Educar é Semear

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sábado, 11 de fevereiro de 2017

Do campo a mesa

PROJETO
Do campo a mesa
               




  
JUSTIFICATIVA
Este projeto visa um trabalho interdisciplinar com as turmas multisseriadas proporcionando a integração dos alunos do 1º ao 5º ano das escolas do campo no Município de _________________com o propósito de promover momentos de aprendizagens significativas valorizando o conhecimento vivenciado na comunidade.
PÚBLICO ALVO: ALUNOS DA TURMA DE MULTISSERIE
TEMA: Do campo a mesa
PERÍODO: SETEMBRO DE 2015
DISCIPLINAS: Língua Portuguesa, Ciências, Matemática, NDH, História, Arte e Geografia.
GÊNEROS:  advinhas Lista, Bula de medicamentos tóxicos, rótulos, música, poesias, lendas , propaganda, texto informático, notícia
OBJETIVO GERAL
Promover aos alunos momentos para valorizar os alimentos produzidos no campo e a importância deles para a saúde como para toda a pessoa independente de onde mora.
Ampliar em curto prazo as aprendizagens dos alunos na compreensão do sistema de escrito alfabético.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Valorizar os alimentos produzidos no campo;
Conhecer os principais nutrientes dos alimentos, suas funções e alguns alimentos dos quais podem ser obtidos;
Repensar sobre o consumo dos alimentos, conhecendo atitudes favoráveis ao seu bom uso, tanto para a manutenção da saúde quanto para o cuidado com o uso dos recursos de forma sustentável;
AÇÕES COM A COMUNIDADE
Mobilizar a comunidade para a feira cultural (apresentações culturais)
Mobilizar a comunidade para o dia do PNAIC na escola (está em anexo o projeto)
ORIENTAÇÃO PARA PROFESSORA:
TRABALHAR DE FORMA INTENSIVA: SEGUNDA-FEIRA A SEXTA-FEIRA, TODO O PERÍODO
ATIVIDADES PERMANENTES: LEITURA PELA PROFESSORA E ESCRITA DO ALFABETO NA LOUSA CHAMANDO ATENÇÃO DOS ALUNOS PARA O TRAÇADO DAS LETRAS E RELACIONANDO O NOME DE CADA LETRA À LETRA INICIAL DOS NOMES DOS ALUNOS.
QUANTO AO CABEÇALHIO: DIGITAR O NOME DA ESCOLA E PROFESSORA E FIXAR NA LOUSA APENAS PARA VISUALIZAÇÃO E LEITURA.
QUANTO A ROTINA DO DIA: ESCREVÊ-LA NA LOUSA APENAS PARA AS CRIANÇAS LER E SITUAR-SE EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES, SEM A NECESSIDADE DE COPIAR.
SOLICITAR QUE OS ALUNOS ESCREVAM O NOME PRÓPRIO COMPLETO NA ATIVIDADE TODOS OS DIAS.
EM TURMAS QUE TEM ALUNOS ALFABÉTICOS DIRECIONAR A LEITURA DOS TEXTOS POÉTICOS POR ELES.
CONTEÚDOS :
LÍNGUA PORTUGUESA
Leitura;
Produção de textos oral e escritos;
Estrutura silábica das palavras;
Espaçamento entre palavras;
Segmentação: hipo-segmentação e hiper-segmentação;
Revisão coletiva;
Atenção e concentração;

Características dos gêneros;
Estratégias de leitura (antecipação, verificação e inferência);
Procedimentos de leitura: inferência, localizar palavras, finalidade e assunto de texto, identificação
do gênero;
Função social da escrita;
MATEMÁTICA
Gráfico de colunas;
Instrumentos de medidas de massa: quilo e grama, arroba; Medidas de capacidade: litro, medidas de tempo
Sistema Monetário;
Campo conceitual aditivo: adição e subtração;
Campo conceitual multiplicativo: multiplicação e divisão
CIÊNCIAS
Alimentos produzidos no campo;
Alimentos in natura e industrializados;
Alimentação saldável;
Pirâmide alimentar
Comercialização e escoamento
 Solo;
Uso de agrotóxico;
Alimentos  transgênicos
Coleta dos frascos químicos
GEOGRAFIA
O lugar em que vivo
HISTÓRIA
Trabalho da mão de obra: temporários, carteira assinada, autônomos; profissões e práticas sociais;
NDH/RELIGIÃO
Respeito Mútuo
ARTES
Artesanatos
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
1º ETAPA: Apresentação do tema e levantamento dos conhecimentos prévios
Língua Portuguesa, história, geografia, ciências
Eixos: Oralidade e Leitura análise linguística, produção de texto, sujeitos históricos, lugar, compreensão das relações entre sociedade, tecnologia e meio ambiente;
Direitos Específicos de aprendizagem:
Participar de interações orais em sala de aula (questionando, sugerindo, e respeitado turno e a vez de intervir).
Considerar como a ciência e a tecnologia afetam o bem estar, o desenvolvimento econômico e o progresso da sociedade;
Conhecer o processo de transformação da natureza relacionado com as necessidades do homem;
Conhecer e valorizar as relações entre as pessoas e o lugar: os elementos da cultura (alimentação)
Compreender texto do gênero informativo lido pela professora;
Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
Participar de interações orais em sala de aula (questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala e a vez de intervir);
Considerar como a ciência e a tecnologia afetam o bem estar, o desenvolvimento econômico e o progresso da sociedade;
Conhecer o processo de transformação da natureza relacionado com as necessidades do homem;
Comparar as condições de existências (alimentação)dos membros dos grupos de convívio existentes, local e regionalmente, no passado


Localizar informação explicita em texto do gênero informativo, lido pela professora;
Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras;
Reconhecer que as sílabas variam quanto as suas composições;
Reconhecer a letra inicial de uma palavra;
Perceber semelhanças sonoras em sílabas e rimas;
Ler textos (poemas, canções, tirinha etc) com autonomia;
Dominar as correspondências entre letras ou grupo de letras e seu valor sonoro, de modo ler e escrever palavras;
Procedimentos de leitura: inferência, localizar palavras, finalidade e assunto de texto, identificação do gênero;
Produzir textos de diferentes gêneros, atendendo a diferentes finalidades, com autonomia ou ajuda de um escriba;
Revisar coletivamente os textos durante o processo de escrita, retomando as partes  já escritas e planejando os trechos seguintes;
Planejamento:
Como organizar os alunos: em circulo
Quais os materiais necessários? Alfabeto móvel, livro didático, cesta com diversos alimentos, vídeo som.
Qual a duração? 
Leitura para deleite:
Elemento motivador
Informar aos alunos que irão iniciar o estudo de um novo projeto didático, muito legal, interessante qual será o tema? Deixá-los falar livremente.
1º momento: Usar o elemento surpresa (cesta com alimentos produzidos no campo) apresentação do tema
1-Levar uma cesta contendo diversos alimentos como: frutas típicas da época, legumes, verduras, leite e derivados; alimentos industrializados; 
2-Instigar os alunos a descobrirem o por que dessa cesta de alimentos?.
- Pedir para que cada aluno pegue um alimento que gosta e que acha mais importante para sua vida, e, justifique a sua escolha.
3-Em seguida realizar os seguintes questionamentos para levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema: Alimentos produzidos no campo; Onde podemos encontrar esses alimentos? Onde eles são produzidos? Quais desses alimentos você costuma comer? Onde eles são vendidos? O que vocês entendem por uma alimentação saudável?
4-Explique que muitos alimentos consumidos pela sociedade são produzidos no campo, mesmo passando pelo processo de industrialização. Enfatize sobre o consumo dos alimentos produzidos : Lanches de rua ou de lanchonetes, comidas de restaurantes.
5- Quem sabe o que é produto industrializado? Ouvir atentamente os alunos observando que conhecimentos eles possuem acerca do tema.
Informar aos alunos que irão iniciar o estudo de um novo projeto didático, muito legal, interessante qual será o tema? Deixa-los falar livremente. Em seguida apresentar o tema e questionar o que quer dizer esse tema? Pois é vamos conhecer os alimentos produzidos no campo e a importância deles para a saúde como para todos as pessoas independente de quem mora no campo ou na cidade. Participar de jogos e brincadeiras com o objetivo de ler e escrever palavras e texto. Combinar com a turma como será a culminância desse projeto. Sugestão: feira cultural
Atividade 1:
1º ao 2º ano: Montar com o alfabeto móvel o nome dos alimentos da cesta;
3º ano: Escrever o nome dos alimentos da cesta e criar frases;
4º e 5 ano: Escrever um texto falando da importância dos alimentos;



A professora deverá circular pela sala fazendo as intervenções necessárias para que todos possam produzir.

Após todos terminarem, pedir que leiam o que escreveram;

ATIVIDADE EXTRA: No livro didático ver  página
2º Momento:
Atividade de relaxamento: “Dinâmica do alimento saudável”
Os alunos, ao som de uma música, passa um alimento (banana) de mão em mão e quando a música par­ar, quem estiver com o alimento na mão tem que respon­der uma per­gunta sobre Ali­men­tação Saudável.
Atividade oral e de leitura.
Roda de conversa sobre os alimentos in natura (natural) e os industrializados. Ler o texto no LD de geografia do 3º ano p. 387 em seguida listar no quadro os produtos agrícolas que eles consomem in natura e outra que eles consomem que são industrializados
LISTA DE ALIMENTOS QUE ELES COSTUMAM COMER
PRODUTOS AGRICOLAS IN NATURA
PRODUTOS INDUSTRILIZADOS


ATIVIDADE 2
1º ANO: atividade xerocopiada com o nome dos alimentos para recortar e colar
2º E 3º ANO: NO LD de geografia do 3º ano p. 388.
4º e 5º ANO:  ?
3º Momento:
Elemento motivador:
Poema:
 Alimentação saudável
Alimentação Saudável
Para termos saúde
muito leite devemos beber
para termos ainda mais cálcio
queijo e iogurte devemos comer!
Ovos, carne e peixe
alimentos que devemos comer,
dão-nos proteínas
para nos ajudar a desenvolver
Massa, batatas e pão
estão na nossa alimentação
arroz, feijão e grão
devemos comer com moderação.
Marta Oliveira

1 Fazer a leitura em voz alta do poema para as crianças; chamar a atenção para as rimas presentes;
Conversar na rodinha: Qual o nome do poema? Para eles o que é ter uma alimentação saudável (instigar a conversa sobre o que eles comem? O que gostam de comer? Se é bom ou não para a saúde? Por que?

2-Fazer um cartaz ilustrado com o poema (com as crianças) – usando a escrita e desenhos e/ou gravuras relacionadas com as comidas que aparecem no poema – afixa-lo na parede;
Conversa na rodinha:  Como será que estamos nos comportando na hora da alimentação na escola?

Obs: Preparar com antecedência alguns momentos dos alunos na hora do lanche para ser exibibo o comportamento dos mesmos.
3-Exibição de vídeo/slids de momentos de alimentação: lanche ou almoço na escola;
Refletindo as cenas do vídeo/slids exibidos: O que acharam? O que viram é agradável aos olhos? Ao corpo? À instituição? È correto? Tem que ser assim mesmo? Ou pode ser diferente? Como? Por quê? –  Discutir bastante cada cena com as crianças.
O que estamos comendo na escola? Trabalhar com o cardápio da instituição – colocar o cardápio na cartolina – leitura; discussão dos gostos – listar e fazer uma eleição para ver quais os preferidos pelas crianças dentre os que são servido.
Atividade 3
Produção Coletiva de texto:
Acordo coletivo: Mandamentos dos pequenos cidadãos da alimentação (Construir um acordo com as crianças quanto: a higienização das mãos antes das refeições: à ordem e organização das filas na hora do lanche e almoço; na ordem na utilização dos utensílios – pratos e outros; da acomodação depois de servir-se (onde sentar, como se comportar à mesa, não deixar restos nos pratos); da devolução dos utensílios à cozinha; do comportamento depois que terminar o lanche ou a refeição Nova leitura do poema: meninos a 1ª estrofe, meninas a 2ª estrofe e assim sucessivamente:
trabalhar com a 1ª estrofe.

PARA TERMOS SAÚDE
MUITO LEITE DEVEMOS BEBER
PARA TERMOS AINDA MAIS CÁLCIO
QUEIJO E IOGURTE DEVEMOS COMER!
Ø O que diz essa estrofe?Ø Quais os alimentos que estão presentes nessa estrofe do poema?Ø Por que devemos ingeri-los? Em que são ricos?
Observação: antes o professor deverá fazer uma pesquisa sobre: leite, queijo, iogurte e outros derivados – ver vitaminas presentes e em que contribuem para a saúde;
Atividade 04
Exibição do vídeo: De onde vem o leite? Do Programa TV escola;
Ø Primeiro exibir integralmente – depois ir passando devagarinho e discutindo com as crianças sobre o que descobriram através do vídeo;
2º ETAPA:  Alimentação saldável
Língua Portuguesa.
Eixos: Oralidade, Leitura, análise e reflexão sobre a língua, produção de textos  números e operações, grandezas e medidas, Estatística
Direitos Específicos de aprendizagem:
Participar de interações orais em sala de aula (questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos e a vez de intervir);
Escutar textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, comuns em situações públicas analisando-os criticamente;
Conhecer e usar diferentes suportes textuais;
Reconhecer gêneros textuais e seus contextos de produção;
Identificar semelhanças sonoras em sílabas e rimas;

Ler ajustando a pauta sonora ao escrito;
Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler e escrever palavras e textos;
Saber procurar no dicionário o significado das palavras e acepção mais adequada ao contexto de uso;
Produzir textos de diferentes gêneros, atendendo diferentes finalidades, por meio da atividade de um escrita ou com autonomia
Resolver e elaborar problemas com os significados de : composição(juntar e separa) comparação (comparar e completar);
Construir noções iniciais do Sistema de Numeração Decimal;
Produção de textos escritos a partir da interpretação  de gráficos e tabela;
Comparar grandeza de mesma natureza, por meio de estratégias pessoais e uso de instrumentos de medidas conhecidos como balança, recipientes de litro etc.
Refletir sobre os hábitos alimentares nas famílias, sobre os cuidados com os alimentos e sobre atitudes relacionadas aos cuidados com a natureza;
Refletir sobre os hábitos alimentares de antigamente, observando mudanças e permanências com o decorrer do tempo.
Planejamento:
Como organizar os alunos: em circulo
Quais os materiais necessários? Dvd ou computador, texto xerocopiado, caixa, futas, legumes, tecido
Qual a duração?  3hs45min
Gêneros textuais contemplados: música, advinhas, jogo, texto informativo, propaganda, tabela
Procedimentos metodológicos
Atividade de relaxamento:
Preparar caixa surpresa (frutas, legumes, verduras e temperos). Vendar os olhos do participante da vez. Solicitar que escolha algo da caixa e através do olfato e tato descobrir o que tem nas mãos. Os benefícios dos alimentos podem ser discutidos com as crianças;
Levar as crianças a experimentar o gosto dos alimentos e dizer o que sentiram (doce, azedo, salgado e amargo);

1º momento: Música “Obrigado ao homem do campo”
Leitura para deleite: Apresente a musica em slide: “Obrigado ao homem do campo” para a turma. Explique que é uma  música e tem como finalidade divertir mas que também transmite uma bela homenagem a todos os trabalhadores que vivem no campo. Cante com eles acompanhando no dvd.
Depois de cantar a musica, distribua uma cópia xerocopiada da letra da música  faça uma leitura do texto coletiva e apontada.
Após a leitura perguntar os alunos qual a mensagem que a música quer transmitir? Quais os alimentos presentes na música? Pedir que circulem o nome desse alimentos. Quais as profissões? Faça um x no nome das profissões. Pedir que grifem as palavras que rima. Explicar o que é rima.
 ATIVIDADE 1
1º E 2º ANO: Brincar com o jogo caça rima (jogos do PNAIC)
Atividade 2
3º ano : Escrever palavras que rimas
Atividade 3

4º e 5º ano: Produzir versos de homenagem ao homem do campo;
Obs. Durante as atividades a professora deverá circular pela sala fazendo as intervenções necessárias para o avanço nas aprendizagens;
ATIVIDADE 4: Para casa
Solicite que os alunos façam uma pesquisa para saber: quanto o pai/mãe ganha por mês? Se  trabalha de carteira assinada? Se o trabalho é temporário?
NOME DO PAI/MÃE
PROFISSÃO
QUANTO GANHAM POR MÊS
CARTEIRA ASSINADA
SERVIÇO TEMPORÁRIO





2º MOMENTO: Analisar a pesquisa
Analisar a pesquisa feita em casa, anotar no quadro e fazer uma comparação quem ganha mais o pai ou a mãe? Tema mais gente com carteira assinada ou em serviço temporário.
Realizar uma leitura explicativa do texto informativo sobre os direitos trabalhista .
3º MOMENTO: advinhas
Atividade de relaxamento: brincadeira das advinhas
Você gosta de desvendar mistérios? Então advinhe o nome do alimento. O que é o que é, quem tem escama, mas não é peixe, tem corda mas não é rei? (abacaxi) O que é o que ? tem oito letras, tira quatro ficam oito? (biscoito) O que é, o qué? É duro, gordo e careca. É branquinho, sim, senhor. Sua mãe e desdentada, mas seu pai é cantador. (ovo) O que é, o que é, que quanto mais quente está, mas fresco é ? O que é, o que é, que cozinheira nunca consegue fazer direito? (torta) quem sou? Faço os olhos mais bonitos, e os coelhos são doidos por mim, cresço de pé, e sirvo ara alimentos sem fim. (cenoura)
Roda de conversa sobre como os alimentos são vendidos?  Se  é por quilo? Litro? Saca? Qual o preço de cada um dos alimentos produzidos e consumidos por eles? Lista no quadro o nome do alimento e o peso por quilo e o preço de venda e compra. Copiar a tabela no caderno.
Alimentos
peso
compra
venda








Atividade 5: situações problemas
Elaborar situações problemas com os alimentos e preços do campo aditivo com as ideias de juntar, separar, completar e retirar. Ex. 1-Havia 5 mangas em uma fruteira; foram colocadas 8 maçãs. Quantas frutas há agora na fruteira?
2-De uma fruteira que continha 8 frutas foram retiradas 5. Quantas frutas há
agora na fruteira?
Ler no quadro os problemas e pedir que responda no caderno. Em seguida Pedir que um  aluno por vez, vá ao quadro e mostre quais as estratégias utilizadas para encontrar a resposta.
Atividade 6



PARA CASA: Atividade de matemática contemplando resolução de problemas no livro didático.
Atividade xerocopiada (1 º ao  3º ano).
3º Momento: Alimentos preferidos
Leitura para deleite: Pêssego, pera, ameixa no pomar
1.Informe que será lido ou cantado (se souberem) a letra de uma música, mas antes gostaria de saber: O que é uma alimentação saldável?
2.Distribuir uma cópia xerocopiada da letra da música “Salada de frutas” Xuxa. 3.Realizar uma leitura coletiva apontada. Pedir que circule o nome das frutas presente no texto. Questionar porque é importante comer essas frutas?
4.Informar que será lido um texto informativo que tem como título Por que precisamos comer? Questionar os alunos como você responderia essa pergunta? Iniciar uma conversa sobre a importância dos alimentos para o organismo. Explicar que é deles que retiramos as substâncias necessárias para o funcionamento do corpo, além da energia que usamos para estudar, brincar, falar etc.
5.Realiza uma leitura em voz alta do texto informativo “ Por que precisamos comer?”. Livro: ligados . com ciências 3º ano p. 48 e 49.
Atividade 7 -Construção de uma tabela
 Construção de uma tabela com os alimentos preferidos da turma como no exemplo abaixo. Em seguida pesquisar na classe o número de alunos que gostam e o número dos alunos que não gostam de cada um dos alimentos. Anote na tabela como no modelo abaixo:
ALIMENTOS PREFERIDOS PELA CLASSE
ALIMENTOS
QUANTOS GOSTAM
QUANTOS NÃO GOSTAM
MACARRONADA


PIZZA


PEIXE


CARNE


OVO


ARROZ


FEIJÃO


SALADA



Atividade 8: Responder os questionamentos
Com base na pesquisa feita, responder as questões: qual o alimento preferido pela turma? Quantos alunos gostam desse alimento? Quantos alunos gostam de ovo? Que alimento é o menos preferido
pela classe? Quantos alunos gostam de arroz° e de feijão? A maior parte dos alunos prefere carne ou peixe?
Atividade 9. Montar um gráfico
Ajude os alunos a montar um gráfico com os números da tabela. Ex:













GRÁFICO: ALIMENTOS PREFERIDOS PELA TURMA
ALIMENTOS

















































































MACARRONADA
PIZZA
PEIXE
CARNE
OVO
ARROZ
FEIJÃO
SALADA
                                      


                                            1   2    3   4   5    6   7    8   9   10
                                            – QUANTIDADE DE ALUNOS

Solicite que os alunos pintem tantos quadrinhos quantos forem os alunos que gostam de cada um dos alimentos. Pinte da esquerda para a direita
Atividade 10: Construção de uma pirâmide
Realizar uma leitura explicativa no livro de ciências 4º ano p. 262 e 263.
Apresentar em um cartaz uma  pirâmide alimentar e explicar que a pirâmide é um gráfico que mostra, na forma de figura, um exemplo de dieta equilibrada. Que cada alimento pertence a um grupo de energia e como elas devem ser consumidas.
Atividade 11- Uso do livro didático
Atividade xerocopiada
5º Momento: semáforo dos alimentos
Apresentar e cantar com as crianças a música “sopa do neném”. A partir desta música, então, as crianças introduzirão novos legumes e verduras de sua preferência. Pode propor nova situação como o que pode ter na papinha do neném, colocando frutas. Na lousa vá listando os legumes, as verduras e as frutas mencionadas.
 Em seguida apresentar o “semáforo dos alimentos” (pasta de atividade ) e o que cada cor corresponde:
Verde: alimentos permitidos;
Amarelo: alimentos consumidos com moderação, salientar o por que;
Vermelho: alimentos consumidos esporadicamente, salientar o por quê;
Em seguida, explicar, demonstrar e realizar o jogo do semáforo nutricional; (o jogo está na pasta de atividades)
6º Momento:  Propaganda de alimentos saudável
Atividade de relaxamento:
Iniciar cantando a música “uni duni tê”quando para a música pedir que o aluno escolhido fale o nome de um alimento saldável e o porque escolheu esse alimento.





1.Informar que nesse momento será retomar o conceito de alimentação saldável agora gostaria de saber o que vocês sabem sobre alimentação sustentável? Deixar os alunos falarem livremente.
2.Em seguida realizar uma leitura explicativa do texto “Alimentação sustentável”( xerocar livro: ligados ponto com. ciências 3º ano p. 62 e 63). A professora deverá comentar:
(...) A alimentação para os seres humanos possui significado maior do que apenas garantir as necessidades do corpo. O ato de comer está relacionado a valores sociais, culturais, afetivos e sensoriais. Na maioria das vezes, comer é um momento de prazer e confraternização com nossos amigos e familiares. O alimento torna-se assim, muito mais do que uma fonte de nutrientes. Apreciamos as cores e gostamos de sentir a textura e o sabor da comida. Mas isso não é tudo! Nesse jogo de sensações, precisamos lembrar que uma alimentação saudável:
·         Não precisa ser cara, pois pode ser feita com alimentos naturais, produzidos na região em que vivemos;
·         Deve ser colorida e composta de alimentos variados;
·         Precisa ter qualidade e ser consumida na quantidade certa;
·         Deve ser segura para o consumo, ou seja, estar livre de contaminação. (...)
Com a evolução da sociedade, muitos tios de alimentos foram criados e, para garantir maios aceitação da população, foram introduzidos novos ingredientes. Com isso, surgiram produtos cada vez mais atraentes e saborosos.
Por exemplo: açúcar para adoçar; gordura saturada e gordura trans para dar maior maciez, leveza e cremosidade; sódio para acentuar o sabor; corantes para dar cor especial e aromatizante para criar um cheirinho irresistível.

3. Realizar a leitura informativa do texto “Propaganda infantil e consumo de alimentos não saudáveis” explorando a influência positiva e negativa da propaganda na vida das pessoas. Explique que a propaganda é um gênero textual que tem como finalidade vender aquele produto como diz “é a alma do negócio”. Que nesse momento eles irão analisar algumas propagandas para em
seguida eles criarem uma com os produtos produzidos ou consumidos por eles. Para maior esclarecimentos sobre a propaganda leia o texto “a influência da propaganda na alimentação”.
4.Divida a turma em 5 grupos em seguida distribua algumas propagandas de alimentação para que faça uma leitura das imagens e do texto. Peça que observe todas as informações  que contém em uma propaganda como: as imagens como elas são? O assunto? O tema, a mensagem é grande ou curta? Finalidade? Gênero etc.
5- Em seguida solicite que os grupos, escolham um alimento considerado saudável e sustentável. Criem uma propaganda para esse alimento, que será “veiculada” em um cartaz no mural da sala ou em alguns lugares estratégicos da comunidade.
OBS. Faça a revisão ortográfica antes de ser fixado na sala ou na comunidade;
Atividade 12
1º e 3º ano:
1.Análise da palavra PROPAGANDA (formação silábica) na lousa
2.Formação de novas palavras
3.Jogo “As duas mãos”. Siga os procedimentos para a realização do jogo presente no caderno de jogos pag. 14;
Atividade 13
Atividade 4º e 5º ano:
1.Ortografia no livro didático;
2. Jogo “Boca do palhaço” siga os procedimentos para a realização do jogo presente no caderno de jogos pag.21;
7º Momento:  Desperdícios de alimentos
Leitura para deleite: O grande rabanete – Tatiana belink



1-Em uma roda de conversa informar aos alunos que irá ler uma noticia extraída da internet no site da Embrapa “Especialistas discutem soluções para as perdas e desperdícios de alimentos no Brasil” apresentar o título e questionar: o que será que trata esse tema? E a notícia que vou ler vai falar sobre o que? Explicar as características de uma noticia.
3-Depois ler o título da reportagem e perguntar: por que será que há tanto desperdício de alimentos no Brasil? E em nossas cassas também desperdiçamos alimentos? O que devemos fazer para evitar o desperdícios;
Realizar a leitura da notícia “Especialistas discutem soluções para as perdas e desperdícios de alimentos no Brasil”
4- Em seguida observar se a hipóteses levantadas pelos alunos foram confirmadas. Explorar a leitura com alguns questionamentos: O qual assunto do texto? Quais os problemas enfrentados pelos produtores segundo os especialistas? Você concorda com os especialistas?
Atividade14
Atividades de análise das palavras :  ALIMENTOS, AGREGAÇÃO, COMPOSTAGEM,
Listar no quadro as palavras acima e realizar a análise coletiva, oral e depois por escrito quanto ao número de sílabas e letras.
1º e 2 ano :
PALAVRA
QUANT. VOGAIS
QUANT. CONSOANTES
  QUANT. SILABAS
QUANT. LETRAS
ALIMENTOS




AGREGAÇÃO




COMPOSTAGEM




DESPERDÍCIO




Atividade 15
3º ANO AO 5º ANO: Procurar o significado das palavras no dicionário e criar frases com as mesmas.
Atividade 16-  PARA CASA
Pedir para os alunos ouvirem o rádio ou assistam o jornal sobre uma notícia (escolher a que quiserem) para:
1º ao 3º falar na próxima aula  oralmente sobre a notícia que ouviu ou assistiu.
4º e 5º ano: Reescreva a notícia para ser lida na sala.
Atividade 16
Atividade de relaxamento: Assistir o vídeo desperdício de alimentos
Passar o vídeo “desperdício de alimentos” para os alunos assistirem e observarem quantos alimentos são desperdiçado no Brasil.
Distribuir o texto xerocopiado “ DESPERDICIO DE ALIMENTOS”


Leia o texto, analise os dados e responda às questões.
Solicite que os alunos pintem os quadrinhos de acordo com a legenda
DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS
POR ANO, O BRASIL DESPERDIÇA MUITA COMIDA. FRUTAS E HORTALIÇAS ESTRAGAM NA PLANTAÇÃO, NA COLHEITA, NO TRANSPORTE OU NAS LOJAS. ALÉM DISSO, ALIMENTOS APODRECEM NOS SUPERMERCADOS, NAS FEIRAS, NOS RESTAURANTES OU NA GELADEIRA DE NOSSAS CASA.
A CADA 100 ALIMENTOS...






































































LEGENDA
     AZUL: ....1 É DESPERDIÇADO NA VENDA
     AMARELO:  ...8 SÃO DESPERDIÇADOS NO TRANSPORTE E OU NO ARMAZENAMENTO
     VERMELHO: ...15 SÃO DESPERDIÇADO NA INDÚSTRIA.
      VERDE: ....20 SÃO DESPERDIÇADO NA COLHEITA
      LARANHA: .... 20 SÃO DESPERDIÇADOS NA CULINÁRIA E NOS HÁBITOS ALIMENTARES
A)     A CADA 100 ALIMENTOS, QUANTOS, NO TOTAL, SÃO DESPERDIÇADOS NO BRASIL?
B)     A CADA 100 ALIMENTOS, QUANTOS SÃO APROVEITADOS?
C)     NO BRASIL, A MAIOR PARTE DOS ALIMENTOS PRODUZIDOS É DESPERDIÇADA OU APROVEITADA?
Atividade 18: Listar no quadro frases
1º ao 5º ano
Listar no quadro frases de conscientização ao desperdício de alimentos. Em seguida dividir a turma em grupos para transpor as frases em folhas de chamex e ilustrar para ser levada para fixar em um local na sua casa. Revisar antes de levar para casa
3º Etapa:  Comercialização e escoamento
Língua Portuguesa, geografia, história, ciências
Eixos: Oralidade e Leitura, análise e reflexão sobre a língua, sujeitos históricos, compreensão sociocultural, política e econômica dos processos e produtos da ciência
Direitos Específicos de aprendizagem:
Saber procurar no dicionário o significado das palavras e acepção mais adequada ao contexto;
Produzir textos de diferentes finalidades, atendendo a diferentes finalidades, por meio de atividades de um escriba e ou com autonomia;


Produzir textos orais de diferentes gêneros, com diferentes propósitos, sobretudo os mais formais comuns em instâncias públicas.
Revisar coletivamente e ou com autonomia os textos durante o processo de escriba em que o
professor é escriba, retomando as partes já escritas e planejando os trechos seguintes;
Escutar textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, comuns em situações públicas, analisando-0s criticamente;
Perceber que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras;
Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler e escrever palavras e  textos;
Desenvolver posição crítica com o objetivo de identificar benefícios e malefícios provenientes das inovações científicas e tecnológicas.
Identificar os diferentes tipos de trabalhos e de trabalhadores responsáveis pelo sustento dos grupos de convívio dos quais participa atualmente e no passado;
Desenvolver posição crítica com o objetivo de identificar benefícios e malefícios provenientes das inovações científicas e tecnológicas;
Planejamento:
Como organizar os alunos: em circulo
Quais os materiais necessários?
Qual a duração?  3hs45min
Gêneros textuais contemplados: rótulos
Leitura para deleite:
1º Momento: do campo a mesa
Atividade de relaxamento:
Pedir que os alunos falem sobre a noticia ouvida ou assistida e a leitura da reescrita da notícia feita pelos alunos do 4º e 5º ano
1.Roda de conversa para levantamento de conhecimentos prévios através de questionamentos como: você já imaginou de onde vem cada um dos alimentos que come diariamente? Ex. salsicha, presunto, a margarina etc; deixá-los falar livremente. Em seguida comente:
Os produtos empreendem uma longa viajem, do campo para as cidades, de uma cidade a outra, chegando a viajar milhares de quilômetros.  Um simples pãozinho envolve uma grande cadeia de suprimentos para chegar a nossa mesa. Primeiro necessita da terra, da chuva, de pessoas e de máquinas: a semente do trigo é plantada, o grão é colhido, beneficiado, vira farinha, e ensacado, transportado aos centros de abastecimento, junta-se a outros ingredientes, vai ao forno; tudo isso com ajuda de muitos trabalhadores;
Atividade 1- descrever o caminho percorrido pelos alimentos
1º e 5º ano
 Solicite que observe o diagrama xerocopiado descreva oralmente (1º ao 2º ano) e por escrito (3º ao 5º ano) o  caminho que cada alimento percorreu até chegar a casa da maioria das pessoas.
2º Momento: De onde vem os alimentos que consumimos
1-Iniciar com a pergunta: quais os alimentos que consumimos que vêm de um lugar bem diferente de onde geralmente vivemos? Solicite que um aluno do 5º ano anote as respostas no quadro em

forma de lista. Estimule a falar os alimentos de origem vegetal e os de origem animal.
2-Estimule os alunos a perceberem que, para saber de onde vem um alimento, por exemplo, um bolo, é preciso saber de que ingredientes ele é composto (farinha de trigo, açúcar, margarina, etc). Em seguida traçar o percurso de sua viajem do final para o começo, do supermercado até o campo. Anote na lousa esse caminho percorrido. Questione aos alunos: quais os profissionais envolvidos desde a produção no campo até ao supermercado. Liste no quadro o nome das profissões. (obs. Faça as intervenções como: que letra começa, que letra termina? Quantas letras tem?
3- Peça aos alunos que descrevam oralmente o tipo de trabalho dos pais e se encontram alguma dificuldade para realizar sua tarefa. Pergunte se tem algum aluno que experiência ou conhecimento da vida fora o campo. Peça que troque suas experiências com os colegas.
4-Faça um levantamento anotando na lousa as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores como: quantos pais dos alunos trabalham com carteira assinada? Quantos são temporários? Quantos são autônomos? Quantos alunos trabalham na lavoura ajudando os pais? Promova um debate sobre esses assuntos e verifique se entenderam a extensão das dificuldades enfrentadas por eles e pelos pais.
Atividade 2
1º e 2º ano:
1-Formar o nome da profissão do pai e da mãe  com o alfabeto móvel;
Atividade 3
2- Atividade no livro didático a critério do professor (português ou matemática)
Atividade 4
3º ao 5º ano
1-Descrever no caderno o  trabalho dos pais e se encontram alguma dificuldade para realizar sua tarefa.
Atividade 5
2-Atividade no livro didático a critério do professor (português ou matemática)
PARA CASA
Solicite que cada aluno traga dois ou três rótulos de alimentos  que normalmente são consumidos
em casa.
3º Momento: Analisando o que consumimos através dos rótulos
1-Iniciar esse momento perguntando quem trouxe os rótulos pedidos na aula anterior. Iniciar questionando os alunos se eles já observaram a tabela nutricional nas embalagens dos alimentos? O que significam aqueles nomes todos na tabela? Ler e explicar o texto “Alimentos e nutriente” livro de ciencias ligados ponto com p. 50 xerocar o  texto.
2-Em seguida, pedir que cada aluno leia em voz alta os componentes da tabela nutricional dos

alimentos que  trouxeram. Fazer isso de modo que cada aluno fale somente um componente por vez (os alunos não alfabéticos peça ajuda aos alfabéticos para ajudar na leitura) Anotar as informações na lousa em forma de tabela para posterior análise.
3-Quando todos os alunos já tiverem citado algum componente perguntar: se nas tabelas que eles trouxeram ainda há algum componente que não foi incluído na relação. Caso haja, pedir que levantem a mão e diga qual é, completando, assim, a tabela com novas informações;
3- Em seguida, pode ser feita outra tabela, com o nome dos alimentos das embalagens que trouxeram e seus respectivos teores calóricos. Quando as tabelas estiverem prontas, com todos os componentes inseridos, é necessário fazer uma discussão com os dados. Com os alunos, agrupar os componentes citados nas seguintes categorias: carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais. Relembrá-los que as fibras alimentares não são consideradas nutrientes, mas são elementos importantes para o bom funcionamento do intestino.
Solicite que observem nos rótulos de onde vem esses alimentos (região ou município) data de fabricação, data de validade etc.
Utilizar as embalagens trazidas pelos alunos e montar um mural com informações de cada alimento.
Alfabeto com rótulos.
Atividade 6
1º ao 3º ano:  lista dos alimentos que consumiu na última refeição e forme frases.
4º e 5º ano: Faça uma lista de alimentos que você consumiu na ultima refeição e escreva os nutrientes presentes.
4º Momento:  alimentos transgênicos
1-Inicie esse momento questionando os alunos se eles já ouviram falar em alimentos transgênicos? Deixe que fale livremente.
2-Solicite que os alunos do 3º ao 5º ano procurem o significado de transgênico no dicionário.  Em seguida leia para os demais alunos.
3-Leia o texto explicativo “Alimentos transgênicos” informando as possíveis vantagens e desvantagens dessa invenção. Questionem se conhecem e se usam em casa alimentos orgânicos cada vez mais procurados por aqueles que preocupam com sua alimentação.
Atividade 7
1º ao 3º ano: análise da palavra transgênicos
Atvidade 8
Auto ditado ou ditado de alimentos transgênicos;
Atividade 9
4º e 5º ano: livro didático a critério da professora
5º Momento: agrotóxicos
1-Iniciar realizando a leitura reflexiva do texto “Os estragos causados pelo uso de agrotóxicos no mundo e no Brasil” . Em seguida faça os seguintes questionamentos:


Qual é a finalidade do uso de agrotóxicos? E as consequências? Em que partes dos alimentos os agrotóxicos ficam acumulados? Quais doenças para o homem o acúmulo de agrotóxicos pode provocar? Como evitar a ingestão de alimentos contaminados por agrotóxicos? Alimentos orgânicos: o que é isso? Quais são as vantagens e desvantagens do consumo desse tipo de alimento?
2-Faça uma lista na lousa dos alimentos que têm apresentado maior índice de contaminação por agrotóxicos. O que fazer antes de consumi-los?
Atividade 10
1º ano ao 3º ano:
1-análise da palavra agrotóxico;
2- Livro de português a critério
3-Livro de  matemática 1º ano  página 186 e 187 (dobro) a critério
Atividade 11
4º e 5º ano:
1-Uso do livro didático de português e matemática: ortografia; Resolução de problemas
6º Momento: Coleta dos frascos químicos
1-Iniciar esse momento a professora realizando uma leitura explicativa da parte introdutória do livro “Destinação Final de Embalagens Vazia de Agrotóxicos”, p. 4
Atividade 12 – leitura explicativa pelos alunos
4º e 5º ano:
Dividir os alunos do 4º e 5º ano em duplas. Em seguida para cada dupla ou trio dar um tema do texto Destinação Final de Embalagens vazias e de agrotóxicos livro para leiam e explique para os demais alunos (podem fazer em forma de cartaz) para ser exposto na culminância do projeto)p.6 a 22.
Atividade 13- Criação de frases e desenhos
1º e 2º ano:
3º ano: Desenhar e criar frases de prevenção ao uso do agrotóxico
4ª Etapa: Agricultura
Língua Portuguesa, geografia, ciências, matemática
Eixos: Oralidade e Leitura, análise e reflexão sobre a língua, produção de texto, lugar, compreensão sociocultural, política e econômica dos processos e produtos da ciência; números e operações;
Direitos Específicos de aprendizagem:
Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo professor e com autonomia.
Ler em voz alta, com fluência, em diferentes situações;
Valorizar os textos de tradição oral, reconhecendo-os como manifestações culturais;



Conhecer e usar diferentes suportes textuais;
Perceber que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras;
Reconhecer que as sílabas variam quanto as suas composições;
Produzir textos de diferentes gêneros, atendendo diferentes finalidades;
Reconhecer a agricultura como atividades do campo;
Compreender o que é agricultura;
Conhecer do que é feito o solo;
Compreender o que é um solo fértil;
Resolver e elaborar problemas com os significados de juntar, acrescentar, quantidades, separar e retirar quantidades, utilizando estratégias próprias como desenhos, decomposição numéricas e palavras;
Reconhecer cédulas e moedas que circulam no Brasil e de possíveis trocas entre cédulas e moedas em função de seus valores em experiências com dinheiro em brincadeiras ou em situações de interesse das crianças.
Desenvolver noções de orientação espacial e de deslocamento, reconhecer e comparar números naturais; favorecer a construção do número de agrupamento e desagrupamento, bem como as estimativas, vivenciar situações envolvendo medida de valor monetário; realizar contagens e adições de valores monetários;
Planejamento:
Como organizar os alunos: em circulo
Quais os materiais necessários? Legumes frutasdinheiro em papel, farinha, leite, rótulos, embalagens, caixas vazias de alimentos, litro vazio de óleo, lata de margarina, refrigerante, livro didático, dado, jogo caça rima, jogo trilha dos sabores;
Qual a duração?  3hs45min
Gêneros textuais contemplados: lendas
Leitura para deleite:
1º Momento: a lenda da mandioca
1 Inicia escrevendo na lousa a palavra: MANDIOCA
2-Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre a mandioca? Como é plantada? Como é cultivada? Como é vendida? Quem gosta de comer mandioca? Qual o preço do quilo da mandioca? Ela se transforma em que? Vocês  já leram algum texto sobre a mandioca? Escute as informações fornecidas por eles anotando as na lousa;
3-Explique que a mandioca é um tipo de alimento cultivado pelos índios. 
4-distribua uma cópia xerocopiada da lenda e faça à leitura coletiva apontada para os alunos. Explique que o texto trata de uma lenda, quais as características de uma lenda, a função etc.
5-Faça uma reflexão sobre a mensagem que o texto transmite, fazendo relação com situações do cotidiano.
6 Circule o titulo no texto, numere os parágrafos.
7- Circule as palavras: MANDIOCA- MANY- INDIAZINHA,  realizando a analise destas palavras: Qual a maior palavra; Qual a menor palavra; Número de letras; Número de sílabas.
Atividade 1 alfabeto móvel
1º, 2º e 3º ano:


a)     Use o alfabeto móvel para que os alunos formem a palavra:MANDIOCA. Depois, veja as possibilidades de se formar outras palavras dentro da palavra.
b)     Ao apresentar a palavra, faça a separação das sílabas na frente dos alunos e chame a atenção para a primeira sílaba, segunda sílaba, quantidade de letras em cada sílaba. 
4º e 5º ano:
Atividade 2- interpretação do texto
Atividade   de interpretação do texto xerocopiada
 1º, 2º e 3º ano:
 Oriente os alunos a: Reler a lenda; Circular as palavras que estão rimando; Numerar as linhas do texto; Desenhar a planta correspondente ao texto;
Atividade 3- Produção textual:
 4º e 5º ano:
Produção textual:
a)     Pedir aos alunos que descreva por meio de um texto, de acordo com os seus conhecimentos, como seria o trabalho nessa atividade do cultivo da terra na produção da mandioca  no local onde ele mora.
b)     Oriente aos alunos á medida que forem escrevendo, pensem sobre a ortografia das palavras, a pontuação no final da frase e o espaçamento entre as palavras.
c)     No final cada aluno deve ler sua produção e expô-las no cantinho da sala.
d)     Estimule a participação dos alunos e o relato de suas experiências, favorecendo a troca de informações.
e)     Faça sempre intervenções necessárias
2º Momento: Agricultura
Realizar a leitura explicativa do texto “A atividade agrícola” no livro de ciências 3º ano pag. 383 e 384. Promover questionamentos como: na região há agricultura de subsistência? Os produtos  produzidos na região são comercializados dentro do município ou para outros países?
Solicitar que os alunos escolham um legume ou uma verdura para descrever em forma de desenho e por escrito (3ºao 5º ano) as etapas de plantio até o consumo.
Atividade 4: Dados da sorte
1º ao 3º ano
Jogo “Dados da sorte” livro multidisciplinar de matemática 2º ano – p. 156 e 157;
Realize uma leitura coletiva em voz alta para que todos os alunos acompanhe as regras do jogo e como jogar.

Após os alunos jogarem algumas vezes, proponha que individualmente ou em duplas responda as questões sobre o jogo.
Atividade 5
1º ao 5º ano
Elaborar situações problemas do campo aditivo envolvendo o preço e quilo da mandioca
3º Momento: Condições favoráveis para a agricultura
1-Realizar a leitura explicativa do texto “Condições favoráveis para a agricultura” no livro didático de geografia 3º ano p. 385 e 386.
2- Explicar que o solo pode ser muito diferente  dependendo do lugar. Perguntar se eles já observaram com atenção o solo do jardim da sua casa?   E do plantio da mandioca? Do milho? Do feijão?
3- Convidar os alunos para observarem as características do solo da escola onde estuda. Os procedimentos dessa atividade se encontra no livro de  ciências 2º ano pag. 295 e 296 e 297.
Atividade 6
1º e 2º ano: Realizar o mesmo procedimento anterior com a palavra AGRICULTURA;
4º E 5º ano: Uso do livro didático a critério do professor
Obs. Confeccionar o Jogo Trilha do saber com antecedência.
4º Momento:  Jogo Trilha dos sabores
Dividir a turma em grupo de 2 ou 4 e distribua as peças do jogo“Trilha dos sabores” – livro jogos na alfabetização matemática . 54. Seguir as orientações do jogo.
Atividade 7
PARA CASA
Solicitar que os alunos tragam alguns legumes, frutas, farinha, leite, rótulos, embalagens, caixas vazias de alimentos, litro vazio de óleo, lata de margarina, refrigerante etc. para montar um mercadinho. ( o que for possível trazer)
5º Momento: Compras no mercadinho
1-      Realizar a brincadeira do “faz de conta”: os alunos irão simular uma situação em um mercadinho. Em seguida, a professora pede os objetos pedidos na aula anterior para arrumarem as carteiras e montar o mercadinho.

Obs: Professora providencie com antecedência o dinheiro que os alunos irão utilizar. Assim, cada consumidor deverá receber uma quantia de R$ 10,00.
2-Realizar junto com os alunos  alguns valores para as mercadorias, como por exemplo: R$1,25, de modo que trabalhem com números decimais e, em seguida, pede ajuda aos alunos aos alunos que atribuam valores para as outras mercadorias, fazendo as placas indicativas dos custos.
3 Em seguida eleger quem será o vendedor e quem será os compradores, pode depois fazer o revezamento de modo que todos possam ser o vendedor.

4-Em seguida a professora deverá acompanhar e participar da atividade problematizando as situações em todas as transações monetárias, perguntando, por exemplo: o que você comprou será consumido no devido tempo? Não estraga? Este produto é saldável? Qual a data de validade deste produto? Quando irá vencer? Seu dinheiro é suficiente para comprar tudo isso? Será que irá sobrar  troco? Etc.
5- Em seguida  a professora pede para que os alunos somem a compra feita no mercadinho e verifiquem se sobrou algum dinheiro? Se faltou? Trabalhe as operações com números decimais, sistematizando-as na lousa.
6-Podem, também ser propostos problemas do tipo:
Supondo que o preço de uma lata de óleo seja R$ 1,20, o quilo da farinha seja R$1,50, um litro de leite R$ 1,30 e de uma latinha de margarina seja R$ 2,00, resolver.
a-Rafael saiu deste mercadinho com R$ 8,50 de troco. Comprou 3 latas de óleo e 1 refrigerante. Quanto ele tinha no bolso ao entrar no mercadinho?
b-Aline queria comprar 4 litros de leite e 1 quilo de farinha, mas só têm R$ 5,00. Quanto falta para ela fazer esta Comprar.
Obs: 1º ao 3º ano: Criar situações problemas mais simples de resolver.
5ª Etapa: Feira cultural
Combinar com os alunos como será a culminância do projeto, o dia, horário, público alvo, o que será exposto e apresentações.
Elaborar um roteiro com a programação e encaminhamentos a serem providenciados.
Dividir os alunos em grupo para distribuição de responsabilidades e providências de materiais;
Culminância: Exposição e apresentação cultural a comunidade
6ª etapa: Sistematização dos conhecimentos.

Disciplinas: Língua Portuguesa.
Eixo: Oralidade e Produção de texto oral e escrito.
Direitos específicos de aprendizagens:
  • Participar de interações orais em sala de aula (questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala e a vez de intervir);
  • Produzir texto oral com destino escrito;
Planejamento:
  • Como organizar os alunos e a sala de aula? Em forma de U.
  • Quais os materiais necessários?   Quadro para a sistematização, lousa, giz, caderno do aluno.
  • Duração: uma aula de 45 minutos.
Procedimentos metodológicos:
- Escrever um quadro na lousa e perguntar aos alunos o que eles aprenderam durante o desenvolvimento do projeto, relembrar alguns momentos que esqueceram.
- Registrar  as falas dos alunos.
- Estes registros avaliam tanto a aprendizagem dos alunos quanto o trabalho da professora.
AUTO AVALIAÇÃO
CONTEÚDOS APRENDIDOS E CONDIÇÕES OFERECIDAS
O QUE EU APRENDIR

COMO EU APRENDIR

O QUE ACHEI DIFICIL


Referencias Bibliográficas
APREDER JUNTOS. Ensino Fundamental, anos iniciais, Ciências Humanas e da Natureza. Manual do professor2º Ano. Material de divulgação de Edições SM. São Paulo, 1ª ed. 2014;
LIGADO .COM. Ciências. Material de divulgação da Editora Saraiva. PNLD 2016 ensino Fundamental e anos iniciais. 1º edição 2014- São Paulo.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, DIRETORIA DE APOIO À GESTÃO EDUCACIONAL. PNAIC. O trabalho com gêneros textuais em turmas multissériadas. Educação do campo unidade 05- Brasília 2012;
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, DIRETORIA DE APOIO À GESTÃO EDUCACIONAL. PNAIC. Jogos na alfabetização matemática. Brasília 2014
PRÓ LETRAMENTO. Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental- Matemática. Edição revisada – Brasília – 2008.
PROJETO BURITI, multidisciplinar. Língua portuguesa, matemática, ciências, geografia, historia. Editora Moderna PNLD campo, 2013,2014,2015. 1º edição, 2012. São Paulo.
SÃO PAULO, SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, DIRETORIA DE ORIENTAÇÃO TÉCNICA, CÍRCULO DE LEITURA E ESCRITA. Guia de planejamento e orientações didáticas para o professor do 2º ano. Ler e Escrever Prioridade na Escola Municipal.
SITE: http://Receitas-Saudáveis.html
TEDDY CHU. Do campo à mesa: o caminho dos alimentos. Sugestão de atividades. Coleção Viramundo. Editora Moderna São Paulo.

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