sábado, 11 de fevereiro de 2017

Leitura na EJA ao som de Gonzagão

Leitura na EJA ao som de Gonzagão
Com as músicas mais famosas de Luiz Gonzaga os alunos da EJA vão poder ler antes de saber ler convencionalmente






Objetivos 
- Ler e escrever textos conhecidos de memória, ajustando o oral ao escrito.
- Construir conhecimentos sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita.
- Conhecer um pouco da vida e da obra de Luiz Gonzaga, um dos grandes expoentes da música popular brasileira

Conteúdo
- Leitura pelo aluno
- Escrita pelo aluno
Anos 
1º e 2º anos.
Tempo estimado 
Um mês.
 Material necessário 
- Cópias do texto "A trajetória do rei", da revista E, do Sesc SP, nº 181 - junho 2012 (clique para baixar)
- Cópias das letras das músicas que serão trabalhadas (clique nos títulos para baixar a letra):
A vida do viajante
Xote das meninas
Asa branca
- Áudio ou vídeo de cada uma dessas músicas
Desenvolvimento
1ª etapa: roda de conversa
Primeiramente, converse com os alunos sobre o que conhecem de Luiz Gonzaga. Quem foi? De onde era? Que músicas compôs? Tinha algum apelido? Anote as respostas em um cartaz e informe que vocês vão estudar um pouco a vida e algumas músicas desse artista e, ao longo do trabalho, vão poder confirmar se essas hipóteses são corretas ou não.

2ª etapa: leitura em grupo de um texto informativo
Organize a turma em duplas, agrupando alunos com hipóteses próximas de escrita. Distribua para cada dupla uma ficha, como esta:
 NOME: _____________________________________
APELIDOS: __________________________________
ONDE NASCEU: _______________________________
QUANDO NASCEU: ____________________________
QUANDO FALECEU: ___________________________
Peça para que leiam a ficha e informe que vocês vão ler um texto sobre a vida de Luiz Gonzaga com o objetivo encontrar as informações para preenchê-la.
Distribua uma cópia do texto "A trajetória de um rei" para cada dupla. Faça uma primeira leitura em voz alta e peça para que acompanhem com o dedo ou com o lápis. Observe se os alunos estão seguindo a leitura, fazendo pausas para verificar se todos estão com o dedo na mesma palavra que você acabou de ler.
Retome as questões da ficha e faça uma segunda leitura, solicitando que os alunos grifem as informações encontradas.
Com base nas descobertas, proponha à turma a produção de um cartaz sobre a vida de Luiz Gonzaga.

3ª etapa: leitura em grupo de uma música
Ouça com os alunos a música "A vida de um viajante". Discuta sobre o que acharam, se já conheciam a letra, se gostaram ou se emocionaram. Em seguida, distribua uma cópia da letra da música para cada aluno e faça uma leitura em voz alta, solicitando que acompanhem com dedo ou com o lápis (como na etapa anterior).
Pergunte se os alunos encontraram rimas na música. Depois de debaterem sobre algumas possíveis rimas, peça para circularem a palavra "país". De que maneira descobriram que tal palavra era "país"? Está no começo ou no final do verso? Começa como? Em seguida, questione que palavra na música rima com "país". Cante novamente os dois primeiros versos até que percebam a rima de "país" com "feliz". Peça para circularem também a palavra "feliz". Repita esses questionamentos com as demais rimas da letra.

4ª etapa: escrita em dupla
Depois de cantar algumas vezes a música, verifique se os alunos já memorizaram pelo menos uma estrofe inteira. Agrupe novamente os alunos em duplas produtivas e distribua a primeira estrofe recortada em versos (para os pré-silábicos e silábicos com ou sem valor sonoro convencional) ou em letras (para os silábicos-alfabéticos e alfabéticos), ajustando os desafios da atividade às possibilidades dos alunos. Para as duplas que acabarem primeiro, entregue as outras estrofes.

Repita as etapas 3 e 4 com as outras letras.
Avaliação
Observe se os alunos:
- Conseguem progressivamente acompanhar com mais segurança a leitura feita em voz alta.
- Encontram as palavras solicitadas, ajustando o que se fala ao que está escrito e considerando os índices gráficos (letra inicial, letra final)
- Ordenam ou escrevem os versos das músicas, refletindo sobre as letras das palavras e em que ordem devem aparecer.
  Paula Takada
Jornalista, mestre em Comunicação Social com especialização em Alfabetização
REVISTA NOVA ESCOLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário