Os
Desafios do coordenador pedagógico
Dar continuidade
aos trabalhos já iniciados na Unidade Escolar e elaborar novos projetos durante
o ano letivo
Executar o trabalho
de coordenação sempre em conexão com a direção da escola;
Participar da
elaboração do PROJETO, POLÍTICO, PEDAGÓGICO da escola, responsabilizar-se pela divulgação e execução do mesmo de forma
participativa e cooperativa;
Promover um
trabalho conjunto entre os educadores da escola, trocas de diferentes
experiências e respeito à diversidade dos pontos de vista;
Participar
efetivamente das reuniões oferecidas pela
SEMED e repassar aos professores tudo o que for necessário em e em tempo
hábil;
Organizar antecipadamente as reuniões de , que constituirá em prática
eficiente; será um momento onde haverá grupos de estudos de temas que
representem as necessidades ou dificuldades que o grupo apresentar.
contemplarão também momentos de planejamento das atividades de sala de aula e
confecção de materiais, levando em consideração os objetivos propostos no
planejamento. Neste momento, é fundamental a troca de experiências através de
relatos onde destacarão os pontos positivos e dificuldades de suas práticas;
Fazer com que todo trabalho repassado aos professores seja sempre direcionado para um modo coletivo nunca individualizado; Proporcionar troca de materiais e atividades entre os professores
Fazer com que todo trabalho repassado aos professores seja sempre direcionado para um modo coletivo nunca individualizado; Proporcionar troca de materiais e atividades entre os professores
Manter contato
constante com as classes e alunos em dificuldade, transmitindo-lhes orientações
para melhor estudarem determinadas disciplinas;
Cooperar na composição
de turmas e horários, com critérios que favoreçam o ensino e a aprendizagem;
Acompanhar e
avaliar o processo de ensino e de aprendizagem e contribuir positivamente para
a busca de soluções para os problemas de aprendizagens identificados;
Avaliar as práticas
já planejadas, discutindo com os envolvidos e sugerindo inovações;
Acompanhar o
desempenho acadêmico dos alunos, através de registros, orientando os docentes
para a criação de propostas diferenciadas e direcionadas aos que tiverem
desempenho insuficiente;
Estabelecer metas a serem atingidas no decorrer dos bimestres ou semestres;
Promover um clima escolar favorável à aprendizagem e ao ensino, a partir do entrosamento entre os membros da comunidade escolar e da qualidade das relações;
Estabelecer metas a serem atingidas no decorrer dos bimestres ou semestres;
Promover um clima escolar favorável à aprendizagem e ao ensino, a partir do entrosamento entre os membros da comunidade escolar e da qualidade das relações;
Procurar, da melhor
maneira possível, participar e ajudar no planejamento e execução de
festividades que vierem a acontecer na escola;
Procurar poder dar atendimento individual conforme necessidade, onde possamos conversar as questões pertinentes ao desempenho escolar do aluno. Não é o papel do coordenador não seja um “vigiado” do trabalho do professor, mas sim, auxiliar, companheiro e oferecer subsídios para sua prática docente. Para tanto, se faz necessárias visitas às salas de aulas para verificar as necessidades de cada educador;
Procurar poder dar atendimento individual conforme necessidade, onde possamos conversar as questões pertinentes ao desempenho escolar do aluno. Não é o papel do coordenador não seja um “vigiado” do trabalho do professor, mas sim, auxiliar, companheiro e oferecer subsídios para sua prática docente. Para tanto, se faz necessárias visitas às salas de aulas para verificar as necessidades de cada educador;
Valdinere Alves dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário