Cardápio de Leitura
RODA DA LEITURA
Todos os
alunos, sentados em forma de círculo, para a realização da leitura do dia;
VENDER O LIVRO Todos os
alunos, após a leitura do livro, um por vez, farão a apresentação do livro
lido. Deverão, no seu momento, convencer aos demais que o livro é bom;
DRAMATIZAÇÃO DO LIVRO O
professor deverá sugerir 03 (três livros para os alunos escolherem. Após,
realizará a leitura e o desenvolvimento teatral do texto, envolvendo-os na
história e na dramatização;
PROPAGANDA DO LIVRO O aluno
fará o papel do autor para promover a propaganda do livro, porém, não poderá
contar o final do mesmo;
CAIXINHA DE LEITURA O
professor selecionará algumas frases, parágrafos curtos, textos e outros,
colocando-os em uma “caixa”. No momento reservado à leitura, cada aluno
retirará da caixinha-surpresa o que deverá ler no dia;
PALANQUINHO Ao
término da leitura, o aluno subirá no palanquinho para falar que parte do livro
gostou mais. Ele torna-se o centro das atenções;
CONTADOR DE HISTÓRIA No momento
integração do “curtindo as leituras”, o zelador, o pai, a coordenadora e outros
mais, serão convidados para contar uma história;
ALÔ LEITURA O
professor dividirá a turma em grupos de 2 a dois (dois a dois), que simularão
uma ligação telefônica para contar ao amigo o livro que escolheu e o que mais
lhe chamou a atenção ao tê-lo;
PAINEL DE LEITURA Cada
aluno escreverá uma frase que identifique o livro por ele lido. Essa frase vai
para o painel, destacando a leitura realizada no dia;
SELF-SERVICE O
professor enfeita uma cadeira para colocá-la em frente aos demais alunos e
assim, o alunos escolhido, falará sobre o livro lido;
GIRA-GIRA DO LIVRO Cada aluno lerá uma página do livro, e ao final, todos terão participado;
MÚSICA NA LEITURA“ Curtindo
as leituras” é o momento onde o professor escolherá uma música para trabalhar;
a letra, a melodia e a interpretação... é um instante descontraído e diferente;
FEIRA DO LIVRO O
professor promoverá na escola, uma feira de exposição de livros lidos pelos
seus alunos. Convidará outras turmas para que, durante o evento, possam
apreciar as apresentações dos livros. Cada aluno apresentará 03 (três livros na
exposição;
TROCA-TROCA NA LEITURA Após a realização
da leitura diária, o professor fará a divisão da turma em grupos de 02 (dois a
dois) ou 03 (três a três), para que, troquem experiências sobre os livros lidos
– cada um no grupo fala do livro que leu;
TEATRO NA LEITURA Lido o
livro escolhido, o aluno apresentará o conteúdo da história através de teatro –
de vara, fantoches, dobraduras e outros;
RECONTANDO A HISTÓRIA Momento
em que cada aluno terá a oportunidade de recontar uma história, uma fenda,
“causo” ou fato real;
TEXTOTECA É quando o professor
colocará à disposição dos alunos, textos diversos para leitura;
REPÓRTER DA LEITURA O
professor escolherá um aluno para ser o repórter. As perguntas deverão ser
direcionadas para o questionamento pelo entrevistado;
PERSONAGEM DA HISTÓRIA Realizada
a leitura do dia, o aluno deverá comentar os personagens que mais se destacaram
na história em questão;
CADERNO DE LEITURA O
professor sorteia um aluno para trazer um texto que será lido naquele dia;
BIBLIOTECA O
professor deverá escolher um dia para levar os alunos para a biblioteca;
MURAL DE TEXTOS O
professor pedirá aos alunos que tragam de casa textos variados, que deverão
ficar afixados em mural para que os alunos leiam;
RECEITA CULINÁRIA Você
traz vários livros de culinária, pede para escolher sua receita predileta,
escrevê-la no caderno e interpretá-la, começando por: qual é o título do texto?
Se for possível, faça o dia da culinária, execute com a turma uma receita;
CINEMA : Levá-los a conhecer o
cinema da cidade e dar-lhes a oportunidade de assistir um filme para depois
debatê-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário