Educar é Semear

Educar é Semear

sábado, 11 de fevereiro de 2017

EJA " MEU TRABALHO É IMPORTANTE"!

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA EJA " MEU TRABALHO É IMPORTANTE"!


SEQUÊNCIA DIDÁTICA "MEU TRABALHO É IMPORTANTE."

Competências:
· Ampliar a competência comunicativa dos estudantes.· Utilizar diferentes linguagens e diferentes gêneros textuais.· Interagir e atuar com dados, argumentos, fatos e informações contidos em diferentes textos.
Habilidades:
· Expressar-se oralmente com clareza e objetividade.· Identificar aspectos sonoros da língua.· Conhecer o alfabeto e a representação escrita de cada letra identificando-as na
forma
ção das palavras.
.Ler, e reconhecer, textos variados e diferentes g
êneros.· Produzir textos de vários gêneros, obedecendo às estruturas e os mecanismos de
articula
ção da língua.
Estrutura e articulação do texto  segmentação das palavras no texto, letra maiúscula e minúscula, pontuação, paragrafação, margem e separação de palavras.
· Produção de diversos gêneros textuais.



1ª aula:

*Roda de conversa  sobre as ocupações e ofícios dos alunos ressaltando a importância da mesma para a sociedade.
*pedir para que os alunos abram o livro no eixo 2 na pág.81 e observem  se eles se identificam com alguma delas.

Música: cidadão
Ta vendo aquele edifício moco, ajudei a levantar.
Foi um tempo de aflição, era quatro condução, duas pra ir , duas pra voltar.
Hoje depois dele pronto, olho pra cima e fico tonto, mais me chega um cidadão, e me diz desconfiado: Tu Ta ai admirado ou Ta querendo roubar?
Meu domingo esta perdido, vou pra casa entristecido, da vontade de beber,e pra aumentar o meu tedio eu nem posso olhar pro prédio que eu ajudei a fazer Ta vendo aquele colégio moco, eu também trabalhei lá ,lá eu quase me arrebento , pus a massa, fiz cimento, ajudei a rebocar. Arrebento, pus a massa, fiz cimento, ajudei a rebocar.
Minha filha inocente vem pra mim toda contente: Pai vou me matricular, Mas me chega um cidadão: Criança de pé no chão, aqui não pode estudar.
Essa dor doeu mais forte, por que eu deixei o norte, eu me pus a me dizer, lá a seca castigava, mas do pouco que eu plantava, tinha direito a comer.
Ta vendo aquela igreja moço, onde o padre diz amém.
Pus o sino e o badalo, enchi minha mão de calo, lá eu trabalhei também.
La sim valeu a pena tem quermesse tem novena e o padre me deixa entra, foi lá que Cristo me disse: rapaz deixe de tolice, não se deixe amedrontar.
(Refrão) 2 vezes
Fui eu que criou a terra, enchi o rio, fiz a serra , não deixei nada faltar, Hoje o homem criou asa e na maioria das casas eu também não posso entrar.

PROPOR UM MOMENTO DE DISCUSSÃO E REFLEXÃO SOBRE O QUE A MÚSICA DIZ E SONDAR QUEM É ESSE PROFISSIONAL.
TODAS AS ETAPAS:
TRABALHAR COM ACRÓSTICO A PALAVRA”TRABALHO”.(DAR DEFINIÇÃO E UMA ATIVIDADE DE ESTÍMULO A CRIATIVIDADE).
Os acrósticos são formas textuais onde a primeira letra de cada frase ou verso formam uma palavra ou frase. Podem ser simples, com frases ou palavras que não tenham ligação entre si ou podem mesmo ser o encerramento de uma poesia.
Eis um exemplo de acróstico simples.
 Verdes
Iguais
        Desejamos
Amar
ACRÓSTICO CONFECCIONADO PELA TURMA:
Tarefa
            Realizada por
  Alguém
       Batalhador
        Alcançando
                Lucro por meios
    Honesto
                                                              Oportunizando crescimento diário das pessoas.

2ª aula:

Posicionar a sala em círculo, destacando uma cadeira no centro.

-Pedir para que cada aluno sente e comente sobre sua profissão, anotando as ferramentas de trabalho de cada um.
Fazer um gráfico sobre algumas profissões em extinção.
Exemplo de gráfico

4 ª aula:
1ª e 2ª etapa:
Escreva o nome ou coloque a letra inicial nas ferramentas de trabalho de alguns profissionais:
Recorte e cole o nome de outras ferramentas de trabalho.






























3ª e 4ª etapa:
Trabalhar substantivos primitivos e derivados. (conceitos e atividades)
DÊ O SUBSTANTIVO PRIMITIVO DAS PALAVRAS ABAIXO:
PEDREIRO:______________________
COBRADOR:_____________________
PESCADOR:_____________________
VENDEDORES:___________________
TRABALHADORES:________________
DENTISTA:_______________________
POLICIAL;________________________
DANÇARINO:______________________


5ª AULA:
1ª E 2ª Etapa:
A PARTIR DA PALAVRA “TRABALHO”, TRABALHAR SÍLABAS COMPLEXAS E ENCONTRO CONSONANTAL.




3ª E 4ª ETAPA
TAMBÉM A PARTIR DA PALAVRA “TRABALHO”, CONCEITUAR DÍGRAFOS E PROPOR ATIVIDADES.
Dígrafo é o encontro de duas letras com um único som.
Exemplos: chapéu, piscina, carroça, descer, pássaro, mosquito, exceção, galinha, tampa, ponta, índia, comprimido e renda.
1 – Marque nas frases as palavras com dígrafos:

a) Charles quebrou nosso acordo contando o segredo.
b) As pessoas ficaram sabendo da chuvarada que aconteceu.
c) Quando eu crescer, serei médico.
d) Na escola, brinquei de pique e de boliche.
e) A carroça velha, serve para transportar algumas cargas.
Laboratório de informática com todos.
1 e 2º etapa:
 site-www.sol.eti.br(forme palavras ‘profissões’)
3ª e 4ª etapa: site-www.klickeducacao.com.br(atividades relacionadas aos dígrafos)


6ª aula:
Com os relatos feitos na 3ª aula confeccionar um painel com alguns alunos e suas respectivas profissões ou ocupações.

CAIO EDUARDO


PROFISSÃO: “AUXILIAR DE LINHA DE PRODUÇÃO”
Linha de produção trabalha dentro de uma determinada indústria e desenvolve, entre outras, as seguintes atividades:
TAREFAS:
·       Monta equipamentos;
·       Opera máquinas pesadas;
·       Auxilia na organização da indústria;
·       Presta assistência aos operadores de máquinas; ocupações.
·       Abastece a linha de produção;
·       Verifica e embala produtos prontos;
·       Limpa e ajuda na manutenção das máquinas.
Para poder trabalhar como um auxiliar de linha de produção, você precisa ter o ensino médio completo.
Em muitos casos, as indústrias que buscam este profissional exigem apenas a conclusão do ensino fundamental. Porém, você deve ter agilidade, concentração e muita responsabilidade.
A jornada de trabalho é de 40 horas semanais e o salário é de até R$ 1.000,00 mensais.



PROFISSÃO: “SECRETÁRIA DO LAR”
Considera-se empregado (a) doméstico (a) aquele (a) maior de 18 anos que presta serviços de natureza contínua (frequente, constante) e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família, no âmbito residencial destas. Assim, o traço diferenciador do emprego doméstico é o caráter não econômico da atividade exercida no âmbito residencial do (a) empregador (a). Nesses termos, integram a categoria os (as) seguintes trabalhadores (as): cozinheiro (a), governanta, babá, lavadeira, faxineiro (a), vigia, motorista particular, jardineiro (a), acompanhante de idosos (as), entre outras. O (a) caseiro (a) também é considerado (a) empregado (a) doméstico (a), quando o sítio ou local onde exerce a sua atividade não possui finalidade lucrativa.
A Lei nº 5.859, de 11 de dezembro de 1972, regulamentada pelo Decreto nº 71.885, de 9 de março de 1973, dispõe sobre a profissão do(a) empregado(a) doméstico(a), conceituando e atribuindo- lhe direitos. A Constituição Federal de 1988, por sua vez, concedeu outros direitos sociais aos (as) empregados (as) domésticos (as), tais como: salário- mínimo; irredutibilidade salarial; repouso semanal remunerado; gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, 1/3 a mais do que o salário normal; licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário, com duração de 120 dias; licença-maternidade; aviso-prévio; aposentadoria e integração à Previdência Social.SALÁRIO: R$ 622,00.


ELIANE DOMINGOS 





PROFISSÃO: DONA DE CASA
Dona de casa  é o termo, em direito do trabalho e previdenciário que define a mulher que, casada ou não, trabalha exclusivamente para a própria família, não exercendo atividade remunerada, ou esta não pode ser considerada habitual e principal.
A renda familiar provém do trabalho de outro elemento do núcleo familiar (o esposo, filhos, irmãos, etc).Dentre os trabalhos efetuadas pela dona de casa, tem-se: manter a casa limpa e organizada, realizando esse trabalho pessoalmente, ou delegando essa tarefa a outra pessoa (normalmente, uma mulher);fazer compras para atender as necessidades da casa; preparar o cardápio e fazer as refeições da família; comprar e cuidar das roupas de todos os membros da família; supervisionar a educação dos filhos; organizar diversão para a família.
Legislação no Brasil
A profissão, no Brasil, é regulamentada pela Lei 8.213, de 24 de julho de 1991, para fins de previdência social. A lei assegura-lhe alguns benefícios já garantidos aos demais trabalhadores, como aposentadoria por invalidez, por idade* e por tempo de serviço. Para fazer jus a direitos como auxílio-doença, precisa ter no mínimo 12 meses de contribuição previdenciária; para receber o salário-maternidade, são necessários dez meses.
[1]*Ressalta-se que a aposentadoria por idade ocorre aos 60 anos; por tempo de serviço, após 30 anos de contribuição previdenciária.
Referências
↑ previdenciasocial. gov.br: Dona-de-casa pode se aposentar.


7ª aula:
·        Sessão cinema com o filme: “ Pão e rosas” (1h 50min
·        Dirigido por
·        Com Adrien BrodyElpidia Carillo
·        Gênero
Drama Nacionalidade
FrançaReino UnidoSuiçaEspanhaAlemanha


8ª aula:
Festa do trabalhador” (com lanche compartilhado com a turma e muita alegria).

Nenhum comentário:

Postar um comentário