Educar é Semear

Educar é Semear

sábado, 11 de fevereiro de 2017

Seqüência didática – 01.

Seqüência didática – 01.
Conhecimento: texto jornalístico – gênero reportagem.
Disciplina: português.
Tempo estimado 
Cinco aulas.
Objetivos 
- Conhecer o gênero jornalístico - reportagem.
- Localizar as informações centrais numa reportagem. 
- Relacionar as imagens e as legendas numa reportagem. 

Conteúdos 
- Características das reportagens . 
- Papel das imagens e das legendas. 

Anos 
EJA – I segmento
Material necessário 
Diferentes jornais, computador com data show, cartolina e diversos pincéis.

1ª aula
Fazer um breve levantamento sobre o que os alunos sabem sobre a organização dos jornais. Entregar os jornais para manuseio e observação dos cadernos do jornal. Pedir para registrarem o assunto de cada caderno e apresentar oralmente para os colegas.

2ª etapa
Apresentar aos alunos reportagens. Orientar que registrem as características da reportagem na cartolina. Pedir que providenciassem para a próxima aula textos que julguem ser reportagens.

3ª etapa
Cada aluno apresentará o texto que trouxe para a sala analisar se são reportagens de acordo com o que foi registrado na cartolina. Ampliar a lista de características da reportagem.
4ª etapa
Apresentar no data show uma reportagem, perguntar de qual caderno pode ter sido retirado, quem escreveu qual a mensagem principal, o que a imagem fala. Para casa pedir que a turma procurar outras reportagens.

5ª etapa
Ler em grupo as reportagens e registrar o título da reportagem, o nome do jornalista e o assunto principal. Fazer a correção coletiva das atividades. Montar um mural na sala com as reportagens utilizadas durante as atividades, propor que a cada semana um grupo seja responsável por trazer novas reportagens para socializar com a turma e atualizar o mural.

Título da reportagem
Nome do jornalista
Assunto principal
Avaliação 
Avaliar se reconhecem características de uma reportagem, se identifica às idéias principais e a participação nas atividades propostas.
Seqüência didática – 02.
Conhecimento: texto jornalístico – gênero notícia.
Disciplina: português.
Tempo estimado 
Seis aulas. 
Objetivos 
- Conhecer o gênero jornalístico - notícia.

Conteúdos 
- Características da estrutura de uma notícia. 
. 

Anos 
EJA – I segmento
Material necessário 
Diferentes jornais e revistas.

1ª aula
Explicar que a notícia é um elemento fundamental de um jornal.Que se caracteriza por ser um relato dos fatos sem comentários nem interpretação. Apresenta na sua estrutura a seguinte fórmula para a estrutura da notícia: o quê, quem, quando, onde, como, por quê.

2ª aula
Explicar que uma noticia trabalha com informações e apresenta a função referencial ou informativa da linguagem. De acordo com o caráter da informação há um tipo especial de seqüências textuais.
- seqüência narrativa: informação centrada numa mininarrativa, nessa o narrador tenta passar despercebido.
- seqüência descritiva: informação centrada na apresentação do estado do fato.
- seqüência explicativa: informação centrada na passagem de um conhecimento específico

3ª aula
Levar para a sala jornais e revistas para os alunos manusearem e procurarem imagens relacionadas ao tema: Ambiente e saúde. Cada aluno escolherá uma imagem e apresentará para a turma oralmente explicando porque escolheu a imagem, que sentimentos a imagem provocou.
4ª aula
Continuação do trabalho com jornais e revistas, os alunos procurarão noticias relacionadas ao tema. Em dupla farão a leitura da mesma para posteriormente socializar com a turma. As noticias estudadas serão fixadas no mural na sala.

5ª aula
Atividade escrita – pesquisar dicas de saúde. Socializar com os colegas, selecionar as mais relevantes escrever em folha oficio para colocar no mural.
Higiene pessoal
Alimentação
Saúde bucal
6ª aula
Palestra com um médico falando sobre dicas de saúde e com um biólogo falando sobre meio ambiente.
Avaliação 
Avaliar se reconhecem características de uma noticia e a participação nas atividades propostas
.
Seqüência didática - 03.
Conhecimento: texto jornalístico – gênero charge.
Disciplina: português.
Tempo estimado
Duas a quadro aulas.
Objetivos:
· Conhecer o gênero jornalístico - Charge.
· Obter informações a partir da imagem.
· Fazer analise critica a partir das informações levantadas.
Conteúdo
Leitura de charges. 
Anos
EJA – I segmento.
Material necessário 
Diversas charges coletadas em fontes diferentes.
1ª aula
Inicie a aula explicando o que é uma charge e o que é leitura de um texto com linguagem não-verbal.
2.ª aula
Dividir a sala em duplas para que façam a leitura de diversas charges para posteriormente fazer uma apresentação oral da analise.
3.ª etapa
Continuar a análise das charges e esclarecer dúvidas sobre o significado da imagem. Para casa pedir para trazerem charges.
4.ª etapa 
Fazer leitura coletiva das charges. Dividir a sala em trios , orientar a construção de charges.Expor as charges pelos espaços externo da sala de aula.
Avaliação 
Avaliar o envolvimento nas atividades propostas. Observar se entenderam que uma charge é uma crítica político-social onde o artista expressa graficamente sua visão sobre determinadas situações cotidianas através do humor e da sátira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário