunto; (Questão ambiental).
· Pesquisa fotográfica.
· Entrevista, enquetes sobre a questão ambiental.
· Palestras com pessoas envolvidas com a questão ambiental.
· Vídeos (assistir e produzir filmes, documentários sobre o assunto).
· Produção de folder, cartilhas, etc...sobre o assunto.
· Produção do Jornal Ecológico.
· Vivência e excursão a locais degradados e preservados.
Construção de paralelos, linhas do tempo, gráfico.
Construção de paralelos, linhas do tempo, gráfico.
· Produção e confecção de álbuns de desenhos, gravuras, fotos etc...
Confecção de cartazes, murais.
Confecção de cartazes, murais.
· Montagem de maquetes;
· Elaboração de princípios de preservação e cuidados com o meio ambiente. /Direitos do meio ambiente.
· Trabalhar textos, histórias, músicas com a temática ambiental.
Produzir textos, histórias, músicas com a temática ambiental. Atitudes concretas: plantio de árvores; coleta seletiva de lixo; gincana ecológica; passeio ecológico.
Produzir textos, histórias, músicas com a temática ambiental. Atitudes concretas: plantio de árvores; coleta seletiva de lixo; gincana ecológica; passeio ecológico.
· Montagens de jogos, como bingos, trilhas, etc...
Apresentação de peças teatrais com a temática ambiental.
Reciclagem e reaproveitamento de materiais. (Oficinas de sucata).
Desenho sobre a questão ambienta (o real e o ideal).
Pinturas, modelagens etc... Alguns elementos que compõem o meio ambiente: Água,,ar,matas,clima,animais,cidades,terra.
Apresentação de peças teatrais com a temática ambiental.
Reciclagem e reaproveitamento de materiais. (Oficinas de sucata).
Desenho sobre a questão ambienta (o real e o ideal).
Pinturas, modelagens etc... Alguns elementos que compõem o meio ambiente: Água,,ar,matas,clima,animais,cidades,terra.
Avaliação:
Será feita durante todo o processo observando se os objetivos iniciais do projeto foram atingidos.
Culminância
ORGANIZAÇÃO E MONTAGEM DA EXPOSIÇÃO.
Nossa exposição terá como intuito montar um painel da questão ambiental em sua realidade e também do ideal que queremos atingir. Dessa forma, o ensino fundamental ficará a cargo do levantamento da realidade ambiental em suas vivências e experiências, montando um painel amplo do meio ambiente como ele está. Assim, a apresentação será no sentido da realidade até o ideal. Que será através de todas as construções e trabalhos realizados pelos alunos
Nenhum comentário:
Postar um comentário