quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

PROJETO CARNAVAL


PROJETO CARNAVAL


Público alvo: Educação infantil e Ensino fundamental
Período: 

APRESENTAÇÃO
Considerando-se o carnaval como fenômeno contribuinte para a formação da cultura brasileira e levando em conta sua importância como símbolo de identidade nacional, esse projeto busca desenvolver metodologias de trabalho que visam uma análise interdisciplinar do carnaval, promovendo novas possibilidades de conhecimentos a educadores e educandos de forma inovadora e educativa.

O projeto tem como foco trabalhar a interdisciplinaridade do carnaval numa perspectiva de reconstrução do conhecimento, aliado aos recursos tecnológicos, como ferramenta fundamental para a socialização do conhecimento, disseminando informações e culturas e, sobretudo não apenas transmitir, mas reconstruir o conhecimento através da interdisciplinaridade.
Trabalhar o carnaval de forma interdisciplinar envolve a contextualização do conhecimento, evocando fatos da via pessoal, social e cultural, principalmente o trabalho e a cidadania.

Este projeto tem o intuito de ir além da simples justaposição de disciplinas, contando com a participação de educadores e educandos para que ambos possam interagir em busca de objetivos comuns.

OBJETIVO GERAL

Desenvolver o tema carnaval de forma interdisciplinar e inovadora, aliado aos recursos tecnológicos, envolvendo educadores e educandos, proporcionando uma nova visão do carnaval sob prismas distintos.

Proporcionar aos educandos de constituírem relações entre os novos conteúdos e os conhecimentos que já possuem, conseguindo aprendizagens que possibilitem a interferência em uma nova realidade, desencadeando novas ações.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

v  Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;
v  Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características;
v  Coletar dados sobre o carnaval no Brasil;
v  Conscientizar as crianças no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão;
v  Desenvolver o gosto pela leitura;
v  Trabalhar o raciocínio e a memória;
v  Desenvolver a linguagem oral e escrita;
v  Desenvolver o gosto por poemas e músicas;
v  Desenvolver a percepção e a coordenação motora;
v  Estimular o ritmo;
v  Despertar e educar a atenção e a observação;
v  Proporcionar liberdade de auto-expressão;
v  Possibilitar habilidades com as mãos;
v  Desenvolver o espírito criador.

CONTEÚDOS

v  O carnaval
v  Linguagem oral e escrita
v  O fazer artístico
v  Apreciação musical
v  Expressividade
v  Equilíbrio e coordenação
v  Estatística
v  DST’s
v  Efeito de bebidas e drogas


ESTRATÉGIAS

v  Trabalho em sala com músicas, poemas, parlendas, painéis e etc.
v  Pesquisa
v  Dança
v  Desenho
v  Pintura
v  Jogos diversos
v  Recorte e colagem
v  Vídeos
v  CD’s
v  Máscaras
v  Oficinas de máscaras e fantasias
v  Murais informativos

CULMINÂNCIA

 Desfile de máscaras – 6º anos
 Desfile de fantasias – 7º anos
 Apresentação do Olodum – 8º anos
 Apresentação do frevo – 9º anos
 Apresentação – G4
            Apresentação – 1º ano
            Apresentação – 5º ano
            Baile

AVALIAÇÃO

Processual e contínua, valorizando a expressividade a criatividade e a integração de todos os envolvidos.

SUGESTÃO DE ATIVIDADES RELACIONADAS AO CARNAVAL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

v  LÍNGUA PORTUGUESA, HISTÓRIA E ARTE:
Explore com os alunos os enredos de algumas escolas de samba. Geralmente, eles contam uma história. Ajude os alunos a estabelecer relações com o que é dito na música e a realidade.

v  MATEMÁTICA:
Estatística, porcentagem de índice de violência, bebida alcoólica e uso de drogas.

v  ARTE, GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO FÍSICA:
Como é festejado o carnaval em Recife, Olinda, Manaus? Que outros carnavais existem no mundo? Divida a classe em grupos e encarregue cada um de pesquisar um carnaval específico: Veneza, Recife, Olinda, Rio de Janeiro e etc. Os grupos podem apresentar sua pesquisa para os colegas utilizando músicas, danças, adereços e fantasias de acordo com o carnaval do local pesquisado. Uso de mapas para a localização de estados e países.

v  HISTÓRIA
Incentive os alunos a pesquisar a história do carnaval e estabelecer um paralelo entre as antigas brincadeiras de rua e a comemoração atual.

v  ENSINO RELIGIOSO
O carnaval, desde sua origem, está relacionado a permissividade. Peça que os alunos pesquisem o evento desde a antiguidade, até a modernidade. Aliás, esse aspecto é bastante curioso, pois a festa sempre foi malvista pela sociedade tradicional e por organizações religiosas. Alguns jovens e adultos, empolgados com esse significado do evento, creditam que é hora de libertar as fantasias, se despojar da censura e se entregar ao sexo sem compromisso e sem conseqüências. O resultado para quem não pratica sexo seguro: doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada.

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