Educar é Semear

Educar é Semear

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

DINÂMICA PARA EJA

10 dinamicas para começar as aulas AJA (alfabetização de Jovens e Adultos)_



Com certeza todos os alunos esperam algo envolvente e dinâmico na primeira aula. Já pensou no que você vai fazer? existe inúmeras maneiras de começar uma boa aula inaugural. Resovi colocar aqui apenas 10 sugestões, que poderão dar um toque especial ao seu primeiro dia. Provoque impácto. surpreenda seus alunos. Eles vão se amarrar em você. Lembre-se, tudo é mudável e pode ser adaptado a realidade da sua turma( idade) e escola( urbana, rural) O que vale mesmo é a sua criatividade e como irá conduzir este momento. Boa Sorte e Boa Aula .



1- Nomes nos crachás. Prepare antecipadamente crachás ( na quantidade de alunos da turma) distribua-os e peça que os alunos escrevam seus nomes nos mesmos. Recolha, misture-os e redistribua novamente. A dinâmica começa com um aluno colocando o crachá em alguém que ele suponha ter esse nome. No final, os alunos levantarão e confirmarão o nome colocado. Uma boa dica : Pedir para o aluno falar o siginificado ou motivo do seu nome.

2- Frase no cartão. Cada aluno ganha um cartão ( Você pode comprar ou confeccionar, ou até mesmo usar um pedaço de papel) . Escreve uma característica ( Física, intelectual, etc. Nada de chacotas ou outra que venha denigri a imagem do colega) de um colega nele. Recolha e redistribua. O primeiro levanta ( se quiser) lê o que está escrito e os demais tentam descobrir quem é.

3- Perguntas e respostas com brindes. ( Chocolates, etc) Faz um Quiz. elabore perguntas direcionadas( da matéria ou gerais). Organize-as por número. O aluno escolhe um número, o professor lê, caso o aluno responda certo ganha o brinde, caso erre, ganha outra coisa surpreza ( bala, etc)

4- Batucada da alegria. O professor pode utilizar um pandeiro, tambor ( caso não tenha , use uma lata, coco, etc). Enquanto toca, deixa passar algo por entre as mãos do aluno ( uma caneta, etc) no momento em que parar o batuque, o aluno que estiver com o objeto na mão, fala seu nome , idade e diz o que o deixa mai alegre.

5- Motivacional. Sonhos e desafios. Com recursos teconógicos( Data Show, Multimídia, Retroprojetor, Tv, Dvd, etc. O professor escolhe um bom vídeo ( se possível curto. até 15 minutos) apresenta na sala, depois distribui papéis para que os mesmos anotem os sonhos que querem realizar durante o ano letivo. ao final, faz uma roda e cada um expõe o que escreveu( se quiser)

6-Meu Super Herói. Com brilho e dinamismo o professor fala sobre diversos tipos de heróis que existem no mundo ( imaginário ou não) . Depois pergunta para os alunos: Que herói você gostaria de ser? Em seguida eles poderão desenhar ou escrever o nome do seu herói favorito. Direcione para as características positivas e leve-os a pensar o que ele tem em comum.

7-Caça ao tesouro. Divida a sala em 2 ou 3 ( ou no pátio ) Faça antecipadamente pistas de um caça ao tesouro ( Prêmio, balas, chocolates, etc) . Ao final converse sobre o trabalho em equipe e como isso servirá para o desempenho das atividades durante o ano.

8- Passando a bola.( ao ar livre, se possível). Com o grupo formado em círculo, o professor fala uma frase( ânimo, incentivo, etc) para alguém e joga a bola para o mesmo. A dinâmica continua até o último aluno participar. Refletir sobre as frases de incentivo faladas.

9- Auto - Retrato. Escrito ou Desenhado. Dê as boas vindas ao aluno e se apresente de forma escrita ou desenhada. Peça aos alunos que procurem fazer o mesmo. Seja suscinto e objetivo( nome, idade, sonhos, gosto, etc. Ao término , os alunos apresentarão a atividade. Valorize a auto-estima

10- Quebra Cabeça. Monte ou compre Quebra-Cabeças diferentes( com a mesma quantidade de peças) Divida a sala e grupos. Observe o entrosamento, comportamento, soluções e dicas. É possível conhecer um pouco dos alunos nesse primeiro dia de aula. Ao final Reúna o grupo e discuta : quais estratégias eles utilizaram, como foi o envolvimento dos participantes, que dificuldades apareceram, aproveite a ocasião e defina suas metas e objetivos para a sua matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário