Educar é Semear

Educar é Semear

sábado, 11 de fevereiro de 2017

SEQUENCIA DIDÁTICA: Pátria

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
SEQUENCIA DIDÁTICA: Pátria
Escola:
Professora:
Turma:  2º  ano
Duração: 10 dias
Tema: Pátria
Disciplinas e eixos norteadores;
Língua Portuguesa. Eixos: Oralidade, Leitura, Produção de texto escrito e Análise Linguística;
Matemática. Eixo: Números e Operações e Geometria, grandezas e medidas;
Ciências. Eixo: Compreensão conceitual e procedimental da Ciência;
História. Eixo: Tempo Histórico- tempo cronológico;
Geografia. Eixo:  Paisagem – tipos de paisagem;
Arte: Eixo: Execução nas diferentes linguagens da Arte;
Religião e NDH. Eixo: Amizade e solidariedade;

Direitos de aprendizagens/habilidades:
Língua Portuguesa.
Reconhecer e nomear as letras do alfabeto;
Reconhecer que as silabas variam quanto as suas composições;
Ler e escrever palavras com diferentes estruturas silábicas; TR e BR
Conhecer e fazer uso de grafias de palavras com correspondência regular: P/B
Identificar semelhanças sonoras entre sílabas e rimas;
Ler ajustando a pauta sonora ao escrito;
Localizar palavras em textos conhecidos;
Identificar o gênero textual;
Identificar a finalidade de um texto;
Produzir textos de gêneros familiares tendo a professora como escriba.
Matemática.
Identificar números em diferentes funções: indicadores de quantidade, posição, ordem e medida;
Representar figuras geométricas  planas descrevendo informalmente suas características, como o número de lados;
Identificar unidades de tempos: dia, mês, bimestre, semestre, ano por meio de calendário.
Resolver problemas envolvendo adição e subtração com ideia de juntar e separar.
 Comparar grandezas de mesma natureza, por meio de estratégias pessoais e uso de instrumento de medida conhecidos – fita métrica, balança, recipiente de medidas, recipiente de 1 litro e etc

Ciências. Possuir conhecimento sobre os processos e ações que fazem das ciências um modo peculiar de se construir conhecimento sobre o mundo.
Geografia. Conhecer o processo de transformação da natureza;
História. Perceber a relação entre presente passado: independência do Brasil;
Religião e NDH. Reconhecer situações em que o respeito mútuo e a solidariedade esta presente;
Arte. Aprimorar suas produções na linguagem do desenho e da pintura;
 Conteúdos:
Leitura;
Estratégias de leitura; antecipação, verificação e inferência;
Procedimento de leitura: localizar informações explicita e inferir informações, identificar o gênero e a finalidade de textos;
Estrutura das palavras;
Produção de frases e textos;
Características de figuras geométricas (número de lados);
 Números;
Instrumentos de Medida de Comprimento: Palmo, Passos, Metro, Régua, etc.
Movimento aparente anual e diário do sol;
Tipos de paisagem;
Tempo cronológico ( antes e depois);
Respeito e solidariedade;
Desenho e pintura;
Hino nacional: letra e música, posição correta ao ouvi-lo;
Bandeira: histórico, cores e significados.


1º dia segunda –feira
Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: As carteiras em forma de U.
Materiais:  figuras relacionadas ao sete de setembro, atividade xerocopiada, lousa e giz, caderno do aluno, alfabeto móvel, vídeo, som, Livro para a leitura.
Duração: 3h30 minutos.
Procedimentos metodológicos:
1º momento:
Leitura deleite: O urso e os viajantes de Ana Maria Machado
Apresentação do livro e informar que nele contem três histórias.  Ler o nome da autora e sua biografia. Realização de  questionamentos: que animais  estão vendo na capa do livro?  Qual o assunto das histórias deste livro? Escrever o titulo na lousa e solicitar que leiam. Qual história vocês acham que vou ler? Registrar as hipóteses dos alunos no canto da lousa para a verificação no final da leitura.
Iniciar a leitura da história “O urso e os viajantes” sem ler o titulo. Ler o primeiro paragrafo e perguntar aos alunos qual historia vou ler? Circular o nome do animal  da história que está escrito na lousa.
Prosseguir com a leitura e parar ...só o coração batendo forte. E questionar: será que o urso vai comer o homem? Registrar na lousa novamente o que os alunos falarem. Continuar com a leitura até o final.
Retomar os registros feitos na lousa para verificação das hipóteses dos alunos.
Atividade lúdica motivacional oral.
Levar para aula uma caixa com os símbolos da pátria (bandeira, cópia do Hino, foto de Dom Pedro, armas e o selo), informar aos alunos que dentro dela estão objetos relacionados ao tema da sequencia que será trabalhada durante duas semanas. 
Pedir um aluno por vez que abra a caixa cuidadosamente e tira o primeiro objeto (foto de Dom Pedro).
Verifique se os alunos identifica o tema com os objetos. Continue apresentando até o final. Pergunte: qual é o tema da nossa sequencia? Quem sabe o que e Pátria?  Faça a propaganda dizendo que durante estas semanas vão se divertir muito conhecendo a história da nossa pátria, vamos ver alguns vídeos engraçados.
Atividade de leitura.
Música: Eu te amo meu Brasil na lousa (ou cartaz). Escrever e realizar uma primeira leitura coletiva para garantir que os alunos não alfabéticos participem e acompanhe a leitura. Ouvir a música no som em seguida distribuir a copia da musica. Solicitar que os alunos realizem a leitura apontada ajustando a pauta sonora ao escrito.
Perguntas: qual é o gênero deste texto? Qual a finalidade deste tipo de texto?
Em seguida solicitar que identifiquem na música a palavra Brasil e circular. Andar pela sala verificando se os alunos não alfabéticos estão conseguindo encontrar a palavra.
Escrever a palavra BRASIL na lousa e desmembrar em letras e sílabas, fazendo a contagem das mesmas.
2ºmomento: após o recreio
Atividade relaxamento: vídeo semana da Pátria.
Professora realizar uma leitura informativa do texto “ Dia da Pátria” explicar o porque da comemoração no dia 7 de setembro.
Atividade de escrita:
Solicitar que os alunos ditem palavras com BR, e escrever na lousa formando uma lista. Copiar a lista no caderno.
Criar frases com as palavras ditadas e copiar na lousa e no caderno
Atividade extra: formação de palavras com letras móveis.
Atividade de casa: recortar palavras de livros e revistar com as grafias: BR e TR e colar no caderno.
2º dia terça –feira
Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: As carteiras em forma de U.
Materiais:  LD de Matemática, atividades xerocopiadas, vídeo, lousa e giz.
Duração: 3h45 minutos.
Procedimentos metodológicos:
1º momento:
Leitura deleite: ?
Atividade motivacional: música marcha sodado.
Atividade de Matemática:
Relembrar quais são as principais figuras geométricas.
Distribuir uma atividade com as partes da bandeira para os alunos identificarem figuras geométricas.
A atividade deve ter espaço para os alunos escreverem os nomes das figuras.
A atividade dos alunos não alfabéticos deve conter os nomes das figuras no rodapé.
Realizar intervenções tanto com os alunos que vão escrever quanto com os que irão copiar do banco. Como: que letra está faltando? Ou começa com qual letra? É uma vogal ou consoante?
Pintar os desenhos.
Atividade extra: desenhar na lousa representação de: quadrado,  retângulo, triangulo para a contagem dos lados.
2º momento:
Atividade de relaxamento: montar o quebra cabeça da bandeira.
Atividade oral e de leitura.
Roda de conversa sobre o tema Independência do Brasil. Realizar a leitura do texto “Encenação da independência”.
Em seguida passar o vídeo. Quintal da Cultura.
Após assistir o vídeo escrever a frase e a data na lousa: INDEPENDENCIA OU MORTE - 7 DE SETEMBRO DE 1822.    
Circular os numerais que aparecem na frase   e pintar os espaços entre as palavras. Pegar a bandeira que estar na caixa e questionar: quais as cores da bandeira? O que elas significam? quais as figuras geométricas aparece na bandeira.
Realizar os questionamentos como posso medir a bandeira? Deixar os alunos falarem. Explicar que existem várias formas de medir como palmo a fita o polegar, o passo entre outros.
 A seguir chamá-los para medir com a régua, fita ou palmo um de cada vez, quantos centímetros tem a bandeira.
Pedir que desenhe a sua mão aberta e medir com a régua quantos centímetros mede.
ATIVIDADE EXTRA: Medir a porta da sala, mesa, caderno etc.
Atividade de casa:
2º ANO. LD de Matemática páginas 174 E 175;
3º dia quarta–feira
Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: As carteiras em forma de U.
Materiais:  lousa e giz, caderno de aluno, LD de Língua Portuguesa.
Duração: 3h45 minutos.
Procedimentos metodológicos:
1º momento:
Leitura deleite:
Atividade motivacional: brincadeira morto vivo.
Atividade de análise E síntese: BRASIL
Escrever a palavra na lousa, desmembrar em sílabas.
A-    I- O- U- E
BRA- BRI- BRO- BRU- BRE
SA- SI- SO- SU- SE
AL- IL- OL- UL –EL
Circular nas famílias as que formam o nome Brasil. Formar uma lista de palavras utilizando as sílabas.
EX: ABREU, ABRIL, BRASA, BRISA, SOBRA, SOBRADO, SAIU ETC.
Copiar no caderno as sílabas e as palavras.
Formar frases e fazer os questionamentos começa com que letra? Tem espaço entre as palavras? Coloco que ponto? Explicar ao alunos como se inicia uma frase e quais os pontos usados.
 2º momento:    
Atividade de relaxamento: o mestre mandou.      
Atividade de leitura e escrita:
Leitura coletiva do texto “ 7 de setembro”
Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiE0wvKU3h_K3HWs1tJBNa3XGCpg8GU3MkPM7L6Po2LB9EsLq7Fubjh43MWodKIKV2gjMpFXbFFBvIys8aWWb-oKE3_vmxUwr9SCxxbb_Y0nF96jrvpTWXZBB_mfE1ZVdeNAp-f9VSOntHl/s1600/PatriaEspacoeducar+%2821%29.jpg
Realizar a atividade
2º ano: Copiar no quadro texto 7 de setembro fazendo as devidas intervenções. Em seguida entregar o mesmo texto fatiado para por em ordem.
Atividade de casa
Explicar a atividade na lousa.
2º ano: LD de Lingua Portuguesa p.144 e 145;
4º dia quinta–feira
Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: As carteiras em forma de U.
Materiais:  atividade xerocopiadas, LD de Matemática, caixa com os símbolos, lousa e giz, caderno do aluno
Duração: 3h45 minutos.
Procedimentos metodológicos:
1º momento:
Leitura deleite:
Atividade motivacional: Realizar a leitura das  imagens LD de mat. 1º ano p.126 e 2º ano p.172 e 173.
Em seguida explicar como será realizada a atividade:
2º ano: no LD de mat. P.176 e 177.      
2º momento: escrita de lista.
Retomar a caixa com os símbolos, retirar um a um. Solicitar que os alunos nomeiem e escrever em forma  de lista os nomes na lousa, questionando  sobre a escrita das palavras. Copiar a lista no caderno.
Solicitar aos alunos que forme frases com as palavras da lista. No primeiro ano a professora será a escriba.
Para casa atividade:
2º ano: no LD p. 178 e 179
5º dia sexta–feira
Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: As carteiras em forma de U.
Materiais
Duração: 3h45 minutos.
Procedimentos metodológicos:
1º momento:
Leitura deleite:
Atividade motivacional:  Brincadeira “ta quente , ta frio”;                         
Atividade de leitura.
Escrever o poema na lousa (ou cartaz) “Brasil nossa Pátria”. Realizar uma primeira leitura coletiva para garantir que os alunos não alfabéticos participem e acompanhe a leitura. Distribuir a copia do poema sobre a pátria xerocopiado.
Perguntas: qual é o gênero deste texto? Qual a finalidade deste tipo de texto?
Em seguida solicitar que identifiquem na poesia algumas palavras e circular. Andar pela sala verificando se os alunos não alfabéticos estão conseguindo encontrar as palavras: PÁTRIA, ESTRELAS, CORAÇÃO, FLORESTAS. Solicitar que os alunos ditem estas palavras para você escrever na lousa e realizar a análise coletiva, oral e depois por escrito quanto ao número de sílabas e letras.
Depois da leitura e localização das palavras entregar o título do poema “Brasil minha Pátria” em letras recortadas, em uma folha em branco para ele escrever seu nome, montar o título do poema.  Nesta atividade as intervenções são pontuais, por meio de questionamento como: Qual a primeira letra? E depois que letra colocar para formar PA? Estas perguntas persistem até a formação de todo o titulo.
PÁTRIA
ESTRELA
CORAÇÃO
FLORESTA
TEM_____LETRAS
TEM_____LETRAS
TEM_____LETRAS
TEM_____LETRAS
TEM_____CONSOANTES
TEM___CONSOANTES
TEM____CONSOANTES
TEM_____CONSOANTES
TEM_____VOGAIS
TEM_____VOGAIS
TEM_____VOGAIS
TEM_____VOGAIS
COMEÇA COM A LETRA_____
COMEÇA COM A LETRA_____
COMEÇA COM A LETRA_____
COMEÇA COM A LETRA_____
TERMINA COM ______
TERMINA COM ______
TERMINA COM ______
TERMINA COM ______
PRIMEIRA SÍLABA______
PRIMEIRA SÍLABA____
PRIMEIRA SÍLABA____
PRIMEIRA SÍLABA_____
ULTIMA SÍLABA _______
SEGUNDA SILABA____
SEGUNDA SILABA ____
SEGUNDA SILABA_____

ULTIMA SÍLABA ____
ULTIMA SÍLABA _____
ULTIMA SÍLABA ______

2º momento
Atividade de relaxamento:
2º ano: jogo “Competição animal” p.194 (Confeccionar o jogo com antecedência).
Atividade de leitura no LD sobre o jogo pagina 195.
Atividade de casa:

2º ano: No LD  de mat. P. 196 e 197.

6º dia segunda –feira
Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: As carteiras  em forma de U. Alunos:  individual e em dupla.
Materiais:.
Duração:3h30 minutos.
Procedimentos metodológicos:
1º momento:
Leitura deleite: 
Leitura pela professora
Atividade lúdica motivacional oral.
Entregar aos alunos cópia do hino Nacional em letra bastão (estrofe), realizar a leitura coletiva apontada, em seguida, apresentar o Hino Nacional em Data/Show (Áudio e Letra). Os alunos deverão acompanhar cantando o Hino, já demonstrando reverência e respeito. 
Pedir que circulem no texto “Hino Nacional” algumas palavras chaves com: Ipiranga, plácidas, heroico. Retumbante.... .  Nesta atividade as intervenções são pontuais, por meio de questionamento como: Qual a primeira letra?  Quantas letras tem a palavra? Quantas sílabas? Quantas vogais?  Quantas consoantes?
- copiar as palavras no caderno e em seguida separar em sílabas;
Atividade extra:
- Fazer um caça palavras com as palavras chaves (Ipiranga, plácidas, heroico, retumbante)
2º momento:
Atividade de relaxamento: A vela e a flor
Peça as crianças  imaginarem que tem uma flor na sua mão direita e uma vela na esquerda. Em seguida ela deve inspirar o perfume da flor. Depois a criança volta-se para a outra mão e sopra a vela, a fim de apagá-la. Repita esta sequencia algumas vezes.
Atividade de leitura: Entregar uma cópia xerocopiada de o texto em seguida realizar uma leitura coletiva e apontada .
               BRASIL, PÁTRIA AMADA

MEU MENINO, PÁTRIA É:
A BONECA QUE VOCÊ EMBALA,
A BOLA QUE VOCÊ JOGA,
O CARRINHO QUE VOCÊ EMPURRA
A PIPA QUE VOCÊ EMPINA.
                 
PÁTRIA TAMBÉM É...
O RIACHO DE TOMAR BANHO,
O RIO DE PESCAR,
A TERRA O CAMPO,
AS RUAS ONDE TODO MUNDO PASSA,
A ESCOLA ONDE VOCÊ ESTUDA,
A IGREJA ONDE ORAMOS,
A CIDADE ONDE MORAMOS.

E OUTRAS CIDADES,
MAIS OUTRAS,
OUTRAS MAIS.
E GENTE, MUITA, MUITA GENTE!
TUDO ISSO MEU MENINO, É PÁTRIA

Pedir aos alunos que circulem as palavras que representa o nosso Brasil
Conversar com os alunos sobre as riquezas existentes no Brasil (rios, matas, cidades, cachoeiras, animais, casas etc), e como o homem tem transformado essas riquezas.
Levar o mapa político-administrativo do Brasil, deixar exposto para que os alunos possam observar os estados e capitais. Em seguida, apresentar em cartaz o contorno do Mapa do Brasil e questionar: quem já viu esta figura? O que ela representa? Explicando em seguida, que este é o formato de nosso país.
Mediante a comparação de ambos os mapas, e com o mapa no chão, pedir que alguns alunos localizem nosso estado, ficando em pé, no local por eles identificado.
Entregar um mapa do Brasil em branco xerocopiado para os alunos recortar gravuras que ilustrem as riquezas do país. (Para esta atividade, providenciar com antecedência, livros e revistas, para recortes).
Após a colagem criar frases sobre as riquezas do Brasil;
Para casa: no livro de ciências p. 133 ler e explicar como será a atividade para casa.

7º dia terça –feira
Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: As carteiras em forma de U.
Materiais: Livro para leitura, atividades xerocopiadas, lousa e pincel.
Duração: 3h30 minutos.
Procedimentos metodológicos:
1º momento:
Leitura deleite:
Atividade lúdica motivacional oral:
Sorteio de letras (palavras). Com as letras em uma caixa sortear uma a uma e solicitar que fale o nome da letra e uma palavra que inicie com aquela letra.
Atividade oral e de leitura de texto.
Roda de conversa questionando os alunos: o que eles sabem sobre a independência do Brasil?, quem foi Dom Pedro? Em qual lugar houve o grito Independência ou morte? Distribuir o texto xerocopiado do “jogral Independência do Brasil”
Atividade de leitura: Realizar uma leitura coletiva. Em seguida dividir em dois grupos: meninos e meninas, para ler o texto em forma de jogral.
Em seguida, pedir que crianças circulem algumas  palavras no texto (DATA, BRASIL, INDEPENDENCIA, PEDRO, SETEMBRO).
Atividade de Escrita:
Entregar uma copia do texto Independência com alguns espaços em branco os alunos completarem (alfabéticos) para os não alfabéticos com banco de dados.
2º momento:
Atividade de relaxamento: Confeccionar o cavalo de Dom Pedro (Providenciar com antecedência os materias)

Atividade de Matemática:
2º Ano: Trabalhar com os tapetinhos com a ideias de acrescentar
Atividade extra: Entregar “Carta enigmática” xerocopiada para que os alunos substituam as figuras por palavras.
Para casa:
2º ano: LD de Matemática pagina p.148
6º dia segunda –feira
Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: As carteiras em forma de U. Aluno individual e em equipe.
Materiais: Livro para leitura, atividades xerocopiadas, ficha com as palavras, letras recortadas, LD de Língua Portuguesa lousa e pincel.
Duração: 3h30 minutos.
Procedimentos metodológicos:
1º momento:
Leitura deleite:
Atividade lúdica motivacional oral: Confeccionar com papel ou jornal o chapéu de Dom Pedro.
Roda de conversa sobre o que a escola irá fazer para o desfile do dia 7 de setembro. Convidar a diretora ou a coordenadora para falar da programação. Listar essa programação no quadro, fazendo intervenções pontuais como com que letra começa? Com que letra termina, as palavras são juntas ou separadas? Fazer uma lista numerando a programação e copiar no caderno
Atividade extra:
No LD de matemática p. 74 e 75
2º momento:
Atividade de relaxamento: Com os Chapéus confeccionados colocar na cabeça e cantar ou passa o vídeo da música “Soldado de Cristo eu sou”.
Roda de conversa: sobre o dia 25 de agosto é comemorado o dia do soldado e o porque dessa comemoração.
Retomar com os alunos a programação da escola, questionando, como ela pode ser divulgada. Anotar as sugestões na lousa. Incentivá-los a falar: convite aos pais, cartaz anunciando a programação etc.
Em seguida, apresenta um modelo de anúncio da programação “Pecuária”. Explicar a função desse anúncio: para quem é destinado? O que deve conter? Como deverão ser as imagens, as palavras. Em seguida convidá-los a fazer um cartaz bem bonito anunciando a programação da escola. (selecionar as imagens ou criar desenhos para o cartaz).Para essa atividade levar a lista da programação digitado e recortado as palavras dentro de um envelope. Cada envelope deve conter uma palavra recortada. Dividir os alunos em grupos ou trios entregar um envelope para descobrir a palavra que será colocada no cartaz
Após, expor os cartazes nos locais estratégicos escolhidos pelos alunos.
Atividade extra: Distribuir um caça palavras xerocopiado com palavras chaves como: CONVITE, PAIS, DATA HORA, LOCAL ETC.
Para casa: Elaborar questões baseada no anúncio da campanha de vacinação como: Qual o dia da campanha? Qual a finalidade do texto? Qual o gênero? Qual a programação do dia da campanha?
8º dia - Quarta –feira
Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: As carteiras em forma de U.
Materiais: Livro para leitura, atividades xerocopiadas, lousa e pincel.
Duração: 3h30 minutos.
Procedimentos metodológicos:
1º momento:
Leitura deleite:
Atividade lúdica motivacional oral: Apresentar o vídeo do hino da Independência chamando atenção para a letra. Em seguida convidar para cantarem o hino.
Apresentar um modelo de convite e explicar a função, as características desse gênero. Explicar que hoje será feito um convite aos pais convidando-os a participar do desfile no dia 7 de setembro. Apresentar um modelo de convite e explicar as partes que deve conter um convite.
Pedir que os alunos ditem o texto do convite e a professora escreverá na lousa. Em seguida distribuir uma folha em branco para que os alunos copiem o convite. Chame atenção para escreverem de forma bem legível, sem erros nem rasuras. Circule pela sala, observando se eles estão copiando corretamente.
Atividade extra: Atividade xerocopiada com frases segmentadas para reescrevam deixando espaço entre as palavras ex:
MARCHASOLDADOCABEÇADE PAPEL
SENÃOMARCHARDIREITOVAIPRESONOQUARTEL
OQUARTELPEGOUFOGOSSÃOFRANCISCODEUSINAL
2º momento:
Atividade de relaxamento: Distribuir folhas de chamex em branco. Ensine como dobrá-las para fazer o envelope para colocar o convite aos pais.
Em seguida ensine-os a preencher o envelope. Seguindo a estrutura para o envio (Remetente e destinatário).
Atividade:
Atividade para casa: atividade xerocopiada com modelo de convite para responder algumas informações
 9º dia Quinta –feira
Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: As carteiras em forma de U.
Materiais:
Duração: 3h30 minutos.
Procedimentos metodológicos:
1º momento:
Leitura deleite:
Atividade lúdica motivacional oral: Brincar de adivinhações como: O que é o que é quadrado tem a cor verde e amarela? O que é o que é o que  aconteceu no dia 7 de setembro? Etc.
Apresentar um modelo de bilhete e explicar a função, as características desse gênero. Explicar que hoje será feito um bilhete aos pais informando sobre o feriado do dia 7 de setembro (segunda-feira). Apresentar um modelo de convite e explicar as partes que deve conter um convite.
Pedir que os alunos ditem o texto do bilhete a professora escreverá na lousa. Em seguida distribuir uma folha em branco para que os alunos copiem o bilhete que será entregue aos pais. Chame atenção para escreverem de forma bem legível, sem erros nem rasuras. Circule pela sala, observando se eles estão copiando corretamente.
Atividade extra: Atividade xerocopiada com um modelo de bilhete para retirar algumas informações.
2º momento:
Atividade de relaxamento: Colorir com bolinhas de papel crepom a bandeira do Brasil;
Roda de conversa sobre os meios de comunicação usados antigamente e a tecnologia de hoje como: e-mails, mensagens no celular usando o watsapp e outros;
Listar no quadro com os meios de comunicação. Fazer as intervenções pontuais como: qual letra começa? Qual termina etc.
Atividade de escrita: atividade avaliativa um auto ditado com os meios de comunicação
Atividade para casa: Cruzadinha com os meios de comunicação
10º dia Sexta – feira
Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: As carteiras em forma de U.
Materiais: cartolina ou color set, elástico
Duração: 3h30 minutos.
Procedimentos metodológicos:
1º momento:
Leitura deleite:
Atividade lúdica motivacional oral: Confeccionar em cartolina ou color set, nas cores verde, amarela e azul as viseira, enfeitar as viseiras com as estrelinhas em papel laminado.
Atividade de leituraElaborar uma atividade com os gêneros trabalhados (Anúncio, bilhete e convite).
Atividade extra: entregar os símbolos da pátria xerocopiados para os alunos pintarem
2º momento:
Atividade de relaxamento:
Atividade de leitura: Entregar o poema “SALVE QUERIDO BRASIL” realizar uma leitura coletiva em seguida solicitar que os alunos circulem no texto as palavras que rimam.



                                   
                                                  SALVE QUERIDO BRASIL!

SALVE QUERIDO BRASIL!
EU O AMO
E SINTO FELIZ
EM TE AJUDAR A CRESCER.

A LIBERDADE D. PEDRO LHE DEU
E FICAMOS ENTÃO LIVRE
O PROGRESSO CONHECEU.

SALVE BRASIL,
PÁTRIA AMADA!
EM NOSSO CORAÇÃO
FAZ SUA MORADA.


Atividade de escrita: Escrever rimas para as palavras do poema:
PROGRESSO

CORAÇÃO

MORADA

CRESCER


Atividade para casa: Atividade no livro didático com rimas

Avaliação da sequencia




Nenhum comentário:

Postar um comentário