Educar é Semear

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sábado, 11 de fevereiro de 2017

ATIVIDADES MENSAIS (EJA)

ÁREA DO CONHECIMENTO: Língua Portuguesa
CONTEÚDOS ABORDADOS: Tipos e Gêneros Textuais (poesia, narração, fábula, carta, conto, dissertação e descrição), pontuação, acentuação, aspectos gramaticais e ortografia.
PÚBLICO ALVO: Alunos da EJA III
PERÍODO: Ano letivo de ______________
1.    INTRODUÇÃO

O objetivo deste concurso teve como eixo central promover o letramento dos discentes através de atividades que desenvolvessem a leitura fluente, bem como a escrita de textos, com uma grande diversidade de gêneros e tipos textuais apresentados aos alunos.
Enfim, os alunos sentiram-se partícipes do processo de ensino-aprendizagem, visto que essa proposta priorizou a relação dialógica e amorosa, que deverá ser mantida entre professor x aluno e aluno x aluno, bem como valorizou seus conhecimentos prévios e a participação de todos nas diversas atividades realizadas na sala de aula e na escola. Tendo em vista que a pedagogia freiriana percebe o aluno não como uma tábula rasa, onde o professor vai depositando conhecimentos, mas que a educação precisava ser dialógica, com o aluno participando ativamente de todo o processo educativo.
               Essa metodologia foi pensada e estruturada a partir de atividades fundamentadas nos quatro aspectos da disciplina de Língua Portuguesa, quais sejam: oralidade, leitura, escrita e aspectos gramaticais, com prioridade na modalidade escrita. Sendo assim, essa proposta pode ser aplicada por qualquer educador comprometido com seus alunos, tendo por objetivo maior o letramento dos mesmos.
            
2.    OBJETIVOS
·         Formar bons leitores e produtores de textos, através da linguagem oral, visando à participação dos alunos nos diálogos propostos;
·         Desenvolver a proficiência da leitura de diversos gêneros e tipologias textuais;
·         Ler e interpretar os diversos tipos e gêneros textuais para ampliar a produção escrita.
3.    DESCRIÇÃO DAS ETAPAS OU FASES

Na investigação temática, etapa em que se busca o universo vocabular do aluno, as palavras e temas centrais de sua biografia foi uma etapa em que passamos a identificar os tipos de histórias que eles mais gostavam de ler e ouvir. Nesta etapa da investigação, em que são levantados  temas  relacionados com a vida cotidiana dos educandos e do grupo social ao qual eles pertencem, foram selecionados os diversos tipos e gêneros textuais e assim ampliar o conhecimento que eles trazem do cotidiano. A descoberta das preferências e textos conhecidos por eles foram coletados através de conversas informais, sentindo suas preocupações e captando elementos de sua cultura.
Na tematização, foram feitos estudos e discussões de textos com os temas levantados buscando o seu significado social, tomando assim consciência do mundo vivido. Para enfim, produzirem novos textos, elaborados em grupo, em dupla e/ou individualmente, não esquecendo de relacioná-los com os que foram inicialmente levantados. Nesta fase é que foram dados mais subsídios para a leitura e a escrita de textos.

Na problematização, os educandos buscam superar uma primeira visão “mágica” por uma visão crítica, partindo para a transformação do contexto vivido. A realidade é experimentada de forma crítica e aqui existe a possibilidade de produção de sua própria experiência de forma individual ou em grupo para a superação de seu conhecimento anterior. Fizemos assim um concurso, onde todos participaram ativamente exercitando a escrita de diferentes textos e gêneros (poesia, narração, fábula, carta, descrição, dissertação e conto), nesse concurso literário foi dada a oportunidade aos alunos de expressarem temas sobre cultura, política e sociedade mostrando seus potenciais de produção escrita, partindo de suas vivências e por vezes com suas opiniões e reivindicações.

4.    RECURSOS UTILIZADOS
ü  Recursos audiovisuais disponíveis na escola (TV/DVD/DATA SHOW);
ü  Utilização da biblioteca;
ü   Sites da internet;
ü   Livros e Textos.
5.    AVALIAÇÃO

      O medo do aluno de ser avaliado não existiu. O mesmo se sentiu ativo e não precisou de cola. Professor e aluno em diálogo permanente, colocando no papel o que refletiam e sentiam, exercitando a cidadania e a criticidade, foram aprendendo a ler, lendo e a escrever, escrevendo.

6.    ANEXOS




















ANEXO I
PLANO DE CURSO DE LÍNGUA PORTUGUESA
ATIVIDADES MENSAIS
MÊS
CONTEÚDO

Abril
Diagnóstico de leitura e escrita (realizar constantemente);
Preparação do Varal de Textos;
Elaboração do contrato didático pelos alunos (orientação do professor);
Leitura de textos que ajudem a melhorar a auto-estima dos alunos;
Ditados de palavras (conforme modelo citado no concurso literário);
Produção de texto: Narração.

Maio
Leitura de poesias;
Estrutura da poesia;
Separação de sílabas e classificação quanto ao número de sílabas;
Ortografia: e ou i final; o ou u final; m antes de p e b;
Produção de texto: Narração .

Junho
Pontuação (tipos de frase); Substantivos: classificação, flexão de gênero, número e grau;
Produção de frases, destacando a classificação dos substantivos;
Produção de texto: Poesia.

Agosto
Leitura de fábulas; classes gramaticais (pronomes pessoais retos e verbos);
Produção de frases e pontuação (. , ? ! )
Produção de texto: Fábula.

Setembro
Leitura de textos ligados à tradição junina pernambucana 
Artigos e Adjetivos; classificação e uso nas frases;
Produção de texto: Carta.


Outubro
Artigos : classificação e uso nas frases;
Análise morfológica dos substantivos, pronomes, artigos, adjetivos e verbos;
Produção de texto: Descrição.

Novembro
Análise sintática ( sujeito e predicado);
Relação entre os verbos e os nomes;
Ortografia : o ou u; x com som de ch, s, z e cs.
Produção de texto: Dissertação.

Dezembro
Frase nominal e verbal; oração; sujeito e predicado;
Acentuação gráfica: monossílabas tônicas, oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas;
Produção de texto: Conto.

Janeiro
Produção de frases com as classes gramaticais estudadas, observando a concordância entre o verbo e o nome;
Ortografia: rr ou r; ss ou s; sufixos EZA e OSO;
Revisão dos textos para o livro.

Fevereiro
Análise morfológica das classes gramaticais estudadas ao longo do ano letivo;
Análise sintática: sujeito simples, oculto e composto e Predicado;
Noite de autógrafos para entrega dos livros.


OBS: Os aspectos gramaticais deverão ser trabalhados de forma contextualizada.



METODOLOGIAS
Aulas expositivas, valorizando sempre os conhecimentos prévios dos alunos; leitura silenciosa e em voz, individual e compartilhada; atividades de escrita: correio; produção de frases com recortes de palavras em revistas; produções escritas de textos; jogo de mímica dos verbos; exercícios de fixação dos conteúdos; cinema em classe; utilização da biblioteca e dos recursos audiovisuais disponíveis na escola.
BIBLIOGRAFIA
Livro didático;
Projeto releituras, com todos os escritores brasileiros, e outros sites na Internet;
Revista Nova Escola e jornais de grande circulação em Fortaleza;
Textos produzidos pela educadora e pelos alunos;
Livro de fábulas de Esopo, produzido por Monteiro Lobato;
Livros do FNDE, coleção com poesia, novela, clássico universal e textos de tradição popular;
Bíblia de Jerusalém;
Livros: As mais belas parábolas de todos os tempos, volumes I e II, de Alexandre Rangel;
Livro: Alguém já disse que te ama hoje? De Albigenor Militão;
Livro: Pais brilhantes, professores fascinantes, de Augusto Cury;
Livro: Pedagogia do amor, de Gabriel Chalita;
Livros de Padre Léo: Cure seu coração, Cura interior e Seja feliz a cada dia.


                           
ANEXO II


PROPOSTA DE DITADO
COMO ESCREVO
CÓDIGO DE CORREÇÃO
(a legenda será combinada entre professor e alunos)
COMO É A GRAFIA CORRETA
CONCLUSÕES
(regras ortográficas)


01.





02.





03.





04.





05.





06.





07.





08.





09.





10.







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