Educar é Semear

Educar é Semear

sábado, 11 de fevereiro de 2017

OFICINA DE PAIS

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
OFICINA DE PAIS
                                                    adaptada da internet


PAUTA DO ENCONTRO COM OS PAIS
PÚBLICO ALVO: Pais
DATA
LOCAL: Sala de vídeo da escola
HORÁRIO:
TEMA: Escola e família fortalecendo vínculos

OBJETIVOS:
·        Conquistar a confiança dos pais e maior participação destes em todos os momentos que forem necessários.
·        Conhecer diferentes formas de ajudar os filhos nas tarefas de casa;
·        Envolver os pais nas dinâmicas de forma que compreenda a importância do incentivo na vida dos filhos;

CONTEÚDOS:
·        Sensibilização : “Vídeo Vida Maria” e  “O homem sem braços”;
·        11 maneiras de ajudar na alfabetização de seu filho. Professora Lucimara e Maria Cristina.
·        Bingo dos sons iniciais

MATERIAIS:
Slide
Vídeo
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
1ª PARTE: Acolhida
·        Preparar o ambiente de forma bem acolhedor e receber os pais com uma flor em homenagem ao dia da mulher.
·        Dinâmica “ A cor do abraço”. (10m)
A cor do abraço: ao chegar cada convidado recebe um papel onde está escrito a palavra  Branco.  No meio da confraternização, o organizador explica que vai falar  o nome de diversas cores e que a pessoa que tiver a cor mencionada deve se levantar e dar um abraço naquela que tiver  a mesma cor.  Como todos têm a palavra Branco escrita no seu papel mas não sabem disso, ficam na expectativa.  Enquanto isso o organizador vai dizendo todas as outras cores menos o Branco,  então ninguém ainda se levanta. Quando ao final de muito tempo ele diz Branco, todos se levantam ao mesmo tempo para se abraçar  e é aquela confusão, muito divertida.
Em seguida passar o vídeo “em homenagem ao dia internacional da mulher” e parabeniza-las por esse dia.
2      ª PARTE:  assistir o vídeo “Vida de Maria” (40 m)
·        Convidar os pais assistirem o vídeo “Vida de Maria”. Em seguida pedir que falem o que compreenderam do vídeo? Qual a mensagem que ele nos transmite?
·        Apresentação do slide: 11 maneiras de ajudar o filho na alfabetização de seu filho. Durante a apresentação do slide realizar uma leitura explicativa aos pais;
·        Assistir o vídeo “ o homem sem braços” para reforçar a importância do incentivo e como todos são capazes de aprender.

3ª PARTE: Momento na prática (30 m)
·        DinâmicaBalas com embalagens que abram dos dois lados
Entregue uma bala para cada mãe ou responsável e peça para que abram apenas com uma mão. Você verá que elas irão conseguir, mas depois de um bom tempo e esforço.
Faça o comparativo da dinâmica com a vida escolar: a bala é a criança, a mão que elas usaram para abrir é a professora e a outra, a família. Se a professora fizer o trabalho toda sozinha, irá conseguir, mas demorará mais e será muito mais difícil, mas, se tiver “a outra mão”, a família, ficará mais fácil e eficiente
.


·        Dividir os pais em duplas e cada dupla terá um tempo de 10 minutos para simular diante do que foi falado escolher uma situação de incentivo as aprendizagens dos filhos, para apresentar aos demais. Em seguida convidar os pais a simulação da sua atividade.
·        Fazer combinado com os pais em relação às atividades de casa dos filhos e das oficinas. Anotar na lousa para serrem digitadas e enviada aos pais o combinado.
·        Informar que teremos algumas oficinas no decorrer do ano e combinar como será esse cronograma. Quem tiver frequência de 70% receberá um certificado de participação.
·        Demonstrar a partir da dinâmica com a tarefa que sou capaz basta esforço, dedicação, união e força.

Avaliação:
Pedir aos participantes que avaliem como foi a oficina? o que aprenderam? O que gostariam de aprender? E sugestão para a escola e para os próximos encontros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário