DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
ALUNO:_______________________________________________________
AULA 1
Apresentação do conteúdo, programático, objetivos, metodologia e formas de avaliação.
AULA 2
CARTA PESSOAL
Esse texto escrito por Júlia é uma carta pessoal. Esse tipo de carta é um gênero textual que utilizamos quando queremos comunicar a amigos ou familiares um determinado assunto mais longo, mais detalhado. Assim como o cartão-postal e o cartão a carta pessoal trata de assuntos particulares, numa linguagem informal.
Aquele que envia a carta é chamado de remetente; aquele a quem a carta se destina é chamado de destinatário.
Esse tipo de correspondência apresenta uma estrutura que se compõe de elementos como local e data, vocativo, texto e assinatura.
O vocativo contém o nome do destinatário, acompanhado, normalmente de alguma palavra cortês, como querido, caro, por exemplo, que varia de acordo com o grau de intimidade que temos com a pessoa a quem escrevemos.
Texto é o assunto da carta. E o final varia bastante. “ Abraços”, Beijos, mil beijos, etc.
A assinatura é normalmente apenas o nome manuscrito (sem o sobrenome) do remetente.
Se pronta a carta, tivermos esquecido algo importante, podemos incluir, depois de feitas as despedidas, um PS – (post scriptum) expressão latina que significa “depois do escrito” e colocar as anotações extras.
Paraná, 2 de Janeiro de 2007
Querido amigo Zenon,
Acabei de chegar, mas já estou com saudades de você e de todos os amigos da escola.Vou passar o mês de janeiro aqui na casa da vovó Elisa, na fazenda Santo Antônio.
No final do mês é o aniversário da minha prima Alexandra e como ela gosta muito de adivinhas eu gostaria de inventar uma com a palavra AMOR para colocar no cartão do presente dela.
Será que o seu tio que escreve letras de músicas não me ajudaria a fazer esse adivinha?
Um grande abraço da sua amiga
Júlia.
ATIVIDADE:
1- Quem é o remetente da carta, ou seja, quem escreveu a carta?
2- Que é o destinatário dessa carta, ou seja, para quem ela foi escrita?
3- Onde e quando a carta foi escrita?
4- Qual a saudação que Júlia usou para Zenon?
5- Você acha que se o remetente não conhece bem o destinatário esse tipo de saudação é adequada? Qual seria outro modo de cumprimentar alguém com quem não se tem intimidade?
6- De que outra maneira podemos nos despedir nas cartas?
GRAMÁTICA NO TEXTO:
7- Copie todas as palavras do texto escritas com letras maiúsculas. Diga a que classe de palavras elas pertencem.
PRODUÇÃO TEXTUAL:
A Doença do Planeta azul
(Roseana Murray)
Menino que mora num planetaazul feito a cauda de um cometaquer se corresponder com alguém
de outra galáxia.Neste planeta onde o menino mora
as coisas não vão tão bem assim:
o azul está ficando desbotadoe os homens brincam de guerra.É só apertar um botão
que o planeta Terra vai pelos ares...
Então o menino procura com urgência alguém de outra galáxia
para trocarem selos, figurinhas
e esperanças.
de outra galáxia.Neste planeta onde o menino mora
as coisas não vão tão bem assim:
o azul está ficando desbotadoe os homens brincam de guerra.É só apertar um botão
que o planeta Terra vai pelos ares...
Então o menino procura com urgência alguém de outra galáxia
para trocarem selos, figurinhas
e esperanças.
Habitante de outra galáxia
Aceita-se corresponder-se com o menino
do planeta azul.
O mundo deste habitante é todo
O mundo deste habitante é todo
feito de vento e cheira a jasmim.
Não há fome nem há guerra
E, nas tardes perfumadas .As pessoas passeiam de mãos dadas
e costumam rir à toa. Nesta galáxia ninguém faz a morte, ela acontece naturalmente,
como o sono depois da festa.
Os habitantes não mentem
e por isso seus olhos
Não há fome nem há guerra
E, nas tardes perfumadas .As pessoas passeiam de mãos dadas
e costumam rir à toa. Nesta galáxia ninguém faz a morte, ela acontece naturalmente,
como o sono depois da festa.
Os habitantes não mentem
e por isso seus olhos
brilham como riachos. O habitante da outra galáxia
aceita trocar selos e figurinhas
e pede ao menino
que encha os bolsos de esperanças,
que não só os bolsos, mas as mãos
aceita trocar selos e figurinhas
e pede ao menino
que encha os bolsos de esperanças,
que não só os bolsos, mas as mãos
e os cabelos, a voz, o coração,
que a doença do planeta azul ainda tem solução.
Classificados poéticos.Belo Horizonte: Miguilim.1984.pg 41.que a doença do planeta azul ainda tem solução.
1- Suponha que você habite em outro planeta, outra galáxia e queira se corresponder com o menino do planeta azul. Imagine como são os seus habitantes, o seu planeta, como se relacionam e se divertem, etc. e escreva a carta.
Utilizando uma folha de papel sulfite colorida faça um envelope e preeencha-o com remetente, endereço, cep e entregue para um colega seu.
Não esqueça de avaliar sua produção de texto.
2- Ilustre este texto
Nenhum comentário:
Postar um comentário