PROJETO POESIA NA ESCOLA
DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA
1. JUSTIFICATIVA
O contato com a poesia sempre esteve
presente em nossas vidas, sejam nas cantigas de roda, nas parlendas, nos
trava-línguas e nas adivinhas da nossa infância ou nos bilhetinhos, frases de
amor nas agendas ou músicas que ouvimos na adolescência. Para muitos de nós a
poesia vai-se perdendo com o passar dos anos e alguns culpam a escola por essa
perda. Acreditamos, porém, que a escola pode e deve ser um lugar onde a
aproximação com a poesia aconteçam concretamente, permitindo ao aluno, conhecer
autores e estilos, reavivando a capacidade de olhar e ver o que é a essência do
poético, através de atividades que permitam uma compreensão maior da linguagem poética
e lhe dê condições para que ensaie seus próprios passos em poesia.
O Projeto Poesia na Escola trabalhará a
fala, a leitura e a escrita por meio de poemas e atividades de pesquisas,
análises, interpretações, exposição de idéias, composições, reescrita e reestruturação,
onde o aluno poderá expor suas emoções através dos recursos tão expressivos da
linguagem poética.
2. OBJETIVO GERAL
Aproximação com a linguagem poética, no
sentido de familiarizar o aluno com a poesia, para que tenham prazer em ler e ouvir
poemas e, sobretudo, para que se sinta motivado a expor suas emoções, dar
liberdade de criar, brincar com as palavras, fluir sua imaginação
3. OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Despertar o
prazer em ler poemas;
- Ter maior
compreensão da linguagem poética, levando a revelar idéias, opiniões,
sentimentos e talentos ao escrever poemas;
- Tornar o aluno
mais competente na comunicação oral e escrita e na busca independente de
conhecimentos relacionando essas práticas à vida cotidiana;
- Identificar-se
com os sentimentos nas poesias lidas;
- Assegurar as
funções sociais da escrita, fazendo com que os poemas produzidos pelo
aluno tenham um leitor real, pois serão expostos em varais e murais.
Alguns poemas serão selecionados para fazerem parte de uma coletânea e
participarem do Concurso de Intérpretes;
- Valorizar os
resultados do trabalho individual e coletivo, celebrando o sucesso
alcançado.
4. FUNDAMENTAÇÃO
TEÓRICA
Os princípios teóricos que norteiam nosso
trabalho literário em prosa, na sala de aula, estão pautados na teoria
sóciointeracionista da linguagem. A linguagem é analisada a partir da interação
entre os indivíduos dentro de uma prática social; a língua não é apenas um
amontoado de palavras, nem
é individual, mas
acontece através da interação verbal, abrangendo todo o conhecimento que o
locutor possui do interlocutor (destinatário), na sua responsividade e no
diálogo, dentro de um sentido mais amplo, seja na fala (quem fala, fala para
alguém e com alguém), na leitura (quem lê, decodifica, compreende, interpreta e
apreende algo) e na escrita (o que se escreve responde a alguma coisa, pois
confirma, discute ou propõe algo a um grupo social).
Nesse contexto nos interessa colocar que
poesia será nossa opção de proposta de trabalho com objetivos previamente
delineados, com ações planejadas e avaliadas quanto ao processo e produto
final, sempre buscando auxiliar a formação dos alunos no processo ensino-aprendizagem,
tornando-os leitores e produtores de textos mais proficientes. Nessa proposta,
cabe ao professores propiciar a leitura
e a escrita do gênero poético, pois é seu o papel de mediador do conhecimento
no processo ensino-aprendizagem, através de estratégias e de uma postura
educadora, interagindo e propiciando o crescimento intelectual do aluno.
5. METODOLOGIA
A emoção flui em cada ser humano de forma
diferente e aproximando essa emoção da linguagem poética, procuraremos fazer com
que o aluno se integre e interaja efetivamente ao ambiente escolar.
As atividades desenvolvidas no projeto
visam relacionar e conhecer poemas diversos, sensibilizar os alunos para uma observação
mais apurada dos elementos com as quais as palavras se entrelaçam em uma
poesia, oportunizar o acesso à linguagem poética e expressar suas emoções
criando seus próprios poemas. Também dará condições ao educando, através da
oralidade, leitura e escrita, ampliar sua capacidade comunicativa e sua
inserção no espaço em que vive, tornando-o um aluno mais motivado, mais participativo
e mais questionador, ampliando suas possibilidades de aprendizagem.
O projeto Poesia na
Escola será desenvolvido nas seguintes etapas:
1ª Etapa:
Apresentar
aos alunos vários textos poéticos e ressaltar a importância de conhecer
e ser capaz de apreciar e produzir poesias, mostrar credibilidade no potencial
e na capacidade de cada um, de forma a trabalharem intensamente, produzindo e
aprendendo. Participando das atividades e mostrando que sabem, que são capazes
e podem transformar as palavras em arte, levando o leitor a um mundo criado por
eles.
2ª Etapa:
Avaliação previa, sobre o que conhecem
sobre poesia, procurando saber se conhecem alguns poemas, se gostam ou não e por
quê. Desafiando-os argumentando, que é preciso conhecer para gostar. Observando
se identificam as canções populares
como poemas, pedindo-lhes que registrem as letras das músicas que mais gostam
no caderno e leiam para a turma, pois este pode ser o ponto de partida para
introduzir outros poemas mais elaborados. Indagando como sabem que se trata de
poemas. Deixando que expressem suas idéias, procurando observar quais elementos
dessa linguagem já são percebidos por ele
3ª Etapa:
Expondo livros de poesia na sala de
aula deixando que leiam, mas orientando
para observarem o tema, os títulos, as ilustrações, os autores e outros
detalhes que acharem interessantes. Pedindo que tragam para a aula seguinte, a
poesia que mais gostam registrando no caderno, para declamar ou ler para os
colegas.
4ª Etapa:
Após
declamarem ou lerem as poesias trazidas, indagar a razão da escolha e deixe-os
expor suas idéias e opiniões. A seguir, apresentando algumas poesias e propondo
que leiam e observem os títulos, os temas, as ilustrações, a estrutura e
aproveitando para falar dos autores. Sugerindo que escolham o poema que mais chamou a atenção e explicando a razão da sua
escolha. Procurando criar um clima de respeito, onde todos podem e devem expressar
seus sentimentos e que serão acolhidos pelo grupo. Estimulando-os e
esclarecendo que a poesia atinge sobretudo o emocional do leitor. Até esse
momento é fundamental que os alunos comecem ou continuem a gostar de poesia.
5ª Etapa:
O professor decidirá quais atividades
relacionadas à poesia vai trabalhar. Podendo optar pelo acróstico (tipo de
poema (rimado ou não) em que se coloca o nome de alguém é colocado na vertical,
sendo que cada letra o início de um verso), pela paráfrase (espécie de texto
que retoma a estrutura do original de outro, mas com reflexões ou idéias
próprias) ou pela paródia (imitação cômica de uma composição literária). Caso o
professor ache interessante podemos trabalhar mais de uma delas. Os poemas e as
atividades serão trabalhados da maneira como acharmos conveniente e depois dos
trabalhos realizados os alunos poderão expor suas produções no mural da escola
ou fazer uma apresentação para outras turmas (no caso da paródia). O objetivo dessas
atividades será sensibilizar os alunos para uma observação mais apurada dos
elementos com os quais se tece a poesia.
6ª Etapa:
Mais
uma vez, traremos livros de poesias para a sala e faremos outra aula de
leitura, sem compromisso, ler por prazer, por distração, por gostar de poesias.
7ª Etapa:
Este
é o momento em que os alunos poderão produzir seus próprios poemas, incentivando-os a pensarem em um tema bem interessante, professor poderá sugerir ou pedir sugestões e colocar na
lousa: o aniversário de 50 anos da cidade, a família, o sol, o beijo e outros.
Estimulado-os a pensar em tudo o que leram e aprenderam e
soltar as ideias e os sentimentos.
8ª Etapa:
Após escreverem os poemas, os alunos farão a
reestruturação das poesias, em grupo, sempre com o auxílio do professor, onde poderão
juntos arrumar, completar, alterar passagens, melhorar, ilustrar e reescrever
até que cada autor considere que seu poema está pronto.
9ª Etapa:
Os poemas revisados e reescritos para a divulgação,
os alunos entregarão uma cópia ao professor e colocarão outras no mural da
escola para que possam ser apreciadas pelos colegas de outras turmas. Também
escolherão as três melhores poesias da turma para que possam competir no
Concurso de Poesias com as outras turmas. As melhores poesias serão editadas em
uma coletânea e apresentadas no Concurso de Intérpretes. Nos professor, em
conjunto com a direção, faremos a edição e em parceria com os alunos a
divulgação e a organização do lançamento, o qual deve ser um evento festivo.
que contará com a presença de toda a comunidade escolar, dos pais e familiares
(sugestão).
10ª Etapa:
A publicação dos poemas é um momento
importante, mas também é imprescindível fazer uma avaliação com os alunos, retomando
todas as etapas do projeto fazendo um balanço dos avanços alcançados durante
todo o desenvolvimento da proposta, uma análise de seus progressos e das
dificuldades que precisam ser
superadas, para
continuar progredindo na construção do conhecimento.
6. CRONOGAMA
ATIVIDADES MESES
|
AGO
|
SET
|
OUT
|
NOV
|
||||
Apresentação do projeto aos
alunos
|
X
|
|
|
|
||||
Leitura de poesias
|
|
X
|
|
|
||||
Trabalhos relacionados à poesia
|
|
X
|
|
|
||||
Produção de poesias
|
|
X
|
X
|
|
||||
Restauração e escolha de
poesias para a coletânea
|
|
|
X
|
|
||||
Edição da coletânea e varal de poesias
|
|
|
X
|
|
||||
Concurso de Intérpretes
|
|
|
|
X
|
||||
|
|
|
|
|
||||
7. CONSIDERAÇÕES
FINAIS
No decorrer do desenvolvimento do projeto,
todos os alunos participarão das atividades relacionadas, mesmo que poucos tenham
suas poesias escolhidas e eternizadas na escola. Com esse incentivo acreditamos
que nossos alunos se sentirão mais ligados a esse tipo de expressão escrita
apreciando lê-las, interpretá-las e talvez até escrevê-las, sanando assim suas dificuldades
e aumentando seus conhecimentos.
Produto
Sarau
de poesias, edição do livro, com a
participação dos alunos, professores, pais e familiares.
Avaliação
Ao final do projeto espera-se que a criança seja capaz de reconhecer características do texto poético, expressar-se e apresentar-se em público, de maneira eficaz e adequada, transmitindo sentimento à poesia escolhida.
Ao final do projeto espera-se que a criança seja capaz de reconhecer características do texto poético, expressar-se e apresentar-se em público, de maneira eficaz e adequada, transmitindo sentimento à poesia escolhida.
Observar desempenho da turma em relação a algumas questões.
O aluno lê com fluência? Lê alto? Lê com entonação? Posiciona o texto
adequadamente (sem cobrir o rosto) ao ler? Controla o ritmo da fala (nem muito
rápido nem muito devagar)? Com base nos problemas encontrados, auxilie cada um
nos aspectos que devem ser melhorados com a análise de boas referências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário