- Identificação:
1.Título do projeto: Projeto Foliando com Arte no Carnaval
2. Tema: História do Carnaval
Turma:
Turno:
Período:
II.JUSTIFICATIVA:
Este projeto se justifica a partir da constatação de que o carnaval é uma espetáculo artístico e cultural que deve ser aproveitado de forma interdisciplinar, estimulando o poder criativo do educando. Aproveitando o período de carnaval e a proposta da coordenação pedagógica de realizarmos um baile de carnaval na escola, onde o 4º ano do Ensino Fundamental, série em que atuo, comporia um bloco de ANIMAIS AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO.Elaborei este projeto, com o fim de resgatar a história do carnaval, através de atividades lúdicas e artísticas que façam os alunos despertarem o interesse pelos folguedos carnavalescos.
Assim, respeitando a individualidade e religiosidade de cada aluno, preparei atividades que incentivassem-nos a participarem ativamente dos preparativos da nossa festa carnavalesca.
III. OBJETIVOS:
• Despertar no aluno o interesse e a curiosidade em relação às Folias de Carnaval;
• Resgatar culturas e tradições esquecidas pelos mais velhos e desconhecidas para os mais novos;
• Resgatar a história do carnaval de Cortês
• Confeccionar máscaras carnavalescas e fantasias da flora e dos animais em extinção com material reutilizável;
• Produzir textos: paródias com o tema: ANIMAIS AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO a partir de marchinhas carnavalescas, relatórios e cartazes de propaganda ( texto informativo).
III. RECURSOS:
Áudios-visuais:
• CDS com músicas carnavalescas;
• Fichas xerocadas;
• Data show
• CDS com músicas carnavalescas;
• Fichas xerocadas;
• Data show
Confecção de máscaras e fantasias:
· Cola
· Balões
· Tesoura sem ponta
· Jornais, livros e revistas velhos
· Serragem
· Tinta em diversas cores
· Pincel
· Papelão
· Papéis: color set e crepom
IV. DESENVOLVIMENTO:
1ª Etapa: Conversa inicial sobre o carnaval
2ª Etapa: Entrevistar os pais para saber sobre o carnaval de antigamente.
3ª Etapa: Comentar sobre o baile de carnaval que haverá na escola, e sobre o tema do nosso bloco.
4ª Etapa: Pesquisar quais são os animais do cerrado ameaçados de extinção.
5ª Etapa: Confeccionar máscaras dos animais do cerrado ameaçados de extinção e fantasias de carnaval
6ª Etapa: Ouvir e cantar marchinhas de carnaval;
7ª Etapa: Produzir paródia coletivamente com o tema: animais do cerrado;
8ª Etapa: Participar do baile de carnaval vestidos com as fantasias e mascaras confeccionadas e cantando a paródia produzida.
Avaliação:
A avaliação escolhida prioriza a observação diária e contínua das habilidades artísticas. Levando em conta: Interesse, Freqüência, Participação nas atividades individuais e em grupo bem como o entusiasmo na participação do baile de carnaval.
Nenhum comentário:
Postar um comentário