GÊNEROS TEXTUAIS EM PROJETO DIDÁTICO
1. Introdução
Acompanhamos desde a última década mudanças nas aulas de Língua Portuguesa com a introdução do estudo dos gêneros textuais. No entanto percebe-se que ainda predomina o ensino centrado apenas nas características de cada gênero. É uma abordagem que desconsidera os processos de comunicação, a interação entre os sujeitos, os elementos não-verbais, as práticas de linguagem e os aspectos que envolvem a produção de textos: “o que dizer, a quem dizer, como dizer” ou ainda, o ouvinte, o escritor e o leitor. Nesse caso, é necessário que os professores se orientem também para o desenvolvimento dos chamados comportamentos escritores e leitores, ou seja, a finalidade envolvida no ato de ler e escrever. Proporcionando aos alunos a vivencias de se construírem como sujeitos e compreenderem o mundo em que vivem.
Acompanhamos desde a última década mudanças nas aulas de Língua Portuguesa com a introdução do estudo dos gêneros textuais. No entanto percebe-se que ainda predomina o ensino centrado apenas nas características de cada gênero. É uma abordagem que desconsidera os processos de comunicação, a interação entre os sujeitos, os elementos não-verbais, as práticas de linguagem e os aspectos que envolvem a produção de textos: “o que dizer, a quem dizer, como dizer” ou ainda, o ouvinte, o escritor e o leitor. Nesse caso, é necessário que os professores se orientem também para o desenvolvimento dos chamados comportamentos escritores e leitores, ou seja, a finalidade envolvida no ato de ler e escrever. Proporcionando aos alunos a vivencias de se construírem como sujeitos e compreenderem o mundo em que vivem.
2. Justificativa
Cabe ao Centro de Educação de Jovens e Adultos, universalizar o conhecimento científico, promovendo o resgate da autoconfiança de seus alunos, orientando-os para desenvolver e ampliar seus projetos de vida, possibilitando desenvolver-se como ser humano e como cidadão. Tudo isso só será viável mediante condições favoráveis à prática dessa modalidade de ensino, pela capacitação dos recursos humanos em busca de uma nova visão a ponto de abandonar as práticas conservadoras e autoritárias.
Pretende-se com o projeto didático superar o ensino dos gêneros textuais que tem como finalidade as suas características ao propor atividades que integrem diferentes propósitos, a fim de que os estudantes possam encontrar sentido no estudo da Língua Portuguesa e tornem-se, de fato, “praticantes da leitura e da escrita”, conforme a educadora Argentina, Délia Lerner. As atividades propostas têm o intuito de fazer uma análise dos gêneros presentes nos textos jornalísticos como um meio para explorar o funcionamento da língua, além de promover a capacidade de comunicação dos estudantes a partir da produção de textos.
Pretende-se com o projeto didático superar o ensino dos gêneros textuais que tem como finalidade as suas características ao propor atividades que integrem diferentes propósitos, a fim de que os estudantes possam encontrar sentido no estudo da Língua Portuguesa e tornem-se, de fato, “praticantes da leitura e da escrita”, conforme a educadora Argentina, Délia Lerner. As atividades propostas têm o intuito de fazer uma análise dos gêneros presentes nos textos jornalísticos como um meio para explorar o funcionamento da língua, além de promover a capacidade de comunicação dos estudantes a partir da produção de textos.
3. Objetivos
Objetivo Geral
Ø Proporcionar aos alunos a vivencia de se construírem como sujeitos e compreenderem o mundo em que vivem.
Objetivos específicos
Ø Proporcionar o aprendizado e envolvimento com a leitura,
Ø Estabelecer relações de sentido e construções de significados com o texto.
Ø Elaborar a compreensão do texto considerando o conhecimento do gênero textual.
Ø Diferenciar tipos de gêneros textuais dentro do tipo textual jornalístico.
Identificar as condições de produção (contexto, sujeitos envolvidos, intenções comunicativas e meios de circulação) dos textos trabalhados
4. Público-alvo
Estudantes da EJA
Tempo de duração: Oito aulas
Disciplina: Língua Portuguesa
5.1 Desenvolvimento1º momento
Reuniões para avaliar o ensino dos gêneros textuais, e discutir o Projeto Pedagógico com a equipe de especialistas e professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental da( EJA)
4º momento
5º momento
Estudantes da EJA
5. Metodologia
Tempo de duração: Oito aulas
Disciplina: Língua Portuguesa
5.1 Desenvolvimento1º momento
Reuniões para avaliar o ensino dos gêneros textuais, e discutir o Projeto Pedagógico com a equipe de especialistas e professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental da( EJA)
2º momento
Apresentação do Projeto Pedagógico para os estudantes. Questionamentos feitos para a turma: qual é a função do jornal como mídia impressa? Quem tem a prática da leitura de jornais? Quais são as matérias de maior interesse para vocês?
Apresentação do Projeto Pedagógico para os estudantes. Questionamentos feitos para a turma: qual é a função do jornal como mídia impressa? Quem tem a prática da leitura de jornais? Quais são as matérias de maior interesse para vocês?
Explicar a função do jornal como meio de comunicação muito importante para o domínio da expressão verbal e escrita. Destacar ainda o papel do escritor e do leitor diante dos diversos gêneros textuais presentes no jornal.
Escolher e reproduzir cópias de quatro gêneros textuais presentes no jornal: notícia, reportagem, artigo de opinião e charge. Dividir a turma em quatro grupos e distribuir um gênero para cada grupo.
A primeira atividade será a leitura do professor que deverá demonstrar a intencionalidade do autor (escritor) e o impacto sobre os ouvintes. Importante ressaltar a forma aplicada a cada gênero (título, posição do texto, as colunas, as imagens e legendas) e a mensagem contida no texto. Observar e comentar como é feita a apresentação da manchete principal do jornal.
3º momento
A primeira atividade será a leitura do professor que deverá demonstrar a intencionalidade do autor (escritor) e o impacto sobre os ouvintes. Importante ressaltar a forma aplicada a cada gênero (título, posição do texto, as colunas, as imagens e legendas) e a mensagem contida no texto. Observar e comentar como é feita a apresentação da manchete principal do jornal.
3º momento
Com os grupos reunidos, propor as seguintes questões: para quem se destina o gênero escolhido? Qual o tema escolhido? Quem é o autor? Você concorda com ele?
Em seguida fazer a seguinte atividade: utilizar o mesmo tema e redigir um texto para determinado gênero de outro grupo. Por exemplo, o grupo que ficou com o gênero notícia, vai produzir um texto com o mesmo tema sobre uma reportagem.
4º momento
Trazer para a sala de aula quatro exemplares de jornais e pedir que os grupos identifiquem os seguintes gêneros: notícia, classificados e reportagem; a seguir orientá-los para que comparem e
destaquem as diferenças entre esses gêneros.
Ressaltar para os alunos alguns aspectos dos diferentes textos: tempos verbais, a linguagem, a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.
5º momento
Produção de textos. Formar equipes de reportagem jornalística. Escolher um tema e propor a produção de gêneros textuais a partir da coleta de dados com entrevistas realizadas na escola, fatos marcantes do momento na cidade e também de situações ocorridas no ambiente escolar.
Revisar e analisar com os alunos o material produzido e depois expor em formato de jornal impresso, com todas as suas características gráficas e de conteúdos, para apresentação em sala de aula e no acervo da biblioteca escolar. Verificar a possibilidade de distribuição na comunidade Escolar
Revisar e analisar com os alunos o material produzido e depois expor em formato de jornal impresso, com todas as suas características gráficas e de conteúdos, para apresentação em sala de aula e no acervo da biblioteca escolar. Verificar a possibilidade de distribuição na comunidade Escolar
6. Avaliação
Serão avaliados a participação e o desempenho dos alunos nas atividades propostas, a interação durante o trabalho em grupo e os textos produzidos por cada grupo (3º momento). No trabalho final serão avaliados a criatividade e originalidade na escolha do tema, bem como os textos apresentados por cada grupo que irão compor o jornal.
. Referências
Revista Nova Escola On line. Produção de texto. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/producao-de-texto/
PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais 5ª a 8ª Séries – vol.2, Língua Portuguesa, p.21 – MEC. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf
Conteúdo do módulo Mídia Material Impresso. Disponível em: http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/material/impresso/imp_intermediario/Apostilas/Terceira_Etapa_Formando_Leitores_Autores.pdf
Revista Nova Escola On line. Produção de texto. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/producao-de-texto/
PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais 5ª a 8ª Séries – vol.2, Língua Portuguesa, p.21 – MEC. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf
Conteúdo do módulo Mídia Material Impresso. Disponível em: http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/material/impresso/imp_intermediario/Apostilas/Terceira_Etapa_Formando_Leitores_Autores.pdf
www.sed.sc.gov.br/.../136-proposta-curricular-de-santa-catarina. Acesso_05
Nenhum comentário:
Postar um comentário