Educar é Semear

Educar é Semear

sábado, 11 de fevereiro de 2017

Resgatando a autoestima

Projeto: Resgatando a autoestima e aprendizagem

Justificativa
A importância das relações interpessoais, da integração dos grupos, descoberta do seu próprio fazer, autovalorização, da autoestima, e o quanto tudo isso influencia na capacidade do ser humano de aprender, principalmente no período escolar, este projeto se destinam aos alunos que apresentam apatia, repetências, defasagem, dificuldades acentuadas de aprendizagem. Partilhar momentos de reflexões e encontrar soluções possíveis para situações de conflitos da vida diária, em sala de aula, na família, na comunidade, que possam estar refletindo em seus processos de aprendizagem e comportamentos inadequados.
Alunos provenientes de famílias desestruturadas em que os conflitos emocionais, sentimentos depressivos, gerados através de vários fatores como: separação dos pais e novo casamento, negligência, ou abuso sexual, criança enlutada por morte, natural ou violenta, de alguém querido, situações que tem o caráter de perda. Tais comportamentos podem mascarar a realidade, como uma dificuldade de aprendizagem acentuada, aluno com necessidades educacionais especiais, um transtorno funcional (hiperatividade, dislexia, disgrafia... entre outros). Em todos os casos há uma queda na autoestima.
Dessa forma espera se que esse projeto   seja um norte para melhoria da auto estima e aprendizagem dessas crianças.
Objetivo Geral
Trabalhar a afetividade, socialização, relações emocionais e os aspectos psicomotores, de uma maneira lúdica, visando resgatar autoestima e despertar o interesse do educando em aprender e proporcionar condições para que todos os alunos sejam capazes de possuir autonomia, independência frente ao conhecimento construído socialmente, em sala de aula, e seu sucesso no seu processo de letramento.

Objetivos Específicos
Oportunizar ao aluno atividades que possibilitem o conhecimento de si mesmo e dos demais participantes do grupo, a fim de elevar sua autoestima, para que desenvolva um convívio melhor , aprendizagem dentro de atividades de inclusão social, melhorando suas relações com o mundo, a família, a escola, a comunidade e consigo mesmo.
 Envolver a família na vida escolar de forma prazerosa;
Contribuição dos alunos do 8ª e 9º ano para a realização das atividades da turma;
Público Alvo
Alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental que se encontra em situação de dificuldades de aprendizagem e/ou disciplina.
A família dos alunos.
Período de duração do projeto:  ano 2015
Procedimentos metodológicos
1ª Etapa: Apresentação a gestão escolar
O projeto será desenvolvido 2 vezes por semana e terá a duração de 1 hora para a realização das atividades;
Apresentar o projeto a direção da escola, coordenação e professoras da turma;
Selecionar os alunos  (dois) que irão  ser os mediadores da turma.
Fazer uma reunião com os pais para apresentar o projeto e pedir o apoio para a realização do mesmo.
2ª Etapa: Escolha/conversa de orientação com os alunos
Conversar com os alunos (mediadores) e orientá-los como devem proceder com a turma. Que os mesmo deverão ajudá-los na realização das atividades;
Realizar leitura em voz alta.
Ensaiar com os alunos leitura em voz alta de: poemas, poesia, fábulas, contos etc.  para a leitura em minha casa.
3ª Etapa: Com a turma/sala de aula
A professora deverá dividir a turma em dois grupos os alfabéticos e não alfabéticos; Os alfabéticos serão encaminhado para os mediadores de leitura com atividades  elaboradas com antecedência apenas para ser executados pelos mediadores;
Para os alunos não alfabéticos a professora aplicará as atividades da sequencia com intervenções pontuais; utilização de jogos diversos, brincadeiras com sílabas e palavras;
4ª Etapa: Leitura em minha casa
Conversar com os alunos sobre a leitura em minha casa e a importância dessa atividade;

 Escolher os alunos que irão ser visitados, o dia e horário. Caso more dois ou três alunos próximo pode fazer a visita no mesmo dia.
Escolher as leituras que serão lidas e encaminhar para os mediadores ajudá-los a ler com fluência.
Conversar com os alunos sobre o comportamento ao sair da escola para visitar a família.
Montar uma pasta ou sacola  contendo : o livro que será utilizado para a leitura e um caderno que servirá de registro da frequência das visitas bem como as imagens das visitas.
5ª Etapa: Encontro “Minha família na escola”
Preparar com antecedência um encontro diferente, animado e envolvente  com a família;
Palestra com os pais;
Dinâmicas de integração pais e alunos;
Apresentação da evolução da aprendizagem dos alunos
Momento cultural (leitura de uma poesia, dramatização) pelos alunos da turma;
Avaliação do encontro

Avaliação do projeto
Será no decorrer do desenvolvimento observar se os alunos estão avançando em seus conhecimentos e como está sendo aceitação e integração da família com a escola/alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário