Poetas na Escola
Projeto: Poetas na Escola
Série: 1º ao 5º ano
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora:
Projeto: Poetas na Escola
Dados do projeto
O que o aluno poderá aprender com este projeto.
Neste projeto, o aluno evidenciará que leitura e escrita são instrumentos
básicos para o ingresso e a participação na sociedade em que vivemos, com o uso
das tecnologias será mais significativo o aprendizado, instrumentos esses
necessários para a compreensão e a realização da comunicação do homem na
sociedade contemporânea. Bem como, desenvolver além da criatividade, o senso
crítico com os seguintes objetivos:
1- Aumentar a familiaridade dos alunos com poemas;
2- Desenvolver a vontade de ler poemas e fazer dessa leitura um hábito de lazer
e conhecimentos;
3- Despertar no aluno as questões: Onde? O quê? Como? E por quê ler?
4- Perceber o cuidado com a rítmica na leitura de poemas;
5- Produzir textos a partir da leitura de poemas;
6- Desenvolver a habilidade de ouvir poemas; e
7- Criar poemas.
Duração das atividades
2(duas) semanas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Professor é interessante que seus alunos já leiam pequenos textos, porém caso
sua turma tenha aluno que ainda não lê com compreensão, ou seja, apenas
decodifica, acompanhe-o de perto e aproveite as atividades propostas no
computador para desafiá-lo em suas hipóteses.
Consideração Inicial
Esse Projeto será efetivado com os alunos, cujo tema escolhido foi “Poetas na
Escola”. O tema tem o objetivo de trazer para a criança o gosto pela leitura e
a produção de textos.
A escolha do tema veio da necessidade em trabalhar leitura de poema de um modo
geral, clássicos e não clássicos, que atende as questões no incentivo à leitura,
a construção de textos poéticos, exercícios gramaticais. Um assunto capaz de
despertar no aluno o interesse a conhecer a poesia em sua construção, forma e
estilo. Que desperte também a construção de poesia, fazendo surgir nesse meio
os artistas escritores e poetas que acreditamos ter em cada um de nós.
A criança irá apreciar, se deliciar e se surpreender com estas atividades,
percebendo que a leitura e a arte abrem caminhos para a conscientização sobre
fatos atuais e de todos os tempos. E que ainda mais, a leitura faz parte da
bagagem necessária para escrever bem, comunicar-se bem, viver bem. Com um
recurso a mais, ou seja, as tecnologias facilitará a compreensão.
Estratégias e recursos da aula
As atividades serão desenvolvidas através de oficinas. Cada oficina corresponde
em apenas uma aula, sendo distribuídas da seguinte forma:
Oficina 1: Reconhecendo poemas.
• Conversar com os alunos sobre “O que é poema”;
• Apresentar o poema... (usando computador e data show)
• Os alunos deverão pesquisar na internet um poema qualquer e copiá-lo no
caderno (pedir para anotar o nome do autor);
• Bate-papo. Pedir para alguns alunos comentarem o que leram e entenderam do
poema.
Oficina 2: Sabendo um pouco mais sobre poemas.
• Entregar cópia xerocopiada da poesia... e o exercício seguinte:
Como sabemos que esse texto é um poema?
Por que é diferente de uma notícia de jornal ou de um conto de fadas?
Qual é o assunto do poema?
O que os poemas podem dizer afinal?
Quantas estrofes há no poema?
Quantos versos há em cada estrofe do poema?
Pesquisar na internet ou no dicionário e anotar no caderno, o conceito das
palavras poema e poesia.
Explicar o que é: verso, estrofe, rimas, poema, poesia.
• Bate-papo.
Você gosta de poema?
Sabe o nome de algum poema?
Sabe o nome de algum poeta?
Tem algum poema preferido?
Oficina 3: Ouvindo e lendo poemas e conhecendo um pouco mais sobre poemas.
Familiarizar o grupo com poemas consagrados da literatura brasileira.
• Organizar a sala em grupos com 3 ou 4 alunos;
• Distribuir cópias dos poemas selecionados. Cada grupo lerá um único poema de
cada vez e um aluno escolhido irá à frente contar aos outros grupos o que leu.
• Em seguida fazer em forma de rodízio com que os poemas selecionados circulem
todos os grupos. Assim todos os alunos terão o privilégio de conhecer poemas
considerados clássicos. Exemplo: Infância (Carlos Drummond de Andrade), Na
Minha Terra (Álvares de Azevedo), Cidadezinha (Mário Quintana), Pátria Minha
(Vinicius de Moraes), Canção do Exílio (Gonçalves Dias).
Oficina 4: Brincando com emoções e palavras (rimas).
Sensibilizar o aluno para perceber e identificar rimas no poema e assim criar
suas próprias rimas.
• Distribuir cópia xerocopiada do texto “Duas dúzias de coisinhas à-toa que
deixam a gente feliz (pode ser outro);
• Pedir para citarem, desenharem ou escreverem coisas do dia-a-dia que os
deixam felizes (insistir para observarem as pequenas coisas e não as grandes
coisas);
• Conversar com os alunos sobre o texto: o que acharam, o que sentiram, etc;
• Falar sobre rimas e assimilar com eles as rimas do poema;
• Em grupo com 3 alunos pedir pra produzir um texto no “Microsoft Word” com
suas “duas dúzias de coisinhas à-toa que os fazem felizes”. Incentivar o uso de
rimas;
• Depois de pronto cada grupo lerá para a turma o texto que produziram.
Oficina 5: Brincando um pouco mais com palavras: rimas e repetições.
• Pedir para pesquisarem no dicionário o significado de rima e repetição;
• Perguntar aos alunos se conhecem a quadra em poemas;
• Passar em data show as quadras seguintes para serem trabalhadas as rimas;
Não sei se vá ou se fique
Não sei se fique ou se vá
Ficando aqui não vou lá
E ainda perco o meu pique
Ô seu moço inteligente
Faça o favor de dizer
Em cima daquele morro
Quanto capim pode ter?
• Produção de texto. Individualmente o aluno produzirá uma quadra poética
usando rimas;
• Mostrar também que existem outras formas de brincar com as palavras como fez
Manuel Bandeira com o poema “A onda”.
A onda
a onda anda
aonde anda
a onda?
a onda ainda
ainda onda
ainda anda
aonde?
a onda a onda.
Esse poema de Manoel Bandeira é considerado sonoro e musical.
Questionar:
• Qual é o som que se repete?
• Qual a palavra se repete? Posso ouvir som das ondas?
• Ensinar aos alunos que os efeitos de sons num poema se fazem com a repetição
de palavras. Mas o estudante deve prestar atenção que ao criar um poema precisa
se preocupar não só com a sonoridade, mas também em formar um texto com sentido
para o leitor.
Oficina 6: Acróstico
• Distribuir cópia do acróstico do poema popular Patativa do Assaré.
Posso dizer que cantei
Aquilo que observei
Tenho certeza que dei
Aprovada a relação
Tudo é tristeza e amargura
Inteligência e desventura
Veja, leitor, quanto é dura
A seca no meu sertão
• Cada aluno deverá produzir um acróstico com seu nome e falar de si;
• Preparar um mural com esses acrósticos.
Oficina 7: Recordando o que vimos e ouvimos.
• Fazer uma breve recordação do que foi trabalhado no projeto;
• Ponto máximo do projeto: produção individual de um poema;
• Conversar com os alunos sobre alguns temas que dariam bons poemas.
Relembrar que a rima pode dar aos poemas um charme a mais.
• Produção dos textos;
• Correção;
• Aperfeiçoamento dos textos;
• Elaboração de mural para a exposição dos poemas.
Observações
Todo material utilizado deverá ser selecionado previamente com a participação
dos alunos. A aceitação e o envolvimento com o projeto acontecerá de forma
entusiasmada, proporcionando prazer e uma releitura do seu papel dentro da
comunidade escolar.
Avaliação
O processo avaliativo é uma etapa fundamental em qual atividade, sendo assim,
durante todo o processo, observe as colocações dos alunos e considere todos os
problemas levantados, explicando ou demonstrando o porquê da escolha certa.
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