Projeto Carnaval – 2015
Festa à fantasia
Duração: 05 dias
Culminância:
Local: Nas escolas
Justificativa:
A comemoração do Carnaval tem um significado todo especial em nosso país e é uma das festas mais esperadas por grande parte das pessoas, por sua tradição, cor, ritmo e magia.
Objetivos:
- Reconhecer o Carnaval como uma manifestação cultural brasileira;
- Conhecer sua origem e suas características;
– Identificar e interpretar músicas de Carnaval;
– Cantar e dançar marchinhas carnavalescas e outros ritmos;
– Identificar e interpretar músicas de Carnaval;
– Cantar e dançar marchinhas carnavalescas e outros ritmos;
- Produzir trabalhos de artes como pintura, desenho, recorte, colagem, máscaras e fantasias;
– Despertar no aluno o interesse em relação às folias carnavalescas, resgatando as tradições;
– Despertar no aluno o interesse em relação às folias carnavalescas, resgatando as tradições;
- Conhecer as escolas de samba e os blocos da cidade;
- Conscientizar os alunos no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão.
Desenvolvimento:
- Coleta de dados;
- Pesquisas;
- Músicas;
- Confecção de fantasias e outros adereços para a festa;
- Organização de blocos de acordo com as fantasias;
- Desenhos carnavalescos para decorar a escola;
- Baile de carnaval;
- Concurso de fantasias confeccionadas em sala de aula;
- Escolha da garota e garoto folia.
Projeto Carnaval
Cronograma: 1 semana.
Justificativa:
Desde pequenas, as crianças aprendem muito, sobre o mundo, fazendo perguntas e ouvindo fatos e histórias dos seus familiares, amigos até mesmo assistindo TV, vídeos e ou foliando e apreciando revistas e jornais.Vivenciam também experiências e interagem num contexto de: conceitos, gostos e costumes formando suas idéias e conhecimentos sobre o mundo que a cerca.
Através deste pensamento será trabalhado o tema “O Carnaval”, de forma integrada indo de encontro aos interesses das crianças respeitando suas necessidades, curiosidades e idéias.
Objetivo geral:Através deste projeto, levar a criança a:
* Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social, formulando perguntas, imaginando soluções para compreende-lo manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias.
Objetivos Específicos:* Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;
* Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características;
* Coletar dados sobre o carnaval no Brasil;
* Conscientizar as crianças no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão;
* Desenvolver o gosto pela leitura;
* Trabalhar o raciocínio e a memória;
* Desenvolver a linguagem oral e a escrita;
* Desenvolver o gosto por poemas e músicas;
* Desenvolver a percepção e a coordenação motora;
* Estimular o ritmo;
* Despertar e educar a atenção e a observação;
* Proporcionar liberdade de auto-expressão;
* Possibilitar habilidades com as mãos; desenvolver o espírito criador;
* Estabelecer relações de quantidade/cor, quantidade total e formas;
* Trabalhar com seqüência de numeração;
* Desenvolver a percepção usual do número;
* Trabalhar com psicomotricidade;
* Estabelecer regras para o jogo.
Conteúdos:* O Carnaval;
* Linguagem oral e escrita;
* O fazer artístico;
* Apreciação musical
* Expressividade
* Equilíbrio e coordenação;
* Número e sistema de numeração
Estratégias:*Música, Poemas; Parlendas; Painéis; Pesquisa; Dança, Desenho; Pintura; Festa de carnaval; Brincadeiras infantis; Jogos diversos; Ditado;
* Recorte e colagem; Carta enigmática, Literatura infantil; Vídeos;
* Cds; Fantoches; Máscaras; Murais informativos , Atividades explorando a escrita de letras e números.
Desde pequenas, as crianças aprendem muito, sobre o mundo, fazendo perguntas e ouvindo fatos e histórias dos seus familiares, amigos até mesmo assistindo TV, vídeos e ou foliando e apreciando revistas e jornais.Vivenciam também experiências e interagem num contexto de: conceitos, gostos e costumes formando suas idéias e conhecimentos sobre o mundo que a cerca.
Através deste pensamento será trabalhado o tema “O Carnaval”, de forma integrada indo de encontro aos interesses das crianças respeitando suas necessidades, curiosidades e idéias.
Objetivo geral:Através deste projeto, levar a criança a:
* Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social, formulando perguntas, imaginando soluções para compreende-lo manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias.
Objetivos Específicos:* Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;
* Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características;
* Coletar dados sobre o carnaval no Brasil;
* Conscientizar as crianças no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão;
* Desenvolver o gosto pela leitura;
* Trabalhar o raciocínio e a memória;
* Desenvolver a linguagem oral e a escrita;
* Desenvolver o gosto por poemas e músicas;
* Desenvolver a percepção e a coordenação motora;
* Estimular o ritmo;
* Despertar e educar a atenção e a observação;
* Proporcionar liberdade de auto-expressão;
* Possibilitar habilidades com as mãos; desenvolver o espírito criador;
* Estabelecer relações de quantidade/cor, quantidade total e formas;
* Trabalhar com seqüência de numeração;
* Desenvolver a percepção usual do número;
* Trabalhar com psicomotricidade;
* Estabelecer regras para o jogo.
Conteúdos:* O Carnaval;
* Linguagem oral e escrita;
* O fazer artístico;
* Apreciação musical
* Expressividade
* Equilíbrio e coordenação;
* Número e sistema de numeração
Estratégias:*Música, Poemas; Parlendas; Painéis; Pesquisa; Dança, Desenho; Pintura; Festa de carnaval; Brincadeiras infantis; Jogos diversos; Ditado;
* Recorte e colagem; Carta enigmática, Literatura infantil; Vídeos;
* Cds; Fantoches; Máscaras; Murais informativos , Atividades explorando a escrita de letras e números.
Avaliação:
A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do carnaval e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.
Desenvolvimento das atividades:
A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do carnaval e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.
Desenvolvimento das atividades:
A sugestão é bem simples com duração de uma semana. Poderá ser aprimorada se desenvolvida com a criatividade do professor.
1º Dia - Em uma roda de conversa perguntar para as crianças o que é o carnaval; o que eles sabem sobre o carnaval. Anotar suas impressões em um grande cartaz (blocão) e pedir que façam desenhos sobre o tema. Contar a história do carnaval.
Obs.: Com crianças do Ensino Fundamental , vale a pena entrar nas questões relacionadas à origem e sua relação com a religião. Com os alunos da Educação Infantil podemos ficar apenas com os símbolos.
2º Dia – Solicitar aos alunos trazerem imagens e reportagens de carnaval de diversas partes do Brasil e do mundo, discutir suas diferenças e semelhanças, comparar com as informações colhidas no dia anterior.
Observando o interesse das crianças pode-se propor para o grupo uma pesquisa como tarefa de casa.
O material que as crianças trouxerem poderá ser apresentado no momento da rodinha. Todos deverão ter a oportunidade de mostrar sua pesquisa para o grupo e falar sobre ela. Em seguida, poderão confeccionar murais ou cartazes informativos.
Os murais ou cartazes informativos chamam a atenção até dos pais ou responsáveis das crianças, que também param em frente para ler, observar e comentar sobre as informações contidas nos mesmos. E também poderão conferir a utilização da pesquisa feita por seus filhos.
Os murais ou cartazes informativos chamam a atenção até dos pais ou responsáveis das crianças, que também param em frente para ler, observar e comentar sobre as informações contidas nos mesmos. E também poderão conferir a utilização da pesquisa feita por seus filhos.
3º Dia - Construir material referente ao tema para a decoração da escola e uso das crianças. Máscaras, sombrinhas de frevo, instrumentos musicais.
4º Dia - Confecção de fantasias, alegorias e adereços.
Obs.: Com crianças do Ensino Fundamental , confeccionar apenas alegorias e adereços; – Sugerir que os alunos criem fantasias usando materiais variados: roupas antigas, sucatas, etc. Confeccionar máscaras usando materiais variados: sucatas, brocal, lantejoulas, etc.
Com os alunos da Educação Infantil incluir as fantasias, máscaras, etc.
Com os alunos da Educação Infantil incluir as fantasias, máscaras, etc.
Trabalhar com MÚSICA:
Cantar músicas de carnaval, pois é possível constatar que a maioria das crianças não conhece as músicas apresentadas, mas todas aprendem com facilidade.
É preciso, portanto, realizar momentos divertidos com muita música e dança.
MÚSICAS:
* Música:
Quanto riso! Oh!
Quanta alegria!
Mais de mil palhaços no salão.
Arlequim está chorando
pelo amor da Colombina
no meio da multidão!
É preciso, portanto, realizar momentos divertidos com muita música e dança.
MÚSICAS:
* Música:
Quanto riso! Oh!
Quanta alegria!
Mais de mil palhaços no salão.
Arlequim está chorando
pelo amor da Colombina
no meio da multidão!
* Música:Mamãe eu quero.
Mamãe eu quero.
Mamãe eu quero mamar.
Dá a chupeta,
Dá a chupeta,
Dá a chupeta,
Pro bebê não chorar.
Mamãe eu quero.
Mamãe eu quero mamar.
Dá a chupeta,
Dá a chupeta,
Dá a chupeta,
Pro bebê não chorar.
5º Dia – Baile de carnaval com muita música. As crianças deverão estar trajadas normalmente e irão utilizar as fantasias, alegorias e adereços confeccionados por elas e exposição com o material construído. ESCOLHER UMA MARCHINHA DE CARNAVAL PARA DESFILAR E CANTAR.
Músicas selecionadas por blocos:
Ø Mamãe Eu Quero (Cassirene)
Ø Se a Canoa Não Virar ( Cleonice)
Ø Índio Quer Apito (Eliane)
Ø Jardineira (Raquel)
Ø Me dá Um Dinheiro Aí (Rita Maria)
Ø A bruxa vem aí (Eliana C.)
Ø Abre alas (Alexandra)
Ø Pirata da perna de pau (Maria Alice)
Ø Allah – La ô (Maura)
Ø Turbilhão (Zelma)
Além das atividades específicas como: rodinhas informativas; hora de novidades e surpresas; pesquisas; comentários de gravuras e observações dirigidas; também poderão ser realizadas, com as crianças, atividades relacionadas que auxiliem no esclarecimento e fixação do assunto estudado, explorando a comunicação e expressão através de pantomimas, coro falado, poesias, jogos e recreação.
Explorar, também, a matemática com objetivo de desenvolver conceitos matemáticos.
Explorar, também, a matemática com objetivo de desenvolver conceitos matemáticos.
JOGOS:
Bingo:
Com cartelas individuais explorando palavras cada criança tem a oportunidade de jogar bingo.
Bingo:
Com cartelas individuais explorando palavras cada criança tem a oportunidade de jogar bingo.
Exemplo de palavras que podem ser exploradas:
* Palhaço;
* Alegria;
* Salão;
* Serpentina;
* Colombina;
* Fantasias;
* Samba;
* E muitas outras palavras que lembra o carnaval.
* Alegria;
* Salão;
* Serpentina;
* Colombina;
* Fantasias;
* Samba;
* E muitas outras palavras que lembra o carnaval.
Jogo da forca:
Este jogo pode ser realizado no quadro de giz e ele é realizado com a participação de todas as crianças.
Exemplo do jogo:
C R A L___ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____(C A R N A V A L)
As crianças têm a oportunidade de adivinhar quais são as letras que compõe a palavra e qual é a palavra…
Este jogo pode ser realizado no quadro de giz e ele é realizado com a participação de todas as crianças.
Exemplo do jogo:
C R A L___ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____(C A R N A V A L)
As crianças têm a oportunidade de adivinhar quais são as letras que compõe a palavra e qual é a palavra…
Jogo do dominó:
Este jogo explora a primeira letra da palavra.
A criança precisa juntar a cartela da letra com a palavra…
Exemplo:
A / ARLEQUIM
Este jogo explora a primeira letra da palavra.
A criança precisa juntar a cartela da letra com a palavra…
Exemplo:
A / ARLEQUIM
Trabalhar em conjunto e realizar as atividades explorando a escrita de letras, palavras, números, assim como desenvolvendo a noção de quantidade e a oralidade.
Exemplos:
* Acrósticos;
* Caça-palavras;
* Ditados divertidos;
* Alfabeto móvel;
* Qual o número que vem antes ou depois do número indicado pela professora ou colegas;
Exemplos:
* Acrósticos;
* Caça-palavras;
* Ditados divertidos;
* Alfabeto móvel;
* Qual o número que vem antes ou depois do número indicado pela professora ou colegas;
Atividades de Artes:
*As crianças precisam ter a oportunidade de usar sua criatividade através do recorte, colagem, pintura e desenho com guache, giz de cera e lápis de cores, montagem de painéis e construção de máscaras carnavalescas.
*As crianças precisam ter a oportunidade de usar sua criatividade através do recorte, colagem, pintura e desenho com guache, giz de cera e lápis de cores, montagem de painéis e construção de máscaras carnavalescas.
* Cada criança recebe uma máscara de pirata (ou outro personagem) para pintar, colar adereços, enfim, enfeitar do seu agrado. E saem máscaras no capricho.
* É preciso promover momentos para escutar, dançar e brincar muito com músicas carnavalescas atuais e antigas. Estes momentos são importantes para a socialização do grupo.
Brincadeiras Infantis:* Durante a realização deste projeto as crianças devem participar e compartilhar espontaneamente com sugestões e idéias de brincadeiras infantis. Algumas brincadeiras que podem ser realizadas: O gato e o rato; passar anel; ovo choco; pega-pega; esconde-esconde e outras.
Festa Carnavalesca:* Na festa carnavalesca da escola as crianças são convidadas a virem fantasiadas e a aproveitarem muito bem a festa dançando, cantando, participando dos trenzinhos e se entrosando com as crianças de outras turmas com alegria e amizade.
Conclusão:Durante a realização deste projeto é importante observar e perceber o interesse das crianças em aprender e participar das atividades propostas com atenção, criatividade, responsabilidade e muito dinamismo.
Bom trabalho!
Equipe pedagógica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário