quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

PROJETO CONHECENDO A HISTÓRIA DO CARNAVAL

PROJETO CONHECENDO A HISTÓRIA DO CARNAVAL

Público alvo: Alunos do Ensino Fundamental
Período: 

1. INTRODUÇÃO:
         O carnaval é a festa popular que melhor caracteriza a alma brasileira, daí o genial Jorge Amado ter denominado um dos seus romances mais famosos “País do Carnaval! Onde tão bem delineia a influência dessa festa na formação sócio-cultural e histórica do nosso povo. Esses quatro dias de festa que acontece de norte a sul do país têm mobilizado cidades inteiras e contagiado milhões de pessoas das mais diversas classes sociais. Durante esse período, as mais diversas manifestações culturais, seculares e folclóricas surgem numa simbiose perfeita, em que ritmos, ritos, credos, ideologias, raças e cores se misturam tão harmoniosamente que forma uma unidade de diversidade tão rica e magnífica que só mesmo um debruçamento, um olhar e uma reflexão acerca dessa tão rica e invejável pluralidade cultural encadeados pelos sujeitos do conhecimento que fazem a escola, poderiam explicar o fenômeno, porque toca diretamente por ser profundamente significativo para as suas histórias de vida e de todo conhecimento prévio que cada um desses sujeitos adquiriu cognitiva, afetiva e socialmente ao longo de sua vida.

2. JUSTIFICATIVA:
Trabalhar com o tema carnaval proporciona aos alunos maior interação com a cultura brasileira, sua história, diversão e músicas carnavalescas. Com esse tema “Foliando no Carnaval” é possível trabalhar de forma interdisciplinar, no qual os alunos irão interagir num contexto de  conceitos, gosto e costumes sobre essa festa popular. Também oferece condições ao aluno de conhecer melhor nossos costumes e tradições, a partir da história do carnaval. Ao mesmo tempo que motiva e envolve alunos e professores e incentiva a comunidade escolar a participar ativamente dos projetos da escola.

 3. OBJETIVO GERAL
● Promover a integração entre a comunidade escolar e local, oferecendo condições de conhecer melhores nossos costumes, conscientizando-os sobre vários aspectos do carnaval, promovendo uma festa carnavalesca que envolva toda a escola.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
● Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo
● Valorizar o carnaval como forma de divertimento fazendo com que o aluno perceba a diferença entre entretenimento e confusão
●Desenvolver o gosto e o hábito pela leitura
● Identificar músicas de Carnaval;

5. DESENVOLVIMENTO:
 - Conversa informal sobre o tema carnaval;
 - Pesquisar na Internet a Origem do carnaval;
- Leitura e interpretação das músicas carnavalescas;
- Confecção de murais carnavalescos;
- Criação de blocos carnavalescos, para o Fundamental I, de acordo com as marchinhas.

6. CULMINÂNCIA:
- Exposição dos trabalhos realizados na sala
- Baile carnavalesco para alunos do Ensino Fundamental I.


Nenhum comentário:

Postar um comentário