Educar é Semear

Educar é Semear

sábado, 11 de fevereiro de 2017

SEQUÊNCIA DIDÁTICA EJA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA
PÚBLICO ALVO
2º Ano EJA

TEMPO ESTIMADO
24 AULAS

EIXOS TEMÁTICOS
Mundo moderno: a Europa em transformação
Temas
*Renascimento comercial e urbano. Surgimento da burguesia. formação dos estados modernos,
*Humanismo e renascimento artístico e cultural. Reforma m protestante e contra-reforma.
*A aventura Européia nos mares e as descobertas: encontros entre os europeus e os “outros” novas terras, novos mares e populações desconhecidas da América, África e Oriente.
*Conquista e desestruturação das populações indígenas da América (e do Brasil) e da áfrica 

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

Ser capaz de conhecer e compreender como aconteceu o Renascimento comercial e urbano. Surgimento da burguesia e como se deu o processo da Formação dos estados modernos,
Saber relacionar o Humanismo, renascimento artístico, cultural, a Reformam protestante e contra-reforma ao com atualidade.

Conhecer aventura Européia nos mares e as descobertas: encontros entre os europeus e os “outros” novas terras, novos mares e populações desconhecidas da América, África e Oriente, reconhecendo a imposição da cultura eurocêntrica desestruturando dos povos que habitava as regiões conquistadas por ele colonizadas.
Ser capaz de dissertar oralmente ou descrever a conquista e desestruturação das populações indígenas da América (e do Brasil) e da áfrica. 

DIAGNÓSTICO

Levantar o conhecimento prévio dos estudantes por meio de conversa informal, perguntando-lhes sobre cada tema apresentado a ser estudado. Em seguida o professor exibirá um pequeno vídeo com duração no Máximo de 8 minutos, também relacionado a cada conteúdo proposto a ser estudado, que aguçará a curiosidade do aluno para as leituras após propostas. 

AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO

Será apresentado para os alunos um síntese dos conteúdos a serem estudados, em laminas para retroprojetor onde o professor com o uso do retroprojetor explicará os conteúdos propostos para série, levantando e estimulando os questionamentos alunos despertando o interesse pela história da humanidade (8 aulas)
Depois será distribuído para os alunos apostila referente aos conteúdos, para que os mesmos possam fazer a leitura sublinhado as partes que acharem mais importantes, e no segundo momento , será proposto para os alunos uma atividade interpretativa dos textos . É importante lembrar que as apostilas deverão ser entregues aos alunos uma por cada tema a cada três aulas, somando um total de 12 aulas.

Apostila:
*Renascimento comercial e urbano. Surgimento da burguesia. formação dos estados modernos.(3 aulas)

Apostila:
*Humanismo e renascimento artístico e cultural. Reforma m protestante e contra-reforma. (3 aulas)

Apostila:
*A aventura Européia nos mares e as descobertas: encontros entre os europeus e os “outros” novas terras, novos mares e populações desconhecidas da America, África e Oriente. (3 aulas)

Apostila:
*Conquista e desestruturação das populações indígenas da América (e do Brasil) e da áfrica .(3 aulas)

SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO
Propor aos alunos um leitura complementar, realizando pesquisas na biblioteca ou no laboratório de informática, depois em forma circulo os alunos apresentarão as pesquisas bem como a fonte usada para a pesquisa.

AVALIAÇÃO
Os estudantes serão avaliados de modo contínuo mediante a participação, o interesse, a assiduidade e a aprendizagem do conteúdo estudado.
Portanto a avaliação da aprendizagem do aluno irá analisar:

Atitudes do aluno: responsabilidade, honestidade, lealdade, sinceridade, cooperação, 

solidariedade, coragem, persistência e tolerância;
Comportamento do aluno: seu relacionamento com os colegas e professor, sua disposição para cooperar e ajudar os colegas em suas dificuldades. Sua independência, capacidade de crítica, submissão e liderança;


Habilidades: de ler com compreensão, de analisar e interpretar um texto, de estudar, de perceber as relações, de realizar experiências e atividades práticas, de trabalhar em equipe, de falar corretamente, originalidade, criatividade;

Interesses: as perguntas que faz sobre o assunto, curiosidade, os comentários sobre noticias, televisão, jornais e revistas;

Atividades, exercícios e tarefas: se faz todas as tarefas ou exercícios escolar, se os acerta, se tem zelo com a apresentação e o material escolar, se é pontual no cumprimento dos prazos;
Conhecimento: se demonstra que compreendeu, assimilou o conhecimento, por meio da fala, da discussão em grupo, da criação e adaptação do conhecimento.

RECURSOS UTILIZADOS
Lamina
Quadro-giz;
Retroprojetor;
Chamex;
Impressora;
Apostila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário