Educar é Semear

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sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Projeto Anual de Temáticas

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO
                                   
     O Espaço Escolar Como Caminho
de Valores Humanos e Vivência Cidadã




Secretária de Educação :Maria Eterilda Amorim Borba Assis
Diretora de  Ensino: Valdinere Alves dos Santos


                                      CORTÊS -2015

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO

Equipe de Execução  : Secretaria de Educação  e  Comunidade Escolar
PÚBLICO ALVO: Comunidade Escolar (funcionários, alunos, pais ou responsáveis)

A Secretaria de Educação  de Cortês, tem como  Missão :
Ser um agente ativo do desenvolvimento local, assegurando às crianças, jovens e adultos da rede municipal educação de qualidade para o exercício da cidadania.

PERÍODO DE  EXECUÇÃO : ANO DE 2015
APRESENTAÇÃO:
A escola é o espaço social e o local onde o aluno dará sequência ao seu processo de socialização. O que nela se faz se diz e se valoriza representa um exemplo daquilo que a sociedade deseja e aprova. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis. É fundamental que cada aluno desenvolva as suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade socialmente justa desenvolvendo os valores trabalhado em na escola .
 JUSTIFICATIVA:
      A abordagem do tema gerador, através deste micro projeto parte da necessidade de aperfeiçoamento da convivência de toda a comunidade escolar, destacando a importância do trabalho coletivo no processo de construção do conhecimento social, baseado no respeito mútuo, proporcionando condições para a percepção dos princípios éticos necessários na vivência em comunidade.
O artigo 27, inciso I da Lei de Diretrizes e Base da Educação deve considerar os seguintes parâmetros: A difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e ordem democrática, por tanto o papel da escola transcende a disseminação do conhecimento cientifico e tecnológico abrangendo a formação humana, considerando a relevância do bem estar integral do individuo.
A partir dessa abordagem pretende-se enquanto secretaria de educação desenvolver nas escolas um projeto que possa ser aplicado durante o ano letivo trabalhando temas propícios a realidade educacional do nosso município. 
OBJETIVO GERAL: Desenvolver o potencial que há em nosso alunado visando uma aprendizagem significativa com mais entusiasmo.



SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO

TEMÁTICAS A SEREM DESENVOLVIDAS  A CADA MÊS
MÊS
                               TEMÁTICAS
FEVEREIRO
 ESCOLA ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA    

MARÇO
MEIO AMBIENTE EM AÇÃO EM DEFESA PELA NATUREZA  :
·       Como lidar com o Lixo? De quem é a responsabilidade ?
·        Preservando o meio ambiente através da reciclagem"
·        Água Essência da Vida
·        Combatendo  a  Dengue
ABRIL
SEMEANDO LEITURA, COLHENDO LEITORES
MAIO
FAMÍLIA E ESCOLA: PARCERIA QUE DÁ CERTO
JUNHO
FORROZANDO NA EDUCAÇÃO VALORIZANDO A CULTURA PERNAMBUCANA
JULHO
ENSINANDO VALORES CONSTRUINDO VENCEDORES
AGOSTO
RESGATANDO AS TRADIÇÕES FOLCLÓRICAS
SETEMBRO
ESCOLA LUGAR DE CONSTRUIR OS VALORES  CÍVICOS
OUTUBRO
O MUNDO ENCANTADO DA CRIANÇA
NOVEMBRO
CULTURA AFRO - BRASILEIRA : BRASIL DE COR E CULTURA"

DEZEMBRO

PROJETO ATITUDE JOVEM CIDADÃ VIVENCIANDO VALORES

O VERDADEIRO ESPÍRITO DO NATAL

ENCERRAMENTO COM UMA GRANDE CANTATA DE NATAL ENVOLVENDO ALUNOS DE VÁRIAS ESCOLAS .

AVALIAÇÃO DO PROJETO




                                   

ESCOLA ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA

OBJETIVOS ESPECÍFICOS :

*      Sensibilizar os alunos da necessidade de termos um bom convívio com os colegas e funcionários da escola
*      Promover situações de diálogo e construção do respeito com o outro trabalhando em equipe
*      Incentivar o cumprimento das regras da escola e sala de aula para uma boa convivência social
*      Vivenciando os valores universais (solidariedade, respeito, colaboração...).

MEIO AMBIENTE EM AÇÃO EM DEFESA PELA NATUREZA:

OBJETIVOS ESPECÍFICOS :

*      Resgatar junto aos alunos a importância de vivermos e convivermos em um ambiente limpo;
*      Relacionar as cinco cores básicas aos lixos correspondentes. (Verde= vidro, Amarelo=metal; Azul= papel; Vermelho= plástico; Marrom= orgânico).
*      Incentivar a prática de atitudes conscientes quanto à limpeza da sala de aula, assim sendo fazer com que os alunos  levem essas informações as suas casas.
*      Pesquisar regras com atitudes que evitam o desperdício. Vivenciando formas de reciclar materiais diversos.
*      Conscientizar as crianças dos cuidados que nosso corpo necessita para conservar a saúde;
*      Desenvolver noções de cuidados com os alimentos e com nossa alimentação; Compreendo o conceito de higiene e saúde;
*      Sensibilizar a comunidade escolar da importância do exercício dos direitos e deveres para a prática de um bom convívio social e preservação do meio ambiente.
*      Compreender que a dengue e transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti;
*      Estimular o aluno a utilizar as técnicas de  dramatização  como forma de expressar situações  criadas ou vivenciadas no controle do mosquito transmissor da dengue.  
*      Promover campanha de conscientização quanto a prevenção desta doença;

SEMEANDO LEITURA ,COLHENDO LEITORES
     
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

*      Estabelecer a leitura como ferramenta fundamental na construção do conhecimento;
*      Incentivar o estudante a compreender e utilizar melhor as regras ortográficas da Língua Portuguesa;
*      Identificar as características dos gêneros estudados;
*      Ler individualmente e em grupo, conhecendo os clássicos e identificar recursos linguísticos, procedimentos e estratégias discursivas para relacioná-las com seu gênero;
*      Reconhecer a leitura como uma fonte essencial para produzir textos;
*      Produzir e revisar textos em diferentes gêneros; 
*      Destacar trabalhando textos de autores como Monteiro Lobato, Elias José ,Manoel Bandeira , Ziraldo, Vinícius de Moraes, Cecilia  Meireles. Etc
*      Desenvolver a habilidade de dramatizar  poemas e textos
*      Valorizar a ação de ler e, consequentemente as obras escritas como forma de arte  e  preservação de  conhecimento.
                                  FAMÍLIA E ESCOLA : PARCERIA QUE DÁ CERTO

OBJETIVOS ESPECÍFICOS :

*      Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família; Valorizando   a importância do diálogo;
*      Promover palestras e encontros com temas de interesse educativo.
*      Orientar a família sobre os procedimentos dos pais na melhoria do rendimento escolar do aluno.
*       Informar sobre a frequência e o rendimento escolar, bem como analisar os dados com vistas à sua melhoria.
*       Aproximar a família da escola através de atividades culturais.
FESTAS JUNINAS: FORROZANDO NA EDUCAÇÃO VALORIZANDO A CULTURA PERNAMBUCANA

O mês de Junho sempre desperta um grande interesse nos alunos em trabalhar o assunto “Festa Junina”. O mês é marcado por grandes comemorações, sendo que o auge da festa acontece no dia 23, noite de São João. São comuns em todas as regiões do Brasil os festejos juninos, mas na região Nordeste esses festejos ganham maior proporção. Essas festas envolvem toda a comunidade nos preparativos, com a ornamentação de ambientes, comidas típicas, músicas folclóricas, etc. No contexto escolar o mesmo acontece e a escola tem um papel importante no resgate e valorização dessas tradições.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

*      Possibilitar a criança conhecer um pouco sobre uma das festas tradicionais do Brasil, seus símbolos, santos ( Santo Antônio, São João Batista e São Pedro), pratos típicos, trajes e danças.

*      Realizar um festival de cultura junina, no qual os alunos apresentarão os conhecimentos adquiridos acerca da temática e suas produções nas várias áreas disciplinares que dão suporte ao estudo.
                              
ENSINANDO VALORES CONSTRUINDO VENCEDORES

Educar! Tarefa das mais difíceis! Como se preparar na vida e para a vida? Todo ser humano tem suas crenças e com base nelas seus pensamentos e sentimentos, que culminam nas atitudes. Acredita-se numa sociedade mais humana e justa, sem preconceitos, em que os cidadãos atuem compromissados com o bem comum. A escola se tornaria vazia e ineficiente se omitisse resgatar certos valores "adormecidos" na consciência humana. Por esse motivo, torna-se essencial refletir o mundo atual, fortalecer e renovar as "crenças", inserindo no processo educacional valores que possibilitem a formação integral de nossos alunos. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS :

*      Proporcionar o desenvolvimento de valores como: respeito, ética, amizade , honestidade , cooperação  , e  união  entre as pessoas  
*      Sensibilizar os alunos da necessidade de termos um bom convívio com os colegas e funcionários da escola. Refletindo os valores humanos na prática do dia a dia de um cidadão
*      Despertar, através da reflexão, a consciência sobre os deveres para com o patrimônio escolar, valor e respeito aos colegas, professores e demais funcionários                                
                        
RESGATANDO AS TRADIÇÕES FOLCLÓRICAS
 
O folclore brasileiro possui a herança cultural dos índios, dos portugueses colonizadores, dos africanos e de outros imigrantes europeus. É, portanto um folclore muito rico, isso sem contar as múltiplas manifestações resultantes da extensão do território brasileiro e das diversidades regionais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS :

*      Resgatar a nossa cultura por meio do folclore; Valorizando o folclore brasileiro;
*      Descobrir as principais manifestações folclóricas da nossa cidade;
*      Identificar o folclore como um conjunto de tradições
*      Aprofundar a ideia de o folclore não é só no mês de agosto.
                                          




ESCOLA LUGAR DE CONSTRUIR OS VALORES  CÍVICOS

Nossa Pátria precisa ser amada, respeitada e valorizada e para isso precisamos oferecer oportunidade para que as crianças adquiram conhecimento sobre o Brasil e seus fatos históricos, conscientizando que somos responsáveis pela pátria que queremos no futuro.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS :

*      Conscientizar as crianças de que o verdadeiro patriotismo é honrar e amar e respeitar sua pátria criando conceitos de seus direitos e deveres.
*      Despertar o sentimento de patriotismo; Compreender a comemoração de 7 de setembro;
*      Reconhecer a nossa Pátria; Distinguir a Bandeira Nacional;
*      Reconhecer o Hino Nacional pela audição; Reconhecer e valorizar os símbolos nacionais; Identificar as cores da Bandeira Nacional;
*      Valorizar e respeitar os símbolos nacionais; Cantar e interpretar o hino Nacional;
*      Identificar cantando  o hino de Cortês Cantar identificando o hino de Pernambuco
*      Valorizar cantando o hino da independência
*      Conhecer e localizar os estados, capitais e suas respectivas siglas trabalhando no mapa do Brasil.
                                  
O MUNDO ENCANTADO DA CRIANÇA

A criança tem o direito de ser feliz, de ser valorizada, respeitada e amada. Ela passa a maior parte do tempo na escola, que por sua vez desempenha sua função social proporcionando à criança um ambiente feliz, acolhedor e amável.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS :

*      Proporcionar as crianças durante o decorrer das aulas, atividades lúdicas, variadas e interessantes, visando ofertar ao educando oportunidades de lazer e socialização.
*      Realizar uma gincana com todos os alunos da escola; Desenvolvendo a imaginação e a criatividade;
*      Recordar antigas brincadeiras;
*      Estimular a auto estima.
*      Promover, durante a semana da criança, atividades extraclasse, variadas e interessantes, visando dar a criança oportunidades de lazer e sociabilidade educativas
*      Evidenciar direitos e deveres da criança

                        CULTURA AFRO-BRASILEIRA  : BRASIL DE COR E CULTURA"

OBJETIVOS ESPECÍFICOS :

Através das análises das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, Resolução nº 1, de 17 de junho de 2004 e partindo do cumprimento  Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, faz-se necessário amplia-se o debate sobre o tema que, em termos gerais e atualmente tem se tornado  relevante para se pensar em um modelo  de sociedade verdadeiramente justa e igualitária.

Por esta questão, está incluído na proposta curricular de nossas escolas. Paralelo a esse currículo, os Parâmetros Curriculares Nacionais e todos os documentos cuja lei esta embasada contempla o Conteúdo de História da Cultura Afro-brasileira e africana como um tema interdisciplinarmente trabalhados nos conteúdos da Base Nacional Comum e Parte Diversificada. A escola precisa resgatar a nossa cultura os nossos valores e garantir as tradições das outras gerações.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS :

*      Valorizar a pluralidade racial de nossa comunidade escolar; Combatendo  o racismo no âmbito escolar;
*      Promover a igualdade de oportunidades entre os diferentes grupos étnicos que compõem a comunidade escolar;
*      Desenvolver atividades que levem os alunos a uma reflexão e compreensão de mudança na maneira de ver e pensar sobre a raça e a cultura africana  e afrodescendentes.
*      Valorizar a cultura e os costumes trazidos da África e incorporados à cultura brasileira, bem como, os costumes dos indígenas brasileiros;
  
PROJETO ATITUDE JOVEM CIDADÃ VIVENCIANDO VALORES

Nossas atitudes são as melhores interpretações de nossos pensamentos – este conceito  nos  inspira para a criação do projeto Atitude Jovem, entre jovens  e adolescentes cujo desafio é demonstrar ATITUDE.
  

O VERDADEIRO ESPÍRITO DO NATAL

*      Conhecer o verdadeiro espírito de Natal.
*      Estimular a formação de bons hábitos e o respeito às crenças, símbolos e sentimentos alheios e a religiosidade de cada um.
*      Identificar os símbolos do Natal.
*      Desenvolver a linguagem oral realizando Cantata Natalina estimulando a socialização

METODOLOGIA;
     
O Micro Projeto será desenvolvido de forma interdisciplinar e contínua com a participação da  comunidade escolar dividido em temáticas mensais  conforme a tabela  visando alcançar os objetivos propostos .

AVALIAÇÃO  :  Será feita através de registros, de acordo com a participação, interesse e desenvolvimento de cada aluno, individual e coletivamente.

REFERÊNCIAS :

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1997

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico- Raciais e para o Ensino de Historia e Cultura Afro-Brasileira e africana. Brasilia, 2004.

LIBANEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: Políticas estrutura e Organização. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2005.
Parâmetros Curriculares Nacionais: Fáceis de Aprender. Revista Nova Escola. Edição Especial.

MONTEIRO, Marco Aurélio Alvarenga. Programa Reação – educando para a vida, construindo o futuro. Manual do professor 5° ano. Guaratinguetá: Secretaria Municipal de Educação e Cultura, 2009.

KLEIMAN, Ângela B. & MORAIS, Silvia E. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. Campinas, SP: Mercado das Letras,1999.ROSSINI, Maria Augusta Sanches; Aprender tem que ser gostoso...Editora Vozes, 2ª Edição. 
SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia da Educação: Construindo a Cidadania. Ed. FTD, 1994. 
SOARE, Magda. Linguagem e Escola: uma perspectiva social. São Paulo, Ática, 1986.

Secretaria  de Educação  ( Departamento de Ensino )  :  Valdinere Alves dos Santos

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