PROJETO: BRASIL O PAÍS DO CARNAVAL
1. JUSTIFICTIVA:
O carnaval é a festa popular que melhor caracteriza a alma brasileira, daí o genial Jorge Amado ter denominado um dos seus romances mais famosos “País do Carnaval! Onde tão bem delineia a influência dessa festa na formação sócio-cultural e histórica do nosso povo. Esses três dias de festa que acontece de norte a sul do país têm mobilizado cidades inteiras e contagiado milhões de pessoas das mais diversas classes sociais. Durante esse período, as mais diversas manifestações culturais, seculares e folclóricas surgem numa simbiose perfeita, em que ritmos, ritos, credos, ideologias, raças e cores se misturam tão harmoniosamente que forma uma unidade de diversidade tão rica e magnífica que só mesmo um debruçamento, um olhar e uma reflexão acerca dessa tão rica e invejável pluralidade cultural encadeados pelos sujeitos do conhecimento que fazem a escola, poderiam explicar o fenômeno, porque toca diretamente por ser profundamente significativo para as suas histórias de vida e de todo conhecimento prévio que cada um desses sujeitos adquiriu cognitiva, afetiva e socialmente ao longo de sua vida.
2. OBJETIVO
Conhecer a história da criação dos diversos ritmos carnavalescos e sua influência no processo de formação da nação e da consciência brasileira, percebendo criticamente o contraponto entre manifestações populares, sua expressões rítmicas e a presença da impositiva da hegemonia e sua ideologia.
3. METODOLOGIA
As situações didáticas previstas serão desenvolvidas através do envolvimento de todos os alunos e professores de todas as séries e áreas do
conhecimento, numa abordagem interdisciplinar e, sempre que pertinente, transversalizada e contextual,compreendendo as seguintes atividades:
· Pesquisas bibliográficas
· Pesquisas de campo
· Entrevistas
· Ensaios coreográficos
· Confecção e concurso de máscaras
· Produção de informativos sobre o frevo, o maracatu, ciranda, samba de coco e caboclinhos
· Confecção de painéis informativos sobre a história do carnaval, as cidades pernambucanas onde o carnaval é mais vivenciado, o bloco Galo da Madrugada, resultado da pesquisa em forma de gráfico após enquete com os alunos de toda escola sobre como eles aproveitam o carnaval ou que mais gostam de fazer durante esse período festivo
· Baile carnavalesco com apresentação de grupos de dança: frevo e caboclinhos
Atividades para cada área do conhecimento e cada série/ano
PORTUGUÊS – todas as séries/anos
· Escuta leitura e interpretação de letras de músicas carnavalescas
· Estudo de textos informativos
HISTÓRIA
· Texto informativo sobre a história do carnaval – 9º ano
GEOGRAFIA
· As cidades pernambucanas e suas manifestações carnavalescas -8º ano
MATEMÁTICA
· As formas geométricas utilizadas na confecção de máscaras e adereços- todas as séries/anos
· Elaboração de um gráfico após enquete com os alunos de toda escola para descobrir como eles aproveitam o carnaval ou que mais gostam de fazer durante esse período festivo – 3º ano
ARTE
· Confecção de máscaras e escolha de até duas máscaras por sala para participação no concurso; ( as máscaras não selecionadas para o concurso deverão servir de decoração no ambiente do baile carnavalesco) – só os 6ºs anos participam dessa atividade.
· Formação e ensaio de grupo de dança para apresentação no baile carnavalesco – alunos de séries diferentes que demonstrem aptidão para a dança
· EDUCAÇÃO FÍSICA
· Os movimentos do corpo realizados na dança do frevo, os cuidados e as dicas para não machucar os músculos durante a dança- Todas as séries/anos
CIÊNCIAS
· A alimentação adequada para artista e foliões- Todas as séries/anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário