SECRETARIA
DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO
DE ENSINO
Carnaval e
Arte : Alegria Que Contagia
Secretária
de Educação: Maria Eterilda Amorim Borba Assis
Diretora
de Ensino : Valdinere Alves dos Santos
Cortês,2015
CARNAVAL
EM PERNAMBUCO
A folia
do Carnaval de Pernambuco começa muito antes do carnaval,
e acontece de forma mais forte principalmente nos bairros do Recife
Antigo, em Recife,
e na Cidade Alta em Olinda,
e em pequenos focos no restante da cidade. Ritmos comuns são o frevo,
aciranda e
o maracatu.
O carnaval de Olinda ostenta
dezenas de bonecos gigantes,
sendo o mais conhecido deles o Homem da Meia-Noite,
que está nas ruas desde 1932 e
é responsável por dar início, oficialmente, às zero hora do sábado de Zé
Pereira, ao carnaval olindense. Além dos
tradicionalíssimos blocos e troças que percorrem suas ladeiras, embalados pelo
ritmo contagiante do frevo. São exemplos destes a Pitombeira dos Quatro Cantos,
fundada em1947,
quando um grupo de rapazes desfilou pelas ruas da Cidade Alta cantando e
empunhando galhos de pitombeira; e o Elefante de Olinda, fundado em 1952 por
um grupo de rapazes da Cidade Alta, que durante o Carnaval saíram pelas ruas
com um elefante de porcelana cantando uma música improvisada em homenagem ao
animal. A grande concentração destes blocos e troças se dá na frente da
Prefeitura Municipal, onde pode-se encontrar o maior número de foliões por
metro quadrado.
No Recife o carnaval
tem sua abertura com a saída do maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo
da Madrugada, no sábado pela manhã. No bairro
do Recife Antigo,
começa a tarde com feirinhas de artesanato e apresentações de grupos
percussivos, entre outras atrações. Seguindo, logo mais à noite, uma agenda de
shows que são realizados em palcos espalhados por todo os bairros do Recife
e região metropolitana,
onde acontece simultaneamente a realização do RECBEAT, o carnaval da juventude
alternativa recifense. Na noite da segunda-feira, no Pátio do Terço, é
realizada uma das manifestações mais emocionantes da cultura negra no nordeste,
a Noite dos Tambores Silenciosos, pontualmente a meia-noite.
No interior, algumas
cidades têm seus carnavais típicos, como Nazaré
da Mata, com o Maracatu de
Baque Solto, Bezerros,
com os Papangús, Pesqueira,
com o Carnaval dos Caiporas e a folia dos Caretas, em Triunfo, no Sertão
pernambucano, entre outras.
O carnaval
pernambucano tem como característica principal a democratização da brincadeira.
Os foliões participam intensamente das manifestações, sem a necessidade de uma
distinção por mortalhas ou abadás. O Recifolia foi uma tentativa de inserir
este lado da cultura baiana das micaretas no calendário de eventos
pernambucano, sendo extinto no ano de 2004.
Timbaúba a
tradição são os bois do carnaval. A tradição do Boi de Carnaval em
Timbaúba tem mais de 80 anos, sendo a agremiação Boi Rubro Negro, fundada há 53
anos, a mais antiga em atividade. Os Bois típicos da cidade são formados pelo
estandarte, porta bandeira, a “mulher da mala”, os “toureiros” e os brincantes,
em uma grande festança popular. A batucada é feita ao som de instrumentos como
bongô, caixa, mineiro, gonguê e buzina, esse último típico do município.
Hoje Timbaúba os
reconhece como a cidade dos bois de carnavais, que nada mais é do que um
reconhecimento a tradição tão arraigada dos bois de carnavais. Também nos
carnavais de Timbaúba acontece o encontro dos bois de carnaval onde a
preservação da tradição do boi é preservada.
PROJETO
CARNAVAL
INTRODUÇÃO
O carnaval é uma manifestação popular que ocorre de diferentes formas
em várias regiões do Brasil, dependendo do contexto histórico e sociocultural
de cada lugar. Entrelaçando as influências dos negros africanos, indígenas,
nativos e europeus colonizadores, a cultura brasileira resultou em uma grande diversidade
e riqueza de manifestações.
JUSTIFICATIVA
O Brasil é um país rico culturalmente, porém, o que sabemos dessa cultura limita-se ao que vivemos no dia-a-dia e ao que a TV nos mostra, muitas vezes, informações soltas, imagens que ficam muito distantes de nossa realidade ou de cunho comercial. Pensando nisso, pretendemos, neste trabalho, propiciar atividades que ampliem o conhecimento das crianças sobre o carnaval no Brasil, levando em consideração suas influências e fazendo um paralelo temporal desde os antigos carnavais até hoje. A melhor maneira de fazer com que isso aconteça é através da interdisciplinaridade. Trabalhar o carnaval de forma interdisciplinar envolve a contextualização do conhecimento, evocando fatos da vida pessoal, social e cultural, principalmente o trabalho e a cidadania.
JUSTIFICATIVA
O Brasil é um país rico culturalmente, porém, o que sabemos dessa cultura limita-se ao que vivemos no dia-a-dia e ao que a TV nos mostra, muitas vezes, informações soltas, imagens que ficam muito distantes de nossa realidade ou de cunho comercial. Pensando nisso, pretendemos, neste trabalho, propiciar atividades que ampliem o conhecimento das crianças sobre o carnaval no Brasil, levando em consideração suas influências e fazendo um paralelo temporal desde os antigos carnavais até hoje. A melhor maneira de fazer com que isso aconteça é através da interdisciplinaridade. Trabalhar o carnaval de forma interdisciplinar envolve a contextualização do conhecimento, evocando fatos da vida pessoal, social e cultural, principalmente o trabalho e a cidadania.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS :
Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo e suas
características;
Coletar dados sobre o carnaval no Brasil; Conscientizando as crianças
no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão;
Desenvolver a linguagem oral e escrita e o gosto por poemas e músicas;
estimular o ritmo;
Identificar os aspectos culturais do carnaval que influenciaram na
etnia brasileira.
Identificar cantando as marchinhas carnavalescas.
Conhecer, observar e acompanhar a evolução de gêneros carnavalescos
como: música, blocos, fantasias e histórias estabelecendo relação entre passado e moderno.
Vivenciar o carnaval aplicando os valores humanos
CONTEÚDOS
O
carnaval e o fazer artístico e linguagem oral e escrita
Apreciação
musical e expressividade
DST’s e efeito
de bebidas e drogas
Valores Humanos
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Trabalho
em sala com músicas, poemas, parlendas, painéis e etc.
Fazer um baile de carnaval para que as crianças
conheçam um pouco sobre essa manifestação popular.
Levar para a sala de aula os elementos do
carnaval através de imagens ou objetos.
Executar músicas pertinentes ao universo
carnavalesco.
Exposição de painéis.
Cada escola confeccionará seu estandarte
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Confecção de painel com recortes e fotos
carnavalescas.
Trabalhar músicas carnavalescas
Confeccionar máscaras carnavalescas com
material de sucata.
Listar as fantasias que as pessoas costumam
usar em carnaval.
Pular carnaval usando roupas e acessórios
diversos como fantasia.
Utilizar materiais recicláveis para fazer fantasias
Utilizar garrafas peti para fazer
sombrinha de frevo etc.
Confeccionar os cartazes com a temática
sugerida
DURAÇÃO DO PROJETO : Uma Semana de 09 / 02 a 13/02
PÚBLICO - ALVO : Educação Infantil e
Ensino Fundamental 1º ao 9º ano
CULMINÂNCIA : Bloco da Educação nas
principais ruas da cidade. Cada escola com seu bloco e estandarte. Ressaltamos
a importância de aplicar ao Carnaval temas importantes afim de chamar atenção dos telespectadores bem como ,cumprir o nosso papel de educadores.
Neste carnaval faremos alusão a importância dos valores na ocasião sugerimos a
conscientização sobre a não utilização
das Drogas .
FRASES SUGERIDAS
PARA OS CARTAZES
·
Nesse Carnaval , Drogas Não - As Drogas Matam
·
Diga não às drogas
·
Drogas saia
dessa cilada - Se beber não dirija
·
Não
faça sua vida virar uma droga - Uma Cortês sem drogas
·
Drogas
: Não quero essa pedra no meu caminho
·
Viva as
emoções sem drogas
·
Crak nem pensar
·
Drogas destroem o viciado e a família
AVALIAÇÃO : Processual e contínua, valorizando a expressividade
a criatividade e a integração de todos os envolvidos.
SUGESTÃO DE ATIVIDADES RELACIONADAS AO CARNAVAL
PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
LÍNGUA PORTUGUESA, HISTÓRIA E ARTE: Explore com os alunos os enredos de algumas
escolas de samba. Geralmente, eles contam uma história. Ajude os alunos a estabelecer
relações com o que é dito na música e a realidade.
MATEMÁTICA E
CIÊNCIAS : Estatística, porcentagem de índice de violência, bebida alcoólica e
uso de drogas.
Conscientizar-se sobre os cuidados necessários com a saúde durante o carnaval,
partindo da observação de fotos sobre essa festa. Desenvolver a leitura através
de um texto informativo sobre cuidados com a saúde no carnaval.
ARTE, GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO FÍSICA: Como é festejado o carnaval em Recife,
Olinda, Manaus? Que outros carnavais existem no mundo? Divida a classe em
grupos e encarregue cada um de pesquisar um carnaval específico: Veneza,
Recife, Olinda, Rio de Janeiro e etc. Os grupos podem apresentar sua pesquisa
para os colegas utilizando músicas, danças, adereços e fantasias de acordo com
o carnaval do local pesquisado. Uso de mapas para a localização de estados e
países.
HISTÓRIA : Incentive os alunos a pesquisar a história do carnaval e estabelecer
um paralelo entre as antigas brincadeiras de rua e a comemoração atual.
ENSINO RELIGIOSO : O
carnaval, desde sua origem, está relacionado a permissividade. Peça que os
alunos pesquisem o evento desde a antiguidade, até a modernidade. Aliás, esse
aspecto é bastante curioso, pois a festa sempre foi malvista pela sociedade
tradicional e por organizações religiosas. Alguns jovens e adultos, empolgados
com esse significado do evento, creditam que é hora de libertar as fantasias,
se despojar da censura e se entregar ao sexo sem compromisso e sem
consequências. O resultado para quem não pratica sexo seguro: doenças
sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada.
BIBLIOGRAFIA:
Diretora de Ensino : Valdinere Alves dos Santos
Fonte:
Pesquisa na Internet ( blogs )
REFERENCIAL
CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Brasil. Ministério da Educação e
do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998.
3v.:il.
RADESPIEL, M. Eventos Escolares. Arte na
Pré-Escola r no Ensino Fundamental.Coleção Alfabetização Sem Segredos. Contagem,
MG: Editora IEMAR, 1999.
PINTO, G.R. e LIMA R.C.V. Alfabetização na Pré
- Escola.Coleção O dia- a -dia do professor. Belo Horizonte, MG: Editora FAPI
Indústria Gráfica Ltda 6ª edição
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