MODELOS DE PARECER
PARA CADERNETA DO ALFABETIZAR COM SUCESSO
PORTUGUÊS
O aluno desenvolveu
as habilidades propostas, porém com restrições, pois ler textos (palavras ou
frases) com pausa e escreve palavras e/ ou frases não ortograficamente corretas
O aluno não relaciona letra ao som, em
palavras dadas e ainda não domina a escrita de maneira correta.
O aluno em oralidade
desenvolve as habilidades propostas, porém em leitura ainda precisa ser
estimulado para que possa ler textos fluentemente. Na produção de textos, ele
obedece a segmentação solicitada, mas não estabelece relação entre o sentido e
a intenção do texto e nem usa a pontuação adequadamente.
O aluno não expressa
na oralidade, pois é tímido, mas desenvolve de maneira satisfatória na escrita,
produzindo textos com frases ampliadas, com desenvolvimento lógico. Na leitura
lê textos com fluência.
MATEMÁTICA _ O aluno desenvolveu as habilidades
propostas lendo, contando, escrevendo, representando, compondo e decompondo
números, assim como resolvendo situação-problema envolvendo as operações
fundamentais.
O aluno não analisa nem interpreta
situações-problemas, mas efetua cálculos nas quatro operações de maneira
desassociada.
O aluno só reconhece
os números isoladamente, sem efetuar cálculos mais complexos.
GEOGRAFIA _ O aluno desenvolveu as habilidades propostas
sabendo localizar diversos elementos presentes no espaço geográfico; também
descrevendo os movimentos da Terra, identificando suas consequências, assim
como utiliza métodos de pesquisa em mapas, localizando os continentes e oceanos
no mapa-mundi.
HISTÓRIA_ O aluno
conseguiu desenvolver as habilidades propostas, sabe distinguir os tipos de
bairros, descreve as manifestações culturais como forma de apropriação e
socialização do espaço social.
CIÊNCIAS _ O aluno
identifica a importância das plantas para os seres humanos, argumenta sobre a
poluição atmosférica e seus efeitos sobre a saúde.
HISTÓRIA e/ou
GEOGRAFIA e/ou CIÊNCIAS _ O aluno só desenvolve as habilidades propostas se
forem lidas e explicadas uma a uma individualmente, pois o mesmo não domina a
leitura e não tem compreensão para desenvolvê-las sozinho.
CIÊNCIAS _ O aluno
conseguiu desenvolver os conteúdos trabalhado. Saúde, higiene do corpo humano.
Reconhece os conteúdos como o meio ambiente. Identifica as classificações dos
seres vivos. Distingue alguns tipos de doenças infecciosas.
HISTÓRIA _ O aluno
desenvolveu os conteúdos trabalhados satisfatório, consegui um bom
desenvolvimento nas datas comemorativas. Reconhece a cultura de sua cidade e
entre outras regiões.
GEOGRAFIA _ O aluno
apresentou um desempenho com clareza, nas habilidades propostas. Bairro,
trabalho no campo, comparações de mapas, os meios de comunicação, tecnologia,
transportes e economia.
ARTE _ O aluno
demonstra interesse por produções artísticas e atividades de recortes,
montagens, desenho, colagem e pintura.
RELIGIÃO _ O aluno
desenvolveu os conteúdos trabalhados, leitura compartilhada; a família de Jesus
reconhecendo-o como nosso salvador.
MODELOS DE PARECER FINAL
LÍNGUA PORTUGUESA _ O
aluno em oralidade desenvolveu as habilidades propostas, porém em leitura ainda
precisa ser estimulado para que possa ler textos fluentemente. Na produção de
textos, ele obedece a segmentação solicitada, mas não estabelece correção entre
o sentido e a intenção do texto e os sinais de pontuação.
MATEMÁTICA _ O aluno
reconhece, relaciona e registra números e técnicas operacionais. Ler e
interpreta as informações de maneira organizada no dia a dia. Nas de mais
disciplinas o aluno desenvolveu de maneira satisfatória.
O aluno desenvolveu
as habilidades propostas, porém com restrições, pois ainda ler textos com
pausa, escreve frases com começo, meio e fim dentro do tema. Mas se expressa
muito bem na oralidade. Quanto em matemática ele reconhece e resolve
situação-problema.
O aluno não se
expressa na oralidade, pois é muito tímido, mas desenvolveu de maneira
satisfatória na escrita, produzindo textos com frases ampliadas, com
desenvolvimento lógico, na leitura ler textos com fluência. Na MATEMÁTICA ele
não analisa nem interpreta situações-problema, mas efetua cálculos nas quatro
operações de maneira desassociada.
O aluno não relaciona
letra ao som em palavras, não domina a escrita de maneira correta, nem tão pouco
produz textos. Na MATEMÁTICA só reconhece os números isoladamente, sem efetuar
cálculos mais complexos. Nas de mais disciplinas ele interage oralmente sem
dominar a escrita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário